Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Xan_

Projeto de Trio Leve do XAN

Recommended Posts

Postado em (editado)

E ae galera, beleza?

Como todo entusiasta de som, não consigo ficar parado, então estou de volta, pra variar um pouquinho asuhsahuasuh

Seguinte, depois de minha última experiência com trio, fiquei meio traumatizado (tinha 2 Over Sub800, 2 D405, 2 PV 10" e 2 STs), o som era ótimo e forte, no entanto acabou com o carro! Andar sem estepe, sem porta-malas e visão traseira não é pra mim! Sem falar que já gastei muuuuito dinheiro com som de carro, quero minimizar os custos.

Mudei pro SQ, montei meu SQzinho de entrada (o qual se encontra em minha assinatura). Só que a gente sempre sente falta do som pra animar as festinhas né. E é por isso que voltei!

Quero montar um triozinho LEVE, só pra animar um churrasco ou festinha enquanto não arruma um maluco com paredão sauhsahuashusahusa

A idéia é a seguinte, quero tudo bem simples:

- Trio 2 Vias, composto de 2 Woofers de 15" e 2 Drivers Ti, com equipamentos BARATOS.

- Usarei meus equipamentos (Clarion APX4361, como provavelmente ficarei com o player original do Focus, cortes dele e de capacitores).

- Estou trocando de carro agora, pegarei um Focus 2009. Então deve ser algo que caiba na mala dele e que seja fácil de tirar e botar, sem precisar retirar o tampão de preferência!

- O estilo a ser tocado será principalmente Pagode Baiano, Arrocha, Forró e Axé. De vez em quando, Funk, mas este não é prioridade.

É possível fazer seguindo esses pontos?

Não tenho um "limite", mas quero o mais simples possível com, adivinhem, o melhor resultado possível! usauhsauhasuhaa

Em princípio pensei em algumas opções...

Woofers:

*Eros E-315LC 400WRMS - R$289 (Primeiro que me veio a cabeça, só vejo elogios, mas é o mais caro)

*Selenium 15PW5A 350WRMS - R$289 (Não conheço o rendimento dele)

*Snake ESV650V 400WRMS - R$259 (Não conheço mas simpatizo muito com a Snake)

*Khromus Voicer 15" 300WRMS - R$169 (Precinho baixinho que só, mas não sei se toca bem)

*Bomber Papa Trio 15" 350WRMS - R$209 (Nunca cogitaria antes, parabéns ao RenanLopes e ao Yamane por ir melhorando a imagem da bomber)

*Oversound 15 Steel 300 300WRMS - R$199 (Acabei de ver, parece ser legal, e é bem barato!)

Drivers:

*Selenium D220Ti - R$149

*Snake SD145 - R$169

A idéia é ligar Woofer + Driver em cada bridge do Amplificador (320WRMS @ 4ohms). Daria certo dessa maneira? Os cortes seriam feitos por capacitor e pelo amplificador (posso deixar os woofers subirem, acho que não chega nos drivers né?).

A princípio, pensei em 2 Eros 315LC + 2 Selenium D220Ti, mas aguardo a opinião de vocês, pois quem sabe posso ter o mesmo resultado com outro equipamento, com gastos menores né! Imagino que a melhor opção seja dutada mesmo (pensei na Manifold, mas como preciso que o woofer suba, não rola). Aaah, como vocês imaginam, sou meio CHATO com a qualidade, então, se possível, equipamentos de mais musicalidade.

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Abraços a todos!

PS: Adicionar o Oversound à lista e pedir desculpas pelo tópico ENORME sauhsahuauh :P

Editado por Xan_
Postado em

putz seu set era massa ai regrediu um pouco em tamanho hein hehehe

rapz o 315lc nao sobe tanto qnto o 312lc pra poder diminuir o pequeno buraco q vai ter com o uso dos TI

e os protech trio???

vc teria q usar divisor neh

Postado em

putz seu set era massa ai regrediu um pouco em tamanho hein hehehe

rapz o 315lc nao sobe tanto qnto o 312lc pra poder diminuir o pequeno buraco q vai ter com o uso dos TI

e os protech trio???

vc teria q usar divisor neh

Huhsauhsauhasuhashuas

Era bem legal sim Tarcio, mas judiava demais do meu carro... Agora eu não quero nem mexer no Focus, vou deixar ele todo original, só instalar o SQ. O trio nem vai ficar ligado.

