Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

UP!!!!

 

Pessoal, como disse no post anterior, no manual da Questo, referente a caixa dutada para o modelo de 15" 350 rms com reforço de grave, temos as seguintes informações:

 

Volume: 68 litros

Duto: 2 dutos de 7,5 com 20 cm de comprimento

F3: 53 Hz

 

Eu poderia fazer a caixa seguindo as especificações do manual tranquilamente? Eu não sei simular uma caixa, mas alguém saberia me dizer qual o pico que essa caixa tem e se possivelmente haveria um bom rendimento para sertanejo? O que vocês me sugerem? A litragem terá que ser essa mesmo porque vou colocar num uno e não posso perder completamente o porta malas. Agora falta saber a melhor sintonia!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao sintonizaria em 53 não... sub de 15" ainda... não conheco esse modelo em questão, mas no qsp de 12" sintonizei em 34hz praticamente com essa mesma litragem(64 no meu caso). gosto mais do subgrave do que grave... faria no maximo em 40hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao sintonizaria em 53 não... sub de 15" ainda... não conheco esse modelo em questão, mas no qsp de 12" sintonizei em 34hz praticamente com essa mesma litragem(64 no meu caso). gosto mais do subgrave do que grave... faria no maximo em 40hz...

 

Saberia me dizer qual o tamanho do duto para sintonizar entre 35hz e 40hz? Seria melhor usar 2 dutos de 3" ou 1 de 4"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto de espaço está disponível pra perder?

Quer uma caixa toda retangular, trapezoidal?

Duto tem q ser redondo ou pode ser régua?

Vai se manter aplicando potência perto so nominal ou uma hora vai aloprar e aplicar mais potência?

Consegue fazer filtro subsonico pelo amp ou pelo player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto de espaço está disponível pra perder?

Quer uma caixa toda retangular, trapezoidal?

Duto tem q ser redondo ou pode ser régua?

Vai se manter aplicando potência perto so nominal ou uma hora vai aloprar e aplicar mais potência?

Consegue fazer filtro subsonico pelo amp ou pelo player?

 

Vou usar um sd400 em 1ohm para alimentar o Questo 2+2. Meu cd player que é um pioneer, tem corte LPF e HPF e faço os cortes por ele mesmo. O duto prefiro que seja redondo mesmo e pensei em fazer caixa bem comprida porém mais estreita para não perder muito o porta mala. Penso numa caixa igual da imagem abaixo, porém com o duto redondo.

 

Sub-Woofer-Bravox-UXPD-W-rms-caixa-Selad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza q faz HPF PRO SUB?

Não é só só pra saída Rear e Front?

 

Pelo cross do sd400 eu não conseguiria fazer o corte subsonic?

 

Para voz tenho um kit 2 vias Audiophonic Ks 6.2  empurrado por um Stetsom Ir160.2.

 

Agora a dúvida é em relação a caixa. Priorizo o estilo de música como o sertanejo, arrocha, funk e alguns raps. A caixa de 68 litros me atenderia e qual a melhor sintonia? Qual duto seria melhor, 3" ou 4"? E qual o tamanho do duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o 15" dessa linha foi um sub desenvolvido mais pra SPL que pra qualidade

não toca com tanta linearidade quanto os demais

 

caixa trapezoidal

MDF de 25mm com reforços internos

um pouco de plumante

dimensões externas

largura 1000mm

altura 400mm

base maior 460mm

base men0r 270mm

2 dutos de 100x490mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ebtre 30 e 35Hz

Depende do amaciamento, quantidade de reforço e de plumante inteiro

 

Recomendo fortemente usar HPF entre 20Hz e 25Hz em 12dB/8a

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa que vc me indicou tem aproximadamente 103 litros e pelo corte sugerido ela vai priorizar o subgrave. Meu gosto musical atual não está tanto no subgrave. Quero que ele suba mais um pouco, na faixa dos graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei em fazer a caixa indicada para o bomber upgrade de 15".

 

No manual da bomber a caixa dutada indicada é essa:

 

70 litros

2 dutos de 7,5cm x 30cm

Fb: 33hz

F3: 38hz

 

Será que vai ficar bom? Acredito que ficaria uma caixa mista! Estou pensando em arriscar nessa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, faz a caixa do Bomber Upgrade

 

 

Vou fazer sim. Assim que estiver pronta eu digo como ficou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer sim. Assim que estiver pronta eu digo como ficou.

se vc quer quer força em músicas que tocam graves mais altos, pra que fazer uma caixa com sintonia tão baixa? Vc tem os parametros do seu sub pra nós passar aqui?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateu aquele sono pós almoço e to meio ruim pra digitar hehe, mas como eu acredito que o Cristianolo quis falar , fica sem sentido fazer uma caixa no achismo, projetada para outro sub.

Editado por JurandirSB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateu aquele sono pós almoço e to meio ruim pra digitar hehe, mas como eu acredito que o Cristianolo quis falar , fica sem sentido fazer uma caixa no achismo, projetada para outro sub.

 

Então, no manual do Questo, a caixa com reforço de grave para o modelo de 15" 350 rms é essa: Mas o que acontece é que falaram que essa caixa está numa frequencia muito alta.

 

Volume: 68 litros

Duto: 2 dutos de 7,5 com 20 cm de comprimento

F3: 53 Hz

 

Mas o que acontece é que falaram que essa caixa está numa frequência muito alta. Fico sem saber o que fazer então!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém que tenha feito a caixa dutada com reforço de grave, seguindo o manual, poderia dar a sua opinião em relação a sintonia ser alta, como ficam os picos? Será que a F3 em 53hz como diz o manual está realmente certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém que tenha feito a caixa dutada com reforço de grave, seguindo o manual, poderia dar a sua opinião em relação a sintonia ser alta, como ficam os picos? Será que a F3 em 53hz como diz o manual está realmente certo?

