Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
distroy

Som automotivo e consumo de combustível.

Recommended Posts

E aí galera beleza? Assim espero.. hehe

É o seguinte...

Até um mês atrás eu estava p*** da vida com o consumo do meu manco...

Comprei o carro a um ano atrás, 1.nada... andei uma semana com ele sequinho e logo instalei rodas aro 17" + sonzinho básico(1k6d com 2x Extreme 15").

Desde então, meu carro fazia em torno de 8.5km/l na cidade. Poxa era consumo demais! Já tava desanimado com o 1.0 achando que fosse por causa das rodas e tal.

O tempo passou e tive a ideia de trocar de set... nisso eu desmontei o som do carro.

Resultado?

O fdp passou a fazer ~12km na cidade!

A diferença foi brutal... o ponteiro a partir desse dia custaaaava a descer. Cheguei a comentar com amigos meus e ninguém acreditou... até eu fiquei meio na dúvida até instalar provisoriamente o MTX no carro. O desgraçado do manco voltou a beber feito um condenado!

Pergunto a vocês... isso é normal mesmo?

Sendo que o alternador do meu carro é o original do gol s/ ar... andar com o som ligado no carro causa todo esse impacto no consumo de combustível?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera beleza? Assim espero.. hehe

É o seguinte...

Até um mês atrás eu estava p*** da vida com o consumo do meu manco...

Comprei o carro a um ano atrás, 1.nada... andei uma semana com ele sequinho e logo instalei rodas aro 17" + sonzinho básico(1k6d com 2x Extreme 15").

Desde então, meu carro fazia em torno de 8.5km/l na cidade. Poxa era consumo demais! Já tava desanimado com o 1.0 achando que fosse por causa das rodas e tal.

O tempo passou e tive a ideia de trocar de set... nisso eu desmontei o som do carro.

Resultado?

O fdp passou a fazer ~12km na cidade!

A diferença foi brutal... o ponteiro a partir desse dia custaaaava a descer. Cheguei a comentar com amigos meus e ninguém acreditou... até eu fiquei meio na dúvida até instalar provisoriamente o MTX no carro. O desgraçado do manco voltou a beber feito um condenado!

Pergunto a vocês... isso é normal mesmo?

Sendo que o alternador do meu carro é o original do gol s/ ar... andar com o som ligado no carro causa todo esse impacto no consumo de combustível?

cara acho que ta fazendo o carro beber muito ai são as rodas 17 pesa muito mesmo na suspensão.mas ja ouvir falar q som tb faz isso,alem do peso dos equipamentos,foi o q ouvir tb dezem que o alternador força mais pra carregar a bateria com som no carro!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o que causa o consumo maior eu não sei, creio que deva ser o peso e o alternador..

Mais o meu antes fazia 8km/l agora com o som ta fazendo 6km/l

Compartilhar este post

Link para o post

pois eu digo que temos que nos reeducar na direção hahsuahsuah

ou seja andar quase igual velhinha de 70 anos !

e ainda pegar uns embalos numa descida hauhsauh

no bolso dói mesmo ! é muito peso, e muita carga consumindo potencia do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. no caso das rodas 17" eu já descartei pois o carro ficou muito mais econômico depois que tirei o som mesmo rodando com elas.

O peso(carga) acredito que seja coisa pouca também... até porque 2 extreme ou um mtx sozinho não chega a 60kg com caixa e tudo mais(eu não usava bateria auxiliar).

A questão está no alternador mesmo eu acho... pois o mesmo é responsável por TODO o sistema elétrico do carro quando está em movimento. Ele alimenta tudo quanto é consumidor que possa ter no carro, deixando para as baterias(acumulador) apenas o que excede a capacidade dele. Não sei qual a corrente máxima do alternador do gol... acredito que seja por volta dos 65A. Ou seja, o sistema só "puxa" das baterias o que ultrapassar os supostos 65A.

O que eu fico surpreso é a diferença absurda no consumo do meu carro que ultrapassa os 30%.

Ando igual a uma velhinha mesmo como disse o Thytoin, e ando pouco... mas os 50 pilas que antes male durava duas semanas, hoje está passando da terceira semana!

Compartilhar este post

Link para o post

negocio eh aproveitar qualquer brecha pra soltar o carro na Banguela... porque consome mto mais mesmo... e nao eh pouca coisa nao... é MUITO MESMO... mais do que Ar condicionado.

