Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ejfrederico

Dois cabos de alimentação como se fosse apenas um

Recommended Posts

Ai galera fmz.

 

Atualmente uso um cabo de 9mm para alimentar audiophonic 800.4 estou usando esse cabo porque era da minha antiga corzus 1004 e uso a 800.4 apenas para alimentar o kit duas vias e os triaxiais da parte de trás do carro e outro cabo de 16mm apenas para HT600 e na frente existe dois fusiveis independente para cada cabo.

Como vou trocar de carro eu queria usar os dois cabos tanto de 9mm com 16mm como se fosse apenas um de 25mm, agora pergunto posso fazer isso a união dos dois tera o mesmo desempenho de um cabo de 25mm ou é mais viavel comprar outro cabo de 16mm para ficar dois cabos iguais.

Aqui no meu trampo o eletrecista falou que o cabo de menor diâmetro vai esquentar mais.

 

Abs Frederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pegar dois cabos de MESMA espessura nao tem problema... porem se possivel o certo eh serem até do mesmo rolo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera fmz.

 

Atualmente uso um cabo de 9mm para alimentar audiophonic 800.4 estou usando esse cabo porque era da minha antiga corzus 1004 e uso a 800.4 apenas para alimentar o kit duas vias e os triaxiais da parte de trás do carro e outro cabo de 16mm apenas para HT600 e na frente existe dois fusiveis independente para cada cabo.

Como vou trocar de carro eu queria usar os dois cabos tanto de 9mm com 16mm como se fosse apenas um de 25mm, agora pergunto posso fazer isso a união dos dois tera o mesmo desempenho de um cabo de 25mm ou é mais viavel comprar outro cabo de 16mm para ficar dois cabos iguais.

Aqui no meu trampo o eletrecista falou que o cabo de menor diâmetro vai esquentar mais.

 

Abs Frederico

 

Boa tarde !!!

 

Se você usar dois tubos diferentes em diâmetro para vasão de uma certa quantidade de água, o de menor diânmetro vai estourar ???

Não.

Então o cabo de menor bitola não vai esquentar !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal.

 

Esta dando uma estudada e vcs achão melhor eu vender o de 9mm e comprar mais um de 16 para ficar os dois igual ou comprar um novo apenas de 25mm para tocar tudo, ai eu vendo o de 16mm e o de 9mm.

Achei esse topico com a mesmo duvida minha e o falarão que dois cabos de 16mm vai dar um de 24mm +/-.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=95234

Eu quero montar um SQ e as vezes SQPL.

 

Abs Frederico

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o certo eh colocar 2 iguais pq eu liguei um 6mm com 1 10mm e o 6mm esquentava sim... ja o 10mm ficava frio...

Editado por mksound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !!!

 

Se você usar dois tubos diferentes em diâmetro para vasão de uma certa quantidade de água, o de menor diânmetro vai estourar ???

Não.

Então o cabo de menor bitola não vai esquentar !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

 

Realmente água e energia elétrica são iguais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente água e energia elétrica são iguais.

foi impressao ou tiro uma onda ai heim? hahaha o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os exemplos mais clássicos pra explicar o que é corrente elétrica usa a água como comparação.

 

Agora sobre esse relato de o cabo mais fino esquentar, provavelmente o cara ligou o fio mais fino em um módulo o qual era necessário um fio mais grosso. Se ligar os dois cabos em paralelo, e não usar um cabo pra cada módulo, não vai esquentar não, os dois tem que esquentar por igual. Acredito que possar fazer tal ligação com aqueles distribuidores de cabos, na entrada vc liga os dois juntos, e depois do distribuidor separa um cabo pra cada módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso com um de 9mm + 1 de 6mm e o menor não esquentou não ! não achei diferença, mas creio eu é melhor usar os dois de mesma bitola !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os exemplos mais clássicos pra explicar o que é corrente elétrica usa a água como comparação.

 

Agora sobre esse relato de o cabo mais fino esquentar, provavelmente o cara ligou o fio mais fino em um módulo o qual era necessário um fio mais grosso. Se ligar os dois cabos em paralelo, e não usar um cabo pra cada módulo, não vai esquentar não, os dois tem que esquentar por igual. Acredito que possar fazer tal ligação com aqueles distribuidores de cabos, na entrada vc liga os dois juntos, e depois do distribuidor separa um cabo pra cada módulo.

os 2 estavam ligados no mesmo amplificador! e soldados ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os exemplos mais clássicos pra explicar o que é corrente elétrica usa a água como comparação.

 

Agora sobre esse relato de o cabo mais fino esquentar, provavelmente o cara ligou o fio mais fino em um módulo o qual era necessário um fio mais grosso. Se ligar os dois cabos em paralelo, e não usar um cabo pra cada módulo, não vai esquentar não, os dois tem que esquentar por igual. Acredito que possar fazer tal ligação com aqueles distribuidores de cabos, na entrada vc liga os dois juntos, e depois do distribuidor separa um cabo pra cada módulo.

 

 

Me desculpe, mas eu sou Eng. Elétrico e nunca na universidade escutei alguem comparar eletricidade com água.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe, mas eu sou Eng. Elétrico e nunca na universidade escutei alguem comparar eletricidade com água.

