Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

João, no ponto de vista da lógica me perdoe, mas seu pensamento é muito mais absurdo do que o dele.

Não estou dizendo que você esteja errado, mas uma política no sentido que você prega seria uma assassinato à distribuição das despesas do Estado. Não acho que o sistema seja absolutamente justo, mas é um dos menos injustos possíveis.

Quanto aos milionários, existe previsão constitucional para criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), mas porque será que nunca foi criado? :banghead

Será que é porque os milionários estão no poder ou compram (por lobby) os que estão?

Eu como todos tenho vontade sim de ser rico (mesmo que no fundo saiba que provavelmente nunca serei), e mesmo assim acho justo pagar mais pelo fato de ter mais. Como IPVA não tem nada a ver com estradas ou coisas do tipo, é com esse dinheiro que os Estados e Municípios vivem (sei que o imposto é estadual, mas 50% do valor arrecadado é repassado aos Municípios).

Cobrar 4% de IPVA de um UNO e 2% de uma FERRARI (somente a título de exemplo) é um dos maiores absurdos que já vi. Vai contra todo o sistema tributário instituído pela CRFB/88 - é inclusive inconstitucional por ferir a o princípio da capacidade contributiva.

E mesmo sem entrar em aspectos jurídicos, moralmente e socialmente falando, é tão absurdo quanto.

Imposto mínimo não é absurdo, é uma contribuição pelo mal que o carro causa, uma compensação de danos.

E digo mais, as multas deveriam ser de acordo com a renda do maluco. O que é uma multa de trânsito pro dono de uma Mercedes dessas?

Ta louco? As penas judiciais deveriam ser maiores para os corintianos também? O sistema de pontuação está ae para isso, para punir todos.

Esse lance das multas eu já pensei comigo um dia, mais discutir isso com algum amigo acho que não seria viável, sempre tem as distorções de opiniões, mais tbm acho por esse modo...

Sobre o IPVA, "azar" rs, o dele ter que pagar isso, hahahahaha, não acho roubo, pois é tudo proporcional.!!!!

Os mesmos 4% dele, é do meu, é dó "zé mané", é do fulano...etc....

Eu acho justo.

Concordo sobre 4%

Postado em

É algo relevante pra qualquer tipo de bolso...

Pq no final do ano ele tem os 100 mil de ipva, 300 de seguro, 100 de manutenção..

Ai brincando de faze conta ele tem meio milhao por ano de despesas so nesse carro, tirando os outros carros, barcos, iof..

Ai o bicho pega neh?

Aqui em casa morre muito dinheiro em ipva e seguro da até do de pagar..

Postado em

Quem compra o carro por acaso não sabe que vai desembolsar 4% do valor dele TODO ano?

Se sabe, porquê da choradeira? Não quer desembolsar, não compra.

Além disto, uma coisa é tirar 4% do valor do carro do seu salário, quando na maioria das vezes não se tem sequer o valor do carro em investimentos. Meu caso, por exemplo.

Agora, quem gasta 3 milhões em um carro, vai ter pelo menos 10x este valor investidos. Os 4% é apenas uma parte do rendimento da aplicação do cara em apenas um dos meses.

Ou seja: Pesa no bolso? Óbvio que não.

MAS no meu caso, pagando 3% de 24 mil, saindo do meu rendimento mensal, pesa sim.

"Ah, mas é cento e tantos mil". Ok, mas pra quem vive de salário mínimo, uma noitada onde se gasta 200 reais é um absurdo. Pra quem ganha 4k num mês é algo rotineiro.

Logo, não adianta. Se o cara quis comprar o tal carro, ele tá sim cagando e andando em ter que pagar mais de 100 mil por ano.

Eu me expressei mal em falar em "sentir no bolso" Kleber, mas a grande maioria acha que porque o cara é rico, ele queima dinheiro, faz "chuva de 14mil reais" (isso só o Catra ashuashuas), mas não é bem assim. Esses 100mil reais no carro são 100mil reais a menos pra ele aplicar no negócio dele, que podem virar muito mais do que isso.

Então, claro que o cara não vai deixar de ir pra um restaurante no fim de semana ou pra Paris no meio do ano, mas não pensem que isso é igual mato pra um cara rico.

Postado em

Eu me expressei mal em falar em "sentir no bolso" Kleber, mas a grande maioria acha que porque o cara é rico, ele queima dinheiro, faz "chuva de 14mil reais" (isso só o Catra ashuashuas), mas não é bem assim. Esses 100mil reais no carro são 100mil reais a menos pra ele aplicar no negócio dele, que podem virar muito mais do que isso.

