Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Robsonmig

Porque usar potencias enormes em falantes que não aquentam

Recommended Posts

Postado em

Porque o povo usa uma Taramp's 10.000 em alto-falantes que somados dão 4.800.

Tenho uma Taramp's 6500 e já queimei meus Ultravox 1200 umas 4x.

Aí vejo o povo de rachar colocando uma 10.000 pra falantes iguais

ou com pouca diferença dos meus.

Já li tudo à respeito e nenhum falante suporta, mais alguns falam que é

pra economizar bateria, mais isso é uma mentira pois quanto mais forte a potencia

maior o consumo de bateria.

Postado em (editado)

esse tipo de set, é denominado headroom, usar módulos mais pontentes que os altofalantes, para mandar menos distorção, força menos o amp, e com o sistema de energia bem dimensionado, menos perigo de torrar eles, mas sempre com o devido cuidado, não adianta voce colcoar um modulo mais fraco, se sempre tem o momento "volume 12", vai forçar o amp, sendo assim, mais distorção ( onda quadrada ), o que vai acarretar o falecimento do AF.

Se quiser aprofundar no assunto, da uma lida nesse tópico!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=107529

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

Editado por kikiN
  • Upvote 1
Postado em

Pessoal usa muito amplificadores bastante potencia com dobro da impedancia, isso faz q ele trabalha folgado, frio, e sem distorção. Vou botar SD 3000 em 2 over 15/800 de 800 rms cada, mas ampli tocando dobro impedancia, mandando 2400rms pros 2 falante, ou seja, 50% a mais cada falante, com sinal LIMPO, daí sim vou tirar o max dos bichano, sem queimar. :legal:

Postado em

para trabalhar com bastante potencia nescesita um sinal super limpo, qualquer tipo de distorçao que o amp manda vai ta correndo um serio risco de queimar os Alto-falante, por isso existe os cabos blindados,cross,controle anti clipping, mega capacitor, etc

tudo para melhor qualidade de audio

e tem os DB drag tbm qe ai ja é outra coisa Ex: coloca 1000rms em um falante de 100

mais ai é coisa totalmente diferente, pois o som tocara apenas alguns segundos :legal:

Postado em

Headroom é a potência extra DISPONÍVEL, mas que você não vai USAR.

É ter sobra de comida pra não faltar no jantar... pode ser que você use esta sobra em alguns momentos, mas NUNCA vai usar o extra no jantar inteiro.

O que leva muita gente a usar mais potência que o falante suporta, é a PROPAGANDA.

Em racha e outros campeonatos, é comum aplicar 2 ou 4x mais potência POR CURTOS PERÍODOS. Além disto, a caixa precisa ser projetada para manter o falante controlado com a potência extra. Não adianta simular caixa com potência aplicada de 2k RMS e depois socar 8k, que o falante vai dar adeus!

Ainda há os casos como o da DD, onde criou-se o burburinho de que é um falante de x watts que trabalha com 2x watts no dia-a-dia. Não preciso nem comentar o que deu, né?

Postado em

Porque o povo usa uma Taramp's 10.000 em alto-falantes que somados dão 4.800.

Tenho uma Taramp's 6500 e já queimei meus Ultravox 1200 umas 4x.

Aí vejo o povo de rachar colocando uma 10.000 pra falantes iguais

ou com pouca diferença dos meus.

Já li tudo à respeito e nenhum falante suporta, mais alguns falam que é

pra economizar bateria, mais isso é uma mentira pois quanto mais forte a potencia

maior o consumo de bateria.

1° ultravox, deveria se chamar Ultrafogo. queimam demais.

2° o fato de usar mais potencia pra economizar bateria é relativo depende do amp, Eu uso um Taramps 40.0Kw, o consumo dele é MUITO menor que o de um Taramps 20.2kw que é 12v.

Sim meu carro é pra racha, eu aplico 4x mais potencia que meu AF suporta, eu queimo eles? so queimei uma vez por viajem minha.

Tem diferença usar um Amp com a potencia indicada do AF, ou quando uso o Headroom? TEM, e muita.

pelo teu exemplo de amp de 10k, deve ser o T10.0Kw, alguem deve ter comentado que ele consome menos, é porque também é alta voltagem, como o T40.0Kw. Consumo de amplificadores de alta voltagem é muito inferior a amplificadores de 12V ou 24V. eu fiquei mais de 3 semanas sem carregar minha baterias e ainda estava com muita voltagem pra tocar o T40k.

3 semanas, tem gente que tem que tocar com o Som ligado a uma fonte, ou deixa o som ligado 8hrs. desliga carrega umas 5horas, pra ligar denovo, o T40k o consumo são 3v hora(com muito pico, se usar musicas com pouco grave baixa pra 1,5~2v), a média.. eu aplico quase 300V ele trabalha até 200V. essa é a diferença de consumo.

