Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

SubSonic

Reedição das LTs de 5" [MEGA POST com fotos na 4ª pág.]

Recommended Posts

Postado em

Achei muito boa a idéia de crimpar os RJ 45. Não tinha pensando nisso antes, mandou muito bem.

funciona muito bem! pra caixas mais "básicas" da pra usar o conector original mesmo!

lembrando que cada "perna" com 8 filamentos de CAT5 corresponde a 1,5mm²!

Postado em

Um dos melhores posts do autosom.net. BELISSIMA explicaçao dos cat5. Mereceu um +1 na reputaçao.

Pelo que li uma vez, cada par eh trançado, onde cada cabo tranporta um sinal inverso ao outro, evitando cancelamentos entre os cabos. Tem um bom tempo que li isso e nao me lembro muito bem...

Vc pode usar qualquer par de cabos para + e - ou existe uma maneira mais "eficiente" para isso ?

ja faz algum tempo que experimentei usar cabos para TW e cabo RCA. (mas usei Cat6... e em breve Cat6 com isolamento de malha)

pelos meus equipamentos, tanto faz a posiçao dos pares trançados para + ou -.

Eu geralmente uso no mesmo cabo, 2 pares como + e 2 pares como -. fica MUITO bom e a diferença para cabos normais eh boa.

Postado em

Um dos melhores posts do autosom.net. BELISSIMA explicaçao dos cat5. Mereceu um +1 na reputaçao.

Pelo que li uma vez, cada par eh trançado, onde cada cabo tranporta um sinal inverso ao outro, evitando cancelamentos entre os cabos. Tem um bom tempo que li isso e nao me lembro muito bem...

Vc pode usar qualquer par de cabos para + e - ou existe uma maneira mais "eficiente" para isso ?

ja faz algum tempo que experimentei usar cabos para TW e cabo RCA. (mas usei Cat6... e em breve Cat6 com isolamento de malha)

pelos meus equipamentos, tanto faz a posiçao dos pares trançados para + ou -.

Eu geralmente uso no mesmo cabo, 2 pares como + e 2 pares como -. fica MUITO bom e a diferença para cabos normais eh boa.

então spuleta, quando vc desmancha o cabo e re-trança vc tema oportunidade de alterar a bitola total final do cabo (por exemplo, se vc tiver paciencia de trançar 16 filamentos numa única trança, vc tera um cabo de 3mm², o que aguenta uns 200RMS fácil, pra um SQPL violento é uma boa... haja ouvido pra tanto agudo! hahaha)

quando vc usa o cabo "original" vc tem os pares torcidos entre sí, isso, no caso de RCA é o ideal, manter os pares individuais para cada via, como vc está usando o CAT6 a bitola dos filamentos é maior, 22AWG vs. 24AWG do CAT5e, o CAT6 isolado é GERALMENTE um CAT6a (augmented), e é ainda melhor pq evita interferencias externas!

um cabo RCA feito com CAT6 tem tudo pra ser bom em todas as frequencias, não só nos agudos, uma vez que o sinal é de baixa intensidade, e por se usar os pares independentemente não se tem o problema da capacitancia agindo de forma preocupante.

usar o CAT6 para cabo speaker é a mesma coisa de se usar o CAT5, uma vez que ele só terá skin effect bem acima dos 20KHz! a vantagem é que pelo dieletrico de melhor qualidade a tendencia é que o CAT6 seja menos capado de graves que o CAT5 e 5e!

o MEU jeito de usar os cabos é:

RCA = Pares individuais

Speaker = re-trançado

eu creio que este seja o jeito de se aproveitar ao máximo o efeito Litz em cada uma das situações!

ainda quero achar CAT7 para testar como RCA... deve ser um negócio iteressante! hahaha

• Upvote 1
Postado em

devo conseguir uns metros de cat7. Se conseguir posso mandar uns metros de cat6 e cat7 pra vc testar.

Quando vc diz os 16 filamentos. Quer dizer 2 cabos inteiros para cada polo ?

Postado em

Subsonic, sua Lt está com pouco mais de 2 metros de linha, que ficaria com uma Fs na casa dos 40 e poucos hertz... vc não acha que para Médio-grave de 5"ou 6" seria interessante uma Fs mais alta lá pelos 60hz???

Postado em

Subsonic, sua Lt está com pouco mais de 2 metros de linha, que ficaria com uma Fs na casa dos 40 e poucos hertz... vc não acha que para Médio-grave de 5"ou 6" seria interessante uma Fs mais alta lá pelos 60hz???

cara... eu ja usava esses midbass em uma linha de 2,1m, e gostava do resultado, o que eu melhorei foi a geometria da linha (de corredores estreitos e largos para um tubo mais "quadrado")

essa linha tem um fator importante, ela é pra eu usar SEM SUB por um bom periodo, então ela tem que descer BEM, e está fazendo isso muito bem!

com preenchimento correto se tem uma caixa tocando de 30Hz acima tranquilamente, dependendo somente das limitações do falante, que nesse caso é não subir acima dos 800-1000Hz!