Baixa o winsd e bota os parâmetros do sub lá! As caixas do manual geralmente têm um pico em x frequência, pelo software é bem fácil calcular a freq x duto x gráfico. Meus q501 de 10 tive que fazer o duto uns cms a mais e o vol a mais para ser mais flat e em uma frequência não tão alta como no manual. Se você já sabe mexer no winsd melhor ainda, consegue ver tudo em 15 mins. Faz o teste com a caixa maior, de não gostar corta ela e faz menor e ajusta o duto novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixa o winsd e bota os parâmetros do sub lá! As caixas do manual geralmente têm um pico em x frequência, pelo software é bem fácil calcular a freq x duto x gráfico. Meus q501 de 10 tive que fazer o duto uns cms a mais e o vol a mais para ser mais flat e em uma frequência não tão alta como no manual. Se você já sabe mexer no winsd melhor ainda, consegue ver tudo em 15 mins. Faz o teste com a caixa maior, de não gostar corta ela e faz menor e ajusta o duto novamente.

 

Agradeço a resposta!

 

O problema é que não consigo instalar aqui no pc do serviço o winsd e então por isso estou meio que num teste cego. Pensei em realmente fazer uma caixa menos plana e menor que a do manual, pois ela é gigante, 93 litros. Como vou usar apenas 1 Questo e o carro é um fiat uno mille, não daria para fazer uma caixa tão grande sem perder o parta mala quase completo. E penso também que por ser apenas 1 Questo, precisaria de uma caixa menor para ele render melhor no SPL. O negócio é que fiquei meio cabreiro na sintonia em 53hz. Acredito que vou fazer a caixa com 70 litros brutos e sintonizada entre 38hz a 40hz com 2 dutos de 3". O problema é calcular o tamanho do duto sem o winsd e sem ver os picos. O pessoal sempre fala para seguir o manual, porém quando eu disse que faria a caixa do manual já disseram que não ficaria legal. Fico sem saber. Sigo ou não o manual? Faço ou não a caixa dutada com reforço de grave? Será que vai tocar legal um sertanejo? Infelizmente todos os telefones que tenho de contato com a Questo ninguem atende. Já mandei email e também não obtive resposta. Sei que eles estão mal das pernas, e dificilmente retornarão o contato. Estou pesquisando muito aqui no fórum para fazer a caixa e ter a mínima possibilidade de erro.

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta!

 

O problema é que não consigo instalar aqui no pc do serviço o winsd e então por isso estou meio que num teste cego. Pensei em realmente fazer uma caixa menos plana e menor que a do manual, pois ela é gigante, 93 litros. Como vou usar apenas 1 Questo e o carro é um fiat uno mille, não daria para fazer uma caixa tão grande sem perder o parta mala quase completo. E penso também que por ser apenas 1 Questo, precisaria de uma caixa menor para ele render melhor no SPL. O negócio é que fiquei meio cabreiro na sintonia em 53hz. Acredito que vou fazer a caixa com 70 litros brutos e sintonizada entre 38hz a 40hz com 2 dutos de 3". O problema é calcular o tamanho do duto sem o winsd e sem ver os picos. O pessoal sempre fala para seguir o manual, porém quando eu disse que faria a caixa do manual já disseram que não ficaria legal. Fico sem saber. Sigo ou não o manual? Faço ou não a caixa dutada com reforço de grave? Será que vai tocar legal um sertanejo? Infelizmente todos os telefones que tenho de contato com a Questo ninguem atende. Já mandei email e também não obtive resposta. Sei que eles estão mal das pernas, e dificilmente retornarão o contato. Estou pesquisando muito aqui no fórum para fazer a caixa e ter a mínima possibilidade de erro.

Mal das pernas não, fecharam mesmo. Chegando em casa boto os parâmetros no winsd e posto aqui referente ao volume e o duto do manual, para nós vermos como tá a resposta do gráfico.

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mal das pernas não, fecharam mesmo. Chegando em casa boto os parâmetros no winsd e posto aqui referente ao volume e o duto do manual, para nós vermos como tá a resposta do gráfico.

 

Att

 

Obrigado pela ajuda!!!

 

Mesmo sabendo que a empresa fechou eu arrisquei e peguei esse Questo. Depois de muita pesquisa, aparentemente esses modelos de 350 rms quase não deram muitos problemas, fora que o custo benefício é muito bom. Comprei o meu novo, lacrado, por R$380. Simula então, por gentileza, a caixa com 68 litros brutos e freqüência em 53hz, 2 dutos de 3", assim como o manual. 

 

Valeu mesmo!!!

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinto em lhe informar, mas tem vários relatos de problema no 350wrms, o meu foi um deles. Mandei pra fábrica e nunca mais tive notícias. Dinheiro no lixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda!!!

 

Mesmo sabendo que a empresa fechou eu arrisquei e peguei esse Questo. Depois de muita pesquisa, aparentemente esses modelos de 350 rms quase não deram muitos problemas, fora que o custo benefício é muito bom. Comprei o meu novo, lacrado, por R$380. Simula então, por gentileza, a caixa com 68 litros brutos e freqüência em 53hz, 2 dutos de 3", assim como o manual.

 

Valeu mesmo!!!

São daqueles modelos mais antigos correto? Tens os specs ou foto do manual?

 

Já tive os de 12 e dava um pau danado nunca me encomodei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...