Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[ARTIGO] Potência nominal x potência APLICÁVEL

Recommended Posts

Tem sim, mas depois que o cara perde meia dúzia de falante, ele aprende... hauhauhauhau

O duro é que tem uns que não aprendem, dizem o que AF é ruim!

Essa história é interessante. Rave dá sim muito prejuízo, e a culpa não é do operador do PA não.

só levando muito mais equipamento e trabalhando BEM folgado, pros falantes aguentarem a distorção.

Po cara, eu sei que já vem do mixer, mas é o operador que precisa ver se está vindo tudo clipado, né? Vc acha que o DJ vai se preocupar com isso?

Já fui em show onde dava pra ouvir o set de grave (ESX185, na época que era moda) BATENDO bobina a cada "bumbada".

Honestamente me surpreendi como aqueles falantes aguentaram chegar ao fim do show!

Eu também já presenciei isso, e o duro é que eu estava no PALCO! Eu era vocalista da banda, isso foi há +/- há 12 anos, gravamos (TENTAMOS!)ao vivo no PC pegando sinal da mesa, ficou uma MERD4, o som tava distorcendo ridiculamente e eu cantei quase 2 horas praticamente sem retorno.

Eu jesticulava, fazia mímica, gritava pros caras entre uma música e outra e os FDP não resolveram, ficou um LIXO o som, ah, e o microfone tava dando choque também!

Depois que saí do palco fui XINGAR os caras das mesas, a de retorno era independente, quando vi as regulagens do processador de graves, PUTZ! Juro que se deixassem TUDO flat sem passar som (sim, eles passaram, e passaram com a NOSSA banda!) ficaria MELHOR!

(E os caras do som era famosos viu?! Tinham nome na cidade ainda!)

Esses são os falantes bons pra aqueles caras da primeira frase sua desse post, e devem ser mesmo.

Na simulação usei o Bassbox.

Cara, faz uns 14 anos que eu tento usar o Bassbox e só da pau, quando não é de instalação é no cadastro dos AF... :blink:

Vou insistir nele, tem versão estável pra Win 7 64 será?

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miashiro,

Alguns artigos do Homero Sette explicam detalhadamente a maneira correta de utilizar o Headroom e o pq de utilizá-lo, assim como citado por alguns no tópico, e mesmo pelo Kleber, isso é dados devido ao fator de crista (dinâmica) de algumas musicas, que por vezes chegam a ter quase 10dB na relação entre valor de pico e valor Rms. O Renato Yamane fez algumas medições em músicas mais usuais, não só em banda passante como no fator de crista, e percebeu que aos poucos esse valor tem diminuído e\o que acaba elevado o valor Rms. Nos mp3's da vida, os sinais já estão tão comprimidos que o headroom que antes tinham 10dB, hoje já ultrapassam tranquilamente o mínimo de 3dB.

Já alinhei sistemas para Raves e de fato é bastante complicado, pois muitos djs têem usado praticamente senóides em suas músicas, o que acarreta em valor Rms constante nos falantes. Como isso, é praticamente impossível usar qualquer headroom que seja, e como esses eventos emanam muita pressão sonora, têm-se que aumentar ainda mais a quantidade de equipamentos, principalmente sonofletores, sem ter a flexibilidade de tentar tirar proveito o máximo possível dos transdutores, o famoso: "Tirar leite de pedra". Com determinadas proteções, como um bom limiter por exemplo, esse controle fica relativamente fácil, mas em se tratando de senoidal, acaba-se alterando o timbre esperado pelos Djs.

Att,

RenanLopes

Foristas,

Complementando o que falei anteriormente para o Miashiro no post #44:

- Trabalho do Homero Sette

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

- Medições do Renato Yamane

http://www.diamondcut.com.br/2008/05/04/dimensionando-amplificadores-de-audio

Att,

RenanLopes

Valeu, Renan.

