Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Hellmind

Carro sem conteúdo nacional pode pagar 37% de IPI

Recommended Posts

Postado em

Eu concordo com a medida.

Quer ganhar dinheiro no Brasil???? Invista nele.

Neguinho quer vir pra cá e comer só picanha. Bora roer osso tb cambada.

Mais isso, só lasca mais o consumidor.

Postado em

Como se o governo tivesse feito isso pensando em alguma melhoria, defesa ou algo pensando na população.. hahahauhea

Isso ai é o dedinho dos pobrinhos Gm, Fiat, Volks e Ford na politica..

Os cara estão se fude**** bonito!! Tem que apela para influencias, pq de carro eles estão fracos..

Postado em

Como se o governo tivesse feito isso pensando em alguma melhoria, defesa ou algo pensando na população.. hahahauhea

Isso ai é o dedinho dos pobrinhos Gm, Fiat, Volks e Ford na politica..

Os cara estão se fude**** bonito!! Tem que apela para influencias, pq de carro eles estão fracos..

verdade, pois desde quando o governo faz algo em prol do povo rs

é sempre o povo se fudendo... fazer oque...

isso dá vergonha mesmo.

Postado em (editado)

Mais isso, só lasca mais o consumidor.

Para consumir é necessário ter dinheiro. Qto mais empregos e empresas investindo no Brasil melhor.

Todo país faz protecionismo brother até a argentina fode com o Brasil com essa mer** e aqui todo FDP vem e faz o q quer.

Olha a dificuldade q é na agricultura por exemplo. Os EUA e a Europa ferram com isso...

Editado por GIII lêndea_sc
Postado em (editado)

Para consumir é necessário ter dinheiro. Qto mais empregos e empresas investindo no Brasil melhor.

Todo país faz protecionismo brother até a argentina fode com o Brasil com essa mer** e aqui todo FDP vem e faz o q quer.

Olha a dificuldade q é na agricultura por exemplo. Os EUA e a Europa ferram com isso...

no mundo ideal sim, mas teria aumento de salarios? pq aumento de emprego que não teremos!

com os carros de padrão similar custando 30% a mais, o que impede de que, mesmo com um IPI menor, as montadoras e revendas aumentem o lucro com um custo ainda menor, mesmo reduzindo a diferença p/ 20% por aumento de repasse para o consumidor final?

aqui no brasil, isso não funciona. e quem tem muito $$$, continua tendo muito $$ e o povo se fufu!

eu estou fazendo minha parte, usando a merd@ do transporte publico e esperando que as montadoras quebrem e assim ter um efeito domino quebra essa caca, quem sabe começa uma mudança significativa.... extremista e não quero realmente, mas quem sabe! pasmafaute

abs!

edit: portugs

Editado por Speedeater
Postado em

Eu concordo com a medida.

Quer ganhar dinheiro no Brasil???? Invista nele.

Neguinho quer vir pra cá e comer só picanha. Bora roer osso tb cambada.

É piada né, GIII? Na moral, você trabalha na VW cara, só pode! ashusahuashuashuashuashuashuhuas

Como fechar o mercado, sem qualquer obrigatoriedade de repasse do desconto à população, com uma notinha falando em "manter padrões de qualidade e investimento em tecnologia"... Como assim? Manter que padrão, só se for 'lixo-'! Manter investimentos em tecnologia? Nós temos que esperar até 2014 pra vermos todos os carros com AB2 + ABS (nem ESP os filhos da puta incluíram!), enquanto pra mudar a legislação tributária, eles passam por cima até da CONSTITUIÇÃO pra botar a lei valendo pra ontem!

Isso não existe, só pode ser piada, o mercado brasileiro não tem NADA a ganhar com isso, só vai proteger os interesses das montadoras! Eu não consigo acreditar que alguém defenda uma medida como essa. Tem que valorizar o país e o mercado? Tem sim, mas dessa maneira não leva a nada. Quem sabe se fosse obrigatório o ABS + ESP desde hoje no país, o acidente em São Paulo não tivesse acontecido...

Postado em

Que mal me pergunte, que po*** vocês tão falando de tantos carros aí, se a medida é para veículos abaixo de 1000 cilindradas? (Pelo menos de acordo com o primeiro post...)

Basta elevar a cilindrada do motor pra 1001. :)

Postado em

Que mal me pergunte, que po*** vocês tão falando de tantos carros aí, se a medida é para veículos abaixo de 1000 cilindradas? (Pelo menos de acordo com o primeiro post...)

hein???

não é por mal não, mas releia a noticia!