Postado em (editado)

Cara, geralmente os auto falantes suportam o dobro da sua potencia aplicada, mas desde que seja por pouco tempo e sem distorção nenhuma.

Não entendo nada de racha de som até porque não gosto, mas acredito que o pessoal utiliza somente por pouco tempo até ganhar, e nesse pouco tempo exigem o máximo do falante, e como todo produto, quando se exige o maximo dele há risco de danificá-lo.

Um exemplo é que, eu mesmo to procurando um amp com cerca de 250, 300 rms pra tocar um sub de 150 (pioneer). Porém tenho consciência que não vou ficar escutando Bass test toda hora e com o bass e loud no maximo, aliás, uso sempre eles no mínimo.

Abcs

Editado por Rallado
Postado em

É ter sobra de comida pra não faltar no jantar... pode ser que você use esta sobra em alguns momentos, mas NUNCA vai usar o extra no jantar inteiro.

O que leva muita gente a usar mais potência que o falante suporta, é a PROPAGANDA.

Em racha e outros campeonatos, é comum aplicar 2 ou 4x mais potência POR CURTOS PERÍODOS. Além disto, a caixa precisa ser projetada para manter o falante controlado com a potência extra. Não adianta simular caixa com potência aplicada de 2k RMS e depois socar 8k, que o falante vai dar adeus!

Ainda há os casos como o da DD, onde criou-se o burburinho de que é um falante de x watts que trabalha com 2x watts no dia-a-dia. Não preciso nem comentar o que deu, né?

nao precisa mesmo ! rs! :legal:

Postado em

Alguns fabricantes de alto-falantes sugerem de usar um amplificador com boa sobra de potência, para evitar distorções e gerar um sinal mais limpo e linear!

Bom tem que saber usar esse amplificador com potência de sobra, caso contrário, toda semana vai ser um alto-falante queimado!

Postado em

esse tipo de set, é denominado headroom, usar módulos mais pontentes que os altofalantes, para mandar menos distorção, força menos o amp, e com o sistema de energia bem dimensionado, menos perigo de torrar eles, mas sempre com o devido cuidado, não adianta voce colcoar um modulo mais fraco, se sempre tem o momento "volume 12", vai forçar o amp, sendo assim, mais distorção ( onda quadrada ), o que vai acarretar o falecimento do AF.

Se quiser aprofundar no assunto, da uma lida nesse tópico!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=107529

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

Li... tudo aqui... acheiii... um pouco complicado

Mais agradeço o comentario...

Postado em

Pessoal usa muito amplificadores bastante potencia com dobro da impedancia, isso faz q ele trabalha folgado, frio, e sem distorção. Vou botar SD 3000 em 2 over 15/800 de 800 rms cada, mas ampli tocando dobro impedancia, mandando 2400rms pros 2 falante, ou seja, 50% a mais cada falante, com sinal LIMPO, daí sim vou tirar o max dos bichano, sem queimar. :legal:

Boa sorteee.. tomara que não queimem mesmo..hehhe

Postado em

para trabalhar com bastante potencia nescesita um sinal super limpo, qualquer tipo de distorçao que o amp manda vai ta correndo um serio risco de queimar os Alto-falante, por isso existe os cabos blindados,cross,controle anti clipping, mega capacitor, etc

tudo para melhor qualidade de audio

e tem os DB drag tbm qe ai ja é outra coisa Ex: coloca 1000rms em um falante de 100

mais ai é coisa totalmente diferente, pois o som tocara apenas alguns segundos :legal:

ha simmm.. isso é usado em racha de som...

Eless colocaum musicas ... mais só por 7 ou 8 segundos...

Se passar mais que isso os falantes estouram...

Postado em

heheheh pior que já ouviii isso mesmoo... DD se me lembro bem de 2.500 rms...

Obrigado pela resposta

Postado em

1° ultravox, deveria se chamar Ultrafogo. queimam demais.

2° o fato de usar mais potencia pra economizar bateria é relativo depende do amp, Eu uso um Taramps 40.0Kw, o consumo dele é MUITO menor que o de um Taramps 20.2kw que é 12v.

Sim meu carro é pra racha, eu aplico 4x mais potencia que meu AF suporta, eu queimo eles? so queimei uma vez por viajem minha.

Tem diferença usar um Amp com a potencia indicada do AF, ou quando uso o Headroom? TEM, e muita.

pelo teu exemplo de amp de 10k, deve ser o T10.0Kw, alguem deve ter comentado que ele consome menos, é porque também é alta voltagem, como o T40.0Kw. Consumo de amplificadores de alta voltagem é muito inferior a amplificadores de 12V ou 24V. eu fiquei mais de 3 semanas sem carregar minha baterias e ainda estava com muita voltagem pra tocar o T40k.

