Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

(SPL) Band-Pass 6º Ordem, Sub 18" BOMBER

Recommended Posts

Vlew cara!!! fiz o q vc disse e ficou bem melhor!!! Nao fico tao picuda e agora melhoro o sub grave!!!

fico um grave mais presente, antes tava parecendo woofer!!! :P

vlew mesmo!!!

que bom que funcionou mano =) !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que beleza hein Guto! Uma faisquinha de potencia e a bp já mostrando serviço. Isso é que tá faltando no forum, inovar, fazer diferente e não só aquele monte de tópicos "x + y presta?", "a + b, será que fica bom?". Parabéns pela iniciativa e pelos resultados. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Lacerda =) !

Mas aqui é complicado , vê se alguém comenta alguma coisa ... os caras veem as fotos e fica por isso mesmo ... Não é "O DA MODA" ae ninguém se diz interessado ... é desanimador postar certas coisas aqui ... masss ... tudo bem ... o tópico tem quase 2000 visitas , então VER , VIRAM ... só não tem vontade de comentar rsrsrs ! (ou medo de falar mer** né ? rsrsrs vai saber)

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é bem como você disse, eu mesmo posto pouco,pois a maioria dos topicos é perguntando se isso + aquilo dá certo, e como não ouvi uma grande variedade de sets não devo opinar por achismo. Mas pelo menos é melhor só olhar do que responder só pra por gosto ruim. Que é uma caixa melindrosa, que requer muito mais cuidado é fato, mas sem tentativas, sem testes como aprenderemos? Seria sempre dutada e selada. Eu moro em Pernambuco, aqui no interior só rola trio, pra ouvir uma band pass terá que ser a minha, não tem jeito. E ela tá a caminho, to propenso a 25l para cada camara e sintonia 52=55hz, pra um 257d2. Assim que me sobrar $$$ vou mandar fazer. E os kick? Não te entregaram ainda? É outra vontade que só sai se for o meu. Mas vamo que vamo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é bem como você disse, eu mesmo posto pouco,pois a maioria dos topicos é perguntando se isso + aquilo dá certo, e como não ouvi uma grande variedade de sets não devo opinar por achismo. Mas pelo menos é melhor só olhar do que responder só pra por gosto ruim. Que é uma caixa melindrosa, que requer muito mais cuidado é fato, mas sem tentativas, sem testes como aprenderemos? Seria sempre dutada e selada. Eu moro em Pernambuco, aqui no interior só rola trio, pra ouvir uma band pass terá que ser a minha, não tem jeito. E ela tá a caminho, to propenso a 25l para cada camara e sintonia 52=55hz, pra um 257d2. Assim que me sobrar $$$ vou mandar fazer. E os kick? Não te entregaram ainda? É outra vontade que só sai se for o meu. Mas vamo que vamo. :legal:

cara ... leia oq ue escrevi de "como" projetar uma band pass bicho ... toma cuidado que essa sua caixa ia dar problema , não ia tocar nada ... leia ae mais pra trás eu explicando ... grande abraço e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,o programa do site calculou volume traseiro 15,74l e frontal 8,63l com sintonia em 56,25hz, mas é muito pouco. Aí coloquei vr 18l e vf 14l com sintonia de 55hz e deu um pico de 3db. Preciso que ela dê um sonzinho pra fora tbm, dá uma luz aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Lacerda =) !

Mas aqui é complicado , vê se alguém comenta alguma coisa ... os caras veem as fotos e fica por isso mesmo ... Não é "O DA MODA" ae ninguém se diz interessado ... é desanimador postar certas coisas aqui ... masss ... tudo bem ... o tópico tem quase 2000 visitas , então VER , VIRAM ... só não tem vontade de comentar rsrsrs ! (ou medo de falar mer** né ? rsrsrs vai saber)

Po Guto, não leva por esse lado não tchê. EU acho que não é o caso de ser moda do momento ou não;

Eu por exemplo sou do tipo que entra TODO DIA no fórum a anos, e quase nunca posto nada.. meu jeito de ser.. kkkk.. e pelo numero de visitas podes notar que muitos (como eu) estão acompanhando e aprendendo com teu projeto.