Postado em (editado)

Subs, so achei estranhos esses conectores. Já mexi com uma penca de RJ45, e mais facil um que voce só corte um pedacinho de cobre, esconta na ponta e crimpa. Não sei se é melhor ou pior, mas acredito que seja bem mais simples.

Não precisa quotar metade do tópico, carajo.

Editado por Pad
Postado em

Subs, so achei estranhos esses conectores. Já mexi com uma penca de RJ45, e mais facil um que voce só corte um pedacinho de cobre, esconta na ponta e crimpa. Não sei se é melhor ou pior, mas acredito que seja bem mais simples.

Não precisa quotar metade do tópico, carajo.

mas crimpado, vc não tem contato "cobre-cobre", fica cobre-pecinha tosca banhada em latão-cobre, sendo q oq entra em contato de fato com o filamento são só 2 pontinhos minusculos!

fazendo desse jeito é complicado, mas aumenta bastante a área de contato entre as 2 peças! no caso da femea é q não botei mta fé naquela plaquinha de circuito que roteia, sem contar que o encaixe é de um metal bem vagabundo tbem, tanto cuidado pra fazer um cabo legal e tals, preferi trabalhar um pouco mais e fazer uma conexão mais bem feita!

Postado em

Bom, pega qualquer dia e testa. Deixa uma sobra, crimpa e corta. Ou não crimpa e maneja com cuidado.

Quando for fazer meu residencial acho que vou seguir essa linha.

Na verdade está faltando pouca coisa para terminar, mas uma dessas coisas é grana.

Uma outra coisa que vi, uma vez, ao inves de retirar a lindagem e trançar, um cara pegou 2 pernas e trançou, uma espécie de bicablagem. Vale testar qualquer hora também.

Postado em

Bom, pega qualquer dia e testa. Deixa uma sobra, crimpa e corta. Ou não crimpa e maneja com cuidado.

Quando for fazer meu residencial acho que vou seguir essa linha.

Na verdade está faltando pouca coisa para terminar, mas uma dessas coisas é grana.

Uma outra coisa que vi, uma vez, ao inves de retirar a lindagem e trançar, um cara pegou 2 pernas e trançou, uma espécie de bicablagem. Vale testar qualquer hora também.

essa versão sem desmanchar o cabo tbem rola! é a opção mais simples, eu re-trancei por preciosismo e pq eu gosto de fazer essas tranças, são terapeuticas! hahaha

audivelmente eu creio que não haja diferença entre a trança re-feita, só melhora mesmo o acabamento, resistencia a tração e maleabilidade do cabo, o cabo depois de trançado fica muito fácil de posicionar! ele continua semi-rigido, mas fica mais "leve" de dobrar e se for um cabo longo a trança MUITO DIFICILMENTE se dobra (fazendo uma quina), já o cabo de rede normal, se pisar nele ele já deforma, achata, e frequentemente lesiona os filamentos internos!

Postado em

o MEU jeito de usar os cabos é:

RCA = Pares individuais

Speaker = re-trançado

eu creio que este seja o jeito de se aproveitar ao máximo o efeito Litz em cada uma das situações!

Gabriel,

Nos Cat5 temos 4 pares, normalmente uso para RCA uso 1 cabo para estéreo fazendo a seguinte ligação para cada plug:

1 fio de um par trançado (na verdade eles vem enrrolados entre si) com outro fio de outro par soldando no sinal do plug RCA, já os 2 fios que sobram que são respectivamente parceiros dos que usei para o sinal, soldo os dois juntos no terra do pulg.

Entendeu?

Nessa ligação tenho melhora nesse efeito Litz?

Postado em

Gabriel,

Nos Cat5 temos 4 pares, normalmente uso para RCA uso 1 cabo para estéreo fazendo a seguinte ligação para cada plug:

1 fio de um par trançado (na verdade eles vem enrrolados entre si) com outro fio de outro par soldando no sinal do plug RCA, já os 2 fios que sobram que são respectivamente parceiros dos que usei para o sinal, soldo os dois juntos no terra do pulg.

Entendeu?

Nessa ligação tenho melhora nesse efeito Litz?

olha... de acordo com o que eu estudei e entendi do assunto essa é a melhor forma quanto a supressão de ruídos, pra automotivo é assim mesmo, para condução do sinal, etretanto, seria melhor usar um par para sinal e outro para separado para aterrar!

eu ainda não cheguei a um veredito, e ainda não deu pra testar comparativamente, até pq meu sistema detecta muitas diferenças, mas não tantas a esse ponto! eu precisaria de um set que me desse uma resposta acima dos 20Khz com competencia e MUITA transparencia pra que eu possa avaliar isso!

achar diferença de construção usando o mesmo material é MUITO DIFICIL em RCA, em cabo speaker é bem mais fácil perceber a diferença, mas no RCA tem-se que ter um sistema muito sensível, amplificador MUITO transparente, e uma fonte de sinal bem neutra tbem... tudo isso é CARO, muito acima do meu orçamento por enquanto!

