Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

osmairps

Ajuda Sobre O "headroom"

Recommended Posts

td bem galera??

Estava lendo no artigo aki do autosom sobre o Headroom, não sei se escrevi certo, e me surgiu uma dúvida, tenho um ampli de 400 wrms e estou usando uma bridge de 200 wrms a 4 Ohms num sub Bravox Premium de 140 wrms, bobina simples de 4 Ohms, será q esta diferença de 60 wrms está dentro dos parâmetros para Headroom ou já é demais para este sub??

Valeu

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

potencia continua 140w

potencia musical 280w

(suponho eu)

esses 280w seria a potencia que pode-se trabalhar, porem, sem sinal clipado...pode usar assim sem problemas.

teu pequeno Headroom é inferior a 3dBs, mais ja é um bom começo...

Compartilhar este post

Link para o post

Headroom grande tbm é para quem sabe usar, nao adianta qualquer um ai colocar um T4000 para 2 eros sds e achar que vai ser feliz a vida inteira, tem que ter juizo para usar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

tem um tópico muito bom do mestre Paulo Duto sobre parâmetros T/S, dá uma lida especialmente Compressão de Potência; também no site da selenium tem um artigo do Homero Sette sobre isso, uma verdadeira bíblia do Headroom

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O conceito é simples nao tem misterio !!! com relaçao a potencia aplicada

Headroom corresponde ao dobro de potencia fornecida pelo amplificador ao valor de RMS do transdutor , que tras como consequencia, tecnicamente os tais 3dB

Compartilhar este post

Link para o post

Headroom corresponde ao dobro de potencia fornecida pelo amplificador ao valor de RMS do transdutor , que tras como consequencia, tecnicamente os tais 3dB

o termo headroom só se aplica se for o dobro (3dB)? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei encucado agora :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra chamar headroom de reserva de potência, e no caso os 60W se configuram como uma reserva de potência, embora em instalações elétricas (principalmente som automotivo) não pode-se afirmar uma coisa sem medir as grandezas envolvidas.

Como tratamos de audio é normal expressar em dB, e como 1dB é o limiar médio mínimo para a percepção auditiva, temos que ter pelo menos 1dB de diferença de potência para perceber alguma diferença, e isto é um terço da potencia... 3dB = o dobro.

Compartilhar este post

Link para o post

Texto retirado do artigo "ALTO-FALANTES E CAIXAS ACÚSTICAS, CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO" de Carlos Correia da Silva e Homero Sette:

"PROGRAMA MUSICAL

Como o valor RMS resulta de uma média (quadrática), isto significa que na informação musical, que resultou nesta média, existiram momentos em que a potência instantânea foi menor que a média e outros em que esta a superou.

Desse modo, se o amplificador fosse dimensionado para uma potência igual ao valor RMS especificado, os picos do sinal seriam ceifados, o que originaria distorção e redução da faixa dinâmica. Esta distorção harmônica é a responsável pela queima de drivers, tweeters e até woofers, quando alimentados por amplificadores  subdimensionados. Menos potência no amplificador, contrariando o sendo comum, é

mais perigoso que potência alta.

Para um falante, capaz de suportar 450 Watts, deveríamos escolher um amplificador apto a fornecer 900 Watts, ou mais. Na média, a potência não poderia ultrapassar os  450 Watts, mas, nos picos, esse valor poderia ser muitas vezes maior.

A musica possui uma faixa dinâmica muito elevada. Para que a musica possa ser reproduzida com uma faixa dinâmica pelo menos próxima da original é necessário que os amplificadores possuam uma capacidade de potência muito superior à potência média do alto-falante.

Operar um sistema de som com essas características vai exigir alguma forma de supervisão eletrônica para limitar o sinal, quando necessário, de modo que a potência média do alto-falante não seja ultrapassada.

Na Fig. 12 [1] vemos um sinal de ruído rosa, filtrado na faixa de sub graves, onde podemos perceber que os picos existentes no sinal ultrapassam significativamente o valor médio.

O fator de crista é a relação entre o pico de um sinal e seu valor RMS. A TABELA 2 [1] fornece dados para diversos tipos de sinais, bem como seus fatores de crista e a potência média que pode ser obtida, sem distorção, de um amplificador capaz de fornecer, sem ceifamento, uma potência senoidal de 100 Watts.

