Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

Linha de Transmissão (LT) para QUESTO 10' - QS350A-10

Recommended Posts

Como eu queria uma LT... :(:rolleyes::(

Se vc estiver disposto a nunca mais conseguir ouvir uma selada ou dutada sem comparar com saudade da sua LT... vai em frente!

Pra mim tá brabo! 2x8" na selada tá ruim de ouvir comparado com um par de LT de 5,5", to quase jogando os nanicos no carro e largando mão de sub em caixa normal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, LT é uma daquelas coisas que abrem sua mente. Até ouví-las, você acha que selada e dutada são tudo.

Depois delas fui testar outras caixas. Hoje sou completamente apaixonado por LT e Back Loaded Horn.

Um dia quero uma sala dedicada com espaço pra um sub em BLH... 8,5 metros de comprimento. Meu atual quartinho (2x2) não me dá esta opção, a não ser que eu tire o forro e faça a caixa no teto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bosta... fiquei com uma idéia na cabeça agora... O quarto ainda está sem forro, ainda é apenas um depósito... esta semana que eu pretendo começar a mexer nele...

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc estiver disposto a nunca mais conseguir ouvir uma selada ou dutada sem comparar com saudade da sua LT... vai em frente!

Pra mim tá brabo! 2x8" na selada tá ruim de ouvir comparado com um par de LT de 5,5", to quase jogando os nanicos no carro e largando mão de sub em caixa normal!

O problema é que eu não tenho essas manhas de projetar uma LT! Nem sei por onde começar. Eu já tentei ler aquele tópico que você criou... Mas sem chances. Pra mim é muito complexo!

O lance seria de eu pagar para alguém fazer pra mim essa caixa!

Kleber, Sergiomontanha... Quanto vocês me cobrariam para fazer uma LT para o Key de 8"? [^]OpO:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Bosta... fiquei com uma idéia na cabeça agora... O quarto ainda está sem forro, ainda é apenas um depósito... esta semana que eu pretendo começar a mexer nele...

Klebinho, no forro da para projetar algo animal ehm, só requer um cuidado com o aquecimento, se for telha de amianto tem que fazer um isolamento termico muito bom.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... vou fazer forro acartonado, e pra melhorar o isolamento, fazer algo mais pesado, talvez com 2 chapas de gesso intercaladas.

Não quero (nem posso) usar um sub parrudão... pra um quartinho com 4m² seria coisa demais. Penso em algo levinho, talvez um woofer com 6" ou 8" que consiga excursionar legal em 20Hz. O resto o "forro" faz. 2x2 dá pra tirar 8 metros de horn sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, Sergiomontanha... Quanto vocês me cobrariam para fazer uma LT para o Key de 8"? [^]OpO:rolleyes:

Se for só o projeto, nenhum centavo (é só não deixar os dentes roçarem demais... :vts ). Brincadeiras à parte, não estou podendo mecher com peso no momento por causa da coluna mas o projeto, a gente faz com calma e você manda cortar o mdf na Jacafer e monta em casa e ajudo a montar na medida do possível. Se quiser mesmo, manda os parâmetros do sub pra gente ver o comprimento da linha. Depois é calcular as dobras da linha de acordo com as medidas do PM e testar o preenchimento.

Não entendi porque não conseguiu calcular. O tópico do Subsonic está bem "didático" e explicativo. De qualquer forma, passa os parâmetros que assim que der eu faço os cálculos pra você. Creio que o sub já deva até ter os "parâmetros" dessa caixa para o panther de 8. Dá uma olhada com ele também. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Panther de 8", uma caixa que funciona bem pra carro é:

área inicial (S0): 240cm²

área final (S1): 140cm²

Comprimento da linha: 2,5m

Preenchimento leve nos 2 primeiros terços (mais frouxo logo atrás do sub pra dar uma "pegada" mais de subgrave, depois densidade normal uns 2 palmos, e vai afrouxando até estar BEM frouxo, os últimos 70cm de linha ficam vazios!), as vezes precisa de uma afinada de ouvido pra agradar 100%, mas assim já fica bom! Isso dá pra tirar numa caixinha de 90x50x25 sem muita dificuldade, é só pensar um pouco no sketchup que sai fácil! Eu vou procurar depois aqui se tenho alguma coisa pronta assim, eu já fiz, mas não sei se salvei o projeto!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eita...Tô me animando para essa LT ehehhe.

