Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

bomberpapao

MAGICA OU TROVA?

Recommended Posts

Postado em

Bom galera ontem um carinha me veio com o papo que ele deixa o crossover stetson stx84 com corte de 24 db!!

e me mostrou como é feito tal magica !

bom ele usa apenas os canais R do crossover para os modulos e o canal L da saida de cornetas ele puxa de volta e liga na entrada L do crossover assim ele me disse q fica com corte de 24 db será real????

fiz um esqueminha na foto pra vcs entenderem melhor a dita magica esta em vermelho na foto!

http://img825.imageshack.us/img825/746/stx84c.jpg

abraço!!

Postado em (editado)

Eu também não acredito, corte em 24db depende da qualidade dos componentes, estrutura da placa, e engenharia empregada.

Pelo o que eu entendi ( se é que dá para entender ) no entende dele ¨o cara¨ como já cortou em 12 db ele faz passar pelo corte novamente em 12 db e na visão dele ficaria 24db ( 12 + 12 ), porém eu não entendo de eletrônica, mas isso não faz nenhum sentido, o corte só se tem 24 db quando já se corta unicamente em 24 db e não da soma de cortes de saída com entrada.

Editado por benerofonte
Postado em

corte em cima de corte = )

exato!

como é cross ATIVO, procede! o sinal ja vem atenuado, atenua mais ainda!

o problema é a degradação do sinal q vai aumentando, mas pra trio ta valendo!

Postado em

Bem posso dizer de carteirinha, eu ajudei a fazer, hehehe...bem funciona sim, mas tem problemas:

1- Sinal ruído piora.

2- As freq.não batem com a do crossover...nem imagino para quanto vai...

Espero ter ajudado...

Cláudio.

Postado em

ja fiz e aumenta sim o corte, não sei se o cross que eu estava tinha algum problema mais mudei cabos e tudo mais deu ruido, liguei normal funcionou normal pasmafaute

era perceptível o corte mais estava com ruido, alguem testa ai e fala depois por q só testei uma vez e deu ruido...

Postado em

totalmente desnessessario isso.. com os cortes presentes em varios plyers depois passa aos cross. ativos em seguida vem os modulos com mais regulagens..

então pra q isso ?

gambiarra pura hehehehe 12db é muita coisa diga-se de passagem !

tb lido com som professional as veses .. pensem noq é 12db é fo** msm.

Postado em

interessante, faz sentido mesmo... vou testar pra ver como fica!

e os cortes permanecem os mesmos?

Os cortes mudam........se for em High vai ficar + alto do que antes....se for em LOW fica + baixo que antes....o valor certo é incerto...rsrsrsr

Postado em (editado)

interessante, faz sentido mesmo... vou testar pra ver como fica!

e os cortes permanecem os mesmos?

não exatamente, o ponto de corte muda

por exemplo, se antes o corte estava setado HPF em 500Hz, em 500Hz se teria -3dB, quando se corta denovo, em 500Hz se terá -6dB, e o -3 sobe para 625Hz, esse será o novo ponto de corte

no LPF, a mesma coisa, só q inverso!

EDIT... não tenho certeza quanto ao 625! hahaha, pode ser q suba para 575, talvez... mas muda um pouco acima ou um pouco abaixo!

teria q desenhar um gráfico aqui pra visualizar melhor o re-corte!

Editado por SubSonic
Postado em

Eu também não acredito, corte em 24db depende da qualidade dos componentes, estrutura da placa, e engenharia empregada.

Pelo o que eu entendi ( se é que dá para entender ) no entende dele ¨o cara¨ como já cortou em 12 db ele faz passar pelo corte novamente em 12 db e na visão dele ficaria 24db ( 12 + 12 ), porém eu não entendo de eletrônica, mas isso não faz nenhum sentido, o corte só se tem 24 db quando já se corta unicamente em 24 db e não da soma de cortes de saída com entrada.

Todo crossover de 12dB é, na realidade, um par de filtros de 6dB operando juntos.

Os de 24dB são 4 filtros de 6dB juntos.

Logo, não tem nenhum problema na ligação.

Postado em

PS: Só tomem cuidado com crossovers que dobram a tensão do sinal, como os Stetsom.

Pra players com baixa tensão na saída vai suave... agora, se o bicho tem 4V, são 8V de pico na saída do primeiro, 16V deveria ser a saída do segundo, MAS o bichão vai clipar muito antes. Se não me engano o stetsom tem nível máximo de saída em 10V.

nestes casos, tem que deixar o nível da entrada BEM baixo, e ESCONDER o crossover dos amigos entendidos.

Postado em

exato!

como é cross ATIVO, procede! o sinal ja vem atenuado, atenua mais ainda!

o problema é a degradação do sinal q vai aumentando, mas pra trio ta valendo!

pra trio é perfeito...pra qualidade acredito que nao seja bom algo acima de 12db... pode causar inverçao de fase = /

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...