Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

-removido-

Novas crianças, um novo set.

Recommended Posts

Postado em

Ah rapaz... agora é só colocar os falantes. Esta semana monto o cross.

Saco cheio do set improvisado pra não ficar no silêncio.

cara, qual litragem tem na coluna? pois estou fazendo uns peitinhos pro mitsubishi mais sera selada!!! na coluna so o tw na altura dos olhos!!!

enviado do S3 do único hetero HOMEM do fórum

Postado em

KLB se quiser efeito poroso use o spray até o final.

Quando acabar ele fica tipo "chiringando" uns respingos , da umas passadas assim na peça inteira e depois manda uma camada de tinta fininha por cima pra finalizar.

Postado em

cara, qual litragem tem na coluna? pois estou fazendo uns peitinhos pro mitsubishi mais sera selada!!! na coluna so o tw na altura dos olhos!!!

Não são seladas. O fundo é aberto, porém na instalação, as laterais serão vedadas com EVA, como fiz nos peitinhos anteriores. Assim ele só "vaza" para a parte inferior do painel.

Se é pra tw, não precisa de volume. É só o espaço dos tweeters.

KLB se quiser efeito poroso use o spray até o final.

Quando acabar ele fica tipo "chiringando" uns respingos , da umas passadas assim na peça inteira e depois manda uma camada de tinta fininha por cima pra finalizar.

Aquele finalzinho em fiz em névoa sobre a peça. Fui até acabar.

Uma coisa que percebi. A primeira lata era Colorgin Decor. A segunda lata era Colorgin Esmalte Sintético. E a segunda lata foi BEEEEEM melhor. O solvente é diferente, tem cheiro de querosene.

Gostei das colunas Klebão, quero ouvir tocando. [-]

Semana que vem tá tocando! Bora marcar alguma coisa.

Postado em

Pois é, tenho uma Belina Del Rey 86, herdada do meu avô.

Eu a vendi e acabou voltando. Estava pensando seriamente em mantê-la para brincar, mas eu não tenho a grana que precisaria para deixá-la totalmente original, como queria, então ainda não sei se a vendo ou fico com ela assim mesmo.

Esta semana vai para mecânica embuchar o carburador (está dando umas travadinhas), trocar todas buchas da susp. dianteira e dar uma regulada na "louça". Depois vou trocar o escapamento dela.

Semana que vem vai para o tapeceiro, trocar uma faixa do banco do motorista que está rasgando, regular o mesmo banco, refazer os forros de porta e teto.

Na próxima, funilaria, regular portas, tirar dois pontos de ferrugem que surgiram neste tempo que ficou fora da minha casa (pqp) e algumas outras coisinhas pequenas.

Vou dar esta arrumada nela e ver o que decido.

Desculpa desvirtuar o tópico.. rsrsrsrs

Boa sorte na busca pelo fusca. Abraços.

Postado em

Poxa, eu sempre sonho em uma Brasília, acho muito legal

Mesmo sendo uma barulheira, é um VW boxer a ar, uma preparação de leve eu ficaria super satisfeito !

Kleber, ta muito show suas colunas !

Postado em

Ontem acertei o buraco das tuítas (ficou feio, mas isto tudo vai ficar escondido pela tela) e coloquei no carro. Ainda não estão fixadas, é mais pra achar defeito mesmo.

20130418091729837.jpg

20130418091718424.jpg

Tenho que comprar EVA para as vedações (inclusive do tampão) e passar os cabos. Tenho que comprar os componentes dos crossovers também.

Postado em

Até parece que não estão obstruindo muito a visibilidade, ainda mais pelo tamanho. Parece melhor que a coluna original do fox, por sinal.

Postado em

E as coisas vão caminhando...

Ainda tava meio chateado com o problema do acabamento, e resolvi apelar... comprei um curvim preto "furadinho", e fiz um acabamento no "pescoço" apenas. Estou deixando a cola curar pra colocar no carro.

p1010034dg.jpg

Crossovers temporários semi-prontos. Faltam apenas os indutores, que não são tão grandes e ficarão atrás das tuítas. L-Pad + crossover de 2a ordem. 3 capacitores ordinários de poliéster (220nF) em paralelo com um 1uF (usei o Multicap RTX que tinha sobrando). Corte em 6500Hz Butterworth com atenuação em 9dB para os tweeters. O woofer vai sem corte algum.

p1010031k.jpg

Amanhã fixo os peitinhos e passo os novos cabos.

