Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
offtime

DAT Competition

Recommended Posts

Boa noite povo,

 

Devem ter algumas pessoas esperando mais algumas palavras sobre o tal amp da moda []-[]

 

Como vocês sabem eu comprei um amp DAT 800/4 Competition series. Eu não tenho certeza se é exatamente o amp Competition que vai ser vendido em série, só sei que pretendo continuar evoluindo o amp conforme meu tempo ($$$) e disposição ($$$) permitirem.

 

Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que instalei o amp HOJE e o ouvi por coisa de uma hora e meia apenas. Ou seja, vamos com calma com qualquer coisa que eu falar aqui. Além disso, o que eu falo aqui expressa apenas a minha opinião PESSOAL. Eu COMPREI o amp pq estava sem nada no carro e achei uma boa oportunidade testar um desses pela proposta da empresa. Não sou pago pra falar nada disso que vou falar aqui, que fique beeeeem claro!

 

Acho legal falar também sobre o processo de compra desse amp. Fato é que eu como qualquer outro não tinha ideia de se os amps DAT já estavam disponíveis, onde comprar ou como proceder. Tentei entrar em contato com eles de várias maneiras (site, facebook, lojas que deveriam ser distribuidores) e depois de algumas informações desencontradas acabei conhecendo o Marcello da Audio Design que depois de saber do meu set e das minhas pretenções me passou o contato do Thiago da Koyama.

 

Enfim, passei DIAS literalmente conversando com o Thiago, acertando todos os detalhes do amp, detalhes do meu projeto e possíveis caminhos futuros, sendo atendido de uma forma que eu nunca vi antes em nenhum representante / fornecedor / fabricante. Ponto positivo! Depois de fechado o pacote o amp ficou pronto em questão de três dias e chegou pra mim direto da AD por Sedex.

 

IMG_0202.jpg

 

De cara nada demais MESMO. Embalagem e cara de amp importado "genérico" digamos na faixa dos R$500~R$1000. Abrindo a caixa temos o amp bem posicionado e seguro por duas laterais de isopor, aparentemente a prova de correios. Um manual (ou melhor dizendo, folheto) acompanha o amp, coisa bem simples novamente. Mais um joguinho de chaves para apertar os parafusos dos bornes de força e speakers.

 

IMG_0206.jpg

 

A primeira vista o amp não chama atenção, totalmente cinza com duas laterais pratas e a logo da empresa em aço escovado, footprint mediado, peso mediado também. O amp é inteiramente metálico (provavelmente alumínio fundido), mas passa a impressão de uma certa fragilidade (o alumínio fundido não é um grande absorvedor de impactos). A qualidade de acabamento é "OK", pecando em alguns pontos não facilmente notados como alinhamento dos heatsinks das laterais metálicas em aço e dos da carcaça de alumínio. Não é um amp BONITO digamos assim e nem tem a qualidade e fineza de construção de um DLS Ultimate, um Genesis Serie III etc.. Mas também não seria nem JUSTO comparar ele com amps dessas linhas.

 

De um lado os bornes de alimentação e de speakers. Eu, pessoalmente, não sou fã desse tipo de borne. Perdem-se parafusos facilmente. O terminal de força mal aceita um cabo 4 AWG de qualidade mas temos dois fuses generosos ao lado (40a cada). Ponto negativo IMO.

 

IMG_0209.jpg

 

 

O que chama atenção mesmo são as modificações da linha Competition, mesmo fora da carcaça. Nas laterais que recebem o RCA vemos apenas os conectores (de boa qualidade de construção, mas de acordo com a faixa de preço do amp, oriundos do "DAT STOCK" mesmo) e os controles de ganho. NADA da placa de cross que tem o amp original, apenas os furos onde deveriam estar os controles.

 

IMG_0207.jpg

IMG_0208.jpg

 

Nota-se também a base estufada do amp. Deixo claro que me foi avisado que o amp viria assim. Fato é que alguns capacitores de áudio que me foram propostos não cabem na altura do amp. Olhando pra dentro vemos que ao menos tiveram o cuidado de colocar uma espécie de "proteção" na chapa metálica pros caps não estarem diretamente em contato com ela. Olhando pelos vãos dos conectores faltantes dá pra se notar que o trabalho de "upgrade" de fábrca foi bem executado, soldas bem feitas, componentes organizados. O amp tb vem com um lacre da "Koyama" indicando que o mod é de fábrica BRASIL mesmo. Ponto positivo.

