Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FabioGM

Trio Simples e de Qualidade

Recommended Posts

Pessoal,

 

pretendo montar em som simples e de qualidade em um Palio (hatch).

Comprarei o seguinte:

1 tweeter Selenium ST200

1 corneta Selenium D200

1 sub 12" Pioneer 308D2 (D2 ou D4?, não sei qual comprar)

1 pyramid 800W

 

Tenho um kit original instalado na porta dianteira e na tampa traseira que tb pretendo ligar no modulo.

Pretendo utilizar o som internamente no dia-a-dia e nos finais de semana para fora.

Gostaria da opinião de vcs se ficará bacana esse conjunto?

Algum desses componentes ficará sub-utilizado?

O módulo dá conta?

Como posso ligar todo o conjunto?

 

Não esqueçam de levar em consideração que trata-se de um som simples (relativamente barato) e de qualidade.

 

Valeu galera!!

 

Abraços,

Fábio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, se eu fosse você, pegaria um módulo mono só para o sub, tipo um SD400

e o pyramid deicharia para voz, porque ele é bem fraco para o sub.

sendo assim usando ele mais um amp mono, o som ficaria bem legal!

 

valeu! :legal:

Editado por Rvc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sugestão do Rvc é muito boa!

 

Mas eu, como sei como somos (os seres humanos em si), já compraria algo pensando: Tu vai querer aumentar o som depois? Tipo, fazer upgrades??

 

 

 

Porque, se for manter desse jeito mesmo (1 sub apenas), SD400 tá show! Agora, se pensa em aumentar, melhor já comprar um amp que sirva pro upgarde futuro!

 

Outra coisa, eu só acrescentaria um 8pw3 aí! Ia tapar o buraco entre 120 e 800hz! E não custa quase nada!

 

Ah, e tu pode usar o mesmo amp do interno pro trio! Através de uma chave 2 posições 6 polos! Dessa forma, qdo abrir a mala vc joga a "potencia" pro pw3, drive e tw... e quando fechar a mala, joga a "potencia" pro interno! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não querendo me intrometer no seu tópico fabio, mas ja se intromentendo, rs

o blOom, muito legal este lance da chave ai, aonde consigo uma?

seria uma mão na roda para o meu set!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não querendo me intrometer no seu tópico fabio, mas ja se intromentendo, rs

o blOom, muito legal este lance da chave ai, aonde consigo uma?

seria uma mão na roda para o meu set!

 

A chave é essa aqui:

 

002664.jpg

 

E o esquema seria +/- esse:

 

chave.jpg

 

Sendo que os negativos ficam ligados direto.. do amp pros falantes interno e trio! Já o positivo... dois vão pro centro da chave.. dela vão.. dois de um lado pro trio (right e left) e os outros dois do outro lado, pro interno (right e left) :legal:

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A chave é essa aqui:

 

002664.jpg

 

E o esquema seria +/- esse:

 

chave.jpg

 

Sendo que os negativos ficam ligados direto.. do amp pros falantes interno e trio! Já o positivo... dois vão pro centro da chave.. dela vão.. dois de um lado pro trio (right e left) e os outros dois do outro lado, pro interno (right e left) :legal:

 

nossa, valeu mesmo Bloom!

vou ver se tiver tempo essa semana mesmo vou procurar esta chave para comprar aqui na cidade, dai fim de semana ja faço as ligações! []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá na showcar, trios pequenos e médios.. 90% saem com essa instalação! Pq daí usa um amp pros graves.. e um pro resto do som! Quando abre a mala, muda a chava pro externo...e quando fecha, muda pro interno!

 

 

 

Dessa forma, um amp com 2 canais de 100wrms em 4ohms consegue tocar:

 

-4 falantes internos (kit duas vias + coaxiais ou 4 coaxiais)

-2 8pw3/10pw3 + 2 drive + 2 tweeter!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá na showcar, trios pequenos e médios.. 90% saem com essa instalação! Pq daí usa um amp pros graves.. e um pro resto do som! Quando abre a mala, muda a chava pro externo...e quando fecha, muda pro interno!

