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Alves

Primeiras impressões: Nissan Frontier '10 anos'

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Primeiras impressões: Nissan Frontier '10 anos'

Versão especial tem novos acabamentos e mais equipamentos.

Picape ganhou apelos tecnológicos, mas segue com mesma base.

 

Priscila Dal PoggettoDo G1, em Vinhedo (SP)

 

frontier-1.jpg

Nissan Frontier comemora 10 anos com edição especial (Foto: Divulgação)

 

As dez velinhas de aniversário da Frontier “brasileira” não foram assopradas por um modelo totalmente novo para bater as concorrentes Ford Ranger, Chevrolet S10 e VW Amarok. Com os investimentos da montadora concentrados nos modelos da plataforma “V” (March e Versa) – carros com maior volume de vendas -, a boa e velha Frontier continua boa e velha. Para o aniversário não passar em branco ela oferece agora a série especial “10 Anos”, alguns retoques no visual e mais equipamentos.

 

concorrentes_frontier_2.jpg

 

As versões na edição especial são, na verdade, complementações na linha: 10 anos SV Attack 4X2 (R$ 95.990), 10 anos SV Attack 4X4 (R$ 104.190) e 10 anos SL AT 4X4 (R$ 124.990). Todas as versões são equipadas com motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos e 41,09 kgfm de torque, no caso da 4X2, ou 190 cavalos e 45,8 kgfm, nas 4X4.

 

As duas SV vêm de série com direção hidráulica com ajuste de altura, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16’’ com novo desenho, faróis de neblina, computador de bordo, rádio MP3, SD Card, entrada auxiliar, chave presencial, alarme com telecomando, freios ABS e EBD. Já a SL traz ainda controle de estabilidade (VDC), ar-condicionado de duas zonas, conector para USB, 6 alto-falantes, câmera traseira com visualização no console central, rodas de liga leve aro 18 com novo desenho, acabamento interno cromado e piloto automático (controle de velocidade).

 

Visual mais simpático

Não que se percebam rapidamente as mudanças visuais da Frontier “10 anos”, mas, ao olhar com mais atenção, nota-se as lanternas com máscara negra, as rodas diferenciadas, a cor “titanium” no centro do para-choque, frisos na carroceria e a logomarca “10 anos”.

 

frontier-2.jpg

Frontier superou subida íngrime durante teste (Foto: Divulgação)

 

Mas é no interior da picape que as mudanças estão nítidas, com um acabamento bem melhor em relação às versões “normais”. Somente a SL tem detalhes cromados e ar-condicionado de duas zonas, mas todas vêm com novos desenhos da direção, do painel de instrumentos e do console central. A picape ganhou mais “classe” no acabamento, mas ainda fica atrás das principais concorrentes. Pode-se dizer que ela supera a Toyota Hilux, empata com a Amarok e perde de Ranger e S10.

 

Barro até o teto

O G1 avaliou a convite da Nissan as duas opções com tração nas quatro rodas, sendo a SV com câmbio manual e a SL automática. O trecho foi pequeno, mas em um circuito feito especificamente para “brincadeiras” off-road em um hotel fazenda em Vinhedo, no interior de São Paulo. O objetivo era testar os novos equipamentos de segurança, assim como o comportamento da tração 4X4, por isso, não era qualquer carro que superava as irregularidades.

 

A primeira versão testada foi a SV, que não tem o sistema eletrônico de controle de estabilidade (VDC). Diversos obstáculos passaram pelo caminho da Frontier, entre eles, subidas extremamente íngremes, troncos de árvores (que forçam os pneus a perder contato com o solo), poças fundas de água com bastante lama, pedregulhos etc.

 

Por causa das pedras, a picape SV dançou um pouco, o que foi imperceptível na versão SL, mas nada que prejudicasse a condução. O mais legal desta versão, inclusive, é o câmbio manual que garante uma presença maior do motorista nas, digamos, tomadas de decisão.

 

frontier-4.jpg

Novo sistema de estabilidade na Frontier aumenta a segurança no off-road (Foto: Divulgação)

 

A tração 4X4 aguentou sozinha, sem o sistema de estabilidade, todos os pontos críticos. Com a 4X4 reduzida ligada (as mudanças na tração são feitas por um botão), naturalmente, na subida extrema foi preciso uma aceleração maior, mas nada sofrível. Já no trecho de inclinação, a picape se deparou com uma erosão profunda na saída (os chamados “facões”). Para sair da armadilha, foi preciso manobrar com a ajuda da marcha à ré para o carro voltar a ter tração.

 

A bordo da SL, que tem um sistema eletrônico bem complexo para “pegar a picape no colo”, o passeio off-road foi tranquilo e não reservou surpresas. Esse sistema VDC, engloba diversos equipamentos, como o TCS (ele impede que as rodas girem em falso durante arrancadas), ABLS (aplica o freio e manda tração para a roda que não está no buraco) e ESC (impede que o motorista perca o controle do carro, ele é composto por um sensor em cada roda, um no ponto central do veículo e outro na direção e freias as rodas certas no momento certo). Em outras palavras, a Frontier não atola e não perde a estabilidade.

