Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Novidade || QUESTO AUDIO ||

Recommended Posts

 

 

E, mais uma vez, você está enganado. Não há essa do BassBox Pro “puxar um pico de 3dB” após simplesmente alterar ou adicionar o parâmetro LE. :pirou:

 

Bom, aí neste caso, só se eu estiver mentindo então.

 

Devo estar...

 

Agora você foi contraditório, pois sempre afirmou que teoria não vale nada, que a pessoa precisa pegar a tico-tico e meter a mão na massa... Defender com mérito técnico é entrar na teoria pura.

 

?

 

Sério... como assim afirmei que teoria não vale nada?

 

Afirmei que simulação sem experiência PRÁTICA não vale absolutamente nada. Não adianta ter a teoria sem ter prática. Olhar o gráfico só faz algum sentido se você sabe o que fazer com ele. O ambiente tem uma curva de resposta, a resposta do conjunto caixa/falante tem que ser planejada dentro do que seu ambiente exige.

 

É uma questão simples. Ou o cabra aprende na prática, ou vai viver simulando sem saber o que vai ter na verdade. Ou vai jogar no fabricante a culpa pelas constantes queimas do falante.

 

Já imaginou usar a maior tecnologia do mundo, investir e depois cobrar menos do que o material usado na caixa. Isso só pra continuar no mercado (prostituído)?! [o_]

 

Não entendi o contexto do desabafo... me explique exatamente... é você o cara que tem que cobrir o preço do manezinho da esquina?

 

Sério, boiei agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um detalhe..

os 2 estão simulando falantes diferentes..

só para constar.. o Kleber com o 350 e o Doctor (já que não sei seu nome) o modelo de 250rms..

 

Tô com preguiça... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

preste mais atenção amigo

ele disse que "..a curva apenas sobe.." e não que "..ela não sobe".

e com seu grafico apenas confirmou isso.

 

Faltou eu dizer que a curva SOBE e DESCE, né? Achei que bastasse um pingo para que todos entendessem que é um i :P

 

Veja isto:

 

BassBoxProv6022-CustomAmplitudeResponseautoforum_zps6fdeb463.gif

 

Sabe a conclusão que cheguei; a maioria nem mesmo possui o BassBox Pro e acha que ele é igual ou similar ao WinISD, que por sinal é PÉSSIMO! Instalei ele aqui, aprendi a usar e depois desinstalei! [o_]

 

Após pesquisar no Auto Fórum percebi que a maioria usa versões piratas, bugadas do BassBox Pro, sabe porquê? Por que não existe nenhuma versão do BassBox Pro grátis.

 

A coisa é simples: quem não precisa projetar caixas, pelo menos 4 vezes por semana, não precisa nem mesmo aprender o WinISD. É só ligar para o fabricante e pedir um projeto especificamente para o produto dele. PONTO! :P

 

Agora se alguém quiser participar de debates sobre o BassBox Pro, que adquira o software, pelo menos leia o manual impresso que vem com ele (que é enorme), faça bastante exercícios (simulações), pegue a tico-tico, compre várias chapas de compensado e construa caixas com bastante pregos (prática). :P

 

Confesso que estou me divertindo por aqui. [-]

 

Abraços a todos! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, aí neste caso, só se eu estiver mentindo então

 

Mentindo não, mas confuso sim! :)

 

Afirmei que simulação sem experiência PRÁTICA não vale absolutamente nada. Não adianta ter a teoria sem ter prática. Olhar o gráfico só faz algum sentido se você sabe o que fazer com ele. O ambiente tem uma curva de resposta, a resposta do conjunto caixa/falante tem que ser planejada dentro do que seu ambiente exige.

 

É uma questão simples. Ou o cabra aprende na prática, ou vai viver simulando sem saber o que vai ter na verdade. Ou vai jogar no fabricante a culpa pelas constantes queimas do falante.

 

Concordo 100%. Desnecessário comentar, né? :)

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é que isso que o gif mostra não acontece........

 

Não né?

Ok!

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o problema é que isso que o gif mostra não acontece........
Não né? Ok! Abraços! :legal:

 

O Cristiano está correto ;)

 

Ao mudar a potência aplicada ao falante (no BassBox), ele simplesmente dá um offset na curva.