Então, claro que o cara não vai deixar de ir pra um restaurante no fim de semana ou pra Paris no meio do ano, mas não pensem que isso é igual mato pra um cara rico.

Não é igual mato mesmo. Mas é comprovado que as famílias ricas são as que menos comprometem a renda pagando impostos. Isso não é injustiça o bastate?

Postado em

Não é igual mato mesmo. Mas é comprovado que as famílias ricas são as que menos comprometem a renda pagando impostos. Isso não é injustiça o bastate?

Não, ou você acha que ele é rico por acaso?

Postado em

Só que o cara fez uma escolha e decidiu que pagaria isto.

Se você for pensar, e o IPTU da casa dele? Se o carro vale 3mi, quanto vale a(s) casa(s)? 5-10milhões? Pense no IPTU disto...

E o IR, que mesmo fortemente sonegável ainda leva uma boa grana? Aqui no Br leva 25% diretamente, mas na real leva muito mais. Na Europa leva 50%.

Ainda assim, o cara fica rico... será que existe realmente uma injustiça?

Postado em

Se você for pensar, e o IPTU da casa dele? Se o carro vale 3mi, quanto vale a(s) casa(s)? 5-10milhões? Pense no IPTU disto...

E o IR, que mesmo fortemente sonegável ainda leva uma boa grana? Aqui no Br leva 25% diretamente, mas na real leva muito mais. Na Europa leva 50%.

Kleber, o que o pessoal não entende é que ele simplesmente está pagando o preço pela escolha que ele fez. Se o "cabra" é rico e não quer pagar um IPVA absurdo, que compre um carro barato. Agora querer que ele tenha um carro caro e pague um IPVA barato é colocar as despesas do Estado nas costas dos mais pobres, o que eu acho absurdamente fora da lógica.

Limitar o valor do IPVA é uma das sugestões mais absurdas que eu já vi - esse pelo menos é meu ponto de vista.

No que se refere às multas proporcionais ao valor do IPVA, não tenho posição determinada e opinião formada, mas digo que me inclino para não entender como correto (pelo menos a princípio). A violação ê idêntica para todos, portanto sua consequência não pode ser tão diferente em razão da condição econômica de cada um - além de inúmeros outros problemas que poderia surgir.

Postado em

Kleber, o que o pessoal não entende é que ele simplesmente está pagando o preço pela escolha que ele fez. Se o "cabra" é rico e não quer pagar um IPVA absurdo, que compre um carro barato. Agora querer que ele tenha um carro caro e pague um IPVA barato é colocar as despesas do Estado nas costas dos mais pobres, o que eu acho absurdamente fora da lógica.

Limitar o valor do IPVA é uma das sugestões mais absurdas que eu já vi - esse pelo menos é meu ponto de vista.

No que se refere às multas proporcionais ao valor do IPVA, não tenho posição determinada e opinião formada, mas digo que me inclino para não entender como correto (pelo menos a princípio). A violação ê idêntica para todos, portanto sua consequência não pode ser tão diferente em razão da condição econômica de cada um - além de inúmeros outros problemas que poderia surgir.

PERFEITO... concordo com tudo....

E a multa tem que ser sempre igual mesmo, uma criança atropelada por um motorista bebado não vai sofrer menos ou mais se o cara é rico ou pobre... um morto por uma faca de serra não é "menos morto" que um com uma pistola zero km ultra moderna...

Postado em

Hhuashuashuashuas Eu não tô entendendo bem, mas eu tô concordando com você! asuhashuashuashuhasuhuas

Todos fizeram decisões... Tanto o que paga 400 reais quanto o que paga 100mil de IPVA!

Eu acho o sistema justo, na medida do possível.

Assino embaixo. Sem mais!

Postado em

Nada mais do que justo. Quem tem condições de ter um veículo de 10 mil no maximo, pagará imposto de 4% sobre os 10 mil. Quem tem condições de ter um veículo de 100 mil, pagará imposto de 4% e quem te condições de ter um veículo de 1 milhão, pagará imposto de 4%.

Nada mais do que justo, todos estão pagando imposto =. Ou tão achando que o ipva da pessoa que so pode ter um carro de 10mil não machuca o bolso dela ? Da mesma forma que vai machucar o bolso da pessoa que tem carro de 100 mil e da mesma forma da pessoa que tem carro de 1 milhão.

Postado em

Quem compra o carro por acaso não sabe que vai desembolsar 4% do valor dele TODO ano?

Se sabe, porquê da choradeira? Não quer desembolsar, não compra.