Se quisermos amplificar, sem distorção, um sinal de ruído rosa, com um fator de crista de 9 dB, só poderemos obter uma potencia media de 25 Watts, a partir de um amplificador especificado como 100 Watts senoidais. No caso da voz humana, com um fator de crista de 15 dB, só estarão disponíveis 6,5 Watts, se quisermos um sinal isento de distorção. Toda a potencia restante, será utilizada apenas durante a reprodução dos picos.

headroom-1.jpg

Como podemos concluir, o headroom de 3 dB, que recomendamos para ser aplicado ao amplificador é, na realidade, modesto e insuficiente, para uma reprodução natural de quase todos os programas. Este valor deveria ser elevado para 10 dB."

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe, este assunto deveria ser mais discutido aqui no fórum.

Se repararmos em muitos altofalantes vem especificado sua potencia seguida da palavra continua. Ex. 300W RMS continuos. Ja em outros alem desta especificação ainda vem a potencia PMPO substituida pela especificação "Potecia de pico". Ex. 300W RMS, 600W Potencia de pico.

Quando são feitos testes em amplificadores geralmente se testa a potencia dos mesmos com resistencias "fixas" e com frequencia continua. Ou seja a gente testa a capacidade de fornecimento de potencia continua do amplificador, o que não ocorre em programa musical.

Edit:

Lembrando de artigos que ja li do grande Paulo Duto aqui do fórum, (ainda visito esse cara pra conhecer pessoalmente, ja que é aqui de pertinho :)), de artigos que li no site da selenium entre outras fontes, chego a seguinte conclusão.

Se as lojas de som e pessoasl em geral que trabalham com som, prestassem mais atenção em outros fatores alem da potencia aplicada, poderiamos ter sistemas com mais qualidade e com rendimento muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pena que a grande maioria dos doidinhos do som automotivo não poderia conviver nem com 1dB de headroom sem torrar a joça toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por exemplo,

headroom é uma reserva, correto?

Se utilizarmos o amplificador no máximo não teremos reserva alguma, então além de ter um amplificador mais "potente" precisamos deixar o ganho 3db a menos que o máximo que ele suporta correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico! Dei uma ajeitada na citação do delimaju (tava meio feinha) e assim q puder posto algo aqui tb! (Tá tarde, amanhã entro do trabalho se der tempo!) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

"termo headroom só se aplica se for o dobro?? "

voce que falou !! Eu escrcevi algo parecido com isso acima???????? <_<

Eu usei o termo 3dB (dobro) pois é o mais usual e o minimo praticavel pra se ter algum resultado satisfatoria ,

Alias, headroom de 1dB e merd*** é a mesma coisa !!!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Headroom de 3dB = Dobro de potencia (Pe x 2)

Headroom de 6dB = Quádruplo de potencia (Pe x 4)

Picos na resposta causam distorção por seifamento se não tiver potencia extra para acomodá-los

Tais picos podem atingir até 1, 2, 3, 6 dB ou mais, acima da resposta típica do transdutor. Por exemplo, se um Driver tiver 100W rms, e ocorre um pico de 6dB na resposta, isso exigiria do Driver 400Wrms para responder sem seifar á essa “anomalia”. Caso contrario : “= distorção”

Os picos que devem nos preocupar realmente sao aqueles acima de 3dB que exigem o dobro de potencia do trandutor

Entre outros,assim como, musicas ao vivo onde podemos ter um guitarrista exaltado, problemas na rede elétrica, podem causar esses picos

Alguns fabricantes , como por exemplo a 18Sound, colocam nas especificações de seus Drivers fator de crista (Peak Power), assim como, ruído rosa, força continua, programa etc

Para a pessoa ter uma noção do que pode vir a acontecer

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nesta site tem uma tabela que vai orientá-los melhor : e explica o que é Potencial Real

http://www.midihouse.com/news/news_01_2001.htm

Espero tê-los ajudado ! :legal:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E só lembrando, que ao contrario de muitos , eu quero apenas ajudar com o pouco que aprendi nesta área, assim como, aprender mais

Jamais querer ser o domo da verdade ou um SEMI-DEUS do áudio !!

