Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
offtime

DAT Competition

Recommended Posts

Off, troca uma idéia com o Danilo (triatetlan), ele tem um excelente conhecimento sobre cabos. Eu pedi algumas opiniões e dicas pra ele sobre oq usar no meu próximo set.

Ele tinha comentado comigo sobre essa deficiencia do DAT e ele tinha dado a opinião de usar o cabo Acoustic Zen. Mas se vc estiver usando o amp no PM vc vai precisar de cabos grandes que dependendo no modelo e marca o custo seria mto alto.

Se possível acho bacana vc testar o modelo Cobra(custa 134 euros 5m), talvez seria um com custo x beneficio. Mas tenta trocar ideia com o Danilo.

 

Abs.

 

Justamente eu não queria gastar muito com cabos. Eu não acho justificável comprar um cabo com valor próximo ao do amp, ainda mais com o DAT que deveria justamente ser uma opção de custo x benefício. Mas vou dar uma olhada nas linhas dos Chord e Acoustic Zen.

 

O que é especialmente interessante visto que no carro do Silvio Sakata as deficiências por você mencionadas inexistem.

Ou seja, há esperança.

 

Sim há esperança, mas já prevejo um up no opamp...

 

E no fim, Serramalte gelada com bolinho de carne do buteco do Geraldo... Filééé demais... hehe

 

Aí sim! Se mais alguém quiser pagar uma Serra Malte estamos aí []-[]

 

Só comentando do sub, realmente estava over, mas quando eu ouvi o carro antes tinha cortado o sub pra não atraplhar tanto :legal:

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Off,

 

Obrigado pelos relatos... Este tipo de informação passada desta forma que precisa ser "copiado" por aqui! :legal:

 

Só queria te dar uma opinião sobre o Crimsom PLus que vc perguntou...

 

Eu uso eles tanto no carro como no meu Home... Apesar de eu não ter um conhecimento extenso em cabos, eu posso te passar as minhas impressões...

 

Na minha opinião são um dos melhores CxB... Não custam "os óio da cara" e são muito bons... Em relação ao Cobra que foi citado, fizemos aqui em casa um "tira e põe" rapidinho, e nem eu nem meu amigo percebemos diferenças reais entre ele e o Crimson... Eu acho (e isso é apenas um achismo mesmo), que para ser ter ganhos um pouco mais significativos, só da linha Chorus pra cima... Se não for para realmente "investir" nos cabos, o Crimson é a pedida!

 

Eles tem como ponto forte as altas... Combinados com o Silverscreen podem trazer um resultado realmente interessante... Só que (porque será que sempre tem um "porém? pasmafaute ) se esta granulação que vc identificou nos agudos do seu set forem realmente um "defeito" do DAT, vc pode ter problemas muito sérios usando-o (pode, derepente, acentuar o problema)... Mas aí só testando pra saber... Como vc já tem o Silverscreen, acho que deveria tentar!!!

 

Só minha opinião...

 

[]s

 

Rui

 

 

 

 

PS: Pô pessoal, o cara gasta um tempo danado pra postar estas informações interessantes pra todos nós, que abre um discusão bacana sobre os produtos e ninguém tem coragem de agradecer!? Pra clicar no "+" ali no canto inferior direito não paga nada não!!! o-o-

Editado por Rui
  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Off,

 

Obrigado pelos relatos... Este tipo de informação passada desta forma que precisa ser "copiado" por aqui! :legal:

 

PS: Pô pessoal, o cara gasta um tempo danado pra postar estas informações interessantes pra todos nós, que abre um discusão bacana sobre os produtos e ninguém tem coragem de agradecer!? Pra clicar no "+" ali no canto inferior direito não paga nada não!!! o-o-

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradecimentos ao Rui pelos comentários sempre oportunos (conjunto da obra, aqui e no htforum) e ao offtime, pelo post e, principalmente, pelo convite para uma Serra Malte.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos, como eu NAO estou no CARNAVAL vou postar aqui hahahaha

 

Então, os cabos por enquanto vou deixar do jeito que está para poder testar outras mudanças!