Eh fo**

Compartilhar este post

Link para o post

Ah outra coisa!

Quando eu usava o som, costumava andar sozinho... depois que eu tirei, passai levar minha mãe na ida e volta pro serviço(durante a semana é só isso que eu rodo mesmo).

Então o peso também está descartado pois a caixa com o MTX pesa o mesmo que ela. hehe

Estive pensando um pouco e acabei tendo uma idéia pra driblar todo esse consumo extra... se for comprovado que o peso do alternador realmente é a causa do problema, vou postar aqui e ver se a galera aprova.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, som pesa MESMO!

Seja por causa da carga que necessita do alternador, seja por causa do peso da caixa, o consumo aumenta muito!

Eu to fazendo 9km/l na cidade com meu celta 1.0 2009, NA GASOLINA.

Ta demais isso... E olha que nem ando chutado...

Imagina esses BASSHEADS que têm 300A de alternador no carro??

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, som pesa MESMO!

Seja por causa da carga que necessita do alternador, seja por causa do peso da caixa, o consumo aumenta muito!

Eu to fazendo 9km/l na cidade com meu celta 1.0 2009, NA GASOLINA.

Ta demais isso... E olha que nem ando chutado...

Imagina esses BASSHEADS que têm 300A de alternador no carro??

O consumo do meu também é NA GASOLINA. :(

Na verdade eu abri esse tópico não só pra sanar a minha dúvida. Aqui no fórum tem muita gente ACHANDO que o alternador só pesa enquanto carrega as baterias e que se estas estiverem em plena carga o carro vai ficar levinho.

Gente... o som pesa no motor assim que é ligado pois o alto consumo faz com que o alternador trabalhe no extremo! Bons exemplos são os vídeos dos gringos que instalam as vezes até 4 alternadores no carro... na primeira batida de grave o RPM cai drasticamente.

Agora o que me pegou de surpresa mesmo foi essa diferença toda no consumo do meu manco. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu vejo as rotacoes do meu carro cairem com 1500w rms e alternador de 90Ah. Imagina com mais alternador! Carro 1.0 nao foi feito pra som pesado, definitivamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Normal? Claro!

1cv = 745w. Considerando as perdas do alternador, cabos, bateria, amp, dá pra chutar aí uns 400W/cv.

Se você tem 4000W, então são 10cv debitados no motor.

Parece pouco? Então tá... seu carro precisa de cerca de 7cv pra se manter a 80km/h em 5a marcha, isto pra um carro pequeno e sem rodões. Um ar condicionado, dizem, consome entre 3 e 5cv.

Agora eu pergunto: Do que adianta 10kw em um carro? São 25cv que seu motor têm que empurrar nos picos. Num carro 1.8 isso dá 25% da potência máxima do motor (ou seja, acelerador no fundo, lá pelos 5000RPM).

Nego acha que kilowatt é igual sacolinha de lixo de posto de gasolina, só pendurar e usar...

Compartilhar este post

Link para o post

cara, é certeza que é o alternador e o peso do veiculo, pode descartar as rodas, meu broder tem uma montana 1.8, que fazia, 6,5 no alcool, aro 14', mudou as rodas pra aro 19', e continua o mesmo consumo, no meu caso, tenho um Corsa 1.8, alternador de 90A ( carro com ar ), antes de colocar o som, era 6,3 no alcool, depois do som, com o peso e o alternador trabalhando sem descanço, ele ta fazendo 4 km/L agora, é normal isso ai, não tem nada de errado. alia som pesado (kg/peso) + alterandor sendo usado o tempo todo, forçando mais o motor = consumo alto!

Compartilhar este post

Link para o post

Normal? Claro!

1cv = 745w. Considerando as perdas do alternador, cabos, bateria, amp, dá pra chutar aí uns 400W/cv.

Parece pouco? Então tá... seu carro precisa de cerca de 7cv pra se manter a 80km/h em 5a marcha, isto pra um carro pequeno e sem rodões. Um ar condicionado, dizem, consome entre 3 e 5cv.

Agora eu pergunto: Do que adianta 10kw em um carro? São 25cv que seu motor têm que empurrar nos picos. Num carro 1.8 isso dá 25% da potência máxima do motor (ou seja, acelerador no fundo, lá pelos 5000RPM).