Compartilhar este post

Link para o post

"termo headroom só se aplica se for o dobro?? "

voce que falou !! Eu escrcevi algo parecido com isso acima???????? <_<

amigo, foi exatamente o que vc escreveu...

pra mim não é nenhum demérito te perguntar qualquer assunto de áudio, visto que tens maior conhecimento do que eu, mas se estás disposto a ajudar então aceite pelo menos ser questionado <_<

"Jamais querer ser o doNo da verdade ou um SEMI-DEUS do áudio !!" boa frase!

Compartilhar este post

Link para o post

Aceito , pois não sou melhor do que ninguém aqui !!! agora quando se tem fundamento e é de utilidade para todos , nao ´somente pra contrariar em algo que é extremamente interpretativo, pois eu nao fiz nenhuma afirmação, dizendo que HR é somente com 3dB

E nao houve ressentimento de minha parte, pois, só estamos debatendo ! hand26

Blz !

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Só uma ultima dica, de acordo com as orientações que me foram ditas :

Para desmistificar um pouco essa estória sobre o Headroom

È importante saber que HR de 6dB é aplicável mais sensatamente em transdutores HF (Alta Freqüência) .fazendo-se uso de um processamento adequado que lhe oferece algumas seguranças para evitar a queima da peça

Pois se trabalhar com potencia excessiva tem suas desvantagens também !! uma delas obviamente é a queima do reparo para Transdutores HF, deslocamento excessivo para transdutores LF (Baixa-frequencia) etc

O Headroom 3dB é o mais aconselhável em todos os casos, para ambos os transdutores LF ou HF

Então, se trabalhar com potencia muito excessiva (HR de 6dB ou mais) pode ser caro e perigoso e desnecessário, se analisarmos o teor de suas conseqüências benéficas

Pois, picos sempre existirão, são inevitáveis, picos 6dB acima são menos freqüentes e mais rápidos doque picos que atingem 3dB em média e estão mais presentes nas respostas , seja na musica ou em uma onda senoidal da vida ou com o Ruido Rosa!

Nas normas, sejam as estabelecidas pela: AES - Sociedade dos Engenheiros de Áudio, EIA - Electronic Industries Alliance, IEC - International Electrotechnical Commission e a nossa ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (com fiscalizaçao do IMETRO)

Tem diferentes meios de se mensurar os transdutores com o ruído rosa, mas, em suma, posso dizer que todas dizem que o fabricante deve construir um transdutor com capacidade de suportar até 5% de distorção sem maiores conseqüências (Já se dando conta dos problemas causados pelos picos !)

e de suportar 4x o valor da potencia RMS (fator de crista = +6dB). Mas, o grande vilão nestes casos é a onda quadrada , que mesmo em baixa potencia já faz estragos , imagina com HR de 6dB

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Neste site você ver gráficos que dão exemplos de Tipos de Ondas e Tipos de Ruídos

Além, de poder ouvir o som senoidal em diferentes freqüências

http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=ruido

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Já ouviram falar de Jean-Baptiste ??

Se quiserem saber um breve estoreia sobre ondas , tem esse ótimo resumo da revista MUSITEC:

http://www.musitec.com.br/revista_artigo.a...D=150&navID=427

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E nesse PDF do Professor Hommero Sette fala sobre potencia de pico e dos perigos de se ter um amplificador insuficiente

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Eae pessoal, td bem??

Vou precisar de um tempinho pra absorver e assimilar todas estas explicações (e bem detalhadas), já li todo o tópico, deu pra entender q 3 dB significa o dobro de potência,e q o ampli deve ter no máximo o dobro da potência do sub (Potencia máxima = 280 Wmax e Potencia Nominal = 140 Wrms), neste caso, 280 Wrms.

Estou certo??

Esta minha dúvida é pq estava pensando em comprar um Street Bass, mas ele é de 250 Wrms e meu ampli dá uma bridge de 200, os 2 canais restantes estou usando em paralelo pra dentro do carro (estéreo), então neste caso compensa ficar com o Bravox mesmo??

