Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

1003721_4990973822012_1715873159_n.jpg

 

Só não reparem na gambiarra. Como ainda não tenho tudo para poder tocar ele, montei só pra ver como q é o som. [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um cliente satisfeito! Pensando seriamente em colocar um 8" embaixo do banco do meu carro.

 

Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só não reparem na gambiarra. Como ainda não tenho tudo para poder tocar ele, montei só pra ver como q é o som. [-]

 

Fala mais sobre esta caixa aí cara [-]:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala mais sobre esta caixa aí cara [-]:legal:

A caixa é uma LT=Linha de Transmissão!

Funciona com comprimento de onda!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala mais sobre esta caixa aí cara [-]:legal:

 

Ela é uma Linha de Transmissão, com ela se ganha nas baixas frequencias e se perde um pouco no SPL, mas para assistir filme é um show de bola, a sensação é que vc tem um cinema em casa. Sabe aquela cena de guerra que começa a tremer tudo? Então ela faz isso. haha. Claro que não é qualquer sub q proporciona uma caixa desta. Tem que ser um sub com parametros adequados, e de boa qualidade.

 

Vc pode acompanhar alguns tópicos sobre ela aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143696

http://autoforum.com...pic=179284&st=0

Editado por RoderickOl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa aqui é uma LT desenvolvida pelo Renato Lira (HTForum) que chega fácil nos 20Hz e a estimativa é que se aproxime dos 15Hz (não teve como medir abaixo de 20Hz):

 

4atr.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa aqui é uma LT desenvolvida pelo Renato Lira (HTForum) que chega fácil nos 20Hz e a estimativa é que se aproxime dos 15Hz (não teve como medir abaixo de 20Hz):

 

Bom dia Yamane;

 

Vc teria o projeto dessa LT?

Tenho um Questo de 15" e achei bem interessante essa LT do Renato, porem não tenho conhecimento suficiente para fazer algo nesse nível..

Vc chegou a ouvir ela em plena potencia? a cx vibra muito?

 

abrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, na verdade eu sabia que era uma LT. Me expressei mal na pergunta, eu queria que ele falasse mais sobre a resposta dela, de como ficou. Estou com um capital e estou pensando em fazer uma caixa pra minha casa, mas nunca fiz um subwoofer em LT. Tava acompanhando a do Gu Mazza mas não saíram mais informações de como está o projeto, aí acabei desanimando...

 

Eu estava pensando em montar uma LT com um Questo de 12' de 250wrms, mais o plate SA-200 do Yazbek. Será que ficaria bom Yamane, mesmo com o sub passando um pouquinho de "fome"? Já pensei tanto sobre este assunto que estou sinceramente quase chutando o pau da barraca e partindo pra um clone desta obra de arte aí do Renato com Questo de 15 e um plate do Yazbek SA-500.

Mas o primeiro projeto é a primeira opção, por ser mais barato :vts:vts:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa aqui é uma LT desenvolvida pelo Renato Lira (HTForum) que chega fácil nos 20Hz e a estimativa é que se aproxime dos 15Hz (não teve como medir abaixo de 20Hz):

 

4atr.jpg

 

OpO OpO

OpO

OpO

OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, na verdade eu sabia que era uma LT. Me expressei mal na pergunta, eu queria que ele falasse mais sobre a resposta dela, de como ficou. Estou com um capital e estou pensando em fazer uma caixa pra minha casa, mas nunca fiz um subwoofer em LT. Tava acompanhando a do Gu Mazza mas não saíram mais informações de como está o projeto, aí acabei desanimando...

 

Eu estava pensando em montar uma LT com um Questo de 12' de 250wrms, mais o plate SA-200 do Yazbek. Será que ficaria bom Yamane, mesmo com o sub passando um pouquinho de "fome"? Já pensei tanto sobre este assunto que estou sinceramente quase chutando o pau da barraca e partindo pra um clone desta obra de arte aí do Renato com Questo de 15 e um plate do Yazbek SA-500.

Mas o primeiro projeto é a primeira opção, por ser mais barato :vts:vts:vts

 

Desculpem por não postar mais noticias sobre o projeto da LT. Mas eu estava de mãos atadas, pois não tinha um amplificador para poder fazer algo. Também não fui atras, pois estava com outros projetos que tinham prioridade.

O Gustavo também estava com outros projetos, e assim acabamos deixando de lado as coisas...

