Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rapmaster666

Pode Isso 16mm+16mm=32mm?

Recommended Posts

Postado em

Amigos, visto meus problemas e algumas opniões do pessoal do forum, vou refazer o cabeamento deixando o cabo de 21mm que esta lá apenas para o modulo AB de 400rms, fazendo os calculos na pagina do autosom ta ok para ele com disjuntos e fusivel de 80A

Agora vou refazer o do T1000 (1000rms Classe D), tenho uns 12 metros de cabo 16mm aqui em casa, minha duvida é:

Posso Junta-los e assim ficar com Cabeamento de 32mm, assim tbm deixo preparado para futuros upgrades tipo um amp de 2000rms??

Outro problema são os fuses e os disjuntores, aqui na minha cidade é dificil achar eletrica pesada, além de que arrumar componentes com bitola de 32mm aqui é f..., posso dividir nos dois cabos de 16mm tipo:

Total 100 Amperes:

2 Disjuntores de 50A na bateria (um em cada cabo de 16mm) e...

2 Fuses de 50A perto do Modulo (tbm um em cada cabo)???

Obrigado

Postado em

os cabos podem ser 16+16, agora qto aos disjuntores, e fusiveis, acho que 50 pra cada positivo, vai permanecer em 50...

deixa o pessoal que entende melhor postar ae...

Postado em
Se vai vir upgrades, já faz a coisa certa!

Gambiarra é phoda.

:legal:

Não é questão de gambiarra, é que aqui para achar um cabo com mais de 21mm que para o t1000 até dá, é f..., disjuntor até acho o problema é a bitola entrar lá, agora fusivel o max que encontrei com uma bitola de 21mm são aqueles acrilicos com fuse agulha de 70A.

Agora se eu conseguir deixar um cabeamento de 32mm ai fica o bicho, e como ja gastei com o som e agora ianda por cima venceu o seguro ta f.... se eu puder aproveitar o que tenho ta otimo.

Postado em
Agora vou refazer o do T1000 (1000rms Classe D), tenho uns 12 metros de cabo 16mm aqui em casa, minha duvida é:

Posso Junta-los e assim ficar com Cabeamento de 32mm, assim tbm deixo preparado para futuros upgrades tipo um amp de 2000rms??

Olá!

A matemática é um problema, não é?

Circunferência é = 2.pi.r;

32 = 2 . 3,1416 . r;

r1 = 32 / 6,2832 = 5,0929.

16 = 2 . 3,1416 . r;

r2 = 16 / 6,2832 = 2,5465;

Área do círculo pi. r(ao quadrado);

A1 = 3,1416 . (5,0929 ao quadrado) = 81,4871;

A2 = 3,1416 . (2,5465 ao quadrado) = 20,3718 x 2 fios = 40,7436; ou x 4 fios = 81,4871;

Saudações,

Paulo.

Isso ai.

Postado em

opa, pelo que entendo, essa medida de 21mm (ou 16mm) é a área da secção transversao do fio e não o perímetro do cabo, certo? logo seriam 21mm2.

Se realmente é assim, 2 x 16mm2 seriam 32mm2 de secção transversal do condutor. 50% a mais que o de 21mm2.

Postado em
só lembrando que a bitola dos cabos é expressa em mm² que é a intersecção do fio, portanto como areas se somam, 2 cabos de 16 mm² é o que equivale a um de 32 mm².

É isso mesmo que eu disse acima. A única coisa é que não intersecção e sim secção []-[]

Postado em
É isso mesmo que eu disse acima. A única coisa é que não intersecção e sim secção  []-[]

Perfeitíssimo!

Os valores (16, 25, 32mm2, etc.) já expressam a área da seção transversal dos cabos.

Se usar mais de um, é só somar para obter a nova área total.

:legal:

Postado em

Pode juntar sim, mas como o Paulo espressou de forma matemática, você não terá um cabo de 32mm. Na realidade, vc tem algo próximo a 24mm.

O porquê é bem simples:

cabofo6.jpg

Ou seja, falta muito cabo alí pra se chegar aos 32mm.

Postado em
Pode juntar sim, mas como o Paulo espressou de forma matemática, você não terá um cabo de 32mm. Na realidade, vc tem algo próximo a 24mm.

O porquê é bem simples:

cabofo6.jpg

ôpa Kleber. Não havia visto a matemática do Paulo.

Neste caso, desculpe a informação. É que realmente sempre interpretei como sendo a área da seção transversal. ;)

Mas então eu fiquei totalmente confuso. :blink:

Se o valor não representa a área, e sim o perímetro, como calculou o Paulo, porquê a unidade é milímetros quadrado????