Nego acha que kilowatt é igual sacolinha de lixo de posto de gasolina, só pendurar e usar...

Ta aí a verdade nua e crua!

Aproveitem!

haha

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, A velha lenda da banguela...rs

Banguela nao economiza combustivel nao...rs a nao ser que seu carro tenha carburador...rs

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

peso das coisas, e peso no alternador pra carregar as baterias tbm, e 1.0, não tem força, ai tu acelera ele mais pra tudo... ai consome mais mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Normal? Claro!

Falou tudo!

Temos que considerar também o peso que os equipamentos acrescentam ao veículo(Principalmente a caixa com os subs),o que causa um consequente aumento do consumo também, pode até ser mínimo, mas conta.

Hehe, A velha lenda da banguela...rs

Banguela nao economiza combustivel nao...rs a nao ser que seu carro tenha carburador...rs

Abraco !

Logico que a banguela economiza... vai querer dizer que não agora?

O que consome mais? seu motor a 1000RPM, dando X explosoes por segundo ou esse mesmo motor a 3000RPM dando x³ explosoes por segundo? (1 Explosão = Um cilindro cheio de mistura Ar+ Combustível)

Não venham falar de bomba de combustivel, por favor, a bomba só facilita o envio do combustivel ao motor (Grande parte do combustível necessario é levado até ele pela propria força de sucção que o motor faz devido a compressão dos pistões). Toda bomba de combustivel tem um refluxo...Se é menos exigido combustível...o combustivel volta ao reservatório normalmente, não existe qualquer ligação com a velocidade em que o veículo se encontra.

Se os taxistas não soubessem disso, por que você acha que eles iriam ficar usando o ponto-morto a cada reta onde o carro "só desliza"?

:legal:

Editado por Gabriel Arthur

Compartilhar este post

Link para o post

Falou tudo!

Temos que considerar também o peso que os equipamentos acrescentam ao veículo(Principalmente a caixa com os subs),o que causa um consequente aumento do consumo também, pode até ser mínimo, mas conta.

O que consome mais? seu motor a 1000RPM, dando X explosoes por segundo ou esse mesmo motor a 3000RPM dando x³ explosoes por segundo? (1 Explosão = Um cilindro cheio de mistura Ar+ Combustível)

Não venham falar de bomba de combustivel, por favor, a bomba só facilita o envio do combustivel ao motor (Grande parte do combustível necessario é levado até ele pela propria força de sucção que o motor faz devido a compressão dos pistões). Toda bomba de combustivel tem um refluxo...Se é menos exigido combustível...o combustivel volta ao reservatório normalmente, não existe qualquer ligação com a velocidade em que o veículo se encontra.

Se os taxistas não soubessem disso, por que você acha que eles iriam ficar usando o ponto-morto a cada reta onde o carro "só desliza"?

Carros com ineção eletrônica tem um sistema chamado cut-off que corta o combustível quando este se encontra em uma decida.

O video abaixo explica tudo.

http://www.youtube.com/watch?v=V2xu5NlwcGI

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, tinha tirado td som meu Corolla SEG 2004. E agora td instalado d novo acho q dá uns 130 kilos a mais. ( so 2 falante over pesa 30k)hehehe. Não vi muita diferença d consumo. Não sei c é so nos carros 1.0??? O alternador do Corolla acho q é 90A. Nesse dias fiz media cidade/estrada e deu 13,89 litros, pra mim ta mais d q bom. :legal:[]-[]

http://img543.imageshack.us/img543/8660/moto0358.jpg

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Falou tudo!

Gabriel erro bem comum...

A quantidade de combustivel injetado em carros com injeção eletrônica está mais ligada a carga (esforço) que o regime de rotação...

Sim o regime de rotação interfere, mas o que acontece é que a quantidade de combustivel não está ligada somente á esse fator

Existe um fator de quantidade de ar x combustivel chamado lambda, que informa a quantidade de ar x combustivel a ser utilizada.