 

 

 

Dessa forma, um amp com 2 canais de 100wrms em 4ohms consegue tocar:

 

-4 falantes internos (kit duas vias + coaxiais ou 4 coaxiais)

-2 8pw3/10pw3 + 2 drive + 2 tweeter!

 

Bloom,

 

deixa ver se entendi.

Seguindo o meu raciocínio:

1 tweeter Selenium ST200

1 corneta Selenium D200

1 sub 12" Pioneer 308D2 (D2 ou D4?, não sei qual comprar)

1 pyramid 800W

 

Vc trocaria o pyramid 800W pelo SD400 e usaria o SD400 com a chave seletora. De forma que com um amp apenas eu usaria interno ou externo. Não haveria a necessidade de 2 amps.

E acrescentaria o 8pw3 a caixa do trio com mais 1 tweeter Selenium ST200, 1 corneta Selenium D200 e 1 sub 12" Pioneer 308D2.

É isso?

 

Outra coisa: O pyramid 800w são quantos wrms? O SD400 são 400 wrms, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom,

 

deixa ver se entendi.

Seguindo o meu raciocínio:

1 tweeter Selenium ST200

1 corneta Selenium D200

1 sub 12" Pioneer 308D2 (D2 ou D4?, não sei qual comprar)

1 pyramid 800W

 

Vc trocaria o pyramid 800W pelo SD400 e usaria o SD400 com a chave seletora. De forma que com um amp apenas eu usaria interno ou externo. Não haveria a necessidade de 2 amps.

E acrescentaria o 8pw3 a caixa do trio com mais 1 tweeter Selenium ST200, 1 corneta Selenium D200 e 1 sub 12" Pioneer 308D2.

É isso?

 

Outra coisa: O pyramid 800w são quantos wrms? O SD400 são 400 wrms, certo?

 

Pyramid é tenso.. promete X fornece Y... não tem como saber ao certo quantos wrms ele promete!

 

 

Mas, diz uma cosia, tu quer usar apenas um amp pra tudo?

 

SD400 = 400wrms!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pyramid é tenso.. promete X fornece Y... não tem como saber ao certo quantos wrms ele promete!

 

 

Mas, diz uma cosia, tu quer usar apenas um amp pra tudo?

 

SD400 = 400wrms!

 

Não sei... Eu não posso é gastar muito.

Como ficaria o conjunto todo então, na sua opinião?

Lembrando do objetivo: som simples e de qualidade.

 

Valeu Bloom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. então tens duas alternativas:

 

 

1) Um amp pra tudo!

 

-esse amp vai ser mais caro.. e consumir mais.. mas vai ser apenas um amp! E o resultado final vai ser limitado pelo custo do amp!

 

2) Dois amps pro sistema!

 

-Menor consumo, melhor rendimento! Dá pra montar aos poucos!

 

 

Tu tá querendo montar utdo de vez? Ou pode ser aos poucos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. então tens duas alternativas:

 

 

1) Um amp pra tudo!

 

-esse amp vai ser mais caro.. e consumir mais.. mas vai ser apenas um amp! E o resultado final vai ser limitado pelo custo do amp!

 

2) Dois amps pro sistema!

 

-Menor consumo, melhor rendimento! Dá pra montar aos poucos!

 

 

Tu tá querendo montar utdo de vez? Ou pode ser aos poucos?

 

Se puder me indicar o conjunto de equipamentos para as duas alternativas. Aí tento encaixar no orçamento e decidir qual dos 2 sistemas poderia montar. E posso fazer uma pesquisa de preço para cada equipamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar apenas um amp, é bom pegar algo com pelo menos 4x200wrms! Ex. Power One, Pile 4.1n, Banda 9.8... sendo que.. quanto mais potência, melhor resultado!

 

 

E se for usar dois amps.. pode pegar um fraco e de qualidade, tipo Fosgate 4.6x, Blaupunkt GTA480, etc... e mais pra frente, pega um SD400 ou similar só pro sub! O custo final é maior mas o resultado é inevitavelmente melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa, vendo 4.1 barato... brincadera (ateh quero troca por t800 + t200, mas agora $$$).