Protech não sei, não tinha pensado. Conhece o rendimento deles? É melhor que os citados (Eros e Snake parecem tops, seguidos por Oversound de perto)?

Sim, usaria divisores passivos. Como, quais, ainda não sei, espero que possam me esclarecer sauhuhsauhsauhas

Como não vai ter mg, eu acho mais facil usar drive fenolico + tw!

Então Bloom, mas daí daria pra fazer a ligação do jeito que quero? Meu pensamento é que com essa ligação, os Woofers vão receber 320WRMS cada, considerando que são frequências diferentes, correto? Não lembro o nome técnico disso :(

Se for possível e ficar melhor, sem problemas, posso usar fenólicos + STs!

Abraços!

Postado em

Pode ligar woofer + drive + tw sem problemas... se usar um cross passivo a potencia se divide entre eles! Outra hipótese seria woofer 15' + woofer 8' (numa seladinha pequena) + drive ti!

Postado em

eu tinha no meu vectra 2 sub 10" impact + 2 hdi320 + 2 st hi320 ligados um de cada num bridge pile drive 4.1.

corte com capacitor nos st (3,3) e nos drive (47) ficava um buraco no meio mas quase nao percebia.

Postado em

Pode ligar woofer + drive + tw sem problemas... se usar um cross passivo a potencia se divide entre eles! Outra hipótese seria woofer 15' + woofer 8' (numa seladinha pequena) + drive ti!

Hmmm, entendi Bloom! Mas daí a potência não se "divide" né, é como se ela somasse, não?

Digamos, ligando woofer + driver + ST, ficaria 320WRMS pra cada (considerando uma hipotese de mesma impedância), certo?

Quais cross passivos eu deveria usar? Capacitores mesmo, ou algo mais refinado? (Se possível barato também :P)

eu tinha no meu vectra 2 sub 10" impact + 2 hdi320 + 2 st hi320 ligados um de cada num bridge pile drive 4.1.

corte com capacitor nos st (3,3) e nos drive (47) ficava um buraco no meio mas quase nao percebia.

Então cjainf, amigo meu usa um Pioneer 308 + D250X e fica até razoável pra um som sem compromisso algum! Eu já usei essa configuração, porém com 6x9 também. No dele falta agudo, como esperado :P

Como estava todo mundo bêbado, fica audível! uhasuhasuhashuasuhas

Postado em

A potencia com o cross passivo vai igual pra cada via! ex.. amp de 500wrms mandaria 500wrms pro sub, 500wrms pro medio... etc etc...

Cross passivo tem quem faça por encomenda, ou pode fazer um DIY!

Já o corte, usa o inferior do drive como referencia!

Postado em (editado)

Não sei como pretende fazer.

Quando quizer usar o trio, levará a caixa e tal ou ela vai ficar dentro do carro, "convivendo" com o sistema da assinatura?

Se for uma caixa só para as ocasiões exporádicas, pensaria:

1 - Se quizer usar falantes de 15", as opções se restringem bastante, visto que nem todos os falantes tem reprodução convincente nas altas frequências. Que eu lembre agora somente o Snake ESX 415 e como eu estava vendo o catálogo da 18sound, vi um para essa finalidade, que tem boa faixa de reprodução e salvo engano o modelo é Neo.

Claro que dentre esses com faixa de resposta extensa, poderia usar Ti tranquilamente.

2 - As opções de 12" são em maior número. Entre os meus preferidos estaria o E 312 ou ESX 125.

Acho que tiver ao seu alcançe, se fosse você pegaria os falantes da 18sound.

Editado por fcoelhogomes
Postado em

A potencia com o cross passivo vai igual pra cada via! ex.. amp de 500wrms mandaria 500wrms pro sub, 500wrms pro medio... etc etc...

Cross passivo tem quem faça por encomenda, ou pode fazer um DIY!

Já o corte, usa o inferior do drive como referencia!

Aaah, então foi como imaginei Bloom!