Quando o motor esta submetido a pouco esforço (descida por exemplo) a central diminui a quantidade de combustivel, chegando mesmo á zero no caso do uso d efreio motor (cutoff). Por isso se o carro mantem velocidade em descida mesmo engranado ele vai consumir menos que na banguela, pois o esforço do motor nesse caso é negativo não necessitando de combustivel. Ai invez do motor empurrar o carro o carro é que empurra o motor, enquanto deixar na "banguela" faz com que a injeção mande combustivel para manter o motor funcionando !

No caso de esforço o fator lambda cresce para 1 até para 1,5 mandando mais combustivel isso porque fatores de lambda até 0,4 são bons para economia, entre 0.6 e 1 é a condição ideal de funcionamento e entre 1 e 1,5 é onde se extrai mais potencia (maior consumo e maior poluição tambem).

Para ter uma ideia a proporção aproximada de lambda 1 são 14 partes de ar par 1 parte de gasolina.

Vamos analisar a questão de rotação x carga x consumo em um motor 2.0:

A eficiencia de enchimento gira em torno de 0,6, logo um motor 2.0 costuma admitir +- 900 ml de mistura por cada 4 Rotações

Funcionando á 3000 RPM:

Com lambda 1 = 64 ml de gasolina /minuto

Com lambda 0,4 = 25 ml de gasolina /minuto

Com lambda 1,5 = 96 ml de gasolina /minuto

Funcionando á 5000 RPM

Com lambda 1 = 107 ml de gasolina /minuto

Com lambda 0,4 = 42 ml de gasolina /minuto

Com lambda 1,5 = 160 ml de gasolina /minuto

A injeção tras nos seus mapas uma relação de lambda x carga, alias um dos pontos onde os "chipeiros" mexem é aumentar o lambda desejado para cada carga

Mas não se mede comsumo em ml minuto certo, mas em Km por litro...

Digamos que em 3000 RPM em 5.a marcha o carro esteja á 90 Km/h e a 5000 RPM esteja a 140 Km/h

Funcionando á 3000 RPM:

Com lambda 1 = 64 ml de gasolina /minuto = 90000/(64x60)= 23 Km/l

Com lambda 0,4 = 25 ml de gasolina /minuto = 90000/(25x60)= 58,33 Km/l

Com lambda 1,5 = 96 ml de gasolina /minuto = 90000/(96x60)= 15,56 Km/l

Funcionando á 5000 RPM

Com lambda 1 = 107 ml de gasolina /minuto = 140000/(107x60)= 21,78 Km/l

Com lambda 0,4 = 42 ml de gasolina /minuto = 140000/(42x60)= 54,44 Km/l

Com lambda 1,5 = 160 ml de gasolina /minuto = 140000/(160x60)= 14,52 Km/l

Lembre-se que esses numeros de consumo são hipoteticos, sem nenhuma variação de velocidade ou de lambda no trajeto ! logo na pratica meio inviáveis, seriam acomo o consumo minimo nas situações citadas !

Um Veiculo á 140 Km/h sofre muito mais arrasto aerodinâmico que á 90 ! Logo estará utilizando mais esforço tambem, os calculos são só para exemplificar a influencia da carga x rotação no consumo do carro.

[]

Sandro

Editado por sepacheco
  • Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

qdo eu vejo um post do sepacheco , sempre me assuto com o conhecimento q passa ...

em casa tem 3 carros praticamente iguais , o que difere é roda/som .

o que tem mais som , bebe bem mais !

corsa 1.4 premuim 2009 = 6,25 ( 17' db drive spa4.120 + jh 600 no p3 )

corsa 1.4 maxx 2010 = 7,5 ( 14' keenwood 8404 )

corsa 1.4 maxx 2011 = 8,5 ( media do primeiro tanque , o carro tem 400 km e não possiu nada de som )

alcool sempre cidade !

do mais bebum para o mais economico , deu 90 km de diferença por tanque de alcool .

Editado por betoutp

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel erro bem comum...

A quantidade de combustivel injetado em carros com injeção eletrônica está mais ligada a carga (esforço) que o regime de rotação...

Sim o regime de rotação interfere, mas o que acontece é que a quantidade de combustivel não está ligada somente á esse fator

Existe um fator de quantidade de ar x combustivel chamado lambda, que informa a quantidade de ar x combustivel a ser utilizada.