Além disto, uma coisa é tirar 4% do valor do carro do seu salário, quando na maioria das vezes não se tem sequer o valor do carro em investimentos. Meu caso, por exemplo.

Agora, quem gasta 3 milhões em um carro, vai ter pelo menos 10x este valor investidos. Os 4% é apenas uma parte do rendimento da aplicação do cara em apenas um dos meses.

Ou seja: Pesa no bolso? Óbvio que não.

MAS no meu caso, pagando 3% de 24 mil, saindo do meu rendimento mensal, pesa sim.

"Ah, mas é cento e tantos mil". Ok, mas pra quem vive de salário mínimo, uma noitada onde se gasta 200 reais é um absurdo. Pra quem ganha 4k num mês é algo rotineiro.

Logo, não adianta. Se o cara quis comprar o tal carro, ele tá sim cagando e andando em ter que pagar mais de 100 mil por ano.

pesa igual pra todo mundo, ou vc acha que o cara GOSTA de dar 100mil?

visão cretina essa de achar que 100mil pra rico não é nada, assim como vc nao gosta de dar seus 300 reais ele nao gosta de dar 100mil, sem essa vai gente!

ilusão achar que rico rasga dinheiro e nem liga.(claro que tem excessões.)

Postado em

Nada mais do que justo. Quem tem condições de ter um veículo de 10 mil no maximo, pagará imposto de 4% sobre os 10 mil. Quem tem condições de ter um veículo de 100 mil, pagará imposto de 4% e quem te condições de ter um veículo de 1 milhão, pagará imposto de 4%.

Nada mais do que justo, todos estão pagando imposto =. Ou tão achando que o ipva da pessoa que so pode ter um carro de 10mil não machuca o bolso dela ? Da mesma forma que vai machucar o bolso da pessoa que tem carro de 100 mil e da mesma forma da pessoa que tem carro de 1 milhão.

Quem tem um veículo de 10 mil pode não pagar IPVA, dependendo do ano. Sim é injusto.

visão cretina essa de achar que 100mil pra rico não é nada, assim como vc nao gosta de dar seus 300 reais ele nao gosta de dar 100mil, sem essa vai gente!

:+1

Aliás, conheço mais pobre que rasga dinheiro do que rico... Tenho vários amigos que ganham quase nada, vão para festas e ostentam tudo que podem (e que não podem). Isso é rasgar dinheiro.

Postado em

Com certeza, ninguém ficou rico rasgando dinheiro.

Tem nego que até ganha bem mas queima tudo, outros que sabem guardar uma graninha e aplicar e com certeza tão bem de vida, tranquilão.

Postado em

Não é questão de gostar.

Você gosta de pagaar algum tributo? Eu não. Nem que custe 1 real.

Agora, não sejamos ingênuos. o cara comprou o carro SABENDO que ia custaar 100 mil por ano.

Então fo**-se se ele gosta, se ele vai ficar feliz, triste, se a mãe dele acha um absurdo, se o pessoal do fórum acha caro...

Ele CONCORDOU em pagar isto.

Ele por acaso comprou sem saber? Comprou, e um dia apareceu uma cobrança?

Pronto, fim. Vai ficar de mimimi pelo cara?

Postado em

Não é questão de gostar.

Agora, não sejamos ingênuos. o cara comprou o carro SABENDO que ia custaar 100 mil por ano.

Então fo**-se se ele gosta, se ele vai ficar feliz, triste, se a mãe dele acha um absurdo, se o pessoal do fórum acha caro...

Se todos entendessem que 90% dos gastos são frutos de nossas próprias escolhas a reclamação deminuiria e cresceríamos na forma de escolher.

Eu nunca pensei que rico rasgasse dinheiro, nada disso. Ninguém é doido o bastante e a vida traz desafios (inclusive financeiros) à todos, abrangendo ambas as classes sociais. O que acontece é que quem tem condição de comprar um carro mais caro vai dispensar uma quantia maior para mantê-lo: a mesma lógica é usada para seguros, preço de revisões, peças, manutenção como um todo (pelo menos em regra). Não vejo porque achar absurdo o fato dos impostos seguirem a mesma regra.

Além do mais, não me estranharia saber que muitos donos de populares sofrem mais para pagar os impostos do que alguns donos de Ferrari´s.

Quanto a alguns carros serem isentos, em razão do ano de fabricação ou determinado critério, não tenho opinião totalmente formada, mas me inclino a ser favorável. Analisar a situação de um plano puramente monterário (ou matemático, como querem alguns) é desprezar totalmente o fato social, vedando os olhos para aquilo que todos sabem existir mas preferem não ver. :legal:

Postado em

Não é questão de gostar.

