Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Daniel Cavalcante

Positivo 21mm escurecendo ??? Trocar??

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, notei que o cabo pompéia de 21mm que uso no positivo do som, está escurecendo.

Na verdade são apenas os fios do miolo do cabo, que em vez de estarem dourados, estão opacos, marrons.

Eu diria que 30% do miolo está assim, o restante dos fios (do centro para a extremidades), estão intactos.

O cabo não apresenta nenhum sinal de derretimento da borracha, pelo contrário, parece 0. Brilhando.

Isso é normal? Ou devo trocar o cabo?

Será que isso é oxidação (moro no litoral)?

Postado em

Com máxima e absoluta certeza que é oxidação !

E acredito sim que a condutividade do cabo esteja comprometida , é dificil dizer ao certo , mas que está comprometida está.

O ideal é além de usar terminais prensados , usar ainda solda com ferro de grande potencia ( tenho ferros de até 350 watts - um de 150~180 w solda 21mm² fácil ) e ainda proteger alguma parte exposta do cabo junto ao terminal com fita auto fusão.

Assim não tem treta !

Abraço :legal:

Postado em

Meu pompeia de 21mm² vai fazer uns 7 anos que eu tenho ele ehehhe...

No meu caso foi diferente e pior! [^] Uma vez quando eu tirei do carro, o cabo parecia uma mangueira de água ahauhauhauhauahuahua.

tava cheio de água por dentro! :banghead.

Mas tô usando ele até hoje, se tá oxidado, tá sim, mas tá funcionando de boa.

Postado em

Não se incomode com isto. Trocar o cabo agora será mera perda de dinheiro. Deixa pra trocar quando trocar de carro.

+1

Por isso que eu nem tô esquentando para comprar fiação nova e cabos de RCA de boa qualidade ou ótima qualidade!

Postado em

eu não confio nesses cabos pompéia.

um bom cabo de 5m x 25mm sai uns 60 reais + ou -.

eu trocaria.

não digo que vá melhorar o som em algum aspecto, mas com certeza você terá mais confiança.

Postado em

Pessoal, notei que o cabo pompéia de 21mm que uso no positivo do som, está escurecendo.

Na verdade são apenas os fios do miolo do cabo, que em vez de estarem dourados, estão opacos, marrons.

Eu diria que 30% do miolo está assim, o restante dos fios (do centro para a extremidades), estão intactos.

O cabo não apresenta nenhum sinal de derretimento da borracha, pelo contrário, parece 0. Brilhando.

Isso é normal? Ou devo trocar o cabo?

Será que isso é oxidação (moro no litoral)?

Postado em

Com certeza é oxidação. Infiltrou umidade. Joga um desingripante na ponta do cabo e raspa com faca ou estilete, geralmente melhora a situação. A questão é o quanto isso chega a comprometer a passagem de corrente. E olha que pompéia é um cabo bom, tem coisa beeem pior no mercado.

Postado em

geralmente acontece quando o cobre fica exposto mesmo...

o meu estava assim, cortei o pedaço que estava oxidado e desencapei um novo pedaço...

neste novo pedaço cobri ele todo com estanho, agora não oxida mais...

não é necessário trocar o cabo, faça igual eu fiz e boa !!!

abçs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...