Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
:: henrique

SQ Fiat Punto Sporting

Recommended Posts

Prezados(as), Boa Tarde!

 

Após um período na hibernação, decidi dar sequência ao projeto de melhoramento sonoro do humilde Fiat Punto Sporting.

 

imag0074mw.jpg

 

Atualmente, tenho os seguintes equipamentos instalados:

  • Player: Original do Fiat Punto Sporting 2008
  • Portas Dianteiras: Kit 2 Vias Selenium 62V2A
  • Portas Traseiras: Kit 2 Vias Selenium 52V2A
  • Amplificador: Hertz HE4
  • Subwoofer: NAR 10" 180W RMS
  • Conversor RCA: Stetson
  • Cabo RCA: Audiophonic Club
  • Caixa do Subwoofer: MDF - Embutida do lado esquerdo do porta-malas

Mesmo sabendo que o player original limita a boa qualidade sonora, não pretendo substitui-lo por motivos estéticos/originalidade e também para não perder os comandos do Blue&Me.

 

Sabendo disso, uma loja aqui de Campinas/SP, que, por hora, prefiro não citar o nome, me orientou a instalar um equalizador/crossover da Stetson. A instalação do equalizador/crossover da Stetson servirá para aumentar a entrada de sinal/potência e realizar cortes de frequência. Outra alternativa seria instalar um processador (Audison bit one/bit ten, JBL MS-8 etc.). Porém, por questões financeiras, já descartei esta alternativa.

 

1ª Pergunta: Realmente vale a pena a instalação do equalizador/crossover? Se sim, este é o melhor modelo/marca ou existem opções melhores?

2ª Pergunta: Alguém já usou o equlizador/crossover citado acima? Se sim, favor relatar a experiência.

 

Com relação às portas dianteiras e ao teto, será realizado o tratamento acústico à base de manta asfáltica e feltro.

 

3ª Pergunta: É necessário tratar as portas traseiras também?

 

Agora o upgrade do Kit 2 Vias.

 

Atualmente uso o Kit 2 Vias Selenium 62V2A nas portas dianteiras e o Kit 2 Vias Selenium 52V2A nas portas traseiras. Apesar de ser um kit bastante simplório, gosto do resultado obtido atualmente.

 

Partindo deste ponto, das opções abaixo, qual seria a melhor opção de upgrade?

  • Kit 2 Vias NAR 600-CS-3
  • Kit 2 Vias GermanMaestro Epic 6
  • Kit 2 Vias Helix P236
  • Kit 2 Vias Focal PS165

1ª Observação: Caso possível, favor relatar experiências obtidas com o kits acima.

2ª Observação: Após o upgrade do Kit 2 Vias para as portas dianteiras, nas portas traseiras, serão instalados coaxiais.

3ª Observação: Raramente ouço cd no carro. Sempre ouço MP3 à 320kbps. Gêneros musicais: Trance/Vocal Trance, Club Music, Dance, Sertanejo, Rock.

 

Enfim, partindo do que já tenho instalado atualmente, quero aumentar um pouco a qualidade geral do som interno do Fiat Punto.

 

Além do itens/opções citados acima, aceito sugestões de outros equipamentos, marcas, processos etc.

 

Por enquanto, obrigado pela atenção!

 

Abraço!

 

:: henrique ::

onlinehenrique@gmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso, vc só precisa fazer o corte HP p/o kit e o LP p/o tw (pois os outros cortes ficarão por conta do x-over do kit). Se o amp fizer esses cortes, o x-over "pode" ser dispensado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o conversor RCA não está dando ruído, você já saiu no lucro. Provavelmente não compensa mudar o cabo RCA.

A melhor opção seria o processador, dispensaria o conversor RCA, e teria os recurso de um bom player, como crossover completo, equalizador, alinhamento de tempo...

 

Você até pode tratar as portas traseira, mas vai servir pra diminuir um pouco ruídos externos e não pra melhorar o rendimento do mid.

Eu particularmente não gosto de som vindo de trás, no máximo um coaxial atenuado só pra dar ambiência CASO tenha alguém atras, se não tiver deixo em off.

 

Quando aos kits eu apostaria no German Maestro.

 

Tome cuidado pra esse crossover/equalizador não se tornar um vilão ao invés de ajudar, não gostei muito dos cortes... Ao meu ver tá mirando trio elétrico isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador HE4 possue entradas propias para o uso com a saida alta do player original e tambem uma funçao que faz com que o mesmo ligue apenas com o sinal de audio em suas entradas, descartando o uso de remote ou de puchar fiaçao do pos chave. Nao sei se e o seu caso, mas um cliente meu tem um punto e lendo o manual do player descobriu que o mesmo conta com um par(L/R) de saidas rca, seria uma boa dar uma conferida nisso... Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso, vc só precisa fazer o corte HP p/o kit e o LP p/o tw (pois os outros cortes ficarão por conta do x-over do kit). Se o amp fizer esses cortes, o x-over "pode" ser dispensado.