3 semanas, tem gente que tem que tocar com o Som ligado a uma fonte, ou deixa o som ligado 8hrs. desliga carrega umas 5horas, pra ligar denovo, o T40k o consumo são 3v hora(com muito pico, se usar musicas com pouco grave baixa pra 1,5~2v), a média.. eu aplico quase 300V ele trabalha até 200V. essa é a diferença de consumo.

Interessante seu comentario.. pelo visto o consumo é realmente muitoooo inferior as de 12V.

Já pensei em colocar uma dessas no meu carro... só que o instalador falou que preciso de 15 baterias de 45 ou 60 amp para dar a voltagem dela.

Isso pra um carro, fica muito inviavel... suponho eu logico

Postado em

Alguns fabricantes de alto-falantes sugerem de usar um amplificador com boa sobra de potência, para evitar distorções e gerar um sinal mais limpo e linear!

Bom tem que saber usar esse amplificador com potência de sobra, caso contrário, toda semana vai ser um alto-falante queimado!

Tenho uma 6500 pra 4 alto falantes de 1200 = Total: 4800

e se eu te falar que meus falantes estão esquentando muitoooo..

e que eles cheiram a resina... quase todas as vezes...

Tenho crossover e tudo que é preciso e naum estou conseguindo um bom rendimento...

Gastei R$ 400,00 reais fazendo novas caixas com dutos maiores e mais litros. Só que no final fico a mesma coisa.

Estão esquentando muito, cheirando resina e semana passada acabei queimando 01 nem sei porque, minha potencia não chegou nem a clipar ...

Postado em

Descobriiii o problema do meu SOM... tinha 2 falantes batendo pra dentro e dois pra fora.

Desde a primeira montagem o antigo instalador inverteu a cor dos fios...

Ontem desmontamos completamente meu som... e achamos o problema...

Rapaiz o meu SOM ficou feraaaaaaaaaa...

Estremamente forte...

Fiquei muito contente...

Postado em

Descobriiii o problema do meu SOM... tinha 2 falantes batendo pra dentro e dois pra fora.

Desde a primeira montagem o antigo instalador inverteu a cor dos fios...

Ontem desmontamos completamente meu som... e achamos o problema...

Rapaiz o meu SOM ficou feraaaaaaaaaa...

Estremamente forte...

Fiquei muito contente...

cancelando fase não ia tocar NUNCA mesmo ahahahaha

Postado em

Kleber, blz?

Os amplificadores (decentes) possuem a sua potência medida com sinal senoidal fixo (geralmente 1kHz).

Os alto-falantes (decentes) possuem a sua potência medida com Ruído Rosa filtrado.

Esses dois tipos de sinais possuem, respectivamente, 3dB e 6dB de Fator de Crista, ou seja, há uma diferença de 3dB nessa relação.

Com isso, você poderá utilizar TRANQUILAMENTE um amplificador com o Dobro da Potência em relação ao subwoofer, mesmo porque as músicas são extremamente dinâmicas e você poderá encontrar picos que estão com +12dB e até +15dB em RELAÇÃO A POTÊNCIA MÉDIA, portanto você deverá ter headroom disponível para suprir esses picos de potência.

Porque isso não funciona na prática? Porque em SOM AUTOMOTIVO, raramente você encontrará um sistema perfeitamente regulado. Ou seja, se o cara não sabe regular nada é melhor utilizar um amplificador com a mesma potência dos alto-falantes.

Att,

Renato S. Yamane

Postado em

Depois de uma certa moda o pessoal pegou uma mania agora de falar de "amplificador de alta voltagem", usar o termo alta tensão em DC para menos de 1500V é hilário...

Quem é mais íntimo da eletricidade, quando houve o termo "alta voltagem" (que já soa feio) logo pensa em algo acima dos 50KV... :rolleyes:

Postado em

Com isso, você poderá utilizar TRANQUILAMENTE um amplificador com o Dobro da Potência em relação ao subwoofer, mesmo porque as músicas são extremamente dinâmicas e você poderá encontrar picos que estão com +12dB e até +15dB em RELAÇÃO A POTÊNCIA MÉDIA, portanto você deverá ter headroom disponível para suprir esses picos de potência.

Sim Yamane... mas se nego inventa de USAR esta potência extra, vai queimar. Já queimam sem usar...

O problema é que nego quer tirar até o último dB, enquanto não sai fumaça o volume não desce. E é fato, ouvido não serve pra regular ganho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...