Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rafael.luc

O que deveria ter em amplificador/modulo?

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal

Sou projetista de amplificadores, mas não trabalho com automotivo. Gostaria de saber a opinião nos demais que tipo de controles acham mais úteis, pois estou com outra pessoa estudando a montagem de protótipo. Está bastante confuso confuso que controles o amplificador deve ter (filtros LPF/HPF, Graves e Agudos, etc..)

O modelo deve ficar em torno de 800W RMS/ Classe AB

AOS MODERADORES Nomes, Marca, Contato e Propaganda não farão parte do tópico, isso é apenas pesquisa de opinião

Obrigado e agradeço comentários...

Postado em

HPF q de pra usar como subsonico apenas (para subwoofer), LPF, bassboost com controle variavel de frequencia, algo como 30~80hz, e outro variavel pros DB's, tipo 0 a 12DB.

o controle de ganho claro, e de mais ta bom. EQ acho despensavel pq nos players tem.

Postado em (editado)

Olá Rafael_Brasil

É bem isso que estou confuso!

A pessoa que está encomendando também acredito ter feito confusão, pelo que eu entendo..

LPF-Low Pass Filter, é o filtro passa baixa também chamado de crossover esse tem corte variável EX(50-150HZ)

HPF -High Pass Filter, é o filtro passa alta também chamado de crossover deve atuar onde o corte LPF foi fixado (supondo que vc use apenas um modulo)

Filtro subsônico atua em frequência abaixo de 50Hz com corte de 12 dB/8°, serve para cortar os graves em caixas que estão distorcendo, neste caso muitos se confunden com ganho, pois ele "aumenta" os graves se filtro não atuar (não corta baixas frequências)

Ganho ou controle volume sobre incluir esse controle estou sem dúvidas

Numero de canais estamos com duvidas também

Editado por Rafael.luc
Postado em

Sendo mais específico...

..cross naõ precisa ser nenhum "fim de mundo" pois a maioria usa externo. Mas PELO MENOS low pass variável de 50hz a 250hz e idem high pass! dessa forma serve à galera do trio, SPL, etc.. (e opção FLAT!)

Clipping se possível, apesar de saber que não é muito viável em certos casos! Mas eu garanto que EU compraria e mais umas dúzias de user aqui (pra não ser demagogo).

Ganho, óbvio.. se possível com uma precisa escala ao redor do knob.

E, pros "boost-eiros" (separei pra não ficar feio) de plantão, um bass boost selecionável em 45~60~80hz com pelo menos 6db seria útil!

Coisas mais de projeto, seria.. bom rendimento! E caso não o tenha, que ao menos tenha refrigeração forçada.. afinal, amp desarmando por calor ninguém merece.

E proteções! Contra inversão de polaridade, temperatura, subtensão, sobretensão, impedancia abaixo da nominal.. etc!

E falando como moderador...

O lance de postar Nomes, Marca e Contato não tem problema. Fica servindo pra pesquisa. Caso queira comercializar aqui no fórum, temos a seção de Classificados! Já Propaganda, se for um produto novo no mercado, é tranquilo, pro pessoal conhecer e talz! COmplicado é quando um determinado fabricante cria um tópico por semana pra falar das "novidades" da linha lançada.

Fora isso, dá uma lidinha nas regras do fórum e seja bem vindo!

Postado em (editado)

Olá Rafael_Brasil

É bem isso que estou confuso!

A pessoa que está encomendando também acredito ter feito confusão, pelo que eu entendo..

LPF-Low Pass Filter, é o filtro passa baixa também chamado de crossover esse tem corte variável EX(50-150HZ)

HPF -High Pass Filter, é o filtro passa alta também chamado de crossover deve atuar onde o corte LPF foi fixado (supondo que vc use apenas um modulo)

Filtro subsônico atua em frequência abaixo de 50Hz com corte de 12 dB/8°, serve para cortar os graves em caixas que estão distorcendo, neste caso muitos se confunden com ganho, pois ele "aumenta" os graves se filtro não atuar (não corta baixas frequências)

Ganho ou controle volume sobre incluir esse controle estou sem dúvidas

Numero de canais estamos com duvidas também

Quanto ao número de canais, o ideal seria 4 canais.. pois seria MUITO bem vendido pro pessoal do trio (pra fazer 2 bridges de 400wrms ou 1x400wrms + 2x200wrms).. pro pessoal do SPL leve também (idem) e pro pessoal do SPL com 4x200wrms!

E seria interessante também informar a possibilidade de ligar um sub bobina dupla com 1 bridge por bobina (se for bem regulado e usando o mesmo sinal, existe a possibilidade!).