 

Conclusão

O pacote especial torna a Frontier mais interessante, mas não que isso tire a necessidade de uma renovação de verdade, já que concorrentes como Amarok, S10 e Ranger têm seus principais atrativos nas novas plataformas, bem mais modernas. Mesmo assim, é uma ótima picape para quem brinca no off-road ou usa o veículo para trabalhar em zonas rurais. Ela é forte e tem bom desempenho no asfalto, o que reflete hoje em 11% de participação nas vendas de picapes no país.

 

Previsão para renovação, por enquanto, não há, mas 2014 seria uma boa data para a Nissan, quando terá os benefícios do novo regime automotivo com a abertura da fábrica no Rio de Janeiro. Um ano, aliás, que indica ser mais importante para a montadora do que novembro de 2002, quando as primeiras Frontier saíram da fábrica no Paraná. Tanto é que a Nissan quer ser a marca asiática mais vendida no Brasil e pretende consolidar o investimento com a chegada da marca de luxo Infiniti, confirmada no último sábado (24).

 

frontier-3.jpg

Interior da Frontier ganhou novo desenho na edição '10 Anos' (Foto: Divulgação)

Editado por Alves

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Eu não consigo confiar num motor 2.0 num carro de carga, pesado. Mesmo turbo, vai faltar torque. A frontier já tem 2.5 e um pouco mais de potência.

Editado por Kleberlpa

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frontier-3.jpg

Interior da Frontier ganhou novo desenho na edição '10 Anos' (Foto: Divulgação)

 

Caramba ficou ótimo a reestilização! [^] [^] [^]

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Eu não consigo confiar num motor 2.0 num carro de carga, pesado. Mesmo turbo, vai faltar torque. A frontier já tem 2.5 e um pouco mais de potência.

 

Eu achei o motor da Amarok um lixo, se vc pisar forte mesmo, ela corta a potencia para resfriar o motor depois de um pequeno tempo de uso elevado.

Ja a Frontier, pelo menos a anterior a esse modelo novo LE 2.5 173cv vc pode forçar avontade que o motor nao te deixa na mão.

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Eu achei o motor da Amarok um lixo, se vc pisar forte mesmo, ela corta a potencia para resfriar o motor depois de um pequeno tempo de uso elevado.

Ja a Frontier, pelo menos a anterior a esse modelo novo LE 2.5 173cv vc pode forçar avontade que o motor nao te deixa na mão.

e rapaz eu tenho e raiva disso tinha, um gol 1.0 que quando pisava fundo ele cortava o compressor do ar pro carro andar. heheheehehe

aparti dai nunca mais 1.0.

a frontier pode andar bem e sou apaixonado por ela ja tive uma ano 2004, mais vou ser bem sincero acho que a melhor escolha entre ranger,triton, s10, frontier, amarok e hilux

fico com a hilux. sem comparação.

ela pode ser a mais fraca na potencia mais nada que um remapeamento e um chip resolva '' pbs: chip de verdade e não potenciômetro como muitos vendem por ai'';

pra mim na escala fica a seguinte

hilux

triton

frontier

s10

ranger

amarok

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qualquer uma vai fazer isso se não tiver controle de estabilidade/tração ou seja lá como a fábrica quiser chamar.

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era fã da Frontier, até entrar nela e ver o interior RIDICULO pra uma camionete, o mais fraco disparado! esse dae fico até legalzin... ;/

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Eu achei o motor da Amarok um lixo, se vc pisar forte mesmo, ela corta a potencia para resfriar o motor depois de um pequeno tempo de uso elevado.

Ja a Frontier, pelo menos a anterior a esse modelo novo LE 2.5 173cv vc pode forçar avontade que o motor nao te deixa na mão.

 

Cara a amarok ela "segura" o seu "pisar", so dps que vc fica um tempo com ela, vc acostuma! Mas ela nao gira muito, essa eh a diferenca.

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Eu achei o motor da Amarok um lixo, se vc pisar forte mesmo, ela corta a potencia para resfriar o motor depois de um pequeno tempo de uso elevado.

Ja a Frontier, pelo menos a anterior a esse modelo novo LE 2.5 173cv vc pode forçar avontade que o motor nao te deixa na mão.

 

Ou seja, você enche a caçamba e vai atravessar um barro, e do nada ela fica fraca?

 

Bela mer**, VW!

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Ou seja, você enche a caçamba e vai atravessar um barro, e do nada ela fica fraca?

 

Bela mer**, VW!

 

Errado!!! Ela "segura" em alta rpm! Ela da uma patada entre 100 km/h e 140km/h dps disso ela fica xoxa! E vc reduzindo numa ultrapassagem, vc percebe q ao passar de uma certa rpm (acho q eh a partir de 4.000rpm), ela morre, mas ate os 4.000 pqp! Mostra muita disposicao!

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era fã da Frontier, até entrar nela e ver o interior RIDICULO pra uma camionete, o mais fraco disparado! esse dae fico até legalzin... ;/

 

Acho que para uso em frotas ou serviço pesado, é a melhor disparada... sem frescuras, mais forte e mais barata...

