Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kapikinpe

Protech competition 10' em caixa lt...

Recommended Posts

Ola a todos.

Bom vamos iniciar do começo hehehe, até o mês passado nunca havia tido a oportunidade de ouvir uma caixa LT mais especificamente um subwoofer, no caso um driver de 6 polegadas, ligado em um amplificador de 200 wats RMS, não tenho palavras para descrever como fiquei impressionado, não sei se pela minha falta de experiência ou pelo desempenho maravilhoso da caixa, bom resumindo resolvi logo providenciar o inicio da minha empreitada.

Porem geralmente o que se vê são LTs com drivers de 200, 300 ou até 500 wats, como já estou impressionado com o desempenho deste tipo de caixa e ainda sim gostaria de algo fora do comum.

Começando pelo driver selecionado para tal projeto.

PROTECH COMPETITION 10’ / 1600 wats rms

23032012913.jpg

Re. 8,2ohms (D4 em série)

Fs. 39hz

Vas. 11,34L

Qms. 12,40

Qes. 0,503

Qts. 0,483

BL . 32,84 Tl/m

Sd . 360cm^2

Sens.83,00 dBs

Xmax:25mm

Gostaria da ajuda de todos, andei lendo muita coisa sobre o assunto mas opiniões serão muito bem vindas.

Vamos ao projeto.

Estava pensando em fazer a caixa com 1,5 sd inicial e 1 sd final, sendo assim os cálculos ficaram assim.

FS – 39hz

SD – 360 cm^2

Tamanho da linha – 2,20m

(344/39)/4 = 2,20m

SD inicial = 1,5 x 360 = 540 cm^2

SD final = 1 x 360 = 360 cm^2

Como o drive tem 28 cm de largura a profundidade ficou assim.

SD inicial = 540/28 = 19,5 cm \ onde eu arredondei para 20cm

SD final = 360/28 = 12,8 cm \ onde eu arredondei para 13cm

Portanto vou ter uma linha de 2,20m, com inicio de 28cm/20cm e final de 28cm/13cm.

caixas_zps186f27d3.jpg

Por enquanto e isso, o projeto vai andar com muita calma pois é a primeira caixa deste tipo que faço, por isso gostaria da opinião do pessoal do fórum, se foi cometido algum erro nos cálculos ou se estou no caminho certo.

Tbm coloquei um topico no htforum quem quiser acompanhar ( http://www.htforum.com/vb/showthread.php/201564-Projeto-subwoofer-de-10-polegadas-em-caixa-LT )

Bom por enquanto é isso gostaria da opinião do pessoal para dar continuidade ao projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai sim ! Um set de grave de respeito !

Curti a configuração, SD final em 1SD, LT Clássica ! Você tem um subwoofer de alto BL e Xmax, e isso é muito bom !

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca esse conjunto motor do competition no sub de 10" fica muito da hora !

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de o sub não ser perfeito pela Fs alta vou tentar tirar o maximo dele vamos ver no que da

Realmente o único ponto negativo dele é sua alta FS ! Ai pra subgrave, limita um pouco !

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! ta errado isso aí hein? Kd a Tupeware?kkkkkk

Acompanhando o tópico com certeza, saudade do tetec. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ae mano, recebi sua MP, tentei responder mas nao deu hehehe

vai ficar show seu projeto!! com certeza vou acompanhar tb!!

Qual modulo vai usar pra empurrar a criança??

Compartilhar este post

Link para o post

nos cantos em 90 graus da caixa não seria melhor colocar o acabamento em diagonal? (n sei se conseguiu entender heuheuheuhuehe)

acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

roubou minha idéia rapazinho :vts

zuera na verdade é um sonho na minha cabeça ainda, até comentei com o bloom, pois ele teve um T9 na LT, e rapaz o melhor de tudo será que ele tocará musicas "normais" e subirá bem é só vantagem espero q de certo

EDIT: quem é vc que não me recordo vc escutou a minha LT no CLIO?

Abraço

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

roubou minha idéia rapazinho :vts

zuera na verdade é um sonho na minha cabeça ainda, até comentei com o bloom, pois ele teve um T9 na LT, e rapaz o melhor de tudo será que ele tocará musicas "normais" e subirá bem é só vantagem espero q de certo

EDIT: quem é vc que não me recordo vc escutou a minha LT no CLIO?

Abraço

E ai cara blz

então eu estava com o gol prata la no encontro de sjp com os 4 pioneer, vamos ver se essa caixinha vai impressionar mesmo, só uma pergunta na sua quanto de preenchimento foi usado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal tive que reformular o desenho da caixa, até pq a outra tinha ficado muito grande, o novo projeto ficou assim

Semnome.jpg

Acho que assim vai ficar melhor, agora vou aguardar a opinião de vcs para dar continuidade no projeto

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar fibra de poliester no preenchimento eu começaria a caixa com, 1sd e terminaria em 0,8sd, alem de menor ficaria funcional da msma forma, faria a linha em cima da fs.

Tenha algo em mente, vai ficar mais fraco q os 4 pioneer, porem vai ficar monstro no subgrave, e de quebra tera ataque, para um rock quem sabe

Enviado de meu LG-P500h usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar fibra de poliester no preenchimento eu começaria a caixa com, 1sd e terminaria em 0,8sd, alem de menor ficaria funcional da msma forma, faria a linha em cima da fs.

Tenha algo em mente, vai ficar mais fraco q os 4 pioneer, porem vai ficar monstro no subgrave, e de quebra tera ataque, para um rock quem sabe

Enviado de meu LG-P500h usando o Tapatalk 2

Acho que do tamanho que esta agora ja esta bem satisfatorio, provavelmente vou finalizar assim mesmo, vamos ver o rendimento se for satisfatorio provavelmente irei partir para um set residencial somente com caixas lt.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal tive que reformular o desenho da caixa, até pq a outra tinha ficado muito grande, o novo projeto ficou assim Acho que assim vai ficar melhor, agora vou aguardar a opinião de vcs para dar continuidade no projeto

Ficou legal !

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal tive que reformular o desenho da caixa, até pq a outra tinha ficado muito grande, o novo projeto ficou assim

Semnome.jpg

Acho que assim vai ficar melhor, agora vou aguardar a opinião de vcs para dar continuidade no projeto

Já vi uma assim, e não ficou "tão" legal! Seria melhor "indo e voltando", sacou? (na vertical, ao invés de horizontal)

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi uma assim, e não ficou "tão" legal! Seria melhor "indo e voltando", sacou? (na vertical, ao invés de horizontal)

Tive que optar por este formato pelo espaço que tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

funcionalmente ou esteticamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...