Bom, considerando que tenho duas mãos esquerdas... E sou destro... Tem alguém aqui no fórum que faça esses cross? :D

Desde já brigadão pela ajuda cara.

Abraço!

Não sei como pretende fazer.

Quando quizer usar o trio, levará a caixa e tal ou ela vai ficar dentro do carro, "convivendo" com o sistema da assinatura?

Se for uma caixa só para as ocasiões exporádicas, pensaria:

1 - Se quizer usar falantes de 15", as opções se restringem bastante, visto que nem todos os falantes tem reprodução convincente nas altas frequências. Que eu lembre agora somente o Snake ESX 415 e como eu estava vendo o catálogo da 18sound, vi um para essa finalidade, que tem boa faixa de reprodução e salvo engano o modelo é Neo.

Claro que dentre esses com faixa de resposta extensa, poderia usar Ti tranquilamente.

2 - As opções de 12" são em maior número. Entre os meus preferidos estaria o E 312 ou ESX 125.

Acho que tiver ao seu alcançe, se fosse você pegaria os falantes da 18sound.

Então Fcoelhogomes, eu levarei a caixa somente quando necessário. No carro ficará apenas meu sistema da assinatura mesmo. Penso até em usar a caixa do trio no chão, pra quem sabe conseguir algum ganho nos graves.

Então, a idéia de usar falantes de 15" era porque eles tem um grave mais encorpado. Aqui na Bahia todo mundo curte bastanta grave encorpado (o pagode baiano pede muito de extensão dos graves), então por isso a escolha de 15". Será que os woofers de 15" não conseguem nem subir até uns 2khz? (Meu Over Sub800 subia razoavelmente bem, apesar de ter usado ele em geral cortado em 125hz, fiz alguns testes) Não é a mesma coisa, o médio não tem a mesma clareza, mas não dá pro gasto?

Aqui não se ouve NADA de Poc Poc (talvez com exceção do Djavu, que já saiu de moda também), então os de 15" e subs tocando pra fora costumam ser melhor opção.

Até porque como eu disse, eu costumava fazer churrasco com o porta-malas fechado com um 308 dentro, e uma D250X em cima do carro, numa caixinha. Com certeza esse novo ficará bem superior né, tanto em SPL geral como em precisão tonal e extensão de frequência uhsauhasuhsa :D

Valeu de verdade cara, aguardo sua opinião sobre as colocações! Os 18sound são mais complicados pois teria que correr atrás, e são mais caros... A idéia é um sistema leve e de baixo custo, só pra não ficar sem nada :)

Abraço!

Postado em

video legal :legal:

otimos suboes da protech

ja ouvi 2 15'' gostei !

Leonam e Spider, já vi alguns vídeos de Protech que realmente me impressionaram! O seu acabou de entrar pra lista sahushuasuhasuh

Outro que via e ficava de cara era de 2 Sub600 de 15" de user do fórum, esqueci de quem era. Muito bom mesmo.

No entanto, eu ainda tenho pé atrás com a marca. Apesar de dar valor ao esforço do Rafael, simpatizo muito mais com Eros, Snake e Oversound do que com o Protech. No entando, vou bota-lo na lista de qualquer jeito. Será que ele consegue ser superior ao Eros?

Abraço!

Postado em

Olá!

Eu iria de Oversound Still 300(4 ohms)(15 pol)+ 1 D-250x + 1 ST200, + D-700.2!

Veja em meu anúncio, temos vídeo dele e fotos do aparelho, fica bem barato e pouco espaço e ótima qualidade, sem falar no consumo de bateria que é insignificante!

Abs,

Cláudio.

Postado em

Olá!

Eu iria de Oversound Still 300(4 ohms)(15 pol)+ 1 D-250x + 1 ST200, + D-700.2!

Veja em meu anúncio, temos vídeo dele e fotos do aparelho, fica bem barato e pouco espaço e ótima qualidade, sem falar no consumo de bateria que é insignificante!

Abs,

Cláudio.

Obrigado pela sugestão Cláudio, mas não farei alteração na amplificação. A idéia é mexer o mínimo possível na instalação do som, quero algo realmente Plug&Play e meu Clarion já me atende muito bem.

