Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Obrigado por tirar as duvidas. Vou ver os consigo fazer para melhorar um pouco o rendimento

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vale a pena usar um questo 350w com um sd600.1d? Ou a qualidade do soundigital não vai acompanhar?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vale a pena usar um questo 350w com um sd600.1d? Ou a qualidade do soundigital não vai acompanhar?

Em questão de qualidade de áudio ele pode deixar um pouco a desejar. Se for possível optar por um SD700.1 seria muito mais interessante sem sombra de dúvidas, ele é muito superior ao nano.

Compartilhar este post

Link para o post

Na caixa selada da série 350, qual seria a diferença entre a plana e o reforço?

Qual delas terá melhor ataque e graves rápidos?

Para o sub de QS350A 12.

Compartilhar este post

Link para o post

fortes a noite posto os gráficos da caixa selada para o 12" para tu entender os ganhos e perdas de cada uma.

quer foco nos graves ou nos subgraves?

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

fortes a noite posto os gráficos da caixa selada para o 12" para tu entender os ganhos e perdas de cada uma.

quer foco nos graves ou nos subgraves?

Eu tenho a dutada de 57l hoje.

Mas eu quero graves mais rápidos, mais ataque, mas sem que fique muito mais seco...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho a dutada de 57l hoje.

Mas eu quero graves mais rápidos, mais ataque, mas sem que fique muito mais seco...

Como tu já tem a caixa, não quer experimentar diminuir o volume dela com garrafas de água de 2L para deixar na configuração da caixa de reforço de graves, já que o duto é o mesmo? Sonoramente para ver o que tu acha. É um teste simples e sem custo para ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tu já tem a caixa, não quer experimentar diminuir o volume dela com garrafas de água de 2L para deixar na configuração da caixa de reforço de graves, já que o duto é o mesmo? Sonoramente para ver o que tu acha. É um teste simples e sem custo para ti.

Faria isso tmb... se mesmo assim não lhe agradar, partiria para a selada! :legal:

tenho uma leve impressão que será selada ein que vai te agradar

Compartilhar este post

Link para o post

boa!

vou fazer isso sim.

Compartilhar este post

Link para o post

qs350a12dvc2seladarespo.jpg

qs350a12dvc2dutadarespo.jpg

Da uma olhada nos gráficos.

Sobre o teu gosto, é meio inverso. Tu não quer batida seca, entendo eu que não queira algo mononota com um pico muito elevado, porém quer grave de ataque, ou seja, grave rápido em uma resposta muito estendida. Ambos caminham na direção oposta, ou seja, se tu quer resposta mais estendida, ele vai ter subgraves mais presentes e com isso, perderá um pouco de ataque já que a faixa reproduzida será maior.

Se prioriza muito mais a velocidade e o ataque em si, terá de sacrificar um pouco o subgrave, e nesse caso, a caixa de menor volume será melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida quanto as caixas do 350 10" dvc2

As caixas do manual são 18l c/ qtc=0,7 e 26l c/ qtc=0,5

Meu amp novo entrega 600W RMS "de verdade", estou com medo de na caixa de 26l o sub ficar bobo

Em casa uso o de 12" e já testei ele no carro, tb na caixa plana, e achei que precisava um pouco mais de controle, diria que nuns 35l seria o ideal pro carro

Então, o de 10" pode ir de boa na caixa maior, criticamente amortecida, ou preciso colocar na menor?

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida quanto as caixas do 350 10" dvc2

As caixas do manual são 18l c/ qtc=0,7 e 26l c/ qtc=0,5

Meu amp novo entrega 600W RMS "de verdade", estou com medo de na caixa de 26l o sub ficar bobo

Em casa uso o de 12" e já testei ele no carro, tb na caixa plana, e achei que precisava um pouco mais de controle, diria que nuns 35l seria o ideal pro carro

Então, o de 10" pode ir de boa na caixa maior, criticamente amortecida, ou preciso colocar na menor?

Quanto menor a caixa, mais potência pode aplicar e mais controlado fica o falante como tu mesmo já falou. Jogar 600W na selada de 26L pode ser um pouco perigoso mesmo, já que ela responde mais nas baixas frequências.