 

Vamos "brincar" com água enquanto fazemos as ligações, deve ser no mínimo interessante.

 

Alguns curtos,choques, tudo dentro do normal.

 

eAUIEHAiueaHEa

 

É cada uma que me aparece!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe, mas eu sou Eng. Elétrico e nunca na universidade escutei alguem comparar eletricidade com água.

 

E comparando a "Corrente Elétrica" (não eletricidade) passando por cabos, com água passando por Tubos?

 

E como vc explicaria, de forma simples, porque a necessidade de um cabo mais grosso pra uma corrente elétrica maior?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo pode usar sem problema nenhum vc tera a área da secção de cobre igual a somatória da área dos dois fios

No caso terá um fio de 25 mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E comparando a "Corrente Elétrica" (não eletricidade) passando por cabos, com água passando por Tubos?

 

E como vc explicaria, de forma simples, porque a necessidade de um cabo mais grosso pra uma corrente elétrica maior?

 

 

Quanto maior a área da secção transversal (bitola) maior é a eficiência e menor é a perda do condutor. Quanto maior é a bitola, maior quantidade de elétrons podem percorrer o condutor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o certo eh colocar 2 iguais pq eu liguei um 6mm com 1 10mm e o 6mm esquentava sim... ja o 10mm ficava frio...

 

Então sua ligação estava com problemas, pois o mais fino esquentar sozinho não existe.

 

Realmente água e energia elétrica são iguais.

 

Pra falar em corrente, dá pra usar a comparação sim.

 

Eu mesmo já usei a teoria das caixas d'agua pra explicar a ligação de duas baterias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a área da secção transversal (bitola) maior é a eficiência e menor é a perda do condutor. Quanto maior é a bitola, maior quantidade de elétrons podem percorrer o condutor.

 

E quanto mais largo o cano, mais água passa...

 

Viu como tem relações relativamente relacionais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto mais largo o cano, mais água passa...

 

Viu como tem relações relativamente relacionais?

 

Não necessariamente, depende da pressao e logo da velocidade, em corrente nao ha como encontrar semelhanca. Em uma tubulacao que queira passar x metros cubicos por minuto, ou seja, deseja- se uma vazao x, pode-se diminuir o tamanho da secao e assim aumentar a pressao/ velocidade, dentro de quanto a tubulacao suporta de pressao. Ja a corrente a velocidade é sempre a mesma, nao ha como estrangular a passagen de eletrons, ou aumentar a velocidade para obter mais corrente com a mesma tensao.Neste caso tem que colocar um cabo mais grosso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aliais quando a corrente é estrangulada ocorre efeito joule, seguido do aquecimento do condutor e possivel derretimento do invólucro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aliais quando a corrente é estrangulada ocorre efeito joule, seguido do aquecimento do condutor e possivel derretimento do invólucro.

Não adianta galera,

Os leigos lá em cima já se passaram como expert's.

Agora,

Temos um Eng. Elétrico pessoal.

Outro nível né.

Eu acho que ele tem toda a razão.

Senão o pessoal pode começar a usar um cabo de 6mm, pra passar do alternador para o módulo,

Ou melhor, do Alternador para a Bateria Auxiliar.

Pensem e reflitam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto mais largo o cano, mais água passa...

 

Viu como tem relações relativamente relacionais?

 

 

Bom dia !!!

 

Ta ai a opinião de um cara formado e pós graduado em "HUMILDADE" !!!

 

Vou explicar a Analogia:

 

- No cabo de energia passa corrente !!!

- No tubo de água passa água !!!

Logo quanto mais "grosso" melhor a con-du-ti-bi-li-da-de.

 

- O Cabo poderá esquentar se houver uma emenda mau feita ou se as conexões estiverem fracas !!!

- O Cano vai estourar ou vazar se houver uma emenda mau feita ou se as conexões estiverem fracas !!!

Logo deu na mesma.

 

Agora é lógico se houver pressão de uma bomba d'água no cano ou excesso de consumo no cabo, o cano estoura e o cabo pega fogo, mas não é o caso (9+16mm²) !!!

 

Analogias melhoram a comprensão de certas matérias, não confundam "Analogia" com "Tese" !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aliais quando a corrente é estrangulada ocorre efeito joule, seguido do aquecimento do condutor e possivel derretimento do invólucro.

 

Meramente didático... como explicar corrente elétrica a alguém que não sabe? Tem que ser didático.

 

Falei, por exemplo, das caixas d'agua quando citei sobre baterias. Duas caixas dagua com o topo na mesma altura, porém de capacidades diferentes, não farão com que uma fique vazia e a outra cheia, ou que uma acabe mais rápido que a outra... uma boa analogia para baterias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não adianta galera,

Os leigos lá em cima já se passaram como expert's.

Agora,

Temos um Eng. Elétrico pessoal.

Outro nível né.

Eu acho que ele tem toda a razão.

Senão o pessoal pode começar a usar um cabo de 6mm, pra passar do alternador para o módulo,

Ou melhor, do Alternador para a Bateria Auxiliar.

Pensem e reflitam...

 

Acho que vc não entendeu o ponto... tá vendo briga e incitando confusão onde não tem.

 

Sigamos com um bom tópico, sem ficar criando animosidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...