 

Sobre o detalhe que vc comentou que poderia ficar ruim. Bem, o granulado aparentemente sumiu! :pirou:

Acho que era justamente algum componente eletronico que depois de tocar algumas horas já assentou! A definição melhorou um pouco, mas ainda continua devendo em textura nos médios.

 

O que estou percebendo agora depois que eu e o evepainkiller fizemos a audição é que realmente tem sibilância (por exemplo na Spanish Harlem do SQ) ou em outras gravações que puxam mais o "SSS". E outra coisa a estridência que ele comentou também aparece apenas em algumas gravações e dá a impressão do médio estar cornetando um pouco.

 

Falei com o "modder" e vou enviar o amp para dar mais uma ajustada, calibrar o bias, e vamos ver se melhoramos os pontos fracos. Isso sem trocar nada, só ajustes mesmo.

 

Também estou com mais umas coisinhas pra por no carro. Estou com um DRZ modificado pelo Matt Roberts (do DIYMA) e com uma bateria optima yellow. Também estou com planos de fazer um pequeno mod na fonte DC/DC do DRZ.

 

Vamos ver, tá cada vez mais divertido isso. [-]

 

Hoje ouvi um CD novo, Allan Taylor - Colour to the Moon, caramba, é pra esse tipo de coisa que eu gastei tanto com som automotivo. Estava perfeito no sistema, não consegui identificar quase nada das deficiências que aparecem em outras gravações. Não sei se elas não estavam lá ou se eu que estava tão atordoado que não conseguia ouvir o "som", apenas a "música". :rever1:

 

E obrigado ao Rui pelos pontos rsrs valeu, mas ainda tenho caminho pela frente até deixar tudo perfeitinho!

 

Ah Serra Malte, isso sim é cerveja hahahahahah e o pessoal daqui babando por Bohemia, VADERETRO! Malditos! Pararam de fabricar a Weiss e a Confraria que eram as boas e faziam meus finais de tarde mais felizes!

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Acho" que:

 

Spanish harlem tem sibilancia na gravacao (com diversos equipamentos, falantes, cabos, a sibilancia apareceu aqui);

 

Confraria eh serie limitada, que soh "soltam" de vez em quando; a weiss eu vejo as vezes ainda no supermercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica eu percebia mesmo que tinha algo estranho mas mesmo assim acho q pelo amp ser bem aberto ele evidencia ainda mais.

 

Aqui em Curitiba pelo menos já faz uns dois anos que eu não acho mais a weiss nem a confraria. A Weiss era a minha cerveja predileta, agora só me sobra o chop de trigo da Eisenbahn que tb e excelente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou um pouco atrasado mas vamos lá...

 

Tive a oportunidade de ouvir vários sistemas com os amps da DAT e divido a opinião em 2 partes: existe uma versão padrão onde se tem um amp simples, com boa relação custo benefício para uso no dia a dia. Já a versão "Mod, Turbinada, Competition, etc", é um amp com características peculiares. Até onde entendi, não existe um padrão, até porque ele é personalizável. O interessante é a possibilidade de realizar o mod conforme as necessidades e características do seu sistema. Dentro de uma faixa de até R$ 2.000,00, acredito que seja uma alternativa interessante. Fato que existe a necessidade de tempo e muita paciência para chegar ao casamento correto, mas afinal de contas, o HiFi é justamente isso, não?

 

Antes que digam algo, não trabalho com o fabricante, não ganho comissão por divulgação ou venda. Particularmente prefiro buscar equipamentos prontos e balancear as suas características. Simplesmente estou para compartilhar as experiências que tive com o amp citado e agregar informações ao tópico, ok?

 

Offtime, parabéns pelo review! Espero que consiga chegar no seu objetivo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Acho" que:

 

Spanish harlem tem sibilancia na gravacao (com diversos equipamentos, falantes, cabos, a sibilancia apareceu aqui);

 

Confraria eh serie limitada, que soh "soltam" de vez em quando; a weiss eu vejo as vezes ainda no supermercado.

 

Ela é QUASE sibilante. Mas é reconhecida por ser a gravação mais limpa e natural.