:legal:

abs!

Postado em

Não,a medida vale também pra carros com motores até 2.000,a alíquota para carros com motor até 1.000 cm3 foi de 7% para 37%,os carros com motores de 1.001cm3 até 2.000cm3,que variava de 11% a 13%,foi para 41% e 43% e carros com motores maiores de 2.000cm3 a alíquota pode chegar a 55%,mas isso no final sempre quem paga é o consumidor,o governo fez a vontade das quatro grandes montadoras em detrimento do consumidor.Eu jamais compraria um carro chinês,mas era a favor da entrada deles para gerar concorrência,infelizmente quem comprou pode ver grande parte das css fecharem as portas e ficarem na mão como ocorreu há algum tempos atrás com outras montadoras.

Postado em

Não se surpreendam se daqui a alguns meses vocês verem propagandas: Gol,Uno,Fiesta valor à partir de R$35.000,00,Honda Fit à partir de R$55.000,00,Toyota Corolla à partir de R$70.000,00 e por aí vai...

Postado em

Aposto que o Lendêa vai comprar um GOL G6 pelado por 35k!!!

Impressionante ainda como tem gente que vê vantagem nessa medida, a concorrência nacional não aguenta contra os importados, mexe os pauzinhos, rola uma propininha pro governo, e da-lhe imposto em cima dos importados!

É pra acabar mesmo, agora que o mercado estava ficando bom, com ótimas opções dos importados, com mais itens de série e segurança pelo mesmo preço que os nacionais, ou custando até menos...

Brasillllllll sillll silllllll

Postado em

O problema não é o protecionismo, e sim que as fabricantes presentes no País insistem a arrancar o couro com preços abusivos... o medo é que, se abrirem fábricas no Brasil, as chinesas, coreanas, etc, irão(ou serão obrigadas) a praticar a mesma política de preços altos... aí todo mundo ferra com o consumidor...

Postado em

O problema não é o protecionismo, e sim que as fabricantes presentes no País insistem a arrancar o couro com preços abusivos... o medo é que, se abrirem fábricas no Brasil, as chinesas, coreanas, etc, irão(ou serão obrigadas) a praticar a mesma política de preços altos... aí todo mundo ferra com o consumidor...

Dayleon, acontece que ficou nítido que as fábricas, mesmo importando, estavam utilizando de uma política de preço totalmente incoerente com a proposta de preços baixos.

Eu ainda consigo ver um lado positivo na medida, embora não concorde integralmente. Mas brasileiro só reclama - nossa cultura é de reclamar de tudo.

Mesmo que a medida fosse boa, a gente iria reclamar. O que mais vejo é gente reclamando de medidas governamentais - sem ao menos fazer uma pesquisa profunda sobre a questão.

Volto a dizer: somente com um conhecimento aprofundado em economia e tendências de mercado poderemos realmente enfocar os aspectos positivos e negativos da medida. No mais, o tempo irá nos esclarecer.

A nossa "simples opinião" infelizmente, não vale muita coisa.

Abração! :legal:

Postado em

Que notícia de mer***, né? Uma coisa é fato... os "poderosos" mandam e desmandam no Brasil. As montadoras nacionais conseguiram!! Devem estar brindando com o melhor vinho, champagne, etc. Ou melhor, devem estar brindando com Etanol a 2 reais o litro!

O pior é tentar justificar que isso é bom... que é proteção ao mercado!

Mas uma coisa é fato... e tomamos como exemplo a Hyundai/Caoa. No começo, chegaram aqui com preços competitivos, com diferencial, etc. Não que hoje não tenham, pois o produto é muito bom. Só que logo após começarem a conquistar o mercado, já entraram na dança e procuraram aumentar os preços, lucros, etc. Será que as demais marcas não fariam o mesmo?

Quero ver o que a Hyundai/Caoa fará... uma coisa é fato, eles tem uma baaaita gordura para queimar, né? Ou seja, dá para baixar a lucratividade e manter um preço próximo se eles quiserem.

Postado em

Dayleon, acontece que ficou nítido que as fábricas, mesmo importando, estavam utilizando de uma política de preço totalmente incoerente com a proposta de preços baixos.

Eu ainda consigo ver um lado positivo na medida, embora não concorde integralmente. Mas brasileiro só reclama - nossa cultura é de reclamar de tudo.

Mesmo que a medida fosse boa, a gente iria reclamar. O que mais vejo é gente reclamando de medidas governamentais - sem ao menos fazer uma pesquisa profunda sobre a questão.