Mas poderia dar alguma explanação acerca da escolha do Woofer? Porque indica o Oversound, ele é superior aos outros em que?

Desde já obrigado.

Abraço!

Postado em

Leonam e Spider, já vi alguns vídeos de Protech que realmente me impressionaram! O seu acabou de entrar pra lista sahushuasuhasuh

Outro que via e ficava de cara era de 2 Sub600 de 15" de user do fórum, esqueci de quem era. Muito bom mesmo.

No entanto, eu ainda tenho pé atrás com a marca. Apesar de dar valor ao esforço do Rafael, simpatizo muito mais com Eros, Snake e Oversound do que com o Protech. No entando, vou bota-lo na lista de qualquer jeito. Será que ele consegue ser superior ao Eros?

Abraço!

Aquele trio era relativamente barato, e tocava mto bem com modulo xingling.

Vou ver se consigo filmar meus Subs600 15" esse fds.

:D

Postado em

Xan, os oversound tem melhor timbre e maior sensibilidade.. são totalmente musicais! Obviamente isso tem um preço (custa mais que os protech). Protech não é nada mal.. já tive vários e se não tivesse um MTX hoje, certamente estaria com alguma linha nova deles!

Então minha recomendação é essa.. pode pegar algum protech sem medo.. sub600 ou sub1000 (de 15').. e se quiser algo mais 'refinado', a oversound tem uns falantes "bbb - bom bonito e barato" (ia te mandar o link do ML mas tá em manutenção). Procure por Brutus 1200 ou over 15sub600 ou 15-C.. eles tem 600wrms, boa sens e custam pouco mais de 300 dinheiros!

Postado em

Xan, os oversound tem melhor timbre e maior sensibilidade.. são totalmente musicais! Obviamente isso tem um preço (custa mais que os protech). Protech não é nada mal.. já tive vários e se não tivesse um MTX hoje, certamente estaria com alguma linha nova deles!

Então minha recomendação é essa.. pode pegar algum protech sem medo.. sub600 ou sub1000 (de 15').. e se quiser algo mais 'refinado', a oversound tem uns falantes "bbb - bom bonito e barato" (ia te mandar o link do ML mas tá em manutenção). Procure por Brutus 1200 ou over 15sub600 ou 15-C.. eles tem 600wrms, boa sens e custam pouco mais de 300 dinheiros!

Ae Bloom!

Então, estive dando uma estudada nos Oversound, e dois modelos me chamaram bastante a atenção, o 15 Steel 300, e principalmente o 15 G-400 (esse último parece até uma versão mais leve do 15-800!)

O primeiro, parece bem legal, preço legal, no entanto pede uma caixa enorme, de 110 litros! Daí fica complicado, já não serve pra mim.

O 15 G-400 já seria perfeito, parâmetros muito legais, mas tem o problema do preço, é bem mais caro até que o Eros, daí já fica complicado!

Conversei com o Saulo, com o Wendell e com o Caio aqui do fórum, e até agora, a melhor opção parece ser o Eros mesmo. Consegui num preço bem razoável, só ouço falar bem! Talvez não seja tão refinado quanto o 15 G-400, não dê tanto gravão, mas parece ser uma boa, de bastante SPL!

Os modelos que você citou tenho certeza que são ótimos, levando em conta meu antigo Sub800, mas são muito potentes pro que quero sabe Bloom! Iriam passar fome nas duas bridges de meros 320WRMS do Clarion.

Então, o que acham?

2x Eros E-315LC

2x Selenium D220Ti

Clarion APX4361

Postado em

2x Eros E-315LC

2x Selenium D220Ti

Clarion APX4361

Considerando que vc não quer "abafar" ninguem, eu montaria esse som! Tocaria bem todas as frequencias, sem "berreiro" e com baixíssimo consumo de bateria.. 150ah aux dexaria teu som tocando por 8h ou mais em volume alto!

Postado em

Vou fazer um set bem parecido com o seu! a princípio 2 eros 312 (ou protech trio) + 2 8pw3 + 220ti. tenho ótimas recomendações! vai fundo!