 

blOom, sobre o esquema da chave, tenho o 4.1 tocando num bridge 2 "mg" 100 200rms e no outro 2 edt7200.

interno tenho 2 bmb6 nas portas, 2 tlm1 sobre o painel e 2 coaxias da hinor atras na lateral (strada ce).

pra toca 2 bridge pra fora e 4 canais dentro eu ligo 2 canais cada chave e saio com 2 pra dentro e 1 so pra fora, e o negativo idem, certo.

mas e o cross, tem q fica mexendo neh? comprei um rs6dx, ainda nao chegou (nao tem no py - acho q vo pega um booster novo q eh igualzim), ou por acaso tu tem uma ideia pra isso tambem? tenho um fosgate 60.2 aqui parado, acho q fica + facil q essa manobra toda.

desculpa invadir o topico, mas nao quis criar um com o titulo "A chavinha - by blOom".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vende em qualquer eletrônica e chama "chave 6 polos 2 posições". :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compraria um Powerone mesmo e tocaria tudo..

 

Depois se fosse dar um Up no grave era só colocar um modulo digital mais forte pra eles e aproveitava o Pone ainda para o Stereo..

 

ps. mas o sub tem que ser BD de 2+2

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

Eu compraria um Powerone mesmo e tocaria tudo..Depois se fosse dar um Up no grave era só colocar um modulo digital mais forte pra eles e aproveitava o Pone ainda para o Stereo..ps. mas o sub tem que ser BD de 2+2Abraços

1 tweeter Selenium ST200

1 corneta Selenium D200

1 8pw3/10pw3

1 kit 2 vias (com a chavinha magica do bloom)

1 sub 12" Pioneer 308D2 (D2)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

1 tweeter Selenium ST200

1 corneta Selenium D200

1 8pw3/10pw3

1 kit 2 vias (com a chavinha magica do bloom)

1 sub 12" Pioneer 308D2 (D2)

 

E qual o amp? O PowerOne sozinho tocaria tudo? Tem algum outro amp mais em conta e de qualidade?

Aí faria uma caixa selada com o tweeter, corneta, 8pw3 e o sub 12", correto?

Esse kit 2 vias são 1 par para as portas dianterias, correto? Alguma indicação custo/beneficio legal?

 

Outra coisa: o fato de estar montando um trio com 1 componente de cada (e não em pares) não prejudica a qualidade do geral não né? O que vale é preencher as várias frequencias possíveis (grave, medio-grave, agudo, etc.), correto?

 

Me corrijam por favor se estiver falando besteira. :-)

 

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu som eu usei um conector de fonte de PC pra mudar de trio pra SPL, gastei nem 10 reais na santa efigenia compando tudo!

 

Esse daqui!

c-12VConnector.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E qual o amp? O PowerOne sozinho tocaria tudo? Tem algum outro amp mais em conta e de qualidade?

Aí faria uma caixa selada com o tweeter, corneta, 8pw3 e o sub 12", correto?

Esse kit 2 vias são 1 par para as portas dianterias, correto? Alguma indicação custo/beneficio legal?

 

Outra coisa: o fato de estar montando um trio com 1 componente de cada (e não em pares) não prejudica a qualidade do geral não né? O que vale é preencher as várias frequencias possíveis (grave, medio-grave, agudo, etc.), correto?

 

Me corrijam por favor se estiver falando besteira. :-)

 

Valeu!!

 

Power one tocaria tudo sim! Mas ele tem 4x180.. ou seja.. seria supostos 360wrms pro sub (duvido q forneça).. mas é uma boa alternativa... custa pouco e toca bem!

 

Então.. tu podia botar o pone.. fazia uma selada com tw, corneta, pw3.. e uma dutada pro sub! Ficaria SHOW!

 

Detalhe: a caixa do sub tem que ser dutada e bem feita, reforçada.. já o pw3, como é médio.. não precisa mta coisa! Então foque a caixa do sub ao construir o som!

 

Quanto a ser 1 componente de cada, problema NENHUM! Justamente.. o seu pensamento ta corretíssimo! Por ter pouca quantidade, terá um SPL limitado (Não vai "berrar" muito)... mas a qualidade, vai ficar IMPECÁVEL!!!