Volto a dizer: somente com um conhecimento aprofundado em economia e tendências de mercado poderemos realmente enfocar os aspectos positivos e negativos da medida. No mais, o tempo irá nos esclarecer.

discordo.

se o povo reclamasse mais, e parasse de comprar carro zero durante um tempo. os fdp iriam ver a cagada que estariam fazendo.

só que brasileiro é leigo, burro e feito de otário, se aumenta-se a gasolina a mais de 20% em cada região o povo iria reclamar

um ou dois dias más iria continuar abastecendo do mesmo jeito, carro ou seja lá oque for mesma coisa !

queria ver governantes de país de 1° mundo fazer isso ! nem sonham.

Postado em

discordo.

se o povo reclamasse mais, e parasse de comprar carro zero durante um tempo. os fdp iriam ver a cagada que estariam fazendo.

só que brasileiro é leigo, burro e feito de otário, se aumenta-se a gasolina a mais de 20% em cada região o povo iria reclamar

um ou dois dias más iria continuar abastecendo do mesmo jeito, carro ou seja lá oque for mesma coisa !

Mas foi isso mesmo que eu disse. Brasileiro reclama, mas continua fazendo as mesmas coisas.

Deixar de comprar que é bom? NADA!

Agora eu acho que a Hyundai pode continuar com os mesmos preços, devido ao excesso de gordura para queimar, ahauhauhahu. Os carros estava caros demais. Agora se subir demais o preço, não vendem. No caso específico da Hyundai, acho que não vai atrapalhar tanto o consumidor.

Postado em

A suposta ideia por trás da medida é boa, Danilo. Proteger nosso mercado, valorizar a indústria brasileira, tudo isso é muito bom para o país, SE feito da maneira correta! Não adianta canetar uma lei pra aumentar o imposto, dando descontos pra "nacionais", se o consumidor não vai ver melhoria NENHUMA com a medida! Porque pra aumentar os impostos, a lei é feita e entra em vigor pra ontem, enquanto pra incluir AB2 e ABS nos carros o prazo é de 4 anos?

República das bananas, é isso que o país é. Quem me conhece sabe o quanto eu amo esse país, de minha vontade de mudar tudo por aqui, mas não dá pra poupar na hora de xingar também! Tem que falar a verdade, a medida foi feita para proteger o interesse das montadoras, de modo que possam manter seu lucro absurdo sem concorrência. Ou alguém acha que Fiesta a R$ 37.900 justamente depois do lançamento do J3 é coincidência?

Rolam boatos por aí de que a ideia do governo, em um primeiro momento, foi diminuir o IPI, no entanto as montadoras foram contra porque isso resultaria numa baixa de preços dos automóveis, e quando a medida vencesse eles não seriam capazes de subir os preços da mesma maneira. Foi o que aconteceu na última baixa do IPI.

discordo.

Como parar de comprar carro zero, thytoin? O que você acha que aconteceria com o mercado de usados? Haveria uma valorização imensa, os preços ficariam absurdamente inflados, e as pessoas seriam obrigadas a comprar carro 0km novamente. Sem falar que mesmo no usado, você acaba dando dinheiro pra montadora.

Outra, como boicotar o combustível? É produto essencial, com nosso transporte público de baixíssimo nível é que não podemos contar!

Eu concordo que é necessário um esclarecimento do povo, o brasileiro geral não é burro, é ignorante. Isso somado à ideia do jeitinho brasileiro de sempre ganhar em cima do outro, leva esse país pra baixo. Com uma campanha de esclarecimento e resgate da honestidade, seria possível mudar o país, mas como fazer isso se os políticos não tem interesse? E enquanto o brasileiro for ignorante, vai continuar votando nas mesmas figuras. É um círculo vicioso.

Postado em

A suposta ideia por trás da medida é boa, Danilo. Proteger nosso mercado, valorizar a indústria brasileira, tudo isso é muito bom para o país, SE feito da maneira correta! Não adianta canetar uma lei pra aumentar o imposto, dando descontos pra "nacionais", se o consumidor não vai ver melhoria NENHUMA com a medida! Porque pra aumentar os impostos, a lei é feita e entra em vigor pra ontem, enquanto pra incluir AB2 e ABS nos carros o prazo é de 4 anos?

República das bananas, é isso que o país é. Quem me conhece sabe o quanto eu amo esse país, de minha vontade de mudar tudo por aqui, mas não dá pra poupar na hora de xingar também! Tem que falar a verdade, a medida foi feita para proteger o interesse das montadoras, de modo que possam manter seu lucro absurdo sem concorrência. Ou alguém acha que Fiesta a R$ 37.900 justamente depois do lançamento do J3 é coincidência?