Postado em

(Meu primeiro post.. :rolleyes: )

Eu tinha essa mesma dúvida, pesquisei e não encontrei nada.... daí resolvi arriscar. Inspirado na Soundbox que um amigo meu tem, não lembro o modelo, comprei uma Oversound Stell 300 12" 8ohms e um Driver TI Oversound 4630 (A Soundbox usa Over 450w12 + Over Dti 2545). Pesquisei sobre crossover passivos, capacitores e etc. Mas nunca botei o projeto pra andar por falta de amplificadores... Eu tenho aqui ainda um DD 1512, a steel 300 e o driver 4630, mas não pretendo usar por enquanto, tô partindo prum trio mais pesado. Não acrescentei PN pro seu projeto mas enfim, boa sorte :legal:

..talvez no site da Soundbox tenha algo que possa te ajudar, eles tem vários modelos de caixas. Essa do meu amigo tem um 450w12, um dti 2545 e um cross passivo. Ela foi feita pra ser usava junto com outro modelo da soundbox, que usa um Over Sub800 de 18". ou seja... sem sub-graves, mas fala pakaraio!

Uia... um quase-conterrâneo! Bem vindo ao fórum! :legal:

Postado em (editado)

Considerando que vc não quer "abafar" ninguem, eu montaria esse som! Tocaria bem todas as frequencias, sem "berreiro" e com baixíssimo consumo de bateria.. 150ah aux dexaria teu som tocando por 8h ou mais em volume alto!

Então, é bem por aí sim Bloom. Se nem com meu som antigo eu tinha intenção de abafar ninguém, com esse então nem se fala!

De início, pretendo usar apenas a bateria original do carro em conjunto com o carro ligado de vez em quando. Mas tenho uma bateria de 150Ah parada em casa, no entanto não sei como usá-la sem alterar em nada a instalação original do som!

PS: Para crossovers passivos, os AlchemyWay são boa opção? Existe mais barato/melhor?

Achei esse:

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=187&descricao=Alchemy_Crossovers_Passa-alta_Filtro_HP_2000Hz_8_Ohms_R$35

Abraço!

Vou fazer um set bem parecido com o seu! a princípio 2 eros 312 (ou protech trio) + 2 8pw3 + 220ti. tenho ótimas recomendações! vai fundo!

Hmm, daora cara! Depois quero saber do resultado!

Abraço!

(Meu primeiro post.. :rolleyes: )

Eu tinha essa mesma dúvida, pesquisei e não encontrei nada.... daí resolvi arriscar. Inspirado na Soundbox que um amigo meu tem, não lembro o modelo, comprei uma Oversound Stell 300 12" 8ohms e um Driver TI Oversound 4630 (A Soundbox usa Over 450w12 + Over Dti 2545). Pesquisei sobre crossover passivos, capacitores e etc. Mas nunca botei o projeto pra andar por falta de amplificadores... Eu tenho aqui ainda um DD 1512, a steel 300 e o driver 4630, mas não pretendo usar por enquanto, tô partindo prum trio mais pesado. Não acrescentei PN pro seu projeto mas enfim, boa sorte :legal:

..talvez no site da Soundbox tenha algo que possa te ajudar, eles tem vários modelos de caixas. Essa do meu amigo tem um 450w12, um dti 2545 e um cross passivo. Ela foi feita pra ser usava junto com outro modelo da soundbox, que usa um Over Sub800 de 18". ou seja... sem sub-graves, mas fala pakaraio!

sauhuhsahuasuhsahuashuhusa que isso Quielzao, todo comentário acrescenta alguma coisa.

Vai montar o que no futuro (comprou um reboque né? :P)?

Abraço!

e os power vox? sub1000, não vi se ja citaram eles, mas é mais uma opção na faixa dos ~R$325.

Os PV Sub1000 são falantes muito pesados e potentes pro que quero Rafa. Mas valeu aí!

Abraço!

PS: Me esqueci, quanto aos divisores, precisarei de crossover pro woofer também? Ou posso deixa-lo subir a vontade, não vai chegar no tweeter e consequentemente dividir potência com ele (é assim que funciona, certo?)?

Outro detalhe, precisarei de atenuadores? Como não terei controle de ganho e provavelmente também não terei equalizador (som original do Focus), isso é algo a se preocupar!

Abraço!

Editado por Xan_

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...