 

Se o sistema for meio "alegrinho" nas altas, tende a sibilar mesmo. Não diria que seja uma característica ruim, vai do seu gosto e do que ouve. Pra mim, no acerto legal, ela bate muito perto de sibilar mesmo. Se tá sibiando de apitar mesmo, aí tem algo errado... podendo, inclusive, ser problema de reprodução de harmônico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela é QUASE sibilante. Mas é reconhecida por ser a gravação mais limpa e natural.

 

Se o sistema for meio "alegrinho" nas altas, tende a sibilar mesmo. Não diria que seja uma característica ruim, vai do seu gosto e do que ouve. Pra mim, no acerto legal, ela bate muito perto de sibilar mesmo. Se tá sibiando de apitar mesmo, aí tem algo errado... podendo, inclusive, ser problema de reprodução de harmônico.

 

 

No meu carro, com o tweeter le-son não sibilou, mas com o 1TW1 é ssss que não acaba maissssss.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, 1TW1 é até "modesto" demais nas altas. O LeSon toca a partir de 5KHz, o 1TW1 toca mais abaixo, pode ser aí o problema.

 

Creio que a culpa seja nos médios, ou no pé dos agudos. Ressonância de falante mesmo.

 

Essa semana, testando um falante que fiz aqui pro carro (suspensão bem mole, conjunto leve e magnético parrudinho) consegui uma resposta quase full, mas com um PUTA pico em 3Khz. Cada voz "rasgava", bastou um retoque no EQ pra matar e pronto, depois faço um notch pra ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí Off, alguma novidade sobre o processo de burr-in do amp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kim, ainda não. Por falar nisso preciso fazer uns ajustes no amp que devam ser feitos essa semana.

 

O que mudou foi que eu troquei a bateria por uma Optima, deu um pouco mais de corpo nos médios. Ajustei um pouco melhor o sub. E troquei o DRZ por um DRZ Mod que melhorou MUITO o som, praticamente tirou a sibilância, deu uma camada mais no som, mais naturalidade no geral. Mas ainda tem alguns pequenos passos que eu quero resolver com esse ajuste no amp agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, a alimentação elétrica do sistema é um fator importante. As pessoas acham que serve somente para não ficar com o carro na mão. No residencial existe a preocupação nesse quesito visando a performance. Legal saber que houve real percepção no audio com a alteração da bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kim, ainda não. Por falar nisso preciso fazer uns ajustes no amp que devam ser feitos essa semana.

 

O que mudou foi que eu troquei a bateria por uma Optima, deu um pouco mais de corpo nos médios. Ajustei um pouco melhor o sub. E troquei o DRZ por um DRZ Mod que melhorou MUITO o som, praticamente tirou a sibilância, deu uma camada mais no som, mais naturalidade no geral. Mas ainda tem alguns pequenos passos que eu quero resolver com esse ajuste no amp agora.

 

Mod pelo Ccunha?

 

Se for, fica realmente BEM interessante! Sobe em detalhamento sem ficar pedante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não kleber, esse veio dos EUA, o mod foi feito pelo Matt Roberts do DIYMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não kleber, esse veio dos EUA, o mod foi feito pelo Matt Roberts do DIYMA

 

Já ouvi falar muito desse cara...é o Cunha versão EUA! Hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Review muito legal, são topicos como este que enriquecem o forum. E de quebra ainda me ajudou a ter uma ideia melhor da linha SE da Arc que eu to de olho pra empurrar meu focal 165v30... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amp voltou da rodada de ajustes!

 

Posso dizer que melhorou MUITO. Os graves ganharam corpo, o amp ficou bem "full" agora nas baixas, melhorou impacto e não perdi nada no quesito.

 

Tive a impressão que o amp fechou um pouco, aquela coisa de colocaram um veu por cima e blablabla. Mas nesse caso parece que foi a solução. Os agudos não sibilam mais (nem mesmo na Spanish Harlem :legal: ) e os médios pararam de cornetar, ou seja, parei de ser "agredido" pelo amp. Textura e definição melhoraram beeem tb, extensão ainda ficou como estava, mas já bem próximo dos 100%.

