Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Henrique-S

Megane GT - Projeto - Qualidade de som

Recommended Posts

Qualidade é dividido em duas áreas...

Timbre e palco.

Timbre é basicamente que tudo soe como deveria, o som sai do jeito que foi gravado, cada instrumento aparece e soa exatamente como se fosse ao vivo.

Palco é mais posição... Não sei se você já reparou, mas ao vivo, em uma conversa, mesmo que você feche o olho sabe aonde a pessoa que está conversando está... Isso transposto para a música é a mesma coisa, saber onde cada instrumento estava quando foi gravado (é para isso que serve o stereo no fim das contas), basicamente você vai ver o cantor no centro do painel, uma guitarra do lado direito e outra do lado esquerdo (será possível diferenciar as duas só pela posição), bateria lá atrás no canto (ou atrás do cantor, sei lá), baixista caminhando.... Dá para ouvir tudo isso, e é fantástico!

Ter um palco 100% no carro é tarefa impossível, assim como ter timbre perfeito com o que você quer gastar é impossível. Mas dá para priorizar um, priorizar outro ou tentar fazer um meio termo.

No timbre o que mais influi é equipamento, no palco é HU, instalação e fiação.

Perfeito, Jão! valeu!

por exemplo, vamos falar de um som q o Henrique ouve (e eu tbem, MUITO), AC/DC, o programa dos discos gravados é stereo forçado, cada instrumento é gravado em um master separado e mixado depois, diferente de gravações audiófilas que usam 2 microfones para criar o efeito stereo mais preciso, no caso do AC DC o canal direito, do angus é só dele (com muito pouco do sinal da gibson no lado esquerdo), então ele sempre vai parecer estar do lado direito do palco, lá na ponta, em alguns solos ele vem um pouco mais para o centro (ele nunca corre o palco todo como faz nos shows! hahah), o Malcom sempre vai estar à esquerda (posição que ele toca mesmo ao vivo) e o Bon ou o Brian sempre estará diretamente ao centro, junto com a bateria, o baixo costuma ficar ao lado direito da bateria (posição de show tbem)! como no caso o posicionamento é forçado sempre parece que o malcom e o angus estão bem à frente, junto com o vocal, e a bateria e baixo aparecem mais ao fundo, o back vocal do malcom e do angus (o segundo só serve pra fazer o OI OI OI de TNT, no mais preferia que ele ficasse calado tocando guitarra! hahahha) aparecem um pouco mais central, mas do lado de cada um também! algumas musicas tem uma terceira guitarra sobrenatural ao centro, geralmente é um repeteco da guitarra do Angus, em Shoot to Thrill é bem perceptível quando essa terceira guitarra entra no refrão!

deu pra entender o que é um som com palco? AC DC é uma gravação relativamente fraca pra isso, com CDs audiófilos, da Chesky Records, Opus3, Telarc e outras gravadoras do genero, vc consegue perceber MUITO mais coisas interessantes na música!

se vc procura isso, ai é iteressante pensar em colunas ou peitinhos pra que possa ter um palco melhor, mas se vc só quer um timbre correto um bom kit instalado na porta mesmo já te dará uma boa qualidade!

quanto aos subwoofers, não pira o cabeção em som pra fora! um par de PW3 de 10" com um par de ST200 te darão SPL pra qualquer churrasco! e um sub mediano deve subir aos 100-120Hz pra acompanhar o PW3!

mas se vc quer um sonzão pra fora, trazendo do paraguay tem os 18Sound, eles tem um falante de 12" FODERASTICO, que acompanharia MUITO bem um parzinho de falantes de 8" (a 18sound tbem tem ótimos falantes de 8") e um par de Ti leves (Selenium D220Ti)!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique... dá uma olhadinha aqui...

Som um tento MISTO

Estou verificando o tópico e também estudando a base do que o pessoal está ensinando aqui...

O que é isso, o que é aquilo, qual o significado e tal - Rapidamente pego alguma base e posso ser de alguma utilidade, facilitando também nossa comunicação por aqui.