Concordo, mas sabe o que mais? Assim como o rico, o pobre comprou o carro sabendo que ia custar X por ano!

O problema é que em alguns casos, o IPVA vai doer mais no bolso do pobre, porque um rico com certeza não diminui seu padrão de vida para possuir um carro desses, mas um pobre pode diminuir. Não que isso torne o imposto injusto, é só um fato.

Postado em

Concordo, mas sabe o que mais? Assim como o rico, o pobre comprou o carro sabendo que ia custar X por ano!

O problema é que em alguns casos, o IPVA vai doer mais no bolso do pobre, porque um rico com certeza não diminui seu padrão de vida para possuir um carro desses, mas um pobre pode diminuir. Não que isso torne o imposto injusto, é só um fato.

Diminui por opção, afinal por ser pobre poderia andar de buzão, carro véio ou moto.

Assim como o rico deixa de ter alguns confortos (100 mil reais/ano poderia pagar uma viagem, alguns funcionários a mais, investimentos ou mesmo aluguel de uma casa de campo/praia).

Postado em (editado)

Diminui por opção, afinal por ser pobre poderia andar de buzão, carro véio ou moto.

Assim como o rico deixa de ter alguns confortos (100 mil reais/ano poderia pagar uma viagem, alguns funcionários a mais, investimentos ou mesmo aluguel de uma casa de campo/praia).

Mas o pobre deixa de fazer coisas básicas, como comer melhor, viver num lugar melhor (imagine a diferença de 300-400 reais no aluguel de uma casa ou apartamento popular?), dar um ensino de melhor qualidade aos filhos (o rico não vai deixar de matricular o filho na melhor escola da cidade por causa do carro).

Como eu disse, não que isso torne o imposto injusto, mas é um fato que deve ser observado.

Ah, quanto a diminuir por opção, foi exatamente isso que eu disse no início do meu post Jão! Assim como o rico, o pobre tem consciência que vai gastar X por ano pagando imposto do carro, é uma questão de escolhas pros dois lados!

Editado por Xan_
Postado em

Tadinho do rico!

Eu que sou pobre, me fodo todo ano pra pagar IPVA + multas numa taca só (já que geralmente eu só pago quando começa a fiscalização), posso me foder de buenas. Afinal, minha ggrana não pode pagar mais um funcionário, ou o aluguel de uma casa de campo.

Postado em (editado)

Ué... olha o seu argumento pro rico não pagar 4%...

Tadinho dele!

Até parece que o cara vai entregar a casa na praia dele porquê comprou um carro de 3 milhões... Pra não pesar no orçamento...

Editado por Kleberlpa
Postado em

Ué... olha o seu argumento pro rico não pagar 4%...

Tadinho dele!

Até parece que o cara vai entregar a casa na praia dele porquê comprou um carro de 3 milhões... Pra não pesar no orçamento...

Não, mas poderia deixar de comprar um carro de 3 milhões para andar 2 vezes ao ano e pagar esse tanto de IPVA. Dando um teto, com certeza teriam-se muito mais carros fodas rodando na rua, pois ae realmente virariam obras de arte (ou você acha que homem prefere comprar quadro?)

Postado em

Não, mas poderia deixar de comprar um carro de 3 milhões para andar 2 vezes ao ano e pagar esse tanto de IPVA. Dando um teto, com certeza teriam-se muito mais carros fodas rodando na rua, pois ae realmente virariam obras de arte (ou você acha que homem prefere comprar quadro?)

Poxa, o cara gasta 3 milhões pra andar 2x por ano em um carro! 100 mil por ano é realmente absurdo!

E realmente... o problema do nosso trânsito é a falta de carros fodas na rua. Tem que ajudar quem tem grana a ter esses carros fodas, o Brasil seria muito melhor assim!

PS: A SLR que virou "obra de arte" é a do Eike. Se não me falha a memória, ela não está emplacada (e nem precisa).

Carro não-emplacado NÃO PAGA IPVA.

Postado em

Dando um teto, com certeza teriam-se muito mais carros fodas rodando na rua

Jão me espanta com seu bom senso, ahuahuahhuaahuhaa.

João = rico -> defende os ricos;

Eu = pobre -> defendo os pobres;

[""]

Racho de rir aqui sozinho com a visão do Jão da "ex-montana". Calma João, briga não, eu também tinha uma montana e gostava da Gm, kkkkkkk.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...