 

Putz, não sei se o amplificador consegue fazer isso :(

Não entendo disso :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o conversor RCA não está dando ruído, você já saiu no lucro. Provavelmente não compensa mudar o cabo RCA.

A melhor opção seria o processador, dispensaria o conversor RCA, e teria os recurso de um bom player, como crossover completo, equalizador, alinhamento de tempo...

 

Você até pode tratar as portas traseira, mas vai servir pra diminuir um pouco ruídos externos e não pra melhorar o rendimento do mid.

Eu particularmente não gosto de som vindo de trás, no máximo um coaxial atenuado só pra dar ambiência CASO tenha alguém atras, se não tiver deixo em off.

 

Quando aos kits eu apostaria no German Maestro.

 

Tome cuidado pra esse crossover/equalizador não se tornar um vilão ao invés de ajudar, não gostei muito dos cortes... Ao meu ver tá mirando trio elétrico isso.

 

Atualmente não identifico nenhum tipo de ruído com o conversor RCA.

 

Trio elétrico é algo que não quero de jeito nenhum. Se o crossover/equalizador servir pra isso, vou pedir pra nenhum cogitar mais esta hipótese.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador HE4 possue entradas propias para o uso com a saida alta do player original e tambem uma funçao que faz com que o mesmo ligue apenas com o sinal de audio em suas entradas, descartando o uso de remote ou de puchar fiaçao do pos chave. Nao sei se e o seu caso, mas um cliente meu tem um punto e lendo o manual do player descobriu que o mesmo conta com um par(L/R) de saidas rca, seria uma boa dar uma conferida nisso... Boa sorte!

 

No manual, não identifiquei a informação de ter ou não saídas RCA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai de processador... o resultado vai valer a pena...

 

Eu voto como primeiro passo antes de mudar qualquer coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai de processador... o resultado vai valer a pena...

 

Eu voto como primeiro passo antes de mudar qualquer coisa...

 

Putz, aí vou ter que quebrar o porquinho sô :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, aí vou ter que quebrar o porquinho sô :unsure:

Porrada nele!

tumblr_lv9vifuslZ1qgr26q.gif

:vts

 

Ou o porco é magro?

tumblr_lmmoukbmkv1qd85o3o1_500_large.jpg

[^]

 

 

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

atualmente o processador da Mosconi tá em promoção e com o preço mto bom!

é quase o que vc pagaria em um kit ps 165 da focal ou no helix P236 por ex.

dá uma olhada.

depois tu vê o se precisa mudar o kit.

 

esse teu amp tá tocando o kit 2 vias dianteiro e o sub nar, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porrada nele!

tumblr_lv9vifuslZ1qgr26q.gif

:vts

 

Ou o porco é magro?

tumblr_lmmoukbmkv1qd85o3o1_500_large.jpg

[^]

 

 

 

:vts

 

Veja só a situação do porquinho...

 

Na loja que pretendo realizar o upgrade, recebi o seguinte orçamento para tratar as portas e teto:

  • R$ 120,00 cada porta
  • R$ 300,00 o teto

Só com o tratamento acústico já vou gastar R$ 420,00.

 

Queria gastar aproximadamente R$ 1.000,00.

 

Ó vida, ó céus rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

atualmente o processador da Mosconi tá em promoção e com o preço mto bom!

é quase o que vc pagaria em um kit ps 165 da focal ou no helix P236 por ex.

dá uma olhada.

depois tu vê o se precisa mudar o kit.

 

esse teu amp tá tocando o kit 2 vias dianteiro e o sub nar, é isso?

 

Armando, o processador que você cita é o Mosconi 4to6?

 

Com relação ao amplificar, ele está tocando o kit 2 vias e o sub em bridge...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja só a situação do porquinho...

 

Na loja que pretendo realizar o upgrade, recebi o seguinte orçamento para tratar as portas e teto:

  • R$ 120,00 cada porta
  • R$ 300,00 o teto

Só com o tratamento acústico já vou gastar R$ 420,00.

 

Queria gastar aproximadamente R$ 1.000,00.

 

Ó vida, ó céus rsrs

Vai numa loja de material de construção e compra um rolo de manta por menos de R$80,00 (suficiente p/as portas) e faz o serviço em casa. É uma baita economia q te dá condições de usar o resto do $ com equipos melhores. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlh, vc comprando umas 3 rolos de manta dá pra fazer as 2 portas e o teto.

é fácil e trabalhoso.

tem tutorial aew com fotos e tudo.

 

sobre o processador, é! salvo engano o Murillo GB vai usar um desse no 208 dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o tratamento das portas você mesmo. Comprei um rolo de Vedacit 20cm x 10m ai em Campinas mesmo. Comecei a fazer as portas do meu carro hoje. Não é um trabalho difícil, só exige paciência.

 

Quanto ao uso de conversor, eu ainda não sei o que vou fazer no meu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

atualmente o processador da Mosconi tá em promoção e com o preço mto bom!

 

a pré venda acabou faz um tempo já.

mas o preço era sem noção de baixo.