 

Por exemplo, se você dobrar a potência, o BassBox irá considerar que haverá um aumento de 3dB no SPL, porém isso não acontece no mundo real. Ao aumentar a potência, você aumenta o deslocamento e a temperatura na bobina... Todos os parâmetros mudam.

 

Veja um exemplo nas 4 janelas abaixo de um falante qualquer... Ao alterar a potência aplicada e a temperatura, TUDO muda! :blink:

 

Veja o CMS, você considera que ele sempre será o mesmo, mas em 4 condições diferentes eu marquei 8 valores TOTALMENTE DIFERENTES (esse é o mundo real). ;)

 

forumcms.jpg

 

Ao mudar a potência aplicada ao subwoofer, o SPL não muda de forma linear... Os parâmetros mudam, a temperatura muda e a curva muda...

 

forumspl.jpg

 

Com 1W, a resposta é "plana", já com 150W e 300W o jeitão da curva muda! :blink: :blink:

 

A propósito, esse falante não é nosso... Eu coloquei um produto diferente para você não começar com a história que isso "só acontece nos nossos produtos". ;)

 

Um abraço hand26

  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a explicação Yamane!

 

A propósito, qual o valor deste software 'EnclosereShop'? Nunca tinha ouvido falar...

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, é complicado !

 

Pra mim tanto Bassbox tanto WinISD da tudo na mesma, o bass box é um pouco mais completo (em recursos), mas ambos não mostram a resposta na REALIDADE !

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto mais eu leio mais confuso fico :(

 

agora faz sentido o motivo daquela caixa feita nas coxas pelo estalador de esquina tocar bem! é o conhecimento empírico [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto mais eu leio mais confuso fico :(

 

agora faz sentido o motivo daquela caixa feita nas coxas pelo estalador de esquina tocar bem! é o conhecimento empírico [¨]

 

Lembrei de um caso real... uma saveiro com 4 "cara preta"... o instalador fez a caixa segundo a simulação. Ficou marromenos. Reduziu o duto, ficou um pouco melhor. Arrancou o duto, o cliente abriu um sorriso de ponta a ponta, e a caixa ficou só com os furos mesmo... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Cristiano está correto

 

Bem, eu nunca disse que o BassBox mostra EXATAMENTE como uma caixa/falante vai se comportar no mundo real (nos carros). :pirou:

 

O BassBox Pro é excelente (rápido, fácil de usar, barato e eficiente) ao comparar/simular o resultado de caixas/falantes. As pequenas diferenças nos resultados dele, no mundo real, são desconsideráveis.

 

De acordo com o dicionário, simular é:

1. Fingir, fazer o simulacro de, fazer parecer real (o que não o é).

2. Fazer crer; aparentar.

3. Imitar.

FONTE: http://www.priberam....spx?pal=SIMULAR

 

A impressão que continuo tendo é que MUITOS estão defendendo seus investimentos/conveniências, pois um dia precisarão dos classificados do Auto Fórum. Além disso, muitos, que nunca usaram o BassBox Pro estão agindo como papagaios, repetindo o que leram um dia. [o_]

 

Mas quem sou eu, né? Um "novato" com menos de 1000 posts com KKKKKs ou abobrinhas que não adicionam nada a um tópico/assunto. :P

 

O BassBox Pro é conceituado e até a BEYMA sugere seu uso. ;)

 

BassBoxPro-BEYMA_zps1db23187.png

FONTE: http://www.beyma.de/...x.php?id=48&L=1

 

Com 1W, a resposta é "plana", já com 150W e 300W o jeitão da curva muda! :blink: :blink:

 

Yamane gostei do detalhamento das explicações que você deu e concordo com você em vários pontos, mas o jeitão que a curva muda não deve ser levado em consideração no mundo real (no carro, com música tocando). :blink:

 

Vejamos a imagem forumspl.jpg (SPL vs Freq) que você postou:

 

BassBoxPro-LEAP5SPLvsFreqQuestoAudioimagemforumspl_zpsfaae2966.gif

 