 

 

No meu som eu usei um conector de fonte de PC pra mudar de trio pra SPL, gastei nem 10 reais na santa efigenia compando tudo!

 

Esse daqui!

c-12VConnector.jpg

 

 

Isso tb funciona bem! O lance é que tem que tirar um e botar o outro! Já na chave, fica TUDO embutido.. de dentro do carro vc vê a chavezinha escondida... toca o dedo nela e o som muda! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguem alguns trios nesse estilo montados pela SHOWCAR de Aracaju-SE. Os equipamentos variam (marca de sub, tamanho do woofer) mas em resumo é a mesma coisa:

 

 

Esse tem um BARZINHO na lateral do som! Botou uma portinha de vidro estilo rack residencial.. e guarda umas garrafas de bebida.. elas são coladas com velcro na parte inferior, pra n cair! rsrsrssr

OgAAAEXlygQZffa_qO72My4G3QHPekUfPypocSUqQ-_SGDi79h_fb-YWeHPGDVC7d-3DR3Ic2vmFMT8JRvBRvN6eOi8Am1T1UPGZooCMG8LbFihmOSXkZwdC8Jvp.jpg

 

OgAAAKX7OU5X6pVieajtvN5WXLTO65Jaj5UhATktjjzmi1eKezYWl7iaYYfLKRKaKxYtFMstCh-cc0kT88SIFpcTp2EAm1T1UI5i2hr7oyftnA-q5cUieSz1Zrf8.jpg

 

OgAAAG_6eb0otM-spnEHOfiKD6-HT209zt7nJtD01MGIdl_zdxuFaiU4genEGEsEM5U89rIs8o1UHq1oREWQl8Ikrm4Am1T1UM-6ICPuEM74OKoeZ-fXwnrBQVnG.jpg

 

Aqui como era uma tracker (mala enorme) e o sub de 700wrms, ele usou 2 médios, ficou SHOW:

 

OgAAABqZKIpOB1AGni99aXKzS0l82EZMgVWIM9-AMQVUGa4PpQmjBYa_iUzz9hi5ji3Zs-kfXrOHMZFnNap1_AdASdAAm1T1UAp8Q0kqytWZcw0ArvJSZ7DqAOx-.jpg

 

Esse embutiu a suspensão à ar no som:

 

OgAAACfv-Eswee2PiW_gwgE5g9mvZu0VvR-G23oGZVpaIqpAqD1AKAFpRVIHjAtveINpmfhEQuRjq8QVhr21j383xWEAm1T1UBESxydayW5laeO5PECYaLHAZ1yr.jpg

 

Detalhe da suspensão presa no som:

OgAAANsX0QVZgxF5wPuEJG1dfoQBGJ2EEL9YItomN0YiUB82wRdcIgeSdgB9iducwUgYcQY7DjPfi-sXtjWvSxidfpcAm1T1UOUhjmZeBkfuCGV_2QS-Ku62e9hM.jpg

 

O som em si.. curiosidade: ele usou 2 6x9 velhas como médio! Arrancou os tw, fez o reparo no woofer, colocou cone de papelão.. ficou bom viu!!!

OgAAAP1LeTyprh-gxdW6kBqGCBwgPt8InBKRBtp9GTPjkgasjmmtcR7wMmsf_CAplsKVkQjMpgB5lAp0YrusZSK9SmYAm1T1UGaWMOpsGJdd3nDRR8sLGEO10I0z.jpg

 

Uma SW4 da toyota:

OgAAAGeT8BOaD5OyO7v78vKUvRsePkKsCplLmQs5TyS99nkL4kLFojd6LAJE0Hjgumq_P4G6rYbHZ1bhIa8PqhnB6gsAm1T1UEFT7OVaRBf44xcDrX_ZVmbs4FtK.jpg

 

Mais alguns:

OgAAAMPqL_1JWOBFQb_ZD0ERcvg5Py_DdDDZY7yPUiphCF0KWEnak4PCptM471_Io0dHvHvriqU_h1TMKEi28XOLx2cAm1T1UNIZsvtx06zcLKhQR_vPHf9dvmoL.jpg