Mas aí preciso dos materiais primeiro! Vou ver isso com calma depois.

Sergio te passarei os parâmetros por MP para não desvirtuar, já desvirtuando esse tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é uma boa idéia colocar esses keybass mais novos em LT não. Já vi uns tópicos do povo reclamando de descolamento do conjunto em caixa DUTADA. Imagine em LT.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa eu não sabia Klebão. Realmente a excursão é violenta em LT e é preciso pensar direito nisso. pasmafaute

Dudu, o projeto já está aí. O Sub já mostrou o norte, agora é só acertar as medidas dos cortes lá na Jacafer onde indiquei por MP. Agora, é preciso analisar a questão que o Kleber colocou porque a exigência mecânica do sub é grande.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Panther de 8", uma caixa que funciona bem pra carro é:

área inicial (S0): 240cm²

área final (S1): 140cm²

Comprimento da linha: 2,5m

Preenchimento leve nos 2 primeiros terços (mais frouxo logo atrás do sub pra dar uma "pegada" mais de subgrave, depois densidade normal uns 2 palmos, e vai afrouxando até estar BEM frouxo, os últimos 70cm de linha ficam vazios!), as vezes precisa de uma afinada de ouvido pra agradar 100%, mas assim já fica bom! Isso dá pra tirar numa caixinha de 90x50x25 sem muita dificuldade, é só pensar um pouco no sketchup que sai fácil! Eu vou procurar depois aqui se tenho alguma coisa pronta assim, eu já fiz, mas não sei se salvei o projeto!

Nem sei por onde começa! Essa parte de projeto e medidas de cortes eu deixaria para alguém experiente fazer!

Não sei se é uma boa idéia colocar esses keybass mais novos em LT não. Já vi uns tópicos do povo reclamando de descolamento do conjunto em caixa DUTADA. Imagine em LT.

Vixi!!! Aí complica. Realmente esse subzinho tende muito a perder o controle de cone. O Marcelo S mesmo disse que já teve que trocar o reparo de um dos keys de 8".

Que pena! :(

Dessa eu não sabia Klebão. Realmente a excursão é violenta em LT e é preciso pensar direito nisso. pasmafaute

Dudu, o projeto já está aí. O Sub já mostrou o norte, agora é só acertar as medidas dos cortes lá na Jacafer onde indiquei por MP. Agora, é preciso analisar a questão que o Kleber colocou porque a exigência mecânica do sub é grande.

Um abraço,

Sérgio.

Como eu disse ehehe. Nem sei por onde começa essas medidas! É uma pena, acho que vou ficar na caixa comum mesmo. Talvez eu pegue mais um Key de 8".

Compartilhar este post

Link para o post

se for pra usar o phanter na LT, teria que fechar bem a ultima parte da linha pra coisa de 0,4sd.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ta tendo reclamação dos panther por descolar a centragem, além da péssima pós venda e assistência da keybass (segundo o efshope) parece que estão economizando na cola ou trocaram a cola por uma pior ! Isso é muito triste !

Compartilhar este post

Link para o post

O working man tinha um par em 1Sd constante. MAS era dos mais antigos, e tocava MUITO.

Eu não sabia que tinha os Keybass Black Panther mais antigos!

Eu tô "passeando" no blog www.diyaudio.com.br. tem uma galerinha lá que usa muito os Keybass Black Panther.

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ta tendo reclamação dos panther por descolar a centragem, além da péssima pós venda e assistência da keybass (segundo o efshope) parece que estão economizando na cola ou trocaram a cola por uma pior ! Isso é muito triste !

O meu tá de boa! Tô usando uma caixa-teste dutada de 18 litros e só ouço mesmo em volumes moderados os ruídos que vem do duto de 2" que tá assoprando muito.

O ganho do SD250.2D tá em menos da metade e eu tô cortando o sub em lpf 60Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Salientando o Renato NÂO tem maiores responsabilidades pelo projeto, apenas pedi a experiente opinião dele em LT para ajustarmos o volume da linha.

Assim que tiver melhores respostas, posto o projeto detalhado.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Como se trata de uma caixa para uso automotivo, eu recomendo que use linhas com menor area.

Fiz algumas experiencias, e acho que 1,0~0,8Sd é suficiente.

O problema de usar maior, é aumentar muito o descontrole do cone, além de ficar com uma caixa enorme.