Se tu fizer a caixa de 26L testar e não gostar do resultado, pode fazer o preenchimento com manta, feltro, como preferir, com isso dar uma amortecida e também diminui o volume interno da caixa um pouco. Se colocar uma camada de feltro dentro da caixa inteira, ela já reduz bastante o seu volume interno.

Uma outra opção é fazer uma caixa intermediária, com cerca de 22 ~ 23L e preencher ela. O Luciano com o 10" na selada de 26L com preenchimento gostou e muito do resultado, diz que não perdeu em nada o ataque, porém ele não está alimentando 100% o falante dele. Ele gostou muito mais dela preenchida do que oca.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, tou vendo que vou precisar fazer uma caixa de cada tamanho pra testar antes de fazer uma definitiva

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, tou vendo que vou precisar fazer uma caixa de cada tamanho pra testar antes de fazer uma definitiva

A de 26L pra essa potência toda eu particularmente acho arriscada. sem dúvida ela responde muito bem mas mandar os 600w eu tomaria cuidado.

pra essa aplicação eu usaria a menor um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

é, quando testei o de 12", era 4+4 ligado em 8ohms, ganho no mínimo e -6dB no player, ainda assim estava forte, passou do ponto pro meu gosto, mas estava bom do ponto de vista da dinâmica e extensão (um pouco mais de dinâmica ficaria melhor, numa caixa um pouco menor)

minha dúvida foi por conta do QTC criticamente amortecido sugerido pro de 10", que não é sugerido pro de 12"

é uma coisa que não entend bem ainda...

com o QTC de 0,7 no de 10" eu teria uma resposta similar ao de 12" com mesmo QTC, perdendo só em subgraves?

ou não tem muito a ver?

Compartilhar este post

Link para o post

é, quando testei o de 12", era 4+4 ligado em 8ohms, ganho no mínimo e -6dB no player, ainda assim estava forte, passou do ponto pro meu gosto, mas estava bom do ponto de vista da dinâmica e extensão (um pouco mais de dinâmica ficaria melhor, numa caixa um pouco menor)

minha dúvida foi por conta do QTC criticamente amortecido sugerido pro de 10", que não é sugerido pro de 12"

é uma coisa que não entend bem ainda...

com o QTC de 0,7 no de 10" eu teria uma resposta similar ao de 12" com mesmo QTC, perdendo só em subgraves?

ou não tem muito a ver?

Veja no manual o valor de cada F3:

Qtc 0,707 10": 55Hz

Qtc 0,707 12": 48Hz

Cada sub tem uma sensiblidade e parâmetros diferentes, portanto irão se comportar diferentes em caixas de mesmo qtc. Como ele é diretamente relacionado aos parâmetros TS de cada falante, a sua resposta é diferente também.

Mesmo com o mesmo Qtc o 10" vai subir mais e descer menos (vai ter maior pico) que o 12" e o 12" vai manter maior SPL mas vai subir menos e descer mais (vai ser mais subgraves e menos graves), mas ainda assim com mais SPL que o 10" em toda faixa. Sem falar que o 10" terá muito mais qualidade na resposta.

Note que o Qtc das caixas vão sempre aumentando do 10" para o 15", justante para que cada caixa tenha a sua devida finalidade e compensações, e note que as F3 são próximas para cada finalidade. As planas são sempre próximas de 45Hz e as de reforço próximas a 55Hz. Se tu fizer um Qtc igual em todas, esses valores de F3 serão bem diferentes, e ainda existe o acoplamento com a cabine do carro pra alterar a resposta final de tudo. Nem tudo é feito de regras, e Qtc de 0,707 ser válido para todos os falantes como sendo a resposta mais plana, o sacrifício ótimo entre SPL e F3. Isso varia para cada falante e é claro, para cada resposta desejada.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pra não sacrificar a mecânica do falante vou fazer uma caixa meio termo, lá pelos 22l, acredito que o controle de cone vá ficar adequado e a resposta não fique prejudicada