Postado em

O porquê é bem simples:

cabofo6.jpg

Neste caso, desculpe a informação. É que realmente sempre interpretei como sendo a área da seção transversal. ;)

Se o valor não representa a área, e sim o perímetro, como calculou o Paulo, porquê a unidade é milímetros quadrado????

Opa... Não é perímetro, e o cabo não é medido por área. Um cabo de 21mm tem 21mm, e não 21mm². Dá uma olhada no meu desenho... Você obteve 32mm de largura, mas e aí... e os 32mm de altura que um cabo de 32mm teria? Onde foi parar esse cobre todo? O desenho mostra um par de cabos de 16mm em comparação com um de 32mm. Sobrou cabo de 32mm na altura!

Lembre-se, falamos em área... se formos pro bico do lápis, a coisa fica assim:

Área = Pi * R²

A = 3,14 * 8²

=> 200,96 mm²

2 cabos de 16mm tem as áreas somadas (agora sim, podemos somar as coisas). Teremos então 401,92mm². Se substituirmos, na fórmula, essa nova área, teremos:

401,92 = 3,14*R²

R² = 401,92/3,14

R² = 128

R = 11,31

Ou seja, teremos um cabo com seção de 22,62mm.

Postado em

Cara, creio eu que o seu objetivo com 2 fios de 16mm² é reduzir a resistência, certo?

Quanto à resistência acho que realmente cai pela metade devido à relação entre resistência e àrea de seção transversal (R = (pL) / a).

sendo:

R = Resistência

p = Resistividade do material

a = area de seção transversal do fio

No caso para um fio de cobre de 5 metros e 16mm² vc tem:

R = (0,017 x 5)/ 16

R = 0,0053125 ohm.

Utilizando os conceitos de associação de resistores. Dois resistores em paralelo são iguais a:

(1 / Requivalente) = (1 / R1) + (1 / R2)

Sendo R1 = R2 = Resistência dos fios.

Requivalente = resistência equivalente dos dois fios, quando colocados em paralelo.

Requivalente = 0,0053125 / 2 = 0,00265625 ohm.

Fazendo os mesmos cálculos para um fio de 32mm:

R = (0,017 x 5) / 32

R = 0,00265625 ohm.

Resumindo, se vc colocar os dois fios de 16mm² em paralelo terá uma resistência equivalente à de um fio de 32mm². O que no caso do amigo ai "cairia como uma luva".

Obs.: Li tb os cálculos do Paulo Duto e achei muito válido, porém tenho dúvidas se a área de seção transversal considerada, em um fio, é a área utilizada pelo cobre ou conta-se tb a área do polímero que o reveste. Todos estes cálculos foram feitos baseados em leis físicas, sendo a área de seção transversal (16mm² e 32mm²) a do fio de cobre.

Caso eu esteja errado, por favor me consertem,

Abraços.

PS: O valor da resistividade eu retirei da wikipedia :legal:

Postado em

O porquê é bem simples:

cabofo6.jpg

Opa... Não é perímetro, e o cabo não é medido por área. Um cabo de 21mm tem 21mm, e não 21mm². Dá uma olhada no meu desenho... Você obteve 32mm de largura, mas e aí... e os 32mm de altura que um cabo de 32mm teria? Onde foi parar esse cobre todo? O desenho mostra um par de cabos de 16mm em comparação com um de 32mm. Sobrou cabo de 32mm na altura!

Lembre-se, falamos em área... se formos pro bico do lápis, a coisa fica assim:

Área = Pi * R²

A = 3,14 * 8²

=> 200,96 mm²

2 cabos de 16mm tem as áreas somadas (agora sim, podemos somar as coisas). Teremos então 401,92mm². Se substituirmos, na fórmula, essa nova área, teremos:

401,92 = 3,14*R²

R² = 401,92/3,14

R² = 128

R = 11,31

Ou seja, teremos um cabo com seção de 22,62mm.

Amigo Kleber,

eu já estava aqui achando q tinha escrito o meu post totalmente inapropriado, mas resolvi olhar o cabeamento da minha bateria e verifiquei que no cabo tem escrito 16mm² e não 16mm :legal:

Resumindo, o cabo chamado de 16mm, não é que ele tenha 16mm de perímetro não, ele tem 16mm de área de seção transversal, ou seja 16 mm².

Pelo menos o meu é assim :legal:

Creio que os outros cabos vendidos para fiação elétrica sigam esses padrões. Sendo assim, o amigo pode somar os dois cabos de 16mm² que vai equivaler a um de 32mm² sim.

Abraços.

Postado em

Armando, a seção medida inclui apenas o cobre, não o isolante.

O cálculo da resistividade está ok, mas minha dúvida em relação a ele é a seguinte... se temos um cabo com área equivalente a 22mm, como a resistividade será igual à do de 32mm?

Há algo nesse meio que não fecha...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...