 

IMG_0210.jpg

 

Enquanto o valor de um DAT "normal" é por volta de R$800 essa versão Competition custa facilmente o dobro disso. O valor de R$800 me parece bem justo e dentro do padrão de qualidade, potência e acabamento. A outra metade se justifica em parte pela mão-de-obra especializada envolvida no retrabalho feito aqui no Brasil e, espera-se, na qualidade final do áudio.

 

Por falar nisso, o amp foi instalado HOJE na minha loja já conhecida de tempos, a Sigma Soundcar. Um adendo aqui, trabalho impecável da Sigma, ambiente e atendimento top como sempre ($$$$$$ hahahaha [¨] )

 

Enfim, carro de volta vamos ao que interessa, áudio!

 

Só dar uma palhinha sobre o sistema que serve de background nesse caso:

 

Carro Peugeot 206 Feline 2008

 

Bateria Moura 60A

Cabos de força Knukonceptz Kolossus

Distribuidores Audison Sonus

Megacapacitor Alumapro 5F

 

HU Clarion DRZ9255

Cabos RCA Belden+Eichmann para tweeters, Knukonceptz Silver para mids e Monster XLN401 para os subs

 

Amp stereo DAT 4 canais ativo 4x100W

Amp mono JL HD 750/1 1x750W

 

Cabos de tweeters Chord Carnival Silverscreen

Cabos dos mids Canare 4S8

Cabos do subs Canare 4S8

 

Tweeters Scan Speak Revelator 7000 em peitinhos acima do painel direcionados on-axis

Médios Scan Speak Revelator 15W em pezinhos direcionados on-axis

Subwoofers Alto Mobile Falstaff em caixas seladas

 

som206012.jpg

som206013.jpg

 

Sistema ligado, em primeiro lugar, droga! Perdi todas minhas configurações do player..

 

Lá vai eu, subs em -20Db, cortes em 2500Hz entre mid e twt e 80 entre mid e sub, ou seja, arroz com feijão. TA feito "nas coxa" com a posição medida de cada falante e depois mais 5 minutos de "ajuste meio fino" hahahahaha

 

Olho o case de CDs e acho dois adequados, primeiro um jazz/funk com Junior Wells - Everybody's Gettin Some e depois um new rock/pop inglês com Jammie Cullum - Catchng Tales.

 

Primeiras músicas vão passando e a coisa não vai muito bem... som magro, frio, pouco extensão, mas já mostrando ser aberto e com uma dinâmica interessante que eu não tinha no Arc Audio SE que estava no lugar antes do DAT. Aí lembrei das palavras do Thiago, "espere o amp esquentar, vai levar uns 30 minutos pra ele acentar como deve". Dito e feito, depois de 10 minutos a coisa já começou a melhorar.

 

O som foi ganhando corpo, médio mostrou que tem dinâmica de sobra, vocais esquentaram, ficaram mais macios, extensão melhorou, palco deu uma definida melhor, melhoraram os recortes. Isso em 10 minutos! Bacana!

 

Depois de uma hora ouvindo o amp já parece ter chegado no limite, mas claro, lembrando que nem os ajustes estão perfeitos nem o amp passou pelo "período de queima" adequado.

 

Comparando com o Arc Audio, lembrando que já faz um mês que eu tirei o Arc poderia destacar o seguinte.

 

O palco em largura permaneceu o mesmo, profundidade ganhou pouca coisa. Melhorou bem os recortes dos instrumentos e o som parece um pouco mais "aerado" do que antes.