Eu ja fiz uma BP6 pra 2 over 15/800 mas não gostei. Não lembro mais, foi alguém do fórum a uns 3 anos atras que me passou o projeto, mais não curti.

Quero fazer um trio um pouco diferente assim que trocar ou arrumar o meu carro aki..gol bola.

Estou com 2 pares de 6w4p da selenium e 1 par de 1TW1 (pra mid e hi) e um amp kicker. Quero fazer uma caixa de subgrave no qual o falante fique escondido. Pensei na BP sim.. Tenho uma carcaça de um antigo nitro1000 de 18 aki (pesa mais de 15 kg certamente), e um reparo de selenium sws 800 pra montar. Mas o fod* é acertar um BP sem parametro nenhum desse "transformer" ai né.. rsrs;

SE esse 18 não ficar bom, pego outro falante que de um sub legalzinho no meu trio..

Vo por um SD 1500 a 2000 pro subgrave;

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

excelente projeto!

eu gosto mto de band-pass! elas são confiáveis! isso mesmo! band pass é o tipo de caixa que toca o que a simulação mostra, sem muita variação, sofre pouca influencia de posição no carro, interage pouco com o ambiente (salvo pela frequencia de ressonancia do proprio veiculo)!

bem projetada tem-se um platô, e não um pico apenas, ou seja, consegue-se ganho REAL (acima de 0dB, como nas dutadas com pico) numa faixa mais larga que as dutadas...

bom, eu sei que "band pass é banda estreita", e que "band pass de sexta ordem não tem extensão abaixo do pico pq tem decaimento de 36dB/8ª"... isso tudo é verdade... se compararmos com uma dutada PLANA, com 0dB de ganho maximo! mas se queremos mais eficiencia que isso, ou seja, aumentar a sensibilidade do sistema com a caixa, vc tem q inserir pico na dutada, e o pico da dutada é um PICO mesmo, vai ter ganho efetivo ai, digamos, numa faixa de 10Hz, já a band-pass bem feita, dá pra ter ganho efetivo de até uns 3dB (ou mais a depender do falante) em uma faixa bem maior, frequentemente de 30Hz ou mais de intervalo (por exemplo um platô entre 45 e 80Hz, isso é fácil de conseguir com BP)!

a unica coisa que a BP perde é timbre em relação à radiação direta (dutada/selada), mas para um projeto que busca eficiencia eu sou mto fã de BP!

essa do Guto ficou ótima, delay controlado, excursão de cone tbem é ponto forte de BP, ela controla mto bem a excursão, permitindo aplicar bastante potencia no falante etc

o problema de BP é projeto ruim! com ganho excessivo em uma faixa estreita, delay exagerado e cone descontrolado, dai qdo neguinho ve, já queimou falante e o caramba!

Compartilhar este post

Link para o post

opaaa parece ter pouca eficiencia a caixa?? rsrsrs

e 30 rms soh distorcendo rsrsrs

cara arruma logo um amp ai pra testar...

muito ancioso aguardando o video...

parabens!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Lacerda , acredita nesse programa do site pra BP não bicho ... usa o WINisd...

Fala Fezão ... valew pela força mano ... valew mesmo ... Mas cara , falante sem parâmetro em band pass é igual jogar na loteria ... IMBASSADO de acertar rs !

fala ae Sub ? Obrigado pelos elogios , e pelas explicações sobre band-pass =) !!!

Compartilhar este post

Link para o post

opaaa parece ter pouca eficiencia a caixa?? rsrsrs

e 30 rms soh distorcendo rsrsrs

cara arruma logo um amp ai pra testar...

muito ancioso aguardando o video...

parabens!!

:legal:

hahaha valew mano =) !

eu vou testar nem que seja com um amplificador AC , só pra ver tremer de verdade rsrsrs vou ver se faço isso hoje , pois até EU tô curioso rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

cara, muito legal o projeto.

com menos de 30 wrms ja treme um pouko, pense quando amplificado adeuqadamente. vai desmontar td. ehehe

postas mais video ai cara.

boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Lacerda , acredita nesse programa do site pra BP não bicho ... usa o WINisd...