Mas enfim consegui um, não é daqueles caros, mas tbm não é ruim, acho que ele está jogando uns 350w a 8ohms. Porém, ainda não tenho tudo para poder fazer testes, ainda falta um pré amp, um receiver, e as caixas, acabamento e por ai vai. Então liguei o amplificador direto na saída de fone da tv(gambiarra), imaginei que iria sair um som muito baixo, e realmente saiu, rsrs, mas ainda assim, um som gostoso de se ouvir.

O que posso dizer sobre a caixa? Eu não tenho ouvidos treinados, sou um leigo, como a maioria, não tenho as noções nem conhecimento sobre as ondas, e frequencias. Mas como leigo, posso dizer que para meu quarto, que tem uns 18m2, é uma sensação muito gostosa, o grave parece aquele de cinema, macio, que quando vc percebe, já ta tremendo tudo.

Para músicas, alguns gêneros ficaram surpreendentemente bons, outros, nem tanto, principalmente os que tem batidas secas, fica um som estranho, parece q o falante não tem capacidade de reproduzir, mas isso é compreensível, já que ele não foi feito para reproduzir talvez aquele som.

Musicas com batidas muito rapidas ele se perde um pouco, e efeitos muito fortes (cenas de guerra de Lord of the Ring) tive a sensação de que ele iria estragar, inclusive ouvi bem baixinho uns "plocs". Da a impressão de que ele está meio descontrolado. Acho que talvez uns ajustes no preenchimento resolveria.

Coloquei numa escala de frequencias, um volume médio para baixo, e na frequencia de 25hz ele começou a tremer a porta, janela, e as coisas soltas do meu quarto.

Mas tudo isso ainda não pode ser considerado teste sério, pois ainda tenho que botar um pre-amp pelo menos para ver se ele com uma maior potência, permitirá uma experiencia melhor ainda. Tenho ainda que conseguir é claro, as caixas de som e receiver, pois o som da tv é deficitário de tudo né, não tem nem como comparar. Mas aos poucos um dia eu termino kkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar na medida do possível ajudar o Rodrigo a finalizar essa caixa.

O tempo passa e a vida tbm. temos que priorizar algumas coisas as vezes e assim abortar outras, mas sempre voltamos para as nossos amores. O som, no nosso caso...srsrrsrsrs ;)

 

Realmente como eu imaginava! Falta, e muito preenchimento nessa caixa.

Como no projeto inicial e pelos gostos do Rodrigo, a ideia da caixa era ter bastante carga acústica e uma frequência de ressonância da caixa mais alta, assim ajudando ele nesse graves "mais secos". Logicamente qdo procuramos montar uma LT, os propósitos são outros, mas nesse caso o Rodrigo queria algo que fosse surpreendente, que é o caso das LTs.

 

Já estamos marcando um churrasquinho em Apucarana-SP (casa do Rodrigo) e lá termino esse preenchimento e acabamento.....rsrsrrsrs

 

Nos teste que fiz não pude regular ela certinho por falta de espaço e recursos, mas agora está tudo como precisa estar e assim vou poder ajustar ela e ter noção do real potencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigos... gostaria de invadir o topio... e pedir ajuda para fazer um LT para meu ape... projeto tem que estar pronto em dezembro..

preciso amonizar estética e rendimento. hoje eu nao tenho nada... desde conhecimento, ate equipamentos~!

 

minha ideia é usar um questo de 12 ou 15!

toda opinião, informação sera bem vinda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa aqui é uma LT desenvolvida pelo Renato Lira (HTForum) que chega fácil nos 20Hz e a estimativa é que se aproxime dos 15Hz (não teve como medir abaixo de 20Hz):

 

 

Que resposta, que gráfico lindo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera da Questo,

 

Utilizando a caixa desse gráfico abaixo nesses 50L já estão considerados o tamanho do SUB e do DUTO ? e Qual o tamanho e numero de dutos necessários pra tocar desse modo ?

 

qs350a12dvc4dutadarespo.jpg

Editado por wendellvp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo por eles, se é que me permitem

todas as caixas que eles indicam já contempla o volume do sub e do duto

se indicam caixa com 50L, o volume bruto é 50L

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo por eles, se é que me permitem

todas as caixas que eles indicam já contempla o volume do sub e do duto

se indicam caixa com 50L, o volume bruto é 50L

 

Negativo, no caso do gráfico, o volume é LÍQUIDO. É a caixa do manual, com 57L brutos, e 50L livres no caso.

 

Não se simula caixa com volume bruto. Todas as simulações são feitas com base no valor líquido que é o últil da caixa, e o respectivo comprimento de duto (o qual entra por fora da conta).