E com um bom cuidado do ganho e cortes bem ajustados vou conseguir deixar a resposta mais plana, mesmo que perdendo SPL, o que pra mim não é tanto problema

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Então pra não sacrificar a mecânica do falante vou fazer uma caixa meio termo, lá pelos 22l, acredito que o controle de cone vá ficar adequado e a resposta não fique prejudicada

E com um bom cuidado do ganho e cortes bem ajustados vou conseguir deixar a resposta mais plana, mesmo que perdendo SPL, o que pra mim não é tanto problema

:)

Convenhamos, a caixa selada não é para quem busca alto SPL rsrsrs. No meio termo tu não perde tanto no subgrave, ganha um pouco no SPL mas tem a vantagem do controle e maior potência, já que com maior pressão na caixa pode aplicar mais força.

Tu não é um iniciante, vai saber regular certinho com calma. Para deixar a resposta bem plana, tu pode dar um tapinha no EQ se tiver ajustes de várias bandas, como 31,5Hz por exemplo. Com o preenchimento da caixa pode acertar isso também.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho ou alguma alma caridosa, poderia me fornecer as medidas para uma caixa ventilada(trapezoidal) para o qs250a 10", utilizando toda a altura do meu Porta malas disponivel, que é de 57cm (ja com folga para passar na tampa), deixando a menor profundidade possivel, desde ja agradeço pela ajuda.

Ps. estou tendo problemas com as formulas ja feitas nos sites, pois esta dando divergência em cada uma delas, por isso peço ajuda para não ter perigo de sair com volume diferente do recomendado.

Compartilhar este post

Link para o post

Usa a formula da tangente . ai vc consegue o angulo do banco ai e só brincar com as medidas Mantendo aquele ângulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho ou alguma alma caridosa, poderia me fornecer as medidas para uma caixa ventilada(trapezoidal) para o qs250a 10", utilizando toda a altura do meu Porta malas disponivel, que é de 57cm (ja com folga para passar na tampa), deixando a menor profundidade possivel, desde ja agradeço pela ajuda.

Ps. estou tendo problemas com as formulas ja feitas nos sites, pois esta dando divergência em cada uma delas, por isso peço ajuda para não ter perigo de sair com volume diferente do recomendado.

Tem que tomar cuidado com alguns detalhes:

- A caixa tem que ter profundidade um bastante para caber o sub, não basta ter a litragem e o sub não entrar na caixa rsrrssr.

- É bom ter um espaço de no mínimo 3cm atrás do sub para ventilar a bobina.

Caixa trapezional é complicado de desenhar de longe, já que eu não sei o ângulo de inclinação do teu banco. Se tu conseguir me dizer o ângulo é fácil para calcular.

Usa a formula da tangente . ai vc consegue o angulo do banco ai e só brincar com as medidas Mantendo aquele ângulo.

Além de utilizar a tangente, é possível fazer um molde em papelão, desenhar esse molde no papel fazendo o contorno e com um transferidor descobrir o ângulo. Ou com uma ferramenta adequada pedindo emprestada a um marceneiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho tomando por base 57 altura, por 30 de profundidade maior, a menor pode ficar entre 10 e 15... largura a definir (espaço tem de sobra), o angulo correto vai ser difícil, pois é irregular...

A chapa a principio de 15, com frente dupla...

Sent from my windows phone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Altura: 57

Largura: 37,5

BM: 30

bm: 15

MDF: 15mm

Cálculo: (AxLx((BM+bm)/2))/1000

Volume: 36,3L.

Estas são as medidas com apenas 1 frente, no caso que vai utilizar a frente dupla, basta incluir mais uma chapa na frente da caixa toda, já que ela não irá interferir em nada no volume interno da caixa.

Eu recomendaria utilizar MDF de 18mm, assim como o manual recomenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Silvinho, estou ciente da recomendação dos 18mm, é tanto que a sua recomendação esta servindo de base(aferimento do que estou planejando), e vou estudar ainda as modificações a serem realizadas, mas o foco é economia de espaço(apesar de contar com um PM de 520l), peso, e sobriedade.

Sent from my windows phone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...