Fala Fezão ... valew pela força mano ... valew mesmo ... Mas cara , falante sem parâmetro em band pass é igual jogar na loteria ... IMBASSADO de acertar rs !

fala ae Sub ? Obrigado pelos elogios , e pelas explicações sobre band-pass =) !!!

intão guto, eu naõ li o topico inteeeeiro em detalhes, mas ja vi q tinha nego ali questionando delay etc...

existe um preconceito muito bobo com band pass! vc é um cara que tem mentalidade própria e teve peito de fazer um negocio diferente e sabe o que tá fazendo, mas MUITA gente foge de band pass por falta de informação!

tanta gente ai com caixa mononota pra ganhar 1 ou 2 dB, sendo q poderia ter o mesmo ganho ou mais numa faixa maior, e não parte pra BP pq tem preconceito!

Compartilhar este post

Link para o post

intão guto, eu naõ li o topico inteeeeiro em detalhes, mas ja vi q tinha nego ali questionando delay etc...

existe um preconceito muito bobo com band pass! vc é um cara que tem mentalidade própria e teve peito de fazer um negocio diferente e sabe o que tá fazendo, mas MUITA gente foge de band pass por falta de informação!

tanta gente ai com caixa mononota pra ganhar 1 ou 2 dB, sendo q poderia ter o mesmo ganho ou mais numa faixa maior, e não parte pra BP pq tem preconceito!

eu só fui tomar coragem pra fazer uma Band Pass de VERDADE , depois que APRENDI a projetar uma de verdade ... o meu GRANDE Prof. Homero me explicou direitinho como se faz para ter uma boa caixa BP ... e resolvi arriscar depois de comparar algumas simulações entre BP e Dutadas ... é BRUSCAMENTE melhor nesse falante que estou usando ... o manual me pedia quase 200L pra ter uma resposta plana tocando até uns 40hz , eu tenho isso com essa minha BP ocupando metade do tamanho ... sem falar as outras vantagem que postei aqui : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=151972&view=findpost&p=2242216 e vc complementou logo acima !...

Realmente é uma caixa descriminada e muitas vezes mau projetada ... espero que depois de ter um BOM AMP (pelo que percebi , um amp. mandando 400 rms LIMPO já dá pra fazer ESTRAGO GRANDE) eu possa mostrar que existe vida depois de LT's , Manifold's e Afins !!!

valew mais uma vez pelas palavras Sub =) !

Compartilhar este post

Link para o post

eu só fui tomar coragem pra fazer uma Band Pass de VERDADE , depois que APRENDI a projetar uma de verdade ... o meu GRANDE Prof. Homero me explicou direitinho como se faz para ter uma boa caixa BP ... e resolvi arriscar depois de comparar algumas simulações entre BP e Dutadas ... é BRUSCAMENTE melhor nesse falante que estou usando ... o manual me pedia quase 200L pra ter uma resposta plana tocando até uns 40hz , eu tenho isso com essa minha BP ocupando metade do tamanho ... sem falar as outras vantagem que postei aqui : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=151972&view=findpost&p=2242216 e vc complementou logo acima !...

Realmente é uma caixa descriminada e muitas vezes mau projetada ... espero que depois de ter um BOM AMP (pelo que percebi , um amp. mandando 400 rms LIMPO já dá pra fazer ESTRAGO GRANDE) eu possa mostrar que existe vida depois de LT's , Manifold's e Afins !!!

valew mais uma vez pelas palavras Sub =) !

eu não tive essa sorte de ter um tutor tão respeitado, aprendi na raça, judiando do Endurence Line de 8" que eu tinha, projetando BP pra falante profissional, vendo nego rasgar cone de tornado 600 todo fds e ser chamado pra tentar dar jeito na caixa que fizeram "nos zóio" (e sem ter certeza do que tava fazendo TINHA que ter resultado positivo só mexendo em duto e reduzindo (pouco) volume)

só o endurence passou por umas 4 configurações de BP! a ultima era ganho maximo, 9dB em 55-70Hz, disparei alarme com 1 de 8" hauehaeuhaeu, mas a caixa era um trépano, só tocava 1 nota mesmo! mas era divertido ver nego perguntando se eu tinha 2 de 12"!