 

Só ressaltar que foi trocado o op amp (por um do mesmo valor, ou seja, baixo rsrs) e ajustado algumas calibragens do amp. Também foi trocado uns capacitores da fonte do DRZ, agora até a fonte é mod rsrsrs

 

Posso dizer que hoje tenho o melhor sistema que já tive em um carro, estou MUITO feliz e satisfeito com o resultado. Pelo que está tocando agora eu não trocaria o DAT pelo Arc Audio.

 

Pode parecer absurdo, mas ficou bom nesse nível mesmo!

 

Claro que isso depois de ouvir o amp primeiro, avaliar as necessidades dele para o MEU sistema, e ajustar de forma a corrigir os defeitos. Ótima experiência ver a coisa "se encaixando" depois de algumas mudanças.

 

:mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amp voltou da rodada de ajustes!

 

Posso dizer que melhorou MUITO. Os graves ganharam corpo, o amp ficou bem "full" agora nas baixas, melhorou impacto e não perdi nada no quesito.

 

Tive a impressão que o amp fechou um pouco, aquela coisa de colocaram um veu por cima e blablabla. Mas nesse caso parece que foi a solução. Os agudos não sibilam mais (nem mesmo na Spanish Harlem :legal: ) e os médios pararam de cornetar, ou seja, parei de ser "agredido" pelo amp. Textura e definição melhoraram beeem tb, extensão ainda ficou como estava, mas já bem próximo dos 100%.

 

Só ressaltar que foi trocado o op amp (por um do mesmo valor, ou seja, baixo rsrs) e ajustado algumas calibragens do amp. Também foi trocado uns capacitores da fonte do DRZ, agora até a fonte é mod rsrsrs

 

Posso dizer que hoje tenho o melhor sistema que já tive em um carro, estou MUITO feliz e satisfeito com o resultado. Pelo que está tocando agora eu não trocaria o DAT pelo Arc Audio.

 

Pode parecer absurdo, mas ficou bom nesse nível mesmo!

 

Claro que isso depois de ouvir o amp primeiro, avaliar as necessidades dele para o MEU sistema, e ajustar de forma a corrigir os defeitos. Ótima experiência ver a coisa "se encaixando" depois de algumas mudanças.

 

:mac1

 

 

Esse DAT que vc digamos "personalizou" não é mais o de "linha" ?

 

Não entendi bem como que funciona o competition, pensei que ele fosse um DAT melhor que o comercial normal,com outros equipamentos internos e tal, mas ao que parece o DAT é personalizavel conforme o "gosto do cliente" é isso?

 

Qualquer um pode chegar e dizer, eu quero um ampli "assim e assado" conforme o restante do teu sistema e a fábrica te manda um? Ou o seu, como foi para testes se tornou uma versão diferente?

 

Desculpa a quantidade de perguntas, é que fiquei curioso com o resultado desse amplificador, a pergunta é na humildade, não é pra fazer polêmica, ou questionar o produto, é curiosidade de cliente mesmo, até porque eu se tivesse um ampli desse nível na mão nem saberia ao certo quais componentes pedir para trocar.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse DAT que vc digamos "personalizou" não é mais o de "linha" ?

 

Não entendi bem como que funciona o competition, pensei que ele fosse um DAT melhor que o comercial normal,com outros equipamentos internos e tal, mas ao que parece o DAT é personalizavel conforme o "gosto do cliente" é isso?

 

Qualquer um pode chegar e dizer, eu quero um ampli "assim e assado" conforme o restante do teu sistema e a fábrica te manda um? Ou o seu, como foi para testes se tornou uma versão diferente?

 

Desculpa a quantidade de perguntas, é que fiquei curioso com o resultado desse amplificador, a pergunta é na humildade, não é pra fazer polêmica, ou questionar o produto, é curiosidade de cliente mesmo, até porque eu se tivesse um ampli desse nível na mão nem saberia ao certo quais componentes pedir para trocar.

 

:legal:

 

Eu tbm tenho esta curiosidade...

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso te dizer que o pessoal da DAT tb estava feliz com o resultado do seu amp. eles estavam comentando hoje, que ta tocando mto bem! parabens :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse DAT que vc digamos "personalizou" não é mais o de "linha" ?

 

Não entendi bem como que funciona o competition, pensei que ele fosse um DAT melhor que o comercial normal,com outros equipamentos internos e tal, mas ao que parece o DAT é personalizavel conforme o "gosto do cliente" é isso?

