Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Henrique-S

Megane GT - Projeto - Qualidade de som

Recommended Posts

Dês de já, meus agradecimentos!

Tudo bem pessoal?

Nada entendo de som automotivo, o que muitos aqui são mestres.

Já, apreciar a qualidade sonora embutida nos CDs e DVDs não compactados (wma, mp3, etc), isso estou habilidado a fazer, e nada mais.

Visando qualidade de som (dentro e fora - 10-15metros), o que indicam os amigos?

- Veículo: Mégane Grand Tour

- Orçamento: $ 1.000 à 1.400 dólares (Se impossível, extendemos para até $ 2.000)

Outras informações:

- Os equipamentos serão todos adquiridos no Py, se possível (links para referencia abaixo).

- O orçamento é para os equipamentos, a mão de obra será paga posteriormente à parte.

- Qualidade, qualidade, e qualidade sonora (dentro e fora do veículo, perto).

- Preciso de espaço no porta malas para trabalhar, deve então ocupar o mínimo de espaço.

- O veículo está na garantia e concessionárias, vocês conhecem. Nada de cortar lataria, etc =D

- Não é necessário comprar o rádio.

- Bateria auxiliar e afins deve ser inclusa no orçamento (como muitos amigos aqui, ando 'suando a camisa').

Gênero musical pretendido:

- Rock / Pop rock / Etc - The Doors, Guns n' Roses, Aerosmith, AC/DC, System Of A Down, Offspring, Kiss, Led Zeppelin, Green Day, Oasis, Pink Floyd, Stones, Lennon, Creedence, Cranberries, etc.

- Algumas nacionais - Engenheiros, Lobão, Raul Seixas, Legião, Raimundos, Charlie Brown Jr., Titãs, Paralamas, Barão, Cazuza, Lulu, etc.

- Mpb - Djavan, Tim Maia, Zé Ramalho, Seu Jorge, Zeca Baleiro, Lenine, Tom Jobim, etc.

- Reggae - Bob Marley, Armandinho, Dazaranha, Natiruts, etc.

- De vez enquando Eletrônica / Música clássica

- Em geral, é o que está acima. No mais, se pedirem num churrasquinho: Sertanejo / Pagode / Funk / Etc... Sem críticas :legal:

O que pensei?

Como expert no assunto, sei apenas que quero (posso) 1 sub no porta-malas =D

O carro é o seguinte: Há 2 twiters no painel, 2 caixas na portas dianteiras e mais 2 na traseira - Só.

Não sei o tamanho, nem outras especificações dessas caixas de som...

Me disseram que talvez sejá possível instalar caixas maiores no lugar das originais - Sem confirmação.

A tampa do estepe será substituida e deve acomodar o(s) amplificador(es).

Assim aproveitariamos o espaço existente (profundidade) entre o estepe e tampa atual.

Em breve posto algumas imagens das portas e porta-malas para os amigos poderem ajudar.

Abraço pessoal,

Henrique

Links para referencia no Py:

www . comprasparaguai . com . br (produtos gerais, basta utilizar o campo de pesquisa do site)

MTX, Kicker, Lanzar, RockFord, JBL, Pioneer e outros nestas lojas:

www. pioneerinter . com

www. centropioneer . com

www. poweroneshop . com

www. audiumelectronics. com

Vejam a lista de preços nos sites.

;)

'Edits' seguem abaixo: hand26

Pessoal, obrigado por serem prestativos e de fato, serem de tanta ajuda a esta comunidade que acabo de me unir. Obrigado!

Quanto ao rádio original, será substituido sim - Desculpem-me ter sido pouco claro.

A questão é que estou procurando um DVD ou Multimídia que eu não perca os controles do volante, entederam?

Imagens:

É possível acessá-las aqui:

http://img839.imageshack.us/gal.php?g=dsc0000001megane.jpg

http://img839.imageshack.us/img839/4583/dsc0000001megane.jpg

http://img64.imageshack.us/img64/9996/dsc0000002megane.jpg

http://img265.imageshack.us/img265/5451/dsc0000003megane.jpg

http://img696.imageshack.us/img696/5605/dsc0000004megane.jpg

http://img185.imageshack.us/img185/5999/dsc0000005megane.jpg

http://img245.imageshack.us/img245/3357/dsc0000006megane.jpg

http://img46.imageshack.us/img46/4638/dsc0000007megane.jpg

http://img96.imageshack.us/img96/3994/dsc0000008megane.jpg

http://img186.imageshack.us/img186/4757/dsc0000009megane.jpg

http://img685.imageshack.us/img685/167/dsc0000010megane.jpg

http://img401.imageshack.us/img401/3904/dsc0000011megane.jpg

http://img34.imageshack.us/img34/4918/dsc0000012megane.jpg

http://img517.imageshack.us/img517/5333/dsc0000013megane.jpg

Abraço,

Henrique

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dês de já, meus agradecimentos!

Tudo bem pessoal?

Nada entendo de som automotivo, o que muitos aqui são mestres.

Já, apreciar a qualidade sonora embutida nos CDs e DVDs não compactados (wma, mp3, etc), isso estou habilidado a fazer, e nada mais.