 

O som no geral ganhou uma aura mais quente que a apresentada pelo Arc, imagino que devido ao OP BB2134 usado nas saídas de áudio. E agora vem uma notícia não tão boa. Com relação ao Arc houve uma perda de detalhamento, uma perda de extensão, uma perda de "smoothness" no agudo, com um som até granulado em alguns momentos. Isso se refletiu numa som de altas um pouco menos "natural" que o som do Arc com timbres menos precisos (justamente pontos positivos do tweeter revelator). MASSS ainda não perdi as esperanças, imagino que seja justamente nesses pontos que uma melhor queima e o passar das horas o amp vá melhorando nesses aspectos. Se não melhorar imagino ser uma limitação do OP amp que já vai pra faca tb rsrs

 

Agora a parte boa da coisa. Os médios são naturais, timbres corretos, som BEM aberto e presente (lively mesmo). Algumas passagens no Junior Wells que antes eram apenas background agora saltam ao ouvido se mostrando claras e presentes. O amp se mostra com uma macrodinâmica bem apurada e o mais impressionante, uma ambiência reveladora, mesmo no carro, coisa que eu não tinha com o Arc.

 

Aparentemente o que foi prometido pela proposta do amp está lá. Alguns detalhes de um amp "hi fi" ainda não se fazem presentes.

 

Se eu tivesse que dar um veridito, mesmo após apenas um dia de audição, na minha HUMILDE opinião, o custo x benefício desse amp, resguardando as devidas restrições no que se diz respeito a construção, faz com que seja uma excelente escolha para quem favorece áudio PURO a todo o restante. O som parece menos "hifi" e mais "imediato". Imagino ainda que o projeto do Competition não esteja finalizado. O meu pelo menos tnho certeza que vou passar por mais algum "upgrade" na sua vida útil. O amp TEM defeitos e pontos fracos, não imagino que o resultado vá agradar a todos, mas é um amp para se incluir no seu leque de escolhas para os próximos sets.

 

Essa é outra parte bacana da história. A possibilidade de evoluir um amp dessa forma, no setor automotivo, foi algo que eu sempre admirei na Tru americana, e agora tive a oportunidade de experimentar a partir de uma empresa nacional e com um preço adequado a nossa realidade. E gostei da experiência!

 

É isso, espero poder com o tempo dizer mais sobre esse amp com mais autoridade e embasamento. Novamente peço para terem CRITÉRIO com relação ao que foi escrito aqui, relembrando que são PRIMEIRAS IMPRESSÕES e NÃO verdades absolutas!!!!!!

 

:mac1

  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Review muito bom! Parabéns!

Eu achei ele bonito. Mais q os q vc citou: dls e gênesis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Valeu as impressões iniciais!

 

A diferença do stock para o competition fica por conta de componentes mesmo? Caso positivo, seria legal, depois de lançado e o pessoal do forum adquirir, comparar as diferenças sonoras e de componentes. Tá certo que 800 dilmas mal compra um único Duelund, mas para mods mais "comerciais" as possibilidades são enormes. Acho bem improvável a empresa fazer esse tipo de lista, entendo e até acho certo.

 

Interessante é que abre um porta para customizar ao gosto do freguês, se for interessante à empresa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Offtime, vc chegou a usar DLS ultimate no carro?

 

Digo isso porque tenho curiosidade em relação a esse DAT Competition, contra o DLS Ultimate, que uso atualmente.

 

Parabéns pelo review, acho que esse não tem margem para descambar em discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo review, se o preço for este mesmo citado por vc, parece uma boa opção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

show. imagino que possa mudar o som após os acertos do player, burn-in etc.

 

legal que comparou com o arc se, amp que gosto e conheço.

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo review, bem completo;

acompanhando :legal:

 

att.

Ebert

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse no caso seria igual ao que o Agenor usa no Sorento? bem legal, eu tinha visto lá na Scenic do Sakata e acho que acertaram no design, bem discreto e sem fru-frus, luzes azuis, etc...

 

e, esse perfil metálico do gabinete é bem conhecido, várias marcas usam (cadencem, sumishi, soundmagus, dat,etc) apesar das grafias e do acabamento e pintura diferentes.... estou com um Cadence aqui em casa que usa esse mesmo perfil de gabinete, os terminais e posições são iguais.

 

no mais, sempre bom ter mais uma opção no mercado! abcs!

 

dscn0920io.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo teste!