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e rapaz eu tenho e raiva disso tinha, um gol 1.0 que quando pisava fundo ele cortava o compressor do ar pro carro andar. heheheehehe

aparti dai nunca mais 1.0.

a frontier pode andar bem e sou apaixonado por ela ja tive uma ano 2004, mais vou ser bem sincero acho que a melhor escolha entre ranger,triton, s10, frontier, amarok e hilux

fico com a hilux. sem comparação.

ela pode ser a mais fraca na potencia mais nada que um remapeamento e um chip resolva '' pbs: chip de verdade e não potenciômetro como muitos vendem por ai'';

pra mim na escala fica a seguinte

hilux

triton

frontier

s10

ranger

amarok

 

Na minha opinião a Hilux merece ficar em última pela cagada q a toyota fez na dianteira desse carro. Ficou horrível. Retrocesso.

 

 

1) Ranger (design e motor)

2) Frontier (motor)

3) S10

4) Amarok

5) Triton (pra ser sincero considero a L200 mais bonita q a triton)

7) Hilux

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Cara a amarok ela "segura" o seu "pisar", so dps que vc fica um tempo com ela, vc acostuma! Mas ela nao gira muito, essa eh a diferenca.

 

Das pick-ups a Amarok é a que mais gira(5krpm) Rapha e o motor vai ter que andar a 3krpm? ela não corta em 4000rpm nem ferrando é uns 3200rpm quanto exige do motor.

Nao tenho certeza mais acho que vi em algum topico que vc tem ou teve uma HIlux, com essa vc pode encher a caçamba, por pé embaixo que ela não para nem reclama, igual a Frontier..

Com a Amarok, se vc exigir muito dela por 2 min ja começa a putaria de limitar giro, perder força..

 

Nunca tive problemas com a Frontier, agora a Amarok..

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Caiox,

 

Temos uma Hilux e uma Amarok, vou tentar fazer um video na Amarok. Vc consegue ver que apos os 4 mil ela morre! A Hilux eh a srv top, entao eh at, nao rola muito compara-las. Qnd falei a girar, a amarok pode girar mais, mas "na pratica" gira menos, como assim? A hilux continua "enchendo" pisando, ja a amarok nao, chegou nos 4 mil, morreu!

 

Pode ser que sua amarok esteja com algum problema. Pois a daqui (do meu cunhado), pqp! Ja carregou um motor volvo la do areal, que pesa 1,3T e parecia estar vazia!

 

Como ja falei, os problemas dela (amarok) sao: 1ª extremamente curta (muita coisa), 5ª marcha q n serve p nada e suspensao extremamente dura, ja com peso, parece outro carro.

Editado por Rapha_4_bass

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Caiox,

 

Temos uma Hilux e uma Amarok, vou tentar fazer um video na Amarok. Vc consegue ver que apos os 4 mil ela morre! A Hilux eh a srv top, entao eh at, nao rola muito compara-las. Qnd falei a girar, a amarok pode girar mais, mas "na pratica" gira menos, como assim? A hilux continua "enchendo" pisando, ja a amarok nao, chegou nos 4 mil, morreu!

 

Pode ser que sua amarok esteja com algum problema. Pois a daqui (do meu cunhado), pqp! Ja carregou um motor volvo la do areal, que pesa 1,3T e parecia estar vazia!

 

Como ja falei, os problemas dela (amarok) sao: 1ª extremamente curta (muita coisa), 5ª marcha q n serve p nada e suspensao extremamente dura, ja com peso, parece outro carro.

 

Vc nao entedeu, claro que ela traz uma carga pesada, desde que vc venha dirigindo tranquilo, é igual comprar uma Ferrari e o cara falar, só acelera mesmo em uma volta no autodromo, na segunda vai de boa pq se não o carro perde a potencia.

 

Desde que vc ande "de boa" ela vai longe, mais 2 minutos esticando marcha e pondo ela no limite ela arrega, coisa que não existe na Hilux e Frontier.

 

Se vc pegar uma rodovia com pé embaixo, com uns 5 min ela ja limita, com a Frontier eu ja cheguei a dirigir 3 horas com pé la no fundo e o carro foi de boa e meu amigo na Hilux me seguindo tranquilo, agora a Amarok tem que ficar se policiando, tirando o pé, o motor é bem limitado mesmo.

 

Edit: vou fazer um video para vc ver

Editado por Caiox

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Eu gosto bastante da frontier... Para 2 pessoas! O espaço do banco de trás é uma piada de mal gosto aiuehiaueh

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Eu gosto bastante da frontier... Para 2 pessoas! O espaço do banco de trás é uma piada de mal gosto aiuehiaueh

 

eu não acho, vou bem tranquilo atrás, claro, não é um espaçoooooo, mas da pra ir de boa, tenho 1,85m.

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Eu gosto bastante da frontier... Para 2 pessoas! O espaço do banco de trás é uma piada de mal gosto aiuehiaueh

 

Tem o mesmo espaço que o vectra ou até mais.

Editado por Caiox

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Vai depender muito do passageiro da frente né. Eu já dei carona pra seis amigas dentro de uma = D

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