Estou dando uma lida também no que refere Timbre e Palco - Como trataram os parceiros nos últimos posts; pesquisando algumas coisas.

Por enquanto, os assuntos tratados no link abaixo fazem sentido aos amigos?

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=150184&view=findpost&p=2205430

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Estou verificando o tópico e também estudando a base do que o pessoal está ensinando aqui...

O que é isso, o que é aquilo, qual o significado e tal - Rapidamente pego alguma base e posso ser de alguma utilidade, facilitando também nossa comunicação por aqui.

Estou dando uma lida também no que refere Timbre e Palco - Como trataram os parceiros nos últimos posts; pesquisando algumas coisas.

Por enquanto, os assuntos tratados no link abaixo fazem sentido aos amigos?

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=150184&view=findpost&p=2205430

Abraço,

henrique.... vc viu o que eu respondi EM NEGRITO no quote do seu post?

eu respondi dentro do quote mesmo! olha lá!

Compartilhar este post

Link para o post

só dando um pitaco....

é mais fácil um projeto muito complexo decepcionar (por dificuldades de acerto , casamento de equipos ,etc,etc) do um projeto simples (porém esmerado ) agradar.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, que tópico recheado este do Henrique!!

Henrique, tinha prometido deixar alguma opinião por aqui, faz tempo, só agora consegui parar e escrever. Lí tudo, e o nível da discussão me surpreendeu... creio que eu tenha muito pouco à adicionar. O xará (Rick) acima falou algo muito sério, e em que eu acredito também: muito mais fácil se decepcionar com um projeto complexo (especialmente quando não se tem muuuuita informação e mão-de-obra excelente pra montar) do que com o trivial bem feito. Aliás, todas as vezes (sem exceção) em que parti diretamente para um sistema complexo, quebrei a cara e a conta. Isso foi meu aprendizado, não sei se é assim para todos... hehe...

Bom, eu tentaria trazer do Paragua o amp Clarion (APX 4361), se achar, ótimo. Se não achar, busque um 4 canais bom aqui no Brasil mesmo, veja os Hertz/ Helix (preferência para as linhas intermediárias, se puder)... sub, iria de NAR 12" 180w (nacional e excelente),em caixa bem feita de acordo com as especificações (projeto) do fabricante. Gosto das seladas feitas com estes falantes, mas sei que para 'servir um som' aos amigos, ela fica devendo (por outro lado, prefiro para ouvir dentro do carro a selada). A selada te dará menos pressão sonora no total, geralmente, e uma resposta mais coerente com o estéreo (geralmente, não leve isso como regra - depende do falante, da caixa, do duto, de tta coisa que não há como generalizar, beleza?). A dutada (bass-reflex, pra ser exato) tende a (normalmente, não é regra...) ser um pouco mais 'picuda' em alguns pontos da resposta, ganhar um pouco em pressão sonora, e ocupar mais espaço. O risco de aparecer um 'atraso' entre o grave e o estéreo aumenta com ela, infelizmente... a vida é cheia de contrapartidas, e o áudio não difere dela nisso.

Falantes para o estéreo, sugeriram o Nar Kevlar. Eu gosto MUITO deste kit, e teria novamente sem pestanejar. Se vale o preço, depende... não conheço muito os kits à venda no PY, então fica difícil comparar. O MTX top (t6.1?? é isso?) eu ouvi e adorei, mas era caaaaro pacas na época... e ouvi o Fosgate T162, bacaninha, achei justo. Kit por kit, se comprar no PY não for exigência, tem o Nar citado, tem Hertz, tem Morel Tempo (mid pouco pronunciado e tweeters maravilhosos, coisa fina mesmo), dá pra procurar kits tops usados nos classificados a preço de kits básicos novos, etc...