Postado em (editado)

Dia longo hoje!

p1010035ok.jpg

Depois de passar os cabos (sim, são cabos de rede, mas não estão trançados, nem em star quad... nenhuma configuração conhecida, garanto), ligar tudo, colocar os crossovers no lugar... TOCOU.

E como toda primeira tocada, veio a alegria e a tristeza. Alegria porquê tocou MUITO aberto, aí um mérito que credito aos cabos, pois foi BEM MAIS que nos testes. Agora vou ter que aumentar ainda mais a atenuação dos tweeters, que já está em 9dB.

Puxei uma curva aqui no TrueRTA, depois fui matando um pico chato nos médios. Ficou excelente nesta parte. A parte triste: MAGRO. Não veio médio-grave. Claro, os cabos tem, com certeza, sua parcela de culpa, mas não acho que seja tão grande.

A curva que tenho agora (medida com um Shure Lyric 8800 e com calibração em cima da curva que veio impressa no manual, logo, os extremos aí estão BEM errados, mas o meio está confiável).

rtaw.jpg

Sim, há uma queda MUITO abrupta aos 90Hz. Isto porquê já tinha puxado bastante no EQ de 70 a 120Hz.

Conferi duplamente as ligações, erro de fase acredito que não tenha, mas vou averiguar agora. Saí do carro eram umas 9 da noite, tomei um banho, jantei e esfriei a cabeça. Agora vou puxar a curva dos canais separados, em busca desta estranha falta de médio-grave. O RTA está no desktop, e eu vou acertando tudo por VNC, depois vou pro carro e ouço uma faixa.

Do jeito que está, vozes femininas estão ótimas. O agudo está tocando como pouco já o vi tocando, e olha que a amplificação aí é um Taramps 170.2, está apenas quebrando um galho enquanto decido os próximos passos. Textura incrível, arejamento... Quero nem imaginar com o amp certo e a DAC que vou pedir esta semana.

Nas masculinas está sem peso, e no rock... bem, esqueçam rock até resolver este problema.

Editado por Kleberlpa
Postado em

Novas medições... Em ROXO é a medição apenas do estéreo, os dois canais juntos.

Em amarelo, um dos lados:

rta2.jpg

O outro lado (marrom):

rta3.jpg

Os dois lados, comparados:

rta4.jpg

Ou seja, aparentemente, fase não é. A diferença entre os dois lados é normal, até porquê o microfone está na posição do motorista, e não no eixo de cada falante, a 1 metro...

Inverti a fase do sub, melhorou um pouco um vale por volta dos 100Hz. Acho que o jeito será equalizar. Amanhã levo um router wireless e o inversor, e fico ajustando no caminho até o trabalho.

Por hora é o que tem pra janta.

Postado em

TOCOU ? EITAPORRA EITAPORRA EITAPORRA ..

videozin vagaba do cel mesmo rola ?

:+1 Bota um videozinho só pra matar a vontade aí Klebão! ;)

Beleza, vou gravar.

Bem, novidades dos ajustes de hoje, que vim fazendo no caminho... Equalizei pesado, melhorou muito pouco. Aí desliguei o sub de novo e fui brigando. Descobri que os falantes estão reproduzindo o médio-grave com bastante distorção, mesmo em baixíssimos volumes.

Nos testes eles tocaram bem redondos, sem distorção. Aí vem as suposições: O taramps não gostou da "bobina de curto" que fiz no topo do T-Yoke (difícil, é um chipamp), OU os cabos não estão MESMO ajudando.

Bem, já diz o ditado: "Testa saporra antes de instalar". Não testei a topologia... agora vou ter que passar outro cabo pra ver de onde sai alguma verdade. Mas chuto aí que resolverá. Neste caso, vou ter que apelar para a bicablagem e deixar o cross na traseira.

O fato é que nos agudos esse cabo fez sentido. Mas nos graves não.

Postado em

Sei não Kleber... Acho que o formato do painel tem um grande dedo aí. Não vejo tenta culpa da eletrônica.

Tem picos e vales em frequências e amplitudes diferentes.

Bom, tenta abaixar o ganho do canal marrom e ver como se comporta.

E como sugestão, espalha duas camadas de toalha de banho cobrindo o painel, meça e veja como fica. Se for culpa da parte física, deve dar uma noção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...