A curva continuou praticamente do mesmo jeito após aplicar mais potência. :huh:

 

O "jeitão da curva" só mudou abaixo de 25 Hz (na SIMULAÇÃO que você fez). Isso é desprezível no mundo real (no carro, ouvindo música)! :pirou:

 

Ainda SIMULANDO; tomemos como exemplo a faixa nº 02 - Kyler England (Bells and Whistles) do CD Questo Audio Vol. 01:

 

BassBoxPro-FrequencyAnalysisQuestoAudioAutoFoacuterum_zps08fb0c49.jpg

 

A atenuação, de 25 Hz abaixo, é muito grande...

 

Quanto mais SIMULAÇÕES você faz com o LEAP 5, mais confiante eu fico no BassBox Pro.

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei de um caso real... uma saveiro com 4 "cara preta"... o instalador fez a caixa segundo a simulação. Ficou marromenos. Reduziu o duto, ficou um pouco melhor. Arrancou o duto, o cliente abriu um sorriso de ponta a ponta, e a caixa ficou só com os furos mesmo... :vts

 

caramba, sem duto nenhum??? kkkkk to dizendo, bassbox e winisd num entendem nada de nada! kkk

 

uma coisa que eu reparei nessas caixas feitas "on line", nem sempre fica do jeito que ta lá no gráfico. o negócio e meter a mão na massa mesmo e ver de qual é!

 

oh Kleber, vc bem que podia me auxiliar num projeto aqui! [¨] pra vc é facin facin, mas eu apanho de simulador :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...A impressão que continuo tendo é que MUITOS estão defendendo seus investimentos/conveniências, pois um dia precisarão dos classificados do Auto Fórum. Além disso, muitos, que nunca usaram o BassBox Pro estão agindo como papagaios, repetindo o que leram um dia.

 

[...]

 

O BassBox Pro é conceituado e até a BEYMA sugere seu uso.

 

Eu, como fabricante, não posso usar um software que é limitado para as minhas análises... É isso que você não está entendendo.

 

O consumidor, hobbista, DIYer, podem usar o BassBox, WinISD ou qualquer outro software, desde que saiba o que está fazendo.

Softwares de simulação não podem ser usados somente para "abastece-lo" com alguns parâmetros e depois clicar em um botão para ele gerar um gráfico.

 

Se a pessoa não sabe o que está fazendo, ela começará a sugerir coisas bizarras para poder chegar em um gráfico "bonito".

 

Mas quem sou eu, né? Um "novato" com menos de 1000 posts...

 

Sei...

 

Yamane gostei do detalhamento das explicações que você deu e concordo com você em vários pontos, mas o jeitão que a curva muda não deve ser levado em consideração no mundo real (no carro, com música tocando). :blink:

 

Vejamos a imagem forumspl.jpg (SPL vs Freq) que você postou:

 

A curva continuou praticamente do mesmo jeito após aplicar mais potência. :huh:

 

O "jeitão da curva" só mudou abaixo de 25 Hz (na SIMULAÇÃO que você fez). Isso é desprezível no mundo real (no carro, ouvindo música)!

 

Supondo que você seja um Eng. Civil e tenha sido escalado para analisar a estrutura de um prédio comprometido.

Chegando lá, a sua conclusão é: "O problema desse prédio é a cor dele". Conclusão bizarra, não?

 

Eu postei esse gráfico com esse "pico" em 25Hz pois eu sabia que você iria focar nessa região.

 

Você analisou a única região que mostra CLARAMENTE que a simulação deve ser ignorada. Viu como a coisa não é simples?

Não basta gerar um gráfico... É necessário saber analisa-lo.

 

Esse gráfico mostra que o produto é tão não-linear nessa região, que ele não pode ser utilizado nessa caixa e com essa potência.

Com essa informação em mãos, você iria estudar qual parâmetro não-linear está afetando esse produto (nessa caixa e nessa potência).

 

Quanto mais SIMULAÇÕES você faz com o LEAP 5, mais confiante eu fico no BassBox Pro.