- Veículo: Mégane Grand Tour

- Orçamento: $ 1.000 à 1.400 dólares (Se impossível, extendemos para até $ 2.000)

- Os equipamentos serão todos adquiridos no Py (links para referencia abaixo).

- O orçamento é para os equipamentos, a mão de obra será paga posteriormente à parte.

- Qualidade, qualidade, e qualidade sonora (dentro e fora do veículo, perto).

- Preciso de espaço no porta malas para trabalhar, deve então ocupar o mínimo de espaço.

- O veículo está na garantia e concessionárias, vocês conhecem. Nada de cortar lataria, etc =D

- Não é necessário comprar o rádio.

- Bateria auxiliar e afins deve ser inclusa no orçamento (como muitos amigos aqui, ando 'suando a camisa').

Como expert no assunto, sei apenas que quero (posso) 1 sub no porta-malas =D

O carro é o seguinte: Há 2 twiters no painel, 2 caixas na portas dianteiras e mais 2 na traseira - Só.

Não sei o tamanho, nem outras especificações dessas caixas de som...

Me disseram que talvez sejá possível instalar caixas maiores no lugar das originais - Sem confirmação.

A tampa do estepe será substituida e deve acomodar o(s) amplificador(es).

Assim aproveitariamos o espaço existente (profundidade) entre o estepe e tampa atual.

Em breve posto algumas imagens das portas e porta-malas para os amigos poderem ajudar.

Abraço pessoal,

Henrique

Links para referencia no Py:

www . comprasparaguai . com . br (produtos gerais)

www . pioneerinter . com (MTX e outros, vejam a lista de preços no site)

;)

Cara..

eu comprei na pioneer inter,meu som

TR5512x2D,mas é 2 na caixa da MTX

talvez pegassa um Lanzar OPTI-1232D(12"1100RMS)

ou o OPTI-1532(15"1200RMS)

e um amplificador JH1200(MTX) ou o OPTI-2000D(Lanzar)

ou...

mas otima qualidade de som,e força é o MTX 9512-04(12")Monstruoso!

ai um MTX RFL1200D(pro sub)

e se voce decidir colocar alto falantes MTX tambem

TDX 6503-6x6(MTX)

THX693-6x9 (MTX)

um amplificador MTX TC6004(pros alto falantes)

a bateria 90AH(auxiliar)MXR Impact

como o orçamento é U$2000,00

dá U$1225,00

tudo na Audium!

Não sou perito no assunto...

mas acho que se voce quer qualidade mesmo vai de MTX

Compartilhar este post

Link para o post

Centro Pioneer

Amplificador Rockford T-1500-1 BD = $490

Subwoofer Rockford Fosgate T-212D2 = $390

MXR Impact 150AH = $220

:legal:

Na minha opiniao melhor que MTX

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela rápida resposta do amigo!

Lembrando o pessoal, não há preferencia por tal ou qual marca.

A única questão é que tenho de encontrar tudo no Py devido aos preços (se possível).

O que está original que será substituido?

-2x twiters no painel

-2x caixas nas portas dianteiras (não sei tamanho)

-2x caixas nas portas traseiras (não sei tamanho)

O que mais incluir, se ficar bom no quesito qualidade sonora?

-1x sub 12" (posso apenas 1 devido a espaço, um forte e que os demais equipamentos possam acompanhá-lo)

-4x 6'9 ou Kits 2 vias ou Coaxial ou Triaxial ou sei lá o que no porta-malas |SOM PARA FORA, tbm| sem perder (tanta) qualidade :pirou:

-Alguma(s) outra(s) 'coisa(s)' (pois não conheço ou entendo)

Se for necessário compor o equipamento com outras caixas, ou deixar de utilizar tal ou qual tipo de speaker para obtermos qualidade de som, ótimo - É isso mesmo. O que está descrito acima é palavra de leigo, não sei o que é o ideal. Então, os amigos que entendem melhor do que eu (maioria), são muito bem-vindas suas opiniões lembrando apenas que é preciso espaço no porta-malas pra eu poder trabalhar.

Como mencionado, estou buscando qualidade de áudio (das mídias não compactadas como wma, mp3, etc.), qualidade dentro e fora do veículo (a uma distância curta ou razoável). O orçamento pra isso é de $ 1.000 à 1.400 dólares preferencialmente, mas se não for possivel com este orçamento, extendemos para até $ 2.000 (salgado! Mas... :rolleyes: ). Não há necessidade de rádio (um amigo já está vendo isso), e a instalção ou mão de obra será paga à parte, fora deste orçamento.

Se houver como conciliar um 11.1 ou 9.1 ou 7.1 ou algo parecido nessa história toda, :rever1: ...Sim isso é e não é brincadeira, entendem?

E sim, me desculpem as bobagens que possa estar falando, como disse, só um aprendiz buscando um som forte de qualidade, mas também som externo.

Abraço,

Sites de produtos no Py:

www . comprasparaguai . com . br (produtos gerais, basta utilizar o campo de pesquisa do site)

MTX, Kicker, Lanzar, RockFord, JBL, Pioneer e outros nestas lojas:

www. pioneerinter . com

www. centropioneer . com

www. poweroneshop . com

www. audiumelectronics. com

Vejam a lista de preços nos sites.