 

Acredito que valha a pena dar uns 30 dias de uso, e aí partir pra uma segunda avaliação contra outro amplificador. Embora seja uma versão com upgrade fora da fábrica contra amplificadores de fábrica, se o custo de venda for mesmo de 1600 e for acessível ao consumidor comum (não apenas a competidores), um teste contra amps da mesma faixa de preço (especialmente os DLS e os ARC, que são muito queridos pelo pessoal) seria bem interessante como balizador de compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse no caso seria igual ao que o Agenor usa no Sorento? bem legal, eu tinha visto lá na Scenic do Sakata e acho que acertaram no design, bem discreto e sem fru-frus, luzes azuis, etc...

 

e, esse perfil metálico do gabinete é bem conhecido, várias marcas usam (cadencem, sumishi, soundmagus, dat,etc) apesar das grafias e do acabamento e pintura diferentes.... estou com um Cadence aqui em casa que usa esse mesmo perfil de gabinete, os terminais e posições são iguais.

 

no mais, sempre bom ter mais uma opção no mercado! abcs!

 

dscn0920io.jpg

 

 

É esse?

 

http://www.cadencecaraudio.com.au/store/amplifiers/xenith-series/xa125-4-4-channel-80-watts-rms-4-ohm.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas palavras de apoio!

 

Review muito bom! Parabéns!

Eu achei ele bonito. Mais q os q vc citou: dls e gênesis.

 

Amigo, questão de bonito ou não é gosto mesmo, o que eu comparei ele com DLS e Genesis foi a qualidade do acabamento e materiais envolvidos.

 

Interessante. Valeu as impressões iniciais!

 

A diferença do stock para o competition fica por conta de componentes mesmo? Caso positivo, seria legal, depois de lançado e o pessoal do forum adquirir, comparar as diferenças sonoras e de componentes. Tá certo que 800 dilmas mal compra um único Duelund, mas para mods mais "comerciais" as possibilidades são enormes. Acho bem improvável a empresa fazer esse tipo de lista, entendo e até acho certo.

 

Interessante é que abre um porta para customizar ao gosto do freguês, se for interessante à empresa.

 

A diferença é a remoção da placa de cross, encurtamento do "caminho" do sinal e troca de vários componentes. No site deles dá uma ideia do que acontece. O meu amp veio com o op da Burr Brown 2134, mas eles tem outra opção com o op da Analog Devices que tem características bem diferentes, o certo seria "experimentar" os dois. Até me foi passado os componentes utilizados nessa versão competition, mas esse tipo de informação eu não acho legal eu postar aqui entende?

 

Mas realmente, a customização dessa forma eu não sei se vai ser acessível a todos os clientes ou serão selecionados, mas achei muito legal fazer o amp dessa forma.

 

show. imagino que possa mudar o som após os acertos do player, burn-in etc.

 

legal que comparou com o arc se, amp que gosto e conheço.

 

abs

 

Então, tb acho que tem muito potencial. Hoje já ouvi mais duas horas durante uma delícia de congestionamento que eu peguei (olha que coisa boa gostar de som automotivo, transito parado vira oportunidade de ouvir o amp novo!) e já deu pra notar mais algumas coisas. Aparentemente o Arc consegue restaurar detalhes de forma mais rica e precisa, te dá mais informações pro seu cérebro entender um instrumento como "real". Consegui perceber a diferença ouvindo Almir Sater tocando viola hoje pela manhã. A verdade é que os pontos fortes dos dois amps são bem distintos. O arc tem um som bem característico do hifi que pode ser visto como ruim para quem não é acustumado, o DAT tem um som mais cativante, escancarado, mas menos rico, som que mesmo pra quem não entende nada de audio vai gostar.

 

esse no caso seria igual ao que o Agenor usa no Sorento? bem legal, eu tinha visto lá na Scenic do Sakata e acho que acertaram no design, bem discreto e sem fru-frus, luzes azuis, etc...

 

e, esse perfil metálico do gabinete é bem conhecido, várias marcas usam (cadencem, sumishi, soundmagus, dat,etc) apesar das grafias e do acabamento e pintura diferentes.... estou com um Cadence aqui em casa que usa esse mesmo perfil de gabinete, os terminais e posições são iguais.