Quando o motor esta submetido a pouco esforço (descida por exemplo) a central diminui a quantidade de combustivel, chegando mesmo á zero no caso do uso d efreio motor (cutoff). Por isso se o carro mantem velocidade em descida mesmo engranado ele vai consumir menos que na banguela, pois o esforço do motor nesse caso é negativo não necessitando de combustivel. Ai invez do motor empurrar o carro o carro é que empurra o motor, enquanto deixar na "banguela" faz com que a injeção mande combustivel para manter o motor funcionando !

No caso de esforço o fator lambda cresce para 1 até para 1,5 mandando mais combustivel isso porque fatores de lambda até 0,4 são bons para economia, entre 0.6 e 1 é a condição ideal de funcionamento e entre 1 e 1,5 é onde se extrai mais potencia (maior consumo e maior poluição tambem).

Para ter uma ideia a proporção aproximada de lambda 1 são 14 partes de ar par 1 parte de gasolina.

Vamos analisar a questão de rotação x carga x consumo em um motor 2.0:

A eficiencia de enchimento gira em torno de 0,6, logo um motor 2.0 costuma admitir +- 900 ml de mistura por cada 4 Rotações

Funcionando á 3000 RPM:

Com lambda 1 = 64 ml de gasolina /minuto

Com lambda 0,4 = 25 ml de gasolina /minuto

Com lambda 1,5 = 96 ml de gasolina /minuto

Funcionando á 5000 RPM

Com lambda 1 = 107 ml de gasolina /minuto

Com lambda 0,4 = 42 ml de gasolina /minuto

Com lambda 1,5 = 160 ml de gasolina /minuto

A injeção tras nos seus mapas uma relação de lambda x carga, alias um dos pontos onde os "chipeiros" mexem é aumentar o lambda desejado para cada carga

Mas não se mede comsumo em ml minuto certo, mas em Km por litro...

Digamos que em 3000 RPM em 5.a marcha o carro esteja á 90 Km/h e a 5000 RPM esteja a 140 Km/h

Funcionando á 3000 RPM:

Com lambda 1 = 64 ml de gasolina /minuto = 90000/(64x60)= 23 Km/l

Com lambda 0,4 = 25 ml de gasolina /minuto = 90000/(25x60)= 58,33 Km/l

Com lambda 1,5 = 96 ml de gasolina /minuto = 90000/(96x60)= 15,56 Km/l

Funcionando á 5000 RPM

Com lambda 1 = 107 ml de gasolina /minuto = 140000/(107x60)= 21,78 Km/l

Com lambda 0,4 = 42 ml de gasolina /minuto = 140000/(42x60)= 54,44 Km/l

Com lambda 1,5 = 160 ml de gasolina /minuto = 140000/(160x60)= 14,52 Km/l

Lembre-se que esses numeros de consumo são hipoteticos, sem nenhuma variação de velocidade ou de lambda no trajeto ! logo na pratica meio inviáveis, seriam acomo o consumo minimo nas situações citadas !

Um Veiculo á 140 Km/h sofre muito mais arrasto aerodinâmico que á 90 ! Logo estará utilizando mais esforço tambem, os calculos são só para exemplificar a influencia da carga x rotação no consumo do carro.

[]

Sandro

Muito boa explicação amigo, eu nunca entendia o por que de mesmo com rotação mais alta, se consumia menos combustivel.

Obrigado. :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

E se no caso for adicionado um alternador so para o som?

Pois estava pensando nessa alternativa, colocar um alternador de 55ah so para as baterias do som, será que esta alternativa é viável ?

Compartilhar este post

Link para o post

E se no caso for adicionado um alternador so para o som?

Pois estava pensando nessa alternativa, colocar um alternador de 55ah so para as baterias do som, será que esta alternativa é viável ?

o alternador que pesa o motor , quando ele é utilizado ( gerando carga ) forma uma resistencia para o motor !

um alternador a mais não teria redução desse efeito , e sim aumentaria mais o consumo .

Compartilhar este post

Link para o post

Aumenta o consumo por 2 fatores:

Primeiro, pq tem mais polia, mais correia, mais coisa pendurada no virabrequim.

Segundo, porquê seu alternador atual não consegue suprir toda a demanda, então ele só supre uma parte (por isto a tensão cai) e só "pesa" uma parte.

Com 2 alternadores, ou um mais forte, o alternador vai suprir mais corrente, e vai cobrar mais do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...