 

Eles colocam no manual para facilitar apenas a construção da caixa, já que poucos sabem o valor líquido do sub, e nunca consideram volume do duto na conta

Editado por silvinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pode ser que na legenda e não na simulação ele tenha colocado o bruto pra já facilitar, e também tem a questão dos dutos

 

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pode ser que na legenda e não na simulação ele tenha colocado o bruto pra já facilitar, e também tem a questão dos dutos

 

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

 

Esses gráficos são de mais de 1 ano atrás. O Renato postou o gráfico de todas as caixas do manual. Nesse caso, do 12" DVC4. A legenda está certa, e é o volume líquido. Senão vira salada de frutas, afinal, pode ver que a Fb não é o valor que consta no manual, lá é a F3, ou seja, no gráfico é a sintonia da caixa para dar aquela F3 A legenda é da SIMULAÇÃO, ou seja, é o real da simulação.

 

Da mais ou menos 3L de duto e 4L de sub para o 12".

 

Na linha azul a caixa de resposta plana, e na linha vermelha, a caixa com reforço de graves, exatamente como no manual. 57L e 45L respectivamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pensei que eles fizessem as simulações levando em conta o volume do duto e do sub e apresentassem a informação pro cliente na forma de volume total (bruto), justamente pra facilitar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pensei que eles fizessem as simulações levando em conta o volume do duto e do sub e apresentassem a informação pro cliente na forma de volume total (bruto), justamente pra facilitar

 

Justamente por isso que existe o manual. No manual está com volume bruto e escrito isso. As simulações não podem ser feitas com um volume bruto (isso resultaria em caixas maiores e simulações erradas). O sub não vê ele mesmo, nem o duto. O duto é mera sintonia de frequencia. Por exemplo, tu pode fazer uma caixa com 60L livres sintonizada em 60Hz. Ou seja, tu tem 60L livres + o duto para a determinada sintonia (de acordo com o volume líquido da caixa) + o sub.

 

Justamente por isso, que se tu aumenta a caixa, e quer manter a mesma sintonia, o duto muda, assim como se tu aumentar o duto de 3" para 4", o volume da caixa também deve ser aumentado na mesma proporção.

 

Tu fez várias caixas para o 8", mas se todas elas foram com o mesmo duto, na verdade todas ficaram sintonizadas de forma diferente.

 

Por exemplo: Na caixa do manual:

 

57L, 2 dutos de 3" x 35cm, tu tem a caixa sintonizada em 35Hz. Se tu simular usando os 57L livres, na verdade os dutos deverão ter apenas 30cm para manter a mesma sintonia de 35Hz. Se tu não mudar nada no duto, na verdade a caixa ficará sintonizada em 33Hz.

 

No caso, se tu fizer a caixa do manual, 57L 2 dutos e tudo mais, tu vai resultar exatamente nesse gráfico. O gráfico não é para os leigos, para esses tem o manual já. O gráfico é para interpretação e referência apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pensei que eles fizessem as simulações levando em conta o volume do duto e do sub e apresentassem a informação pro cliente na forma de volume total (bruto), justamente pra facilitar

 

O duto é mera sintonia de caixa, tu deve fazer um duto compatível com a caixa e não o oposto. Sintonia de duto depende meramente do deslocamento de ar do falante, e do volume líquido da caixa. A caixa nao depende em nada do duto. O que vai determinar isso, é a sintonia para casar com a Fs do falante e tirar o melhor rendimento. Por isso que a Fb é tão alta, digo F3. O sub tem Fs super baixa, então o sub rende bem abaixo dos 30Hz, enquanto a caixa faz o papel acima disso, e a cabine da o reforço abaixo dos 30Hz, fazendo uma resposta quase plana até os 60Hz. Se quiser muito mais subgraves, tem que partir para caixa maior, mas ai perde no resto e fica um pico muito alto nos subgraves, perde a linearidade. Ai entra delay e um monte de coisas tb.

 

Justamente por isso, a minha caixa usa dutos de 3,6" e não 3" como o manual recomenda, mas a caixa é a mesma do manual, mesmo usando dutos de 55cm de comprimento. Foi reajustado o tamanho da caixa para manter a mesma resposta.

 

Simule um caixa, nos programas tu coloca valores brutos ou absolutos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

silvinho, eu sei de tudo isso, só achei que pra simular as caixas e apresentar os gráficos eles levassem em conta todos esses "extras" dentro da caixa (e levam), mas que para apresentar os dados desses mesmos gráficos eles informassem na legenda o volume bruto, pra ficar mais fácil de entender o que eles querem dizer

me equivoquei-me-me, pelo visto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...