 

no mais, sempre bom ter mais uma opção no mercado! abcs!

 

 

Não sei se é igual, ainda mais a nível de componentes.

 

Legal ver esse Cadence, provavelmente a carcaça é tudo feito na mesma fundição, só colocar dois postiços com a logo e nome da marca e voilà, amp novo saindo rsrs

 

 

Ótimo teste!

 

Acredito que valha a pena dar uns 30 dias de uso, e aí partir pra uma segunda avaliação contra outro amplificador. Embora seja uma versão com upgrade fora da fábrica contra amplificadores de fábrica, se o custo de venda for mesmo de 1600 e for acessível ao consumidor comum (não apenas a competidores), um teste contra amps da mesma faixa de preço (especialmente os DLS e os ARC, que são muito queridos pelo pessoal) seria bem interessante como balizador de compra.

 

Obrigado mais uma vez.

 

Eu imagino que daria pra fazer mais um teste quando o amp completar umas 50 horas de uso, pode dar um pouco mais de um mês no meu caso. Teste comparativo poderia até ser feito sim, questão de esperar um pouco pro amp se firmar, depois marcar com algumas pessoas aqui de Curitiba uma audição pra uns 3 ou 4 no máximo. Mas valhe observar que a sinergia entre os equipamentos pode mudar muita coisa na observação do resultado de um power, por isso fiz questão de listar os equipamentos no review.

 

A primeira impressão é que em termos de qualidade ele competiria em um nicho meio sozinho devido a ter qualidades em pontos que a maioria dos amps não se preocupa tanto. No mesmo nicho dele eu diria que temos um fosgate 200ix abaixo e um genesis DMX acima.

 

...

 

Atte

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

é sim Kleber... mas esse preço tá meio estranho ein... aqui em Manaus na época era bem barato (com nota, garantia tudo bonitinho)

olha no ebay

http://www.ebay.com/itm/XAH-125-4-CADENCE-ORANGE-AMP-4-CH-1000W-SPEAKERS-TWEETERS-COMPONENTS-AMPLIFIER-/130589263168?_trksid=p5197.m7&_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D1%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D6209242641958613402

 

em muito breve vou fazer um teste nele... to vendo se consigo um DAT desses (versão normal) ou Audiophonic também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que me foi passado é que mesmo o DAT stock já é mais voltado para o SQ que o audiophonic equivalente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review!

 

Ei, não se esqueça que eu ainda não escutei esses scans dentro de um carro! Tenho curiosidade em saber o resultado.

 

Se um quiser fazer um mini encontro algum dia me chame que eu estou dentro!! []-[]

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, bonito é questão de gosto mesmo, melhor nem entrar no mérito.

 

No mais, parabéns pelo review. Em breve terei a oportunidade de ouvir um DAT não stock e um stock também. Só não sei bem se iremos fazer algum review, vou conversar com o pessoal aqui e decidir isso. Talvez seja interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo amigo. É apenas uma opnião pessoal que só ia gerar sujeira e desvirtuar o rumo das coisas :legal:

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha opinião

 

Não vi nada demais no post do Offtime também. Vai ver sou muito calmo. rs

Tipo, eu prefiro o DRZ ao P99 e gosto bastante dos DLS Ultimate, mas se alguém vir aqui e falar que o DRZ é uma bosta e que o P99 é infinitamente superior, e que os DLS são ruins e que um Pyramid toca melhor eu não to nem aí. rs

Não sou pago pra defender marca e nunca acho uma opinião como "definitiva".

Não acho que minha opinião que tais produtos são bons vale mais que a opinião de outras pessoas que acham o produto ruim. Cada um pensa de um jeito e pra mim, de boa. rs

 

 

Mas lembrando que essa é minha opinião (que ninguém pediu, é verdade :P ) rs

 

Pra mim o tópico está ótimo até agora. Todas as opiniões são válidas e não vi ninguém provocando ninguém. Todo mundo de boa []-[]

 

Abraços

Editado por brunouliana

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...