Rolam boatos por aí de que a ideia do governo, em um primeiro momento, foi diminuir o IPI, no entanto as montadoras foram contra porque isso resultaria numa baixa de preços dos automóveis, e quando a medida vencesse eles não seriam capazes de subir os preços da mesma maneira. Foi o que aconteceu na última baixa do IPI.

Xan, eu entendo seu ponto de vista e não discordo não. O que quis dizer não é que a medida seja boa para o consumidor, mas que não é tão ruim para o país. Na verdade, eu tentei "salvar a medida". Mas nós somos programados para ver tudo o que o governo faz por uma perspectiva negativa. Ou tu vai me dizer que a medida só tem lados ruins? Claro que não. Daí xingamos, gritamos, resmungamos, mas fica nisso. Eu acredito que somente uma estratégia mais bem elaborada para longo prazo poderia resolver o problema da possível desindustrialização do país por meio de outra estratégia que não o aumento do IPI - acho que isso seria mais inteligente.

Acontece que o governo na maioria das vezes não age de forma a beneficiar o país a longo prazo - assim como o próprio povo, tem um pensamento imediatista. Agora uma coisa é fato: algo deveria ser feito para frear as importações. Acredito que incentivar a criação de indústrias nacionais e baixar o IPI dos que atendessem a alguns requisitos de nacionalização fosse mais coerente - principalmente por não prejudicar o consumidor. Mas mesmo assim não acredito que funcionaria 100%: as fábricas continuariam praticando preços altos já que o brasileiro estaria disposto a pagar. Ou você acha que elas automaticamente repassariam a diminuição para o consumidor? Não tendo a acreditar nisso.

Sem contar que os importados podem continuar praticando preços muito próximos do que já praticam mesmo com o aumento do IPI. Não cheguei a fazer as contas, mas a grande maioria tinha uma margem de lucro astronômica (vide JAC Motors). Ou colocam a margem de lucro para um patamar REAL ou vão parar de vender.

Por isso que acho que no final a medida não foi totalmente LOUCA. Além de aumentar a receita do Estado - para alimentar a política paternalista do PT que eu tanto critico - ainda corrige alguns problemas de mercado. Para o consumidor, a curto prazo, realmente não foi bom. Mas eu que acreditava nos importados como forma de reduzir o preço do mercado, já desiludi: as margens de lucro estavam sendo maiores dos que os nacionais.

No mais, você acha que não seria necessário nada para frear as importações? Julgo importante fortalecer a indústria nacional e acredito que se a estratégia (aumento do IPI) for apenas parte de um plano maior (flexibilização de direitos trabalhistas + redução dos custos de produção e transporte + redução da tributação como um todo) não foi ruim.

Mas como a gente está descrente com o governo e acredita mais na possibilidade de lobistas terem agido no lado escuro de todo esse cenário, a análise tende a ser pejorativa. Não acredito que ressucitaremos o Fusca, mas o resultado dessa medida (positivo ou negativo) não dá para ser precisamente analisado a curto prazo.

Abraços!

Postado em

Mas foi isso mesmo que eu disse. Brasileiro reclama, mas continua fazendo as mesmas coisas.

Deixar de comprar que é bom? NADA!

Agora eu acho que a Hyundai pode continuar com os mesmos preços, devido ao excesso de gordura para queimar, ahauhauhahu. Os carros estava caros demais. Agora se subir demais o preço, não vendem. No caso específico da Hyundai, acho que não vai atrapalhar tanto o consumidor.

igual o Xan disse mesmo, nas mãos de um mal governo a coisa não vai pra frente mesmo.

muitos que já vendiam pouco agora se brincar vão fechar as portas aqui no país e vão embora kk fo** !

Como parar de comprar carro zero, thytoin? O que você acha que aconteceria com o mercado de usados? Haveria uma valorização imensa, os preços ficariam absurdamente inflados, e as pessoas seriam obrigadas a comprar carro 0km novamente. Sem falar que mesmo no usado, você acaba dando dinheiro pra montadora.

Outra, como boicotar o combustível? É produto essencial, com nosso transporte público de baixíssimo nível é que não podemos contar!