Sou só um curioso, mais um que "gosta" de som e gasta um tempinho lendo sobre o assunto.

Acho que eu até tenho esse pdf da Studio R no PC lá em casa :huh: , mas acho que não li ainda, como outros trocentos que vou salvando pra ler e esqueço! [^]

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Miashiro, não sei se tem verão não.

No meu caso o BB deu pau depois que eu formatei, Todos os projetos salvos não abrem, vou subir de versão pra ver se resolve.

Ah, quanto ao caso do DJ, de fato n]ãao tem jeito, só tem jeito de reduzir o estrago. É que DJ estrela JAMAIS vai aceitar tocar com operador dizendo que o úlltimo led vermelho não pode piscar a cada batida. Parece que dj só "vê" o BPM nos leds vermelhos do VU, bizarro mesmo. Hauhauhauhauhauhau

Quanto a operador... vc acha qque o João Gilberto deu piti porquê? Hauhauhauhauhauhau

Tem operador que é uma LÁSTIMA. Já vi operador sofrendo com microfonia, quando fui dar uma olhada na mesa, o cara tinha equalizado como se tivesse ouvindo som no carro dele... agudo no +6, médio no -6 e grave no +9.

Isto pq geralmente mic de voz nunca precisa de retoque, só quando o mic pega muito grave ou quando o cabra fala soprando muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Miashiro, não sei se tem verão não.

Tem operador que é uma LÁSTIMA. Já vi operador sofrendo com microfonia, quando fui dar uma olhada na mesa, o cara tinha equalizado como se tivesse ouvindo som no carro dele... agudo no +6, médio no -6 e grave no +9.

Isto pq geralmente mic de voz nunca precisa de retoque, só quando o mic pega muito grave ou quando o cabra fala soprando muito.

Pode ser inverno! ahuaauhauhauha

Quando o o equip (geral) é MEIA-BOCA já dá pra usar flat tranquilo, quando o equip é BOM, fica LINDO em flat :rolleyes:

O melhor de todos os sons é quando você ouve a SUA voz quando está cantando... kkkkkk Em set porqueira ou mal EQ vc estranha sua própria voz! :(

Não vi o pití do dito cujo, vou procurar no Youtube... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em aplicar mais potencia, mas com responsabilidade e sabendo o que ta fazendo.

aplico hoje 400w em um P2 da fosgate que suporta 200w e está tranquilo, ganho baixo, o amp trabalha bem frio, subsonico ligado...

Compartilhar este post

Link para o post

Muita gente ao ler esse tópico vai entender porque uso um SD5000 pra 2 SDS 818, um stetsom 2k5 pra 4 10pw3.... questão de sinal LIMPO! Gosto de trabalhar antes do clipping e observando os limites mecânicos do falante!

Mas não tem milagre.. certa feita deixei o controle longa distancia na mão dum amigo e passei algumas instruções. Mas ele por puro cabaço, com o volume alto.. mudou de "pasta" e a que ele colocou em seguida tinha uns 3dbs a mais em relação à anterior! Resultado: 2 10pw3 foram pro saco! rsrsrs faz parte!

Compartilhar este post

Link para o post

boa klebao....

eu já queimei... uns.... 0 subs... até hoje! hehehehe... nunca queimei falantes na minha vida... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em aplicar mais potencia, mas com responsabilidade e sabendo o que ta fazendo.

aplico hoje 400w em um P2 da fosgate que suporta 200w e está tranquilo, ganho baixo, o amp trabalha bem frio, subsonico ligado...

Então você não aplica.

TEM um ampli de 400Wrms, mas aplica menos.

Se eu botar um SD5k com ganho no mínimo, não dará 5 mil W rms..... (a menos que a voltagem de saída do player seja MONSTRA).

Compartilhar este post

Link para o post

Muita gente ao ler esse tópico vai entender porque uso um SD5000 pra 2 SDS 818, um stetsom 2k5 pra 4 10pw3.... questão de sinal LIMPO! Gosto de trabalhar antes do clipping e observando os limites mecânicos do falante!