Valeu galera, to acompanhando [-]

e tbm parabenizar vcs todos deste forum pela atenção e preocupação de não deixar nenhuma dúvida.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Eae pessoal, td bem??

Vou precisar de um tempinho pra absorver e assimilar todas estas explicações (e bem detalhadas), já li todo o tópico, deu pra entender q 3 dB significa o dobro de potência,e q o ampli deve ter no máximo o dobro da potência do sub (Potencia máxima = 280 Wmax e Potencia Nominal = 140 Wrms), neste caso, 280 Wrms.

Estou certo??

Esta minha dúvida é pq estava pensando em comprar um Street Bass, mas ele é de 250 Wrms e meu ampli dá uma bridge de 200, os 2 canais restantes estou usando em paralelo pra dentro do carro (estéreo), então neste caso compensa ficar com o Bravox mesmo??

Valeu galera, to acompanhando [-]

e tbm parabenizar vcs todos deste forum pela atenção e preocupação de não deixar nenhuma dúvida.

abraços

Não, não é bem asssim...

Segundo H7, o amp deve ter PELO MENOS o dobro da potencia! Tpw... se vc vai usar um UXP power 500wrms, coloca pelo menos um SD1000, pra ele tocar de boas!!

Mas isso é desconsiderável se estivermos falando de amps tipo Banda ICE, q tem clipamento do sinal antes de chegar em 100wrms! Num amp com sinal assim, 3db = falantes fumando!!! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

isso q o bloom comentou é muito importante e se fosse levado em consideração nao teríamos tantos casos de falantes queimados aqui no fórum, lembram dos casos ice+papão?

também é importantíssimo antes de fazer seu upgrade calcular as caixas com calma e buscando otimizar a resposta e minimizar o deslocamento do cone, isso te ajudará a não precisar de tanto headroom, considerando uma razoável qualidade de fabricação dos falantes

Compartilhar este post

Link para o post
Precisamos tudo isso? Pra que mesmo?

Pra disparar alarmes?

Pra fazer as latinhas dançarem?

Pra...

Hein? Fala mais alto!

:vts

Bom, voltando ao tema do tópico... headroom é bom quando se sabe usar. Quando não se sabe, é um perigo. Isto pq 99% dos "técnicos" tem um nível técnico tão bom quanto uma capivara.

Processo de "regulagem", feita por uma capivara um técnico boqueta "relativamente capacitado"...

- Bota aquele cdzão de "bêis"

- Joga o "bêis" no +12, loud no máximo, bass boost do amplificador no +18, o volume no máximo...

- Vai girando o ganho até o grave "distorcer um pouco".

- "Aí patrão, tá batendo filé. Dá pra dispará uns alarme do outro lado da rua!"

Agora pense nesse mesmo processo, feito com um amplificador que entregue o dobro da potência... é a mesma distorção, com o dobro da potência, numa caixa onde o sub não consegue se manter controlado nem com a potência nominal... a receita certa pro espírito da corrente elétrica desencarnar da bobina do sub.

AGORA, se o ajuste for feito com pelo menos um multímetro, pra garantir que exista realmente uma folga, aí sim, a coisa fica legal.

Compartilhar este post

Link para o post
Eae pessoal, td bem??

Estou certo??

Valeu galera, to acompanhando  [-]

abraços

Não, não é bem asssim...

Segundo H7, o amp deve ter PELO MENOS o dobro da potencia! Tpw... se vc vai usar um UXP power 500wrms, coloca pelo menos um SD1000, pra ele tocar de boas!!

Mas isso é desconsiderável se estivermos falando de amps tipo Banda ICE, q tem clipamento do sinal antes de chegar em 100wrms! Num amp com sinal assim, 3db = falantes fumando!!! :pirou:

Eae pessoal?? td tranquilo??

Não tenho uma Banda Ice, mas tenho uma q é bem parecida, pelo menos fisicamente, a X-Force S4 da Saturno, sei q ainda não conhecem, mas aí vai o site pra quem quizer dar uma olhada www.saturnotelecom.com.br.

Será q esta dará o mesmo problema q a Banda??

Se acharem necessário posto aki as especificações dela.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...