RCAs, se puder trazer streetwires de lá, acho que compensa. Se achar Stinger ou Monster Cable, tbem... headunit (player), é o problema que muitos citaram: estoque muda muito e modelos mais sofisticados, com as características que poderiam te ajudar no áudio (ta, cross 3-way, etc) raramente se vê à venda. Mas não custa tentar ou, se for o caso, tentar achar O MELHOR pioneer por lá, ou o melhor JVC ou Kenwood, por exemplo... para o que vc. pediu (som limpo e de qualidade, nítido) certamente serão suficientes. Player é outra coisa que questiono se vale a pena trazer de lá... mas eu não descartaria um Pioneer topo de linha 'consumer' (um 7250 com USB, BT e 3 Rca's) num som deste, ou um DVD 1 din da JVC, ou mesmo um Kenwood da série 8xx ou Excelon 8xx - todos eles te atenderiam bem e te deixariam feliz, acredite. Claro, se puder comprar um Alpine TOP ou um Clarion TOP, compre... mas não deixe de comprar o restante de boa qualidade apenas para pegar o best-motherfucker-player-ever-made. Pense em equilíbrio, inclusive de investimentos, blz???

Agora, finalzinho, eu não poderia deixar de aconselhar: instalação bem-feita. Procure com os colegas aqui os locais, as indicações... uma instalação bem feita é mais de 60% do caminho andado. Já ví tirarem leite de pedra com equipamentos de entrada, e já ví estragarem a boa qualidade de equipamentos de ponta, só na forma de ligar/instalar/regular. Portas com tratamento em manta, falantes de porta com baffle bem feito em MDF, fiação correta e protegida, regulagem de ganhos, regulagem do player, ligações corretas dos crossovers do kit 2 vias, do crossover ativo dos amps e do player, direcionamento dos tweeters ou ao menos uma instalação segura deles nos locais originais, proteção elétrica (fusível ou disjuntor a no MAXIMO 10cm da bateria), aterramento perfeito do player e do amp, rota dos cabos de modo a evitar interferências, tudo isso conta. Invista nisso, procure uma loja boa e honesta... em Curitiba sei que há várias, o povo posta aqui impressões e instalações muito boas, em que se vê o cuidado tomado. Procure, pergunte, questione... lembre que é aí que se faz, realmente, seu som. Bons equipamentos são só uma pequena parte da equação, blz???

um abração, desculpe a demora em responder, e qualquer coisa, estamos por aqui! Boa sorte! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

opa... alguma novidade no Megane??? Ví uma GT na rua outro dia, bacana demais o carro... lembrei deste tópico. Henrique, já começou a brincadeira, ou ainda está na fase 'planejativa'??? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, já começou a brincadeira, ou ainda está na fase 'planejativa'??? :)

:+1

Um dos melhores tópicos de "sugestão" que já vi nesse meu tempo de fórum [-] [-]

Ótimo debate.. [-] [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera... Tudo bem com vocês?

Até o dia 18 estou sem tempo pra respirar. Segurar o fôlego até lá, e trabalhar bastante.

Ainda não tive oportunidade de iniciar o projeto, após esta data é possível começar a trabalhar nisso com mais 'afinco'.

Terminar o planejamento, estudar alguns pontos citados pelos vários amigos aqui, e executar :legal:

Antes de iniciar qualquer coisa, posto as informações aqui.

Enquanto estivermos trabalhando nisso, também atualizo o tópico e posto imagens.

Agradeço mesmo a consideração dos amigos que tanto apoiaram!

Em breve espero ter algum tempo pra postar mais informações aqui na comunidade.

Abraço,

Henrique

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem pessoal?

Nem sempre as coisas saem como planejado. Aliás, raramente saem como planejado.

Mas, é assim mesmo. Há dias de chuva e de sol...

O importante é tem bom ânimo em ambos e sempre aprender algo que há de ser útil.

Um tempinho atrás ocorreu um acidente. Nenhum ferido, mas... Veículo?

Vai ficar para uma próxima wink.gif

De qualquer forma, fica o aprendizado.

Abração a todos,

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...