 

OgAAAMeyclVRxCnNqfAZvbqYkXMn3P8J9v2dZYrgWJ3nPwawK8fB9C3MdokQvX17jnPsVxv-ouqu-BFBPgSFSpjz984Am1T1UKdZpfSj8PokQAfw6ef-VDDSJenk.jpg

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, uma outra coisa.. se quiser usar 2 x 8pw3 ao invés de apenas um.. também pode! Vai conseguir mais SPL do som.. e sem ficar "fanho" nem desequilibrado.. porque a MELHOR coisa na música (vozes, cordas, metais..) está justamente nos 120~1khz.. que é onde o 8pw3 toca!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu, como sei como somos (os seres humanos em si), já compraria algo pensando: Tu vai querer aumentar o som depois? Tipo, fazer upgrades??

 

 

 

Porque, se for manter desse jeito mesmo (1 sub apenas), SD400 tá show! Agora, se pensa em aumentar, melhor já comprar um amp que sirva pro upgarde futuro!

 

 

:+1

 

tanto é que ja comprei os modulos fortes pra nao ficar "perdendo" dinheiro na hora de vender usados e comprar novos para o proximo UP

 

EDIT:

 

agora vi as fotos que o bloom postou

 

bonito o acabamento desses caras

 

tambem ja pensei em colocar 1 over sub 800 18", 1 mg de 10" e 1 driver TI

 

mas quando eu escuto um som alto, me fissuro por um sonzao no corsa :rolleyes:

Editado por gboff

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

tanto é que ja comprei os modulos fortes pra nao ficar "perdendo" dinheiro na hora de vender usados e comprar novos para o proximo UP

 

Sempre que o dinheiro me permite, tb faço isso!

 

Ia usar 1 sub de 8' no sistema, mas comprei SD1000 pq sabia q posteriormente ele ia me servir! Moral da história, tenho ele a quase 4 anos.. já tocou 1x8', 1x12', 1x15', 2x12', 4x12', 1 T9 15' e agora tá tocando 4x10pw3.. foi uma das melhores aquisições!

 

...e se tudo der certo não me desfaço nunca dele! Na pior das hipóteses, vai pro carro do meu pai, tocar 2x12' ;) rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre que o dinheiro me permite, tb faço isso!

 

Ia usar 1 sub de 8' no sistema, mas comprei SD1000 pq sabia q posteriormente ele ia me servir! Moral da história, tenho ele a quase 4 anos.. já tocou 1x8', 1x12', 1x15', 2x12', 4x12', 1 T9 15' e agora tá tocando 4x10pw3.. foi uma das melhores aquisições!

 

...e se tudo der certo não me desfaço nunca dele! Na pior das hipóteses, vai pro carro do meu pai, tocar 2x12' ;) rsrsrs

 

Bloom,

 

vou fazer o seguinte então:

 

Montar com:

1 Tweeter Selenium ST200 - 70wrms - 8 ohms

1 Corneta Selenium D200 - 50wrms - 8 ohms

1 Woofer  Selenium 8PW3 - 125wrms - 8 ohms

1 Sub 12 Pioneer TS-W308D2 - 400wrms

1 Roadstar Power One tocando tudo, sem a chavinha seletora.

 

Pensei em utilizar 360wrms pelo menos para o sub e os outros 360wrms para o restante do set.

Como ficariam as ligações para melhor aproveitamento do conjunto? O sub teria que ser o de 4 ohms?

 

Outra coisa:

1) Já tenho 1 kit interno original do Palio (2 frente e 2 traseiras), estou pensando em ligar no CD player direto, já que o mesmo são 4 saidas de 50W.

2) Já tenho tb um par antigo de 69 da Pionner de 60wrms cada. Pensei em colocá-las na caixa do trio. Ficariam 360wrms para o sub e 360wrms para ST200,

D200, 8PW3 e par de 69 (70 + 50 + 125 + 60 + 60 = 365wrms).

 

Pode ser?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...