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quer qualidade, nada melhor que a receita básica... Amplificador 4 canais, kit 2 vias e um subwoofer.

Sem 6x9, sem falante traseiro, sem subwoofer muito forte...

O paraguai tem poucos produtos para qualidade sonora, dos que tem eu ficaria com um kit mtx tx6.1 (ainda acha por lá?! Se não achar, o fosgate T162-S) isso se seu carro for para falante de 6" (não sei... Veja no manual ou ligue na concessionária).

Subwoofer acredito que eu compraria um P3d212

Amplificador ficaria com os MTX da linha TE... Alias, eu ficaria com os Clarions da linha APX, mas acho que está difícil de encontrar por lá... Se encontrar, compre o APX 4361, ou então um outro APX qualquer de 2 canais e um P500.1BD da fosgate para o subwoofer. Se não achar, compre um T6004 da fosgate.

Compre RCA por lá também, eu ficaria com os streetwires ou com os AR (AcousticResearch), se seu player tiver saída rca, acredito que não tenha... Eu trocaria o player! Procuraria um Kenwood exceleon.

Resumindo...

Subwoofer:

Fosgate P3D212 (acha na Centro de Pioneer)

Amplificador:

1 APX4361 (difícil achar, talvez ache na Pioneerinter) ou

1 APX 2 canais (tem dois modelos diferentes, tanto faz) e um Fosgate P500.1BD ou

1 fosgate t6004 ou

1 MTX da linha TE 4 canais, não lembro modelo de cabeça... Mas procure TE!!

Kit 2 vias:

1 MTX TX6.1 ou

1 Fosgate T162-S

Deve gastar uns 200~300USD no kit, uns 150~200 USD no subwoofer, uns 200~400USD no ampli (depende de qual pegar). Pelas minhas contas, na pior das hipóteses está dentro do seu orçamento e fica excelente.

Agora o que EU FARIA...

Compraria no paraguai o subwoofer e amplificadores e compraria um kit NAR Kevlar nacional.... Muito mais qualidade do que os produtos achados no paraguai, porém o preço é meio salgado. Para montar um PUTA SOM DE QUALIDADE bastaria um APX4361 (se achar no PY custa 200 USD), um kit NAR Kevlar e um subwoofer P3D212. Só com isso dá para montar coisa beeem legal. O kit kevlar custa uns 800 reais +/-, mas vale a pena na minha opinião.

Se você quer qualidade, não caia na besteira de comprar subwoofers mais fortes que o P3, nem de outras marcas.... Nem de colocar amplificadores que eu não indiquei, eu falei de TODOS que te servem e se acha no paraguai. Kit 2 vias também, nem sempre qualidade é potência, e no paraguai é difícil achar algo decente para qualidade... Esses que falei são os que chegam mais próximos. E o player eu trocaria, sem pensar duas vezes. Original nunca serve para o propósito qualidade, eu pegaria um Kenwood Exceleon.

A menos que você queira outra coisa, que não é qualidade propriamente dita.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o som para fora...

Bom, em volta do carro dá para ouvir, mas esquece tocar uma festa ou um churrasco :vts

Compartilhar este post

Link para o post

é, da dó tirar o player original, mas é primordial, é ali que começa tudo e tem que ter qualidade se é isto que vc procura...

Compartilhar este post

Link para o post

é, da dó tirar o player original, mas é primordial, é ali que começa tudo e tem que ter qualidade se é isto que vc procura...

disse tudo Daniel.....eu fiquei me phudendo igual a um otário durante um mês pra tentar fazer a HU Delphi 2 din VW (olha q é top ) tocar decentemente quando amplificada ! Desisti da FDP hoje , mesmo várias pessoas dizendo que o som estava bom , eu sabia que não estava e enganar a gente mesmo é phodis , rsrsrs

Atendendo meu amigo Henrique, tudo blz aí ?

Faria tuuuuuuuuuuuuuuudo diferente !

Pra começar buscaria equipos nacionais os quais já vão dar grande felicidade sem esfolar o bolso todo:

portas dianteiras: 1 kit two way bravox CS60D ou 50D o que couber lá (com tweeter atenuados no cross do kit) + tratamento da porta com manta asfaltica)futuramente faria um upgrade do tweeter.

portas traseiras ou o local que vá enfiar o kit 60D ou 50D , porém SEM USAR OS TWEETERS - SÓ OS MIDBASS

subwoofer: não quer perder muito da mala ? use um bravox UXP 10" , caixinha dutada de + - 35 litros brutos

Amps: Vc quer som só pra curtir com boa qualidade (som limpo sem distorção) internamente ou quer a mesma coisa pra ficar surdo ??????

Se quer só curtir de boa um amp só Wharf flex vai dar conta de tudo , se quer mais ignorancia além do wharf flex acrescente outro wharf SPX666A pros graves .

Outra opção de amps : Stetsom Venom 600.4 , se quiser tornar a coisa mais bruta acrescente um Stetsom Venom 900.1 ou 900.2 conforme a impedancia do subwoofer. A opção dos amps wharf de darão muito mais qualidade.