 

Qualquer um pode chegar e dizer, eu quero um ampli "assim e assado" conforme o restante do teu sistema e a fábrica te manda um? Ou o seu, como foi para testes se tornou uma versão diferente?

 

Desculpa a quantidade de perguntas, é que fiquei curioso com o resultado desse amplificador, a pergunta é na humildade, não é pra fazer polêmica, ou questionar o produto, é curiosidade de cliente mesmo, até porque eu se tivesse um ampli desse nível na mão nem saberia ao certo quais componentes pedir para trocar.

 

:legal:

 

Amigo então, eu não sei direito sobre como vai ficar a venda comercial desse amp. Acho que se vc entrar em contato com eles eles poderiam te explicar bem melhor que eu!

 

Mas assim, pelo que eu entendi vai existir um Dat Competition "comercial" onde vc vai ter algumas opções de op amps de acordo com o seu gosto. O que eu estava antes era o Burr Brown 2134 e o que esta agora é o 2604, mas tem um analog devices pra escolher tb. O que acho que fica configurável é o ajuste de bias e o opamp praticamente. O restante do up como tirar placa, trocar caps etc acho que é bem parecido, com alguns ajustes pequenos pra adequar ao OP amp que vc escolher.

 

O que eu percebi é que o amp veio numa confguração bem aberta e agressiva, o que, pra mim, não funcionou (alias, funcionou, mas deixou alguns pontos falhos). Mas pode não ter funcionado pelos falantes que eu uso e pelo tipo de música que eu curto. Imagino que se eu gostasse de eletronico, metal, pop algo assim seria uma boa opção como veio da primeira vez.

 

O que veio agora pra mim ficou perfeito bem equilibrado e rico. Oq eu nao vou poder te dizer é se foi mudado mais alguma coisa no amp alem do opamp (e da configuração para esse novo) pq o amp vem lacrado deles. Mas assim eu não paguei nada pra fazer esses ajustes. Oq eu imagino é que dependendo do volume de vendas essa possibilidade de ajuste e trocas pos venda va ficando cada vez mais restrito pelo tempo que consome mesmo (ou vá ser cobrado). Se eu fosse alguem lendo aqui e tivesse interesse eu tentaria ver o quanto antes pra tentar pegar essa fase em que o amp ainda esta entrando no mercado e isso ainda é possivel de fazer.

 

Agora pra quem é mais louco que eu (poucos imagino) eu cheguei a conversar com o Thiago sobre um mega uber upgrade. Mas o valor ficaria muito mais alto pq é uma serie de componentes extremamente caros que teriam que ser usados. E nesse nivel de investimento, hoje em dia, pra mim é residencial. Ah e antes que eu alguem fale que esses componentes nem devem ser tao caros assim, desculpe mas parte deles eu estava vendo o preço junto com o Thiago, tinha opamp de $160 o par.

 

Espero ter esclarecido essa questão!

 

Abraços

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso te dizer que o pessoal da DAT tb estava feliz com o resultado do seu amp. eles estavam comentando hoje, que ta tocando mto bem! parabens :legal:

 

Bacana saber disso! O amp ficou muito redondinho mesmo, perfeito pro que eu escuto, casou muito bem com os revelator.

 

Eu até comentei acima sobre um outro nivel de upgrade. Pra mim, no carro, não justifica. Se vc ouvir o nivel que esta agora o amp vc sabe que qq coisa alem disso é pra ouvir com o carro estacionado na garagem a noite.

 

E vai ficando complicado falar por aqui sem ninguém se ofender com isso, mas, na minha opinião, esse DAT como está agora é pra competir com amps de R$5000, e não falo só em custo x benefício mais, falo em qualidade mesmo.

 

Claro, como eu sempre falo, pelo que esta no MEU sistema depois de ser ajustado de acordo com o que eu pedi pra eles que eu tinha notado de deficiencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh, esse outro tipo de upgrade eh algo bem nervoso mesmo. se nao pensa em comprar, melhor nem ouvir hehehe

 

dps da o feedback pros caras, pq eles realmente se dedicam pra montar um amp legal

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...