Mas não tem milagre.. certa feita deixei o controle longa distancia na mão dum amigo e passei algumas instruções. Mas ele por puro cabaço, com o volume alto.. mudou de "pasta" e a que ele colocou em seguida tinha uns 3dbs a mais em relação à anterior! Resultado: 2 10pw3 foram pro saco! rsrsrs faz parte!

Da nisso deixar um camaro na mao de alguem que é acostumado com uma uno 1,0 rsrs

tenso!

Compartilhar este post

Link para o post

Da nisso deixar um camaro na mao de alguem que é acostumado com uma uno 1,0 rsrs

tenso!

no meu som ninguem mete a mão, conheco os limites do sistema, chega um mané já vai querer botar no volume 62 ai já sabem o que vai acontecer.

e sempre que mando lavar meu carro tiro a frente do cd pros lavadores não matarem a curiosidade e quando eu chegar estiver tudo queimado!

Compartilhar este post

Link para o post

no meu som ninguem mete a mão, conheco os limites do sistema, chega um mané já vai querer botar no volume 62 ai já sabem o que vai acontecer.

e sempre que mando lavar meu carro tiro a frente do cd pros lavadores não matarem a curiosidade e quando eu chegar estiver tudo queimado!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Então você não aplica.

TEM um ampli de 400Wrms, mas aplica menos.

Se eu botar um SD5k com ganho no mínimo, não dará 5 mil W rms..... (a menos que a voltagem de saída do player seja MONSTRA).

Monstra nada, 4v..

Compartilhar este post

Link para o post

sd tem entradas aux. bem sensiveis. se o player tiver bom nivel de tensão certamente o amp se bem alimentado vai libarar toda sua potencia...

já os que possuem entradas menos sensiveis, como os stetsom nesse caso não irá mesmo liberar 100% da potencia.

headroom é pra quem conhece os limites do sistema, quer tocar com amps folgados frios, sinal o mais limpo possivel, e tem em mente um bom projeto de caixa alimentação, equalização, do contrario é só canceira !

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

excelente tópico!

esse é o tipo de tópico que todo usuário cadastrado deveria ler antes de criar um novo post!

parabens ao kleber e a todos que vem colaborando.

vi muita gente falando sobre P.A, RAVES e DJ.

P.A em rave NÃO da prejuizo, o que da prejuizo é um cabaço atraz de um equipamento eletrônico, pode ser no axé, funk, pagode, vanerão, forró e até nos colorido, seja aonde for.

não foram uma, nem duas e nem três vezes que entrei pra tocar e tive que chamar o técnico de som e avisar que iria abaixar o volume MASTER no mixer baixando de 8, 9 e até mesmo no 10(maximo) para 6 ou 7, avisando que iria mandar o sinal limpo e o resto seria com ele.

Nesta ocasião MUITO de processamento (limiter e etc) e várias outras coisas que realmente não tenho conhecimento não são mais necessárias.

como falaram, Geralmente acontece com os Djs Estrelinhas que chegam lokão no palco não sabem o que fazer e aumentam o volume do master pra agitar mais o publico, no meu caso isso já aconteceu com djs de vários paises.

é EXTREMAMENTE simples operar um mixer de forma com que mande um sinal limpo para a P.A.

devemos lembrar de uma coisa, DJ é quem TOCA musica. Quem faz musica, produz remix e etc são Produtores.

tem MUITOS e MUITOS e MUITOS casos de "dj" (no caso estaria fazendo o papel de produtor) que pega uma musica conhecida passa algo como se fosse um Filtro eliminando frequencias abaixo de 200hz e coloca um "kick" com pico de frequência horrivel em 100hz e uma vinheta ridicula no meio da musica.

esse cara pra mim não é Dj, e MUITO menos produtor.

bom, estou apenas tentando colocar o lado de um DJ de rave que fui por 3 anos e NUNCA toquei com clip acendendo no mixer, por isso defendo tanto o uso de arquivos em WAV onde NORMALMENTE seguem um padrão de masterização e volume tendo uma variação MUITO pequena de volume entre musica "X" e "Y".

o que de fato não acontece com os MP3, que apesar de estar em 320kbps, de forma básica uma música está em 0db outra em -2db, outra em -1db, +3db.