 

Se você tivesse simulado no BassBox, com 300W ele teria pegado a curva de 1W e somado 25dB (assim como você fez no GIF), considerando que tudo é estático e não te mostrando diversos detalhes (onde o produto estaria trabalhando de forma linear, onde seria a faixa crítica de trabalho, onde você não poderia abusar no EQ, onde ele se tornaria mais eficiente, etc).

 

Já com softwares mais complexos, você teria encontrado todas essas respostas, mas novamente: Não basta gerar um gráfico... É necessário saber analisa-lo.

 

Portanto eu volto a afirmar que um fabricante não pode se basear em análises superficiais... É necessário envolver mais complexidade nas análises, e isso não dá para fazer com o BassBox, por esse motivo eu optei pelo LEAP + LMS.

 

Um abraço hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é muito abraço para um tópico só! :vts

 

mas tá muito interessante! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, como fabricante, não posso usar um software que é limitado para as minhas análises... É isso que você não está entendendo.

 

E você está certo! :)

Com certeza tem que usar o que há de melhor. ;)

 

Como eu disse antes, até onde sei (e de acordo com inúmeros posts seus), para fazer qualquer simulação decente com o LEAP 5 é necessário todos os parâmetros não lineares do alto-falante, o que por padrão, não é disponibilizado pela maioria dos fabricantes.

 

Com isso o LEAP 5 é praticamente inútil para mim, que preciso comparar/simular o comportamento de subs de vários fabricantes. pasmafaute

 

Yamane estou aqui para aprender, então, se você tem uma melhor opção do que o BassBox Pro, por favor, diga-me qual. :rever1:

 

Eu postei esse gráfico com esse "pico" em 25Hz pois eu sabia que você iria focar nessa região.

 

Você analisou a única região que mostra CLARAMENTE que a simulação deve ser ignorada. Viu como a coisa não é simples?

 

Yamane desde o começo você está me subestimando, então vai me desculpar, mas sua intenção não era testar-me. Além disso, ficou claro que você queria mostrar que o BassBox Pro é ruim. :pirou:

 

Se você tivesse simulado no BassBox...

 

Sim, eu gostaria de simular no BassBox Pro. Por favor, envie-me os parâmetros ou o link para que eu os consiga. Além dos dados da caixa simulada. Não postarei aqui, só quero... aprender!

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então tá

segue a Questo produzindo autofalantes (ei, e o kit?? rsrsrsr) como sempre fez

segue o Doctor BRR fazendo caixas como sempre fez

e todos viveram felizes para sempre

chega dessa discussão, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

N pera ai, agora quero 100 paginas de discussao!

 

Falando serio, n sei se seria o caso de deletar os posts, porque eh um aprendizado, mas poderia botar em um topico exclsuivo pq esse ficou mt desvirtuado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

N pera ai, agora quero 100 paginas de discussao!

 

Falando serio, n sei se seria o caso de deletar os posts, porque eh um aprendizado, mas poderia botar em um topico exclsuivo pq esse ficou mt desvirtuado.

na verdade, não..

eles estão discutindo sobre o falante do topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você tivesse simulado no BassBox, com 300W ele teria pegado a curva de 1W e somado 25dB (assim como você fez no GIF), considerando que tudo é estático e não te mostrando diversos detalhes (onde o produto estaria trabalhando de forma linear, onde seria a faixa crítica de trabalho, onde você não poderia abusar no EQ, onde ele se tornaria mais eficiente, etc).

 

Já com softwares mais complexos, você teria encontrado todas essas respostas, mas novamente: Não basta gerar um gráfico... É necessário saber analisa-lo.

 

Portanto eu volto a afirmar que um fabricante não pode se basear em análises superficiais... É necessário envolver mais complexidade nas análises, e isso não dá para fazer com o BassBox, por esse motivo eu optei pelo LEAP + LMS.

 

Um abraço hand26

 

E isto que, mesmo com todos os parâmetros, o software não vai indicar as perdas pelo próprio amortecimento do ar que nos cerca (e que não é linear)...

 

Não dá pra usar o simulador como a "última palavra". Tem que contextualizar tudo (se limitando pelo princípio, claro, da sanidade mental, pois sai muito caro arriscá-la calculando cada detalhe possível).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...