eu digo, 90% das críticas a band-pass são culpa do projeto, e não do conceito em sí!

e... BP sempre vai estar ai! ela tem seu lugar na história do áudio, continua sendo muito usada e merece isso! pena que o pessoal fica abilolado nas modinhas e não "pensa fora da caixa" (pqp! trocadilho medonho)

Compartilhar este post

Link para o post

ficando muito legal o projeto, um dia se der coragem eu faço uma bp para mim [¨]

assinado o topico :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

to viciando em fazer caixas diferentes, já fiz uma lt, acho que agora vou fazer uma BP, a um tempo atrás falei aqui em band bass, mas quase todos me desanimaram dizendo que o que se tem na simulação é muito diferente da pratica, isso é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

to viciando em fazer caixas diferentes, já fiz uma lt, acho que agora vou fazer uma BP, a um tempo atrás falei aqui em band bass, mas quase todos me desanimaram dizendo que o que se tem na simulação é muito diferente da pratica, isso é verdade?

pelo menos na MINHA experiencia com band-pass, é bem o contrario! a bp é bem fiel à simulação!

tipo... pra SQ, residencial, eu não gosto de BP, o timbre dela é ruim, e é dificil acertar delay, excursão, fase, tudo ao mesmo tempo pra tocar "redondo", fiel ao programa, por ser uma caixa que altera BASTANTE o comportamento do subwoofer (modulando ambas as fases do mesmo), tem-se dificuldade de chegar a uma BP que seja neutra, ela sempre vai imprimir um timbre próprio ao som, o que para SQ/hi-fi/residencial não é legal!

mas para eficiencia a BP é um belo de um ás na manga! é eficiencia previsivel e controlada, bem mais fácil de "domar" que uma horn ou dutada picuda, e ainda se obtem ótima eiciencia com volume frequentemente igual ou menor à dutada comum!

Compartilhar este post

Link para o post

pelo contrario jovem

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que fiz uma 6ª ordem pra um Excursion de 12", que tava tocando em uma bridge do T200 a 8 Ohms, recebendo uns 150W...

eu não uso outra caixa.

Nego encabulado com o sub.

Consegui uma resposta muuito boa nos subs, e bem estendida nos graves... impressionante.

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha valew mano =) !

eu vou testar nem que seja com um amplificador AC , só pra ver tremer de verdade rsrsrs vou ver se faço isso hoje , pois até EU tô curioso rsrsrs !

Vamo no encontro de SP po! Vai ter amplificador de td quanto é jeito lá...rsrs

Eu to com um Stetsom 3k7 que deve dar uns 1000W a 8ohms, eu empresto fácil no encontro pra ver oq essa BP faz!

Compartilhar este post

Link para o post

Opá , obrigado à todos que que responderam ao tópico , e obrigado aos elogios =) !

eu tenho que conseguir juntar um TUTU pra comprar um amp. tá triste , acabei de voltar do cine com a muié , voltei escutando um rock , poxa ... que mer** rsrsrs o sub grave NUM VEM rsrsrs ... e sei que num é a caixa pois tive problemas demais com outros subs nesse mesmo amp.zinhu rsrsrs pelo manual diz que freq. de resposta é de 45hz à 180hz rsrsrs então ... SUB , esquece !

Jaldim muito obrigado pela oferta , mas encontro do autosom.net vai demorar um pouco pra eu ir ... tem pessoas que prefiro não ver ... gente que num vale a pena =( ... Mas mais uma vez , MUITO obrigado pela Oferta de emprestar para um teste =) ... grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

depois que eu fiz uma BP 6ºordem pro magnum rex do meu afilhado, só na base do chute e o grave ficou fodão... meu próximo projeto vai ser BP... ainda mais depois do que vi aqui... 30wrms pro bixão de 800 e ele tremia o carro daquele jeito??? [""] parabens guto ficou poderoso, e bota um amp forte aí pra ver o carro desmontar... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...