Minha caixa feita pra um Protech Light de 10" (Não é o melhor sub para o tal, por ter xmax baixo), mesmo com 1,0~0,7sd,

tem coisa de 85 litros totais, considerando madeira. Isso inutiliza metade do porta malas do fox, por exemplo.

Fico ansioso pela caixa, já que pretendo fazer uma para o fox também.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou postar uma citação do Renato lá no Facebook, acho que isso pode ser útil para muitos, pois tem muita gente com medo de aplicar uma potencia menor nesse sub e ele não responder legal ou não tocar, como acontece com muitos cuja sensibilidade é muito baixa, que não é o caso dos Questo.

a potência mínima a ser aplicada para vencer a barreira do sistema móvel é de míseros 0,10W (sim é 0,10W e não 10W)... Ou seja, qualquer potência acima desse valor já resultará em uma força (BLi) maior que o necessário pa

ra deslocar o conjunto móvel, ou seja, você já reproduzirá um áudio livre de distorção (por parte do nosso subwoofer)... Com essa potência você já terá algo próximo de 80dB-SPL (a 1m)... Utilizar um amplificador com uma potência inferior ao do alto-falante não prejudica o amplificador... A única coisa que acontece é você não obter o máximo desempenho do sub (em se tratando somente do nível de pressão sonora).

Compartilhar este post

Link para o post

Vou reproduzir aqui o que o Renato disse no outro forum (HT) para este projeto:

Algumas poucas considerações:

Viraria ele de cabeça para baixo, imediatamente:

Vai melhorar na distribuição de peso, acoplamento com piso e o mais importante, vai permitir a "regulagem" do material absorvente sem que com o tempo ande na linha, solte e começe a sair voando pelo final da linha.

Material para absorção

Feltro Betumado + Espuma Casca de Ovo + Plumante e sem inventar materias alternativos, nada de algodão da tábua de passar ou lã de vidro, que envolve até mesmo riscos a saúde em algo dessa natureza.

Material ao longo da Linha

Corredor "A", imediatamente atrás do alto-falante o uso dos 3 materias em todas as paredes.

Plumante sendo regulado em audições somente nessa linha e no máximo início do corredor"B".

Corredor "B", feltro em todas as paredes, espuma somente nas laterais e na parede externa. Na parede que faz divisão com o corredor "C" não usaria espuma.

Corredor "C", feltro em todas mas espuma apenas na parede que faz divisão com o corredor "D".

Corredor "D", apenas feltro... smile.gif orangebiggrin.gif

Corredor "É", apenas feltro e somente até a metade da parede que faz divisão com a área de fora.

Em alguns casos, basta vir com o material e contornar para o outro corredor. smile.gif

Regulagem:

Vamos perturbar o meu Xará para que lá na Questo monte um protótipo e deixando apenas o tampo traseiro aberto, faça a regulagem corretamente usando a curva de impedância do brinquedinho... aí, o crime seria perfeito pois eles poderiam pesar o plumante e com fotos, seria a certeza de que todos estarim com uma bela TL ajustada de maneira uniforme e correta. smile.gif orangebiggrin.gif

Depois, volto para falar do tamanho da linha e dimensões do gabinete, pois no "olhometro" mudaria algumas coisinhas... smile.gif D

Gabinete:

Madeira de no mínimo 18mm, bafle onde entra o alto falante, dobrada ou triplicada. Com a montagem tendo as laterais por trás desse bafle.

Qual a largura do gabinete, do furo do alto-falante e do alto-falante em si?

Qual a altura total do gabinete?

Vamos que vamos...

Renato

E eu complemento com as medidas do falante caso seja util:

imagemyin.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, foram mais rápido que eu...uaihaiuahaiuha

Valeu Rodrigo.

Vc acha que ainda vai demorar mais? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

haha, agora falta só as medidas para cortar a madeira e ir testando o preenchimento.

Mas a duvida agora é com 4 corredores 5 ou 3?

Se não me engano o subsonic falou com 3 e o Renato falou com 5? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

haha, agora falta só as medidas para cortar a madeira e ir testando o preenchimento.

Mas a duvida agora é com 4 corredores 5 ou 3?

Se não me engano o subsonic falou com 3 e o Renato falou com 5? :huh:

Quanto menos, melhor.

Se puder fazer apenas com 3, ótimo. Com 2, melhor ainda. Com 1, ideal. Quanto mais dobras, mais turbulência, o que prejudica o funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...