Eu concordo que é necessário um esclarecimento do povo, o brasileiro geral não é burro, é ignorante. Isso somado à ideia do jeitinho brasileiro de sempre ganhar em cima do outro, leva esse país pra baixo. Com uma campanha de esclarecimento e resgate da honestidade, seria possível mudar o país, mas como fazer isso se os políticos não tem interesse? E enquanto o brasileiro for ignorante, vai continuar votando nas mesmas figuras. É um círculo vicioso.

tem razão ! no geral aconteceria isso mesmo, porém a maior parte dos usados encontram-se nas garagens (tá certo que estas já abusam dos preços), porém o fabricante iria sentir ! porquê de uma forma ou de outra existe diferença entre carro sendo fabricado (zero) e carro usado prontinho a ser entregue a um trocha comprador rs. (um ex; aqui onde moro as concessionárias já vendem usados a quase preço de novo, só doido pra comprar, então dependem mesmo é do carro zero).

ou seja. se o povo não compra carro zero, compram usados e assim as fábricas tem que dividir o pouco lucro com donos de garagens haushausha

quero ver manter toda uma linha de produção, Lucros, operários, se não faturam.

a saída seria abaixar o preço final.

Postado em

Xan, eu entendo seu ponto de vista e não discordo não. O que quis dizer não é que a medida seja boa para o consumidor, mas que não é tão ruim para o país. Na verdade, eu tentei "salvar a medida". Mas nós somos programados para ver tudo o que o governo faz por uma perspectiva negativa. Ou tu vai me dizer que a medida só tem lados ruins? Claro que não. Daí xingamos, gritamos, resmungamos, mas fica nisso. Eu acredito que somente uma estratégia mais bem elaborada para longo prazo poderia resolver o problema da possível desindustrialização do país por meio de outra estratégia que não o aumento do IPI - acho que isso seria mais inteligente.

Acontece que o governo na maioria das vezes não age de forma a beneficiar o país a longo prazo - assim como o próprio povo, tem um pensamento imediatista. Agora uma coisa é fato: algo deveria ser feito para frear as importações. Acredito que incentivar a criação de indústrias nacionais e baixar o IPI dos que atendessem a alguns requisitos de nacionalização fosse mais coerente - principalmente por não prejudicar o consumidor. Mas mesmo assim não acredito que funcionaria 100%: as fábricas continuariam praticando preços altos já que o brasileiro estaria disposto a pagar. Ou você acha que elas automaticamente repassariam a diminuição para o consumidor? Não tendo a acreditar nisso.

Sem contar que os importados podem continuar praticando preços muito próximos do que já praticam mesmo com o aumento do IPI. Não cheguei a fazer as contas, mas a grande maioria tinha uma margem de lucro astronômica (vide JAC Motors). Ou colocam a margem de lucro para um patamar REAL ou vão parar de vender.

Por isso que acho que no final a medida não foi totalmente LOUCA. Além de aumentar a receita do Estado - para alimentar a política paternalista do PT que eu tanto critico - ainda corrige alguns problemas de mercado. Para o consumidor, a curto prazo, realmente não foi bom. Mas eu que acreditava nos importados como forma de reduzir o preço do mercado, já desiludi: as margens de lucro estavam sendo maiores dos que os nacionais.

No mais, você acha que não seria necessário nada para frear as importações? Julgo importante fortalecer a indústria nacional e acredito que se a estratégia (aumento do IPI) for apenas parte de um plano maior (flexibilização de direitos trabalhistas + redução dos custos de produção e transporte + redução da tributação como um todo) não foi ruim.

Mas como a gente está descrente com o governo e acredita mais na possibilidade de lobistas terem agido no lado escuro de todo esse cenário, a análise tende a ser pejorativa. Não acredito que ressucitaremos o Fusca, mas o resultado dessa medida (positivo ou negativo) não dá para ser precisamente analisado a curto prazo.

Abraços!

O problema é que não é bom pro consumidor nem a curto prazo, nem a longo prazo, Danilo! Os problemas já conhecidos do mercado, de sobrepreço, de baixa tecnologia, baixa segurança, tudo isso vai continuar. Você acha que se dependesse dos nacionais, nós estaríamos assistindo a uma popularização do ABS e AB2? Não falo isso como se as importadas quisessem o bem do mercado e não o lucro, mas porque quanto mais concorrência (de fora do cartel, claro), melhor para o consumidor! Eu não consigo ver vantagem, mesmo a longo prazo, uma vez que o que foi feito apenas beneficiou as montadoras nacionais. Não tem um ônus, não tem uma obrigação REAL de investir em tecnologia no país, não tem uma obrigação de repassar para o consumidor, não tem obrigação alguma! O governo deu a mão, o braço e a bunda pras montadoras!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...