teoricamente ao se usar o + e - no mesmo par torcido vc terá maior capacitancia no cabo, uma vez que o + e - estão encostados um no outroseparados pela capa dos filamentos, formando o dielétrico que eu comentei antes! Quando se usa um par para cada, se tem um fluxo conjunto dos 2 filamentos, e o + e - ficam mais afastados, com menos contato, reduzindo a capacitancia... mas isso é teóricamente... na pratica SE tiver alguma diferença, dificilmente será perceptível!

usando o par + e - reduz-se ruidos, não me lembro a explicação exata, mas essa construção deixa o sistema menos sujeito a alterações do sinal por interferencia externa, isso é BEM perceptível em amplificadores valvulados, onde a simples assimetria na hora de torcer um par de cabos que deve ser trançado introduzem ruido no amp!

Postado em

Hum!!!!

Muito obrigado, vou mudar meu método de fazer cabos RCA..kkkkkkkkkkkkkkkk

Percebi mesmo que nos meu cabos perco graves e por esse motivo os uso para a via de médios e agudos e para os graves vou de RGC-59.

Agora preciso aprender a fazer transas e testar um cabo transado.

Aproveitando o embalo da coisa, para graves cabo duplo normal (sem transa) para que não aja catacitância?

Estive pensando aqui comigo, transa ajuda nos agudos e se fizermos espiras com o cabo para criarmos uma indutância e utilizamos ele npara gaves.

É meio tola a idéia mas acho que pode funcionar e nem é um bixo de sete cabeças para se fazer.

:rolleyes:

Postado em

Hum!!!!

Muito obrigado, vou mudar meu método de fazer cabos RCA..kkkkkkkkkkkkkkkk

Percebi mesmo que nos meu cabos perco graves e por esse motivo os uso para a via de médios e agudos e para os graves vou de RGC-59.

Agora preciso aprender a fazer transas e testar um cabo transado.

Aproveitando o embalo da coisa, para graves cabo duplo normal (sem transa) para que não aja catacitância?

Estive pensando aqui comigo, transa ajuda nos agudos e se fizermos espiras com o cabo para criarmos uma indutância e utilizamos ele npara gaves.

É meio tola a idéia mas acho que pode funcionar e nem é um bixo de sete cabeças para se fazer.

:rolleyes:

não vai rolar as espiras, pq dai vc vai ter tanto indutancia qto capacitancia, além de aumentar o comprimento total do cabo e piorar tudo! aheuheuahea

intão, para RCA, devido ao sinal de baixa intensidade, o CAT é bom de graves SIM, o RGC eu acho mais boomy (uso RGC58 23AWG para subwoofer, é ótimo tbem, mas o CAT tem um grave mais limpo)! mas o ideal é usar um CAT6 ou 7, pela maior seção do filamento, e no caso do CAT7, pela blindagem individual dos pares, mas mesmo com CAT-5 se tem melhores resultados que com a maioria dos cabos do mercado! de Canare pra cima é que começa a ter algo superior a um simples cabo de rede com conector trivial, mesmo assim, tem muita coisa "de grife" que passa vergonha pra um cabo DIY q custa 1/10 do valor!

Postado em

Loucuras do mundo do audio.. :vts

Pesquizando um pouco e parece que o Cat6a tbm tem 2 blindagem uma individual e uma do conjunto completo, a diferença do Cat7 é o diâmetro do fio e que a segunda blindagem é por uma malha trançada.

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/dual-fftp-cat6a-cable-211917780.html

intão, pelas normativas que eu ví, não tem uma REGRA para a blindagem do CAT6, então pode-se encontrar CAT6 com blindagem individual, sem, blindagem de fita ou de malha, só tem que ser blindado, pelo menos externamente!

já o CAT7 tem a bitola maior e obrigatoriamente tem as 2 blindagens! eu sou louco pra arrumar uns metros desses caras e ver o que eu consigo fazer com eles! pela espessura dos filamentos dá pra se ter um ótimo cabo de 4 vias de até uns 8 metros tranquilamente, com potencial de ser superior a monster, Stinger e coisa bem mais "pesada"!

Postado em

Alguma novidade Gabriel ???????????

cara! tem sim, a LT tá tocando, mas eu to com uma monografia q não me permite terminar o par! acho q semana q vem eu termino esse trabalho e ai retomo as caixinhas!

tocou bonita! do jeito q tem que ser!

Postado em

[OFF] Sobre o que a monografia?

Cirurgia reconstrutiva em cães com enfonque em técnicas de enxerto cutâneo (provisório o titulo)

vc tem noção da quantidade DOENTIA de material q existe sobre isso? dai as comparações com técnicas de plastica reconstrutiva, fazer projeções para pesquisas futuras etc etc etc etc

ooo revisãozinha fdp! hauehue

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...