 

Veja só a situação do porquinho...

 

Na loja que pretendo realizar o upgrade, recebi o seguinte orçamento para tratar as portas e teto:

  • R$ 120,00 cada porta
  • R$ 300,00 o teto

Só com o tratamento acústico já vou gastar R$ 420,00.

 

Queria gastar aproximadamente R$ 1.000,00.

 

Ó vida, ó céus rsrs

 

caraca eu gastei uns R$90 pra fazer as duas portas e ainda sobrou manta aqui que vou usar no 208 no porta malas ou na parede corta fogo...

rolo de 40x10m.

sobrou uns 3 metros no olhometro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, Boa Noite!

 

Afim de melhorar um pouco a qualidade sonora no interior do Fiat Punto, levei o carro à Nihon Campinas e solicitei que realizassem os seguintes serviços:

  • Tratamento das 4 portas
  • Tratamento do teto
  • Instalar Kit 2 Vias NAR - Série 3
  • Instalar Coaxial NAR - Série 3

 

Após três (3) dias de trabalho, fui buscar o carro hoje e, por enquanto, estou decepcionado com o resultado final.

 

Segundo o responsável pelos trabalhos, o Kit 2 Vias/Coaxial da NAR - Série 3, por serem de Kevlar, terão que ser amaciados com o tempo.

 

Após um período de aproximadamente uma (1) semana de uso, segundo ele, o conjunto se portará melhor.

 

Isso é verdade?

 

Uma das coisas que mais me incomodavam no Kit 2 Vias da Selenium era o tweeter, que, em volumes um pouco elevados, ficavam estridentes demais.

 

Os tweeters do Kit 2 Vias da NAR, mesmo em volumes moderados, já não apresentam boa qualidade sonora.

 

O equalizador do player original do Fiat Punto Sporting possui as seguintes opções de equalizações:

  • 64HZ - 160HZ - 400HZ - 1000HZ - 2500HZ - 6250HZ - 16KHZ

 

Mesmo experimentando algumas configurações de equalizações, não consegui deixar o som nem perto do que era antes.

 

Todo mundo que entrava no meu humilde carrinho sempre dizia que o som era parecido com um home theater. Agora está parecendo com som de padaria :(

 

Enfim, no final de semana vou dar uma olhada no amplificador e verificar se existe alguma configuração que eu possa mexer pra tentar melhorar a qualidade do som.

 

Pelo menos por enquanto, o set montado com o Selenium dá um banho de qualidade no Kit 2 Vias/Coaxial da NAR.

 

Alguém já teve alguma experiência parecida com produtos da NAR ou com outros fabricantes?

 

Alguma sugestão pra tentar melhorar a qualidade do som atual?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo falante precisa amaciar.

 

O que ñ tá agradando no tw? Está estridente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves, com o Kit 2 Vias da Selenium - 62V2A instalado, eu tinha um som mais nítido, quase cristalino. O quase ficava por conta do tweeter. Acredito que com um bom tweeter de seda resolveria o problema.

 

Com o Kit 2 Vias da NAR - Série 3, eu tenho um som que parece ser mono, quase querendo ser estéreo.

 

Pra eu tentar melhorar as coisas, tenho que aumentar os agudos no equalizador do player, usando as faixas 6250HZ e 16KHZ.

 

Mas, fazendo isso, subindo um pouco o volume, a meu ver, o som fica insuportável de ruim :(

 

Estou a dois dias com o Kit 2 Vias da NAR e já estou querendo tirar e colocar o Kit da Selenium de volta.

 

Por sua experiência, o que você acha que pode estar acontecendo?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves, com o Kit 2 Vias da Selenium - 62V2A instalado, eu tinha um som mais nítido, quase cristalino. O quase ficava por conta do tweeter. Acredito que com um bom tweeter de seda resolveria o problema.

 

Com o Kit 2 Vias da NAR - Série 3, eu tenho um som que parece ser mono, quase querendo ser estéreo.

 

Pra eu tentar melhorar as coisas, tenho que aumentar os agudos no equalizador do player, usando as faixas 6250HZ e 16KHZ.

 

Mas, fazendo isso, subindo um pouco o volume, a meu ver, o som fica insuportável de ruim :(

 

Estou a dois dias com o Kit 2 Vias da NAR e já estou querendo tirar e colocar o Kit da Selenium de volta.

 

Por sua experiência, o que você acha que pode estar acontecendo?

 

Abraço!

Foi o Sérgio Kobayashi que instalou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boccotte, quem instalou eu não sei.

 

Porém, quem supervisionou foi o Eduardo.

 

O Sérgio Kobayashi é bom ou ruim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Eduardo, da Nihon, disse que quando o kit da NAR fosse amaciado, ele se portaria melhor, que desceria mais.

 

Pergunta de uma pessoa que não entende muito: quando ele se refere à descer, isso significa que os graves ficarão mais presentes?

 

Outra pergunta: o timbre do kit depende de estar ou não amaciado?

 

Como disse, sinto que o conjunto não parece ser estéreo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...