Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Beto TunningWay®

R/B Vorax puxando forte!

Recommended Posts

Eu achei lindo...

Mas uma coisa que me bateu agora... Aquele chassi exposto no salão era o chassis dele? Se for, eu não entro num carro desse.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

era sim... tu viu algum problema estrutural no chassis?

nao fiz testes de tensao, mas achei ele bem elaborado!

Compartilhar este post

Link para o post

Vi, vários.

Era basicamente um monte de tubo quadrado soldado, BEEEEM porco.

Rossin-Bertin_Vorax_chassis.jpg

Agora de um corvette (poderia ser qualquer outro, esse achei fácil)

corvette-zr1-chassis1.jpg

Nota diferenças?

Toda e qualquer quina é um ponto de acúmulo de tensão, um ponto de provável quebra. No Vorax tem vários.

Todo aço sofre algum tipo de tratamento para suportar mais tensão, ser mais duro, mais tenax.. Enfim, alguma coisa sofre. Solda é basicamente aquecer o metal pra ca***** e deixar esfriar, ou seja, todo o tratamento térmico vai pro saco.

Sei lá... Achei artesanal de mais um chassi assim, chegando próximo ao usado por exemplo em competições de faculdade

Aliás, até um pouco mais primitivo. Veja um chassi do Formula SAE, como exemplo.

Chassis.jpg

Comece a pensar em termos de deformação, torção... O chassi do vorax não tem travamento nenhum, aliado com vários pontos de acúmulo de tensão... Não sei não... Um bom carro começa pela estrutura!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi sem som... não vi nenhuma "puxada forte". Mas realmente, andando o carro ficou mais bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

O chassi do corvete é feito por Hidroconformação.

Agora tratamento térmico de solda e/ou Metais pode/deve ser feito antes(Pré-aquecimento),durante e depois(Tempera,Recozimento,revemimento e/ou Tratamento para alivio de tensões)

O alivio de tensões pode começar antes da soldagem,com pré-deformação,e/ou depoisda soldagem.

Editado por Tragicerror

Compartilhar este post

Link para o post

é o video ta privado, mas tenho que concordar com o joão, quando vi o chassis lá no salão tomei um susto, parecia que tinham juntado uns 5 amigos no fds, uns perfis de metal, umas 5 caixa de breja e uma maquina de solda, e pronto, fizeram o chassis.

mas como tem gente conceituada por tras desse projeto, e eu não manjo picas de engenharia, creio que só seja feio e não muito bem acabado, mas que faça o seu papel.

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro como aparecem entendidos de engenharia do nada!

kkk

Só pq é brazuca ngm bota fé.

Isso é papo de estudante... aqueles que chamam a faculdade de "FACUL"... gostam de achar defeito em tudo para ter a chance de cuspir os termos recém aprendidos (mesmo que estejam em "depê" na matéria)....

Falar que uma solda prejudica a dureza do material (o que é verdade) e desprezar o fato de que isso tem uma solução relativamente simples... tenha dó né...

Compartilhar este post

Link para o post

Os cara encontram problema estrutural em uma peça em 5 minutos vendo o chassi tomando coca no salão ahuahuhua

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi o vídeo antes de se tornar privado e gostei do carro.

Agora, se tem problema estrutural, não tenho qualificação alguma para discutir... :P

No mais, tomara que dê certo o carro!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...