Isso aí seria eu, é só uma sugestão

Abraço a todos

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, pelo que o Henrique falou, ele quer realmente algo com mais qualidade... Então se pode pegar no Paraguai, eu iria nas indicações do João com certeza!

Desculpe não poder te ajudar mais Henrique, não conheço muito os equipamentos disponíveis no Paraguai. Mas tenho certeza que o equipamento que o João falou ficará ótimo mesmo!

Eu iria no seguinte:

Amplificador Stereo: Clarion APX 2181

Kit 2 Vias: Rockford Fosgate T162-S

Amplificador Mono: Fosgate P500.1BD ou DPX1851 (o ultimo é mais forte, porém deve ser mais caro)

Subwoofer: Rockford Fosgate P3 (em caixa selada, verifique o rendimento dele nesse tipo de caixa. Pro que você ouve, eu descartaria totalmente uma dutada)

Cabos: MTX Streetwires ou AcousticResearch :)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, pelo que o Henrique falou, ele quer realmente algo com mais qualidade... Então se pode pegar no Paraguai, eu iria nas indicações do João com certeza!

Desculpe não poder te ajudar mais Henrique, não conheço muito os equipamentos disponíveis no Paraguai. Mas tenho certeza que o equipamento que o João falou ficará ótimo mesmo!

Eu iria no seguinte:

Amplificador Stereo: Clarion APX 2181

Kit 2 Vias: Rockford Fosgate T162-S

Amplificador Mono: Fosgate P500.1BD ou DPX1851 (o ultimo é mais forte, porém deve ser mais caro)

Subwoofer: Rockford Fosgate P3 (em caixa selada, verifique o rendimento dele nesse tipo de caixa. Pro que você ouve, eu descartaria totalmente uma dutada)

Cabos: MTX Streetwires ou AcousticResearch :)

Abraço!

Xan,

o Henrique me passou uma MP pedindo uma força, e eu (disse eu) recomendaria o que recomendei por ter convicção de que funciona (não disse que a sugestão de 3°s não funcione)

O principal ( que pode ferrar com tudo ) sequer foi mencionado pelo Henrique , que é a HU .

E o detalhe mais do que PRINCIPAL : Estamos no sub forum GERAL e não no SQ , por isso entende-se som com qualidade um som limpo e sem distorção , coisa que muito equipo inferior ao que sugeri já fornece.

abraço

EDIT: Por isso que não gosto muito de responder MPs sobre sugestão de sets

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Xan,

o Henrique me passou uma MP pedindo uma força, e eu (disse eu) recomendaria o que recomendei por ter convicção de que funciona (não disse que a sugestão de 3°s não funcione)

O principal ( que pode ferrar com tudo ) sequer foi mencionado pelo Henrique , que é a HU .

E o detalhe mais do que PRINCIPAL : Estamos no sub forum GERAL e não no SQ , por isso entende-se som com qualidade um som limpo e sem distorção , coisa que muito equipo inferior ao que sugeri já fornece.

abraço

EDIT: Por isso que não gosto muito de responder MPs sobre sugestão de sets

Husuhashuasuhas Então, foi o mesmo caso do meu... SQ vindo do Paraguai não é exatamente minha especialidade, conheço muito pouco, mas fiz o que pude pela força que ele pediu por MP :P

Pelo que eu entendi ele pretende manter a HU original do Megane, não é? Isso é um problema, afinal nós sabemos que essas HUs originais raramente possuem alguma qualidade.

Eu falei sobre a questão da qualidade principalmente pelo fato dele bater tanto nessa tecla, além do gosto musical. Psy e Axé qualquer driver + super tweeter reproduzem relativamente bem, mas ouvindo MPB e Rock as coisas ficam mais complicadas =/

Enfim, espero que nós dois tenhamos ajudado alguma coisinha que seja né :D

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

hauahauuhuahua, só mesmo rindo !

rapaz, HUs OEM como existem hoje em carros como I30, Focus , Sportage, Golf 2 din e várias maiiiiiiiiiiiiisssssssssss enganam super bem quando ligadinhas no set original , mas a partir do momento que amplificamos as danadas (seja com melhor conversor RCA fabricado até pelo capeta) é que as mesmas mostram as suas deficiências .

Penei durante 1 mês com a 2 din mais top (custa 1.900,00 na concessionaria - paguei 1k direto com revendedor) que existe pro golf e não consegui tirar graves bonitos e nem agudos altos (mesmo que fossem ruins).

É notória a baixa relação sinal/ruido destas hus , o som fica sem profundidade , parece que os instrumentos , cantor e etc estão todos alinhados exatamente na mesma distancia , isso fora também a falta de cristalinidade .

Outro fator que arrebenta com tudo é que são hus capadas , não respondem bem abaixo de 40hz e nem acima de 10 Khz , resumindo , qualquer pioneer (até o mais cambetinha) dá um pau nelas.