Quando uma música ta mais baixa o DJ aumenta pra ficar no mesmo "volume", só que quando ta mais alta ele não abaixa pra equilibrar simplesmente toca a "musica mais alta" pra agitar a galera e quando vai perceber as luzes vermelhas do mixer nem apagam mais.

desculpem-me por me prolongar tanto e desvirtuar o tópico, pois esse é assunto pra um outro Post.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, pode ter certeza que, se todos os DJ's fossem ao menos razoáveis em conhecimento de audio pro, a vida dos operadores e técnicos seria BEM mais fácil, o duro que tem uns que fazem como vc, dizem que vão abaixar o master, mas é pra ficar com mais ganho na mão... kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, pode ter certeza que, se todos os DJ's fossem ao menos razoáveis em conhecimento de audio pro, a vida dos operadores e técnicos seria BEM mais fácil, o duro que tem uns que fazem como vc, dizem que vão abaixar o master, mas é pra ficar com mais ganho na mão... kkkkkkkkkkkk

tenho certeza disso.

mais não se pode generalizar, da mesma forma que conheço 50 péssimos tocadores de musica que nem da pra chamar de Dj's, conheço 100 que vale a pena parar e apreciar um bom dj set.

a questão de abaixar o master não é pra ficar com ganho na mão, é pra mandar sinal limpo. acho ridiculo variação de volume entre musicas num Dj set.

um bom dj set deve fluir como uma musica.

já vi muito dj avacalhar com operadores de audio e ficar sem grave no set o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

tenho certeza disso.

mais não se pode generalizar, da mesma forma que conheço 50 péssimos tocadores de musica que nem da pra chamar de Dj's, conheço 100 que vale a pena parar e apreciar um bom dj set.

a questão de abaixar o master não é pra ficar com ganho na mão, é pra mandar sinal limpo. acho ridiculo variação de volume entre musicas num Dj set.

um bom dj set deve fluir como uma musica.

já vi muito dj avacalhar com operadores de audio e ficar sem grave no set o-o-

Eu sei que não se pode generalizar, fui numa festa aqui, que trabalhei 8 horas na portaria, depois do meu "turno", que acabou as 8 da manhã, fiquei um tempo lá com alguns amigos, cara, já ouviu a Mara Bruiser? Dava GOSTO de ouvir!

Quando digo que eles fazem pra ficar com mais ganho na mão, é de propósito, Rafael, quando o mané não entende nada de som, ele quer ganhar no volume do DJ que tocou antes dele, ridículo, além do som ficar uma porcaria.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, a questão é que dimensionar o headroom nao é tão simples quanto parece.

Vamos ver 2 exemplos simples e depois um terceiro que exige um entendimento um pouco maior!

1º - Se você quiser 100W de um sinal musical de fator de crista de 6db, você precisará de um aplificador de 200W pela especificação de potencia através de sinal senoidal. (Pois 6db são duas vezes mais potência do que 3Db. Lembrando que sinal senoidal possui fator de crista de 3db.)

2º - Se você quiser 100W de um sinal musical de fator de crista de 12db, você precisará de um amplificador de 800W pela especificação de potência através de sinal senoidal. (Pois 12-3=9Db. 9Db são oito vezes a mais de potência.)

3º - Vamos pensar agora em um exemplo onde temos um alto falante e precisamos escolher o amplificador:

Alto falante de 100W de acordo com a norma NBR 10303 (Ruido Rosa por 2 horas).

Vamos imaginar que o sinal musical que o falante será exposto tenha o mesmo fator de crista que o ruido rosa, 9db (ou seja, fator de crista = 8, Pot. Pico / Pot. Média = 8).

Queremos um headroom de tal forma que o amplificador não clipe nos picos do sinal.

Qual será a potência necessária do amplificador supondo que o amplificador terá especificação de potência para um sinal senoidal (crista = 3db, ou seja Pot. Pico / Pot. Média = 2)???????

Se você pensar que o amplificador deva ter 400W de potência média contínua com sinal senoidal, você errou. (Provavelmente fez o seguinte cálculo: 9db-3db=6db. 6db tem 4 vezes mais potência, logo 400W).

Porque eu digo que errou?

O que o seu amplificador precisa para não clipar é aguentar 800W de pico para sinal ruido rosa e não 800W de pico para sinal senoidal. Se tiver um falante de 400W de potencia media de sinal senoidal ele aguenta o mesmo que 400W de potencia media de sinal ruido rosa, pois o que interessa é potencia media! Portanto se ele aguentasse 400W de potencia media ruido rosa (que é o mesmo que 400W de potencia media de sinal senoidal), ele aguentaria um pico de 1600W de ruido rosa. Logo você escolheu um aplificador 2 vezes mais potente que o necessário. A resposta correta seria 200 W de potencia média continua com sinal senoidal.

Por isso, se a especificação de potencia do falante for de acordo com a NBR 10303 (ruido rosa), a especificação de potencia do amplificador for de acordo com sinal senoidal, e o sinal musical for de 9Db, aí sim a potencia do amplificador deverá ser o dobro. No entanto vale lembrar que nem sempre a potencia do amplificador está especificada de acordo com sinal senoidal, nem sempre a potencia do falante está especificada de acordo com ruido rosa e nem sempre o sinal musical é de 9db como no exemplo acima.

Matheus Albertoni

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece Kleber, é que o ideal é utilizar amplificadores mais fortes para aguentar os picos, no entanto, a potência média empregada ao alto-falante, deve ser igual a potência especificada pelo alto-falante.

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece Kleber, é que o ideal é utilizar amplificadores mais fortes para aguentar os picos, no entanto, a potência média empregada ao alto-falante, deve ser igual a potência especificada pelo alto-falante.

Os picos podem ultrapassar a potência RMS do falante, DESDE QUE a caixa permita. Não adianta uma caixa onde o falante atravesse a x-máxima com 1000W, e você aplicar 2000W nos picos.

Portanto, o uso CORRETO do subsônico é obrigatório. Não é apenas uma questão de girar e deixar num ponto onde a imaginação diga que tá atuando corretamente, como 99,999999999999999999% dos usuários fazem. Dá pra contar no dedinho mindinho desaparecido do Lula quantos fazem da forma correta.

Além disto, uma coisa é você aplicar 2000W sem distorção nenhuma. Outra é aplicar distorcido, e aí a situação é muito pior que aplicar 1000W num falante de 1000W, sem headroom. Infelizmente, num mundo onde o povo acha que tem que ver o led de clip piscar nas batidas, é um erro grotesco aplicar headroom. Só serve pro falante queimar mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

O Kleber tem razão!

Antigamente qd. fazia módulos para PA, eles possuiam um VU com leds, cerca de 10 leds, sendo 8 verdes, 1 amarelo e outro vermelho, sendo permitido usar até o amarelo, mas nunca no vermelho, o pessoal respeitava....sabia que era risco e som pior fora deste uso!

Hoje, colocamos o led cliping para informar ao usuário que se o led acender, já é distorção...logo nunca deixe acender, o grande problema é que tem usuários que não escutam este tipo de distorção, e dá-lhe volume....depois vem dizer que AF está fedendo queimado, e tem mais....tem módulo que possue retardo gigantesco no led cliping, qd acende a distorção já passou dos 10% nos picos....

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...