E eu achando que iria tirar leite de pedra .......Vivendo e aprendendo sempre

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

hauahauuhuahua, só mesmo rindo !

rapaz, HUs OEM como existem hoje em carros como I30, Focus , Sportage, Golf 2 din e várias maiiiiiiiiiiiiisssssssssss enganam super bem quando ligadinhas no set original , mas a partir do momento que amplificamos as danadas (seja com melhor conversor RCA fabricado até pelo capeta) é que as mesmas mostram as suas deficiências .

Penei durante 1 mês com a 2 din mais top (custa 1.900,00 na concessionaria - paguei 1k direto com revendedor) que existe pro golf e não consegui tirar graves bonitos e nem agudos altos (mesmo que fossem ruins).

É notória a baixa relação sinal/ruido destas hus , o som fica sem profundidade , parece que os instrumentos , cantor e etc estão todos alinhados exatamente na mesma distancia , isso fora também a falta de cristalinidade .

Outro fator que arrebenta com tudo é que são hus capadas , não respondem bem abaixo de 40hz e nem acima de 10 Khz , resumindo , qualquer pioneer (até o mais cambetinha) dá um pau nelas.

E eu achando que iria tirar leite de pedra .......Vivendo e aprendendo sempre

abraço

Sei como é Rick. Tentar instalar equipamentos melhores nessas HUs é horrível, parece que você botou os falantes pra tocar com um cobertor de lá na frente =/

Compartilhar este post

Link para o post

Olha amigo atendendo ao seu pedido de ajuda, eu seguiria a mesma linha que o Joao Vitor recomendou!

Coloque um kit bom na frente pode ser até o NAR kevlar..

Coloque um sub forte na mala e de preferencia com caixa dutada, o P3 é uma excelente recomendaçao..

O amp pode usar o clarion que tem uma excelente qualidade para o SQ ou Audiophonic 4100 para voz e 1700 para o sub..

O ideal é usar uma HU com 3 RCA, Front, Rear e Sub...

Para complementar a parte do trio adicione em um tampao 4 triaxiais 6x9 da pioneer (ligue cada par em paralelo nos 2 canais traseiros do amp de voz).

Coloque o kit 2 vias no RCA front, os 6x9 na rear e o sub para o P3.

Para o dia-dia vc coloca o fader todo para o front para usufruir do SQ..

Quando quiser fazer um churrasco coloque o fader em rear para usar os triaxiais...

Com isto vc terá um som hibrido que vai lhe atender no dia-dia!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa cara... Também possuo um Mégane e vou montar um sonzinho de qualidade nele. Vou responder apenas a questao do controle satellite no volante, isso ja nao eh mais tanto problema... Pode encontrar o adaptador para aparelhos da Pioneer ja no SomCuritiba (www.somcuritiba.com.br).

Abraco e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Observaçao se usar a HU original terá de adquirir um processador de sinal tipo o bitone, LC8, MS-08, 3Sixty e afins para gerenciar estes canais dianteiros, traseiros e sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Observaçao se usar a HU original terá de adquirir um processador de sinal tipo o bitone, LC8, MS-08, 3Sixty e afins para gerenciar estes canais dianteiros, traseiros e sub!

Gustavo,

com todo respeito a sua opinião, eu acho que o conjunto processador + hu original é jogar dinheiro fora , isso se o usuário não for muito exigente, pois temos um sinal "capado" vindo da hu (hus originais são péssimas abaixo dos 40 hz e acima dos 10 khz - caracteristica propria pra trabalhar com o set original).

Ou seja , o processador já vai receber um sinal "podre" e tentar recriar o que falta, ao meu ver o investimento é alto em função do retorno obtido. O que se paga em processador , dá pra comprar hu aftermarket excelente e que vai garantir resultados muito melhores.

É só a minha opinião

Compartilhar este post

Link para o post

O problema está longe de processamento, inclusive muitos sons TOP (vide Davi_carioca no campeonato que participou com a EcoSport, ou um maluco do c3 com um mx500) nem processamento tem.

O problema é o sinal, uma HU inferior não consegue transformar toda a informação que tem no cd em som...

Bom, seguindo a parte óbvia da coisa, se tudo que está gravado não está sendo lido, não adianta ter os melhores falantes do mundo, melhores amplificadores do mundo, melhor processador do mundo que essa informação está perdida, não será tocada.

Processador aftermarket até ajuda na equalização (coisa que poucos usam), no TA (que não é necessário, com uma instalação TOP e planejada), no aumento da voltagem (que só significa deixar de introduzir ruídos, os já existentes continuam lá).... Não ajuda em nada na qualidade de áudio, propriamente dita.

Por isso tanta gente fala que a qualidade começa no player. Verdade, é ele que vai ler o áudio, o que ele mandar o resto vai fazer....

Compartilhar este post

Link para o post

O problema está longe de processamento, inclusive muitos sons TOP (vide Davi_carioca no campeonato que participou com a EcoSport, ou um maluco do c3 com um mx500) nem processamento tem.

O problema é o sinal, uma HU inferior não consegue transformar toda a informação que tem no cd em som...

Bom, seguindo a parte óbvia da coisa, se tudo que está gravado não está sendo lido, não adianta ter os melhores falantes do mundo, melhores amplificadores do mundo, melhor processador do mundo que essa informação está perdida, não será tocada.

Processador aftermarket até ajuda na equalização (coisa que poucos usam), no TA (que não é necessário, com uma instalação TOP e planejada), no aumento da voltagem (que só significa deixar de introduzir ruídos, os já existentes continuam lá).... Não ajuda em nada na qualidade de áudio, propriamente dita.

Por isso tanta gente fala que a qualidade começa no player. Verdade, é ele que vai ler o áudio, o que ele mandar o resto vai fazer....

Disse tudo Jão !

Uma das coisas (que esqueci de citar) podres também nas hus oem , é a relação sinal ruido das mesmas que é horrivel , e justamente aí é que encontramos a sensação de profundidade variada dos instrumentos no palco , do cantor e por aí vai, sem mencionar grande perda de detalhamento por conta da s/n baixa.

Abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a todos que colaboram a me tornar menos ignorante nestes assuntos. É interessante, as dúvidas surgem na medida em que vamos estudando algo e quão mais se estuda, mais dúvidas temos - E alguns anos de experiência e dedicação fazem grande diferença neste sentido. Tal é a razão de buscar auxilio com os amigos que já atravessaram a etapa dos primeiros conhecimentos e hoje podem colaborar com os menos ditosos: Eu. :legal:

Vamos lá...

O player será substituido, não me fiz claro no inicio, desculpem-me.

Apenas buscando algo que mantenha os controles no volante e displays do painel - Um DVD, ou multimídia, talvez.

Lembrando que o orçamento é de USD 1.400 sem contar o valor da instalação e do player.

Para os equipamentos, se não for possível $ 1.400 dólares, choramos mas extendemos para até $ 2.000.

Segundo os amigos que contribuem com esta comunidade, conciliar SQ (sound quality, é isso?) com som pra fora é tarefa árdua, senão impossível.

Antes, me permitam definir qualidade segundo o que busco, já que qualidade é subjetivo - Pra alguns é uma coisa e pra outros, é outra coisa; sem entrarmos no mérito do que de fato vem a ser qualidade do ponto de vista comum, mas 'expert':

• Nada de gritos, mas som, som limpo e sem distorção: Ouvir bem o cantor, a guitarra, o baixo, teclado, a bateria, o público, etc. Isto, com definição e fidelidade! Não definição e fidelidade absurda, 'perfeitíssima'. Busco esta qualidade dentro do veículo. A parte do som 'pra fora' pode ter menos definição e fidelidade, e segundo o que tenho lido, terá menos definição e fidelide; mas nada de gritaria: som, musicalidade. Apenas para registrar, em 70% do tempo, o som é interno; sendo utilizado apenas 30% como externo à até 10 - 15 metros de distância.

Dado a informação acima... Lendo e relendo, e ainda com a colaboração de um dos participantes instruiu ele:

Monte o sistema de modo que possa 'chavear', ou seja, manter ligado ou desligado o som 'pra fora' quando houver necessidade. Assim, se quiser manter o som interno e o externo ligado ao mesmo tempo, poderá. Se quiser desligar o som externo, e manter somente o interno, poderá. De uma forma ou de outra, sempre manterá o sub para os dois. Isso atende ao teu requesito ou necessidade.

+1 contribuição:

Para o dia-dia vc coloca o fader todo para o front para usufruir do SQ.

Quando quiser fazer um churrasco coloque o fader em rear para usar os triaxiais...

Com isto vc terá um som hibrido que vai lhe atender no dia-dia!

+1:

...ouvindo MPB e Rock as coisas ficam mais complicadas.

• 1. Então será possível manter a qualidade almejada e ter um som pra fora, não?

Ainda aqui instruiram:

Há SUBs pra isso e pra aquilo. Pra dentro, fora; etc. O gênero musical requer um sub de resposta mais rápida, sem delay ou sem tanto delay... Um sub de 10" ou mesmo 2 de 10" deverá atender melhor à necessidade. Se formos de 12", precisamos encontrar algo que não atrapalhe a dinâmica do som, com maior linearidade e sem perder o SPL.

+1 contribuição:

Para rock é necessario um sub rapido e de 10". Os subs de 12"+ são usados para quem quer SPL, e acaba rolando um delay no sub, devido a sua maior area de cone. Muito comum tambem são subs de 8", nesse caso, um par.

+1:

Se você quer qualidade, não caia na besteira de comprar subwoofers mais fortes que o Fosgate P3D212, nem de outras marcas...

+1:

Caixa selada, verifique o rendimento dele nesse tipo de caixa. Pro que você ouve, eu descartaria totalmente uma dutada.

- Não posso me dar ao luxo de 2 SUBs, mas apenas 1 no canto como apresentam as imagems:

http://img96.imageshack.us/img96/3994/dsc0000008megane.jpg

• 2. Então um de 12" não atenderá BEM? Ou há esta possibilidade já que além de buscar qualidade como explicado, busco também algo razoavelmente 'alto' ou 'forte'? (não entendo de SUBs, alto ou forte aqui significa algo que seja houvido com boa qualidade à 10 ou 15 metros de distância, e com boa qualidade e boa fidelidade dentro do carro). Pancadas fortes não é o requesito maior, mas qualidade e se possível forte o bastante pra tocar em conjunto com os demais equipamentos quando estiver ligado o som pra fora.

• 3. Há como encontrarmos equilíbrio pra essa 'história' do sub? (Som pra dentro (qualidade) 70%; e fora (se possível, qualidade) 30% do tempo utilizado).

Gênero musical:

- Rock / Pop rock / Etc - The Doors, Guns n' Roses, Aerosmith, AC/DC, System Of A Down, Offspring, Kiss, Led Zeppelin, Green Day, Oasis, Pink Floyd, Stones, Lennon, Creedence, Cranberries, etc.

- Algumas nacionais - Engenheiros, Lobão, Raul Seixas, Legião, Raimundos, Charlie Brown Jr., Titãs, Paralamas, Barão, Cazuza, Lulu, etc.

- Mpb - Djavan, Tim Maia, Zé Ramalho, Seu Jorge, Zeca Baleiro, Lenine, Tom Jobim, etc.

- Reggae - Bob Marley, Armandinho, Dazaranha, Natiruts, etc.

- De vez enquando Eletrônica / Música clássica

- Em geral, é o que está acima. No mais, se pedirem num churrasquinho: Sertanejo / Pagode / Funk / Etc... Sem críticas :legal:

Outro amigo que aqui contribui:

Pense no amanhã, selecionando uma boa base, terá possibilidade de upgrades sem investir ou sem muito investir no que já foi gasto: Módulos (lembrando, reserva de potência).

• 4. Depois de resolvido a briga: o-o- som interno e externo... Selecionados os componentes (kit.s., sub, caixa.s., etc.), vemos o que será preciso pra tocar isso. Provavelmente 2 módulos. Então depois falamos sobre o assunto, ok? :legal:

Já, quando o assunto é substituir as caixas originais, no requisito som interno, temos as contribuições:

Suas portas tem furação de 5,25" tanto na frente quanto atrás. Nas portas dianteiras existe a possibilidade de se fazer um espaçador em fibra e MDF em forma de "cone" aumentando o diâmetro para 6,5", o próprio furo do falante já tem esse formato e serve perfeitamente de molde. Contudo sugiro que vc procure alguém com experiência nisso, pois o suporte ficará "para fora" da porta, e a tela original não caberá mais, portatanto, um acabamento de primeira é vital. O lugar original dos tweeters na dianteira do seu carro ficam em um local muito bem, sobre o painel, nos cantos, próximo ao prara-brisa, essa localização dá um ótimo palco para o interior do veículo, ou seja, contribui muito com a imagem estereofônica, contudo prejudica um pouco se vc for querer ouvir de fora do carro.

+1 contribuição:

Se for colocar falantes nas portas traseiras, o esqueça o kit duas vias para estas portas. Nas portas traseiras instale um coaxial de boa qualidade. Nas portas traseiras não há muito o que fazer, não há lugar para tweeters, nem há como aumentar o tamanho do midbass ou melhorar sua disposição, a não ser que se troque o tampão todo (o que eu sou firmemente contra)...

Imagens:

http://img839.imageshack.us/img839/4583/dsc0000001megane.jpg

http://img64.imageshack.us/img64/9996/dsc0000002megane.jpg

http://img265.imageshack.us/img265/5451/dsc0000003megane.jpg

http://img185.imageshack.us/img185/5999/dsc0000005megane.jpg

http://img245.imageshack.us/img245/3357/dsc0000006megane.jpg

http://img696.imageshack.us/img696/5605/dsc0000004megane.jpg

• 5. Os amigos têm idéias sobre como manter a originalidade, ou seja, instalar 6,5" nas portas dianteiras sem o trabalho que o amigo acima descreve?

• 6. Então nas portas traseiras é coaxial 5,25"? Idéias? Isso mesmo ou outros tipos?

Ok. Aqui segue breve história: Se subir uma montanha, verá melhor do que quem está ao 'pé' dela. As pessoas de maior conhecimento em tal ou qual assunto, são então autoridades - Sendo autoridades, vêem de forma mais ampla um contexto, abrangem aspéctos que outros pouco entendem, são por si só mais compreensíveis para com aqueles que ainda estão por subir a montanha.

Está certo, já me livrei de apanhar por aqui :legal: ... [¨]

Vamos lá... Som externo:

O espaço dedicado ao som externo está expresso nas imagens abaixo. Apenas para referência, alí é possível instalar 2 6'9" em cada lado e sobra ainda algum espaço - Estou citando isto apenas para que os amigos tenham noção do que é possível no quasito espaço, e esta citação não quer dizer que tenho preferência por tal ou qual tipo de falante... Vocês é que sabem o que 'falam', não eu. Vale lembrar apenas que se trata de um som pra ser ouvido entre 15, 20 pessoas; a uma distância de até 10 - 15 metros. Neste sentido, busca-se também um som limpo e sem distorções, com alguma qualidade e sem gritaria - Alto, mas sem gritaria.

Imagens:

http://img46.imageshack.us/img46/4638/dsc0000007megane.jpg

http://img401.imageshack.us/img401/3904/dsc0000011megane.jpg

http://img186.imageshack.us/img186/4757/dsc0000009megane.jpg

Para complementar a parte do trio adicione em um tampao 4 triaxiais 6x9...

+1 contribuição:

Uma boa opção de 6x9 para vc: http://www.pioneerinter.com/item.php?id=1291

Quanto ao que mais vc poderia colocar:

CHEGA!!!!! rsrsrs

• 7. Dado as informações acima (som limpo e sem distorções, com alguma qualidade e sem gritaria - Alto, mas sem gritaria), o que instalar ali no espaço citado nas imagens de forma a BEM atender às necessidades? ...Kits, 2 pares de 6'9" Xaxial, falante coaxial + 6'9", tal conjunto de falante, etc.? O que?

Abraço pessoal,

Obrigado por todas as contribuições!

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, blz?

Só um detalhe, cuidado com algumas centrais de multimidia, pois várias delas tem qualidade de audio bem tosca (quando amplificadas) , mesmo tendo uma penca de RCAs .

Tente optar por uma boa hu e uma moldura que adeque ela ao painel do seu carro .

O prazer do resultado bom aos ouvidos faz a gente até esquecer o que os olhos estão vendo (no caso a hu) rsrsr

Abraço e boa sorte aí :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Rick, antes de comprar DVD ou uma Central posto aqui as opções.

Será uma destas marcas:

JVC, Kenwood, Clarion, Sony ou Pioneer.

De qualquer forma, isso vai ser a última coisa a ser comprada :legal:

Antes, há de resolver as questões acima ali, junto aos amigos do fórum :huh:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=150184&st=0&p=2203581entry2203581

Abraço,

Editado por Henrique-S

Compartilhar este post

Link para o post

Vou seguir falando o mesmo que os colegas acima, aliar qualidade e sompra fora é realmente uma tarefa muito árdua. Não consegui achar preços de quase nenhum item fosgate =/.

Rockford Fosgate P3D412 + Kicker ZX750.1 ou Rockford Fosgate T500.1bdCP ( O P3 tem muito SPL na dutada, porém, de acordo com seus gostos musicais eu indicaria a selada, por ter um delay bem menor )

Rockford Fosgate T152-S + T152 ( 2 vias e coaxial, respectivamente, se não me engano falou que a porta do Megane ( Por sinal, acabamento muito bom hein ) é 5.25 por isso estes modelos, caso seja 6.5 basta seguir a mesma linha com o tamanho correto. + Amplificador Clarion APX4361 ( dificilmente achado no PY nos ultimos tempos ) ou Rockford Fosgate P500.4 ou T600.4.

HU eu indicaria JVC, Kenwood ou Clarion.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb vou dar meu pitaco de um set! :P

HU: Kenwood x494 ($112)

(também tem os JVC, mas estou por fora dos modelos)

Amp mono: Kicker ZX7501 ($345)

MTX TE601D ($320)

Amp estéreo: Kenwood KAC-8404 ($135) [tenho um destes, gosto muito!]

Kit: Kenwood P708 ($120) [tb tenho este, TW muito agradável, resposta mto boa o kit!]

Sub: Rockford Fosgate P3 ($135)

Boston G5124 ($180) [ae pode rolar um radiador passivo junto, que seria bem interessante, +$60]

RCA: MTX ZN7 ou Acoustic Research.

Fiação, encontra tudo por lá tb, só tem que ver se vendem sem ser em rolos. :legal:

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, só de DVD pode se preparar pra gastar mais de mil reais. Isso num DVD intermediario, com algumas funções primoridais como o TA.

1 - Se voce tivesse 2 subs acredito que sim. Caso contrario vai ficar aquela coisa. Ruim pra fora, pior ainda pra dentro. Lembra-se das frequencias de cada caixa são diferentes, e subwoofer voltados para qualidade NÃO TOCAM para fora.

2 - Para tocar pra fora, geralmente são usados woofers de 18". Não subwoofers.

3 - Não há como conciliar, devido as frequencias diferentes. Lembre-se que o carro é um ambiente fechado, e ao abrir a mala ele se transforma e tem todo um comportamento diferente com relação as frequencias.

4 - o Ampli vai depender do que voce vai instalar mesmo.

5 - Cara, não adianta, seu falante vai ficar "sufocado" la dentro. E vai por mim, se pegar uma boa loja pra fazer, fica muito melhor que o original, é só ir na galeria que voce vai ver alguns projetos. A porta do Megane me pareceu ser rasa, por isso talvez preciso sim fazer um outro acabemento.

O MINIMO DO MINIMO é fazer tratamento acustico com manta asfaltica ou auto adesiva + baffle de MDF de pelo menos 10 milimetros.

6 - Porta traseira não vai nada. Vai estragar seu palco sonoro e como voce quer colocar o sistema pra colocar pra fora, vai rpecisar do fader. e colocar falante traseiro sem poder mexer no fader não rola. Não coloca nada nas portas traseiras, se voce alimentar bem os falantes da frente os passegeiros de tras vão ouvir muito bem o som. Fora que geralmente quando se vai com alguem atras, ficamos conversando e o volume do som fica mais baixo. Mas é primordial um tratamento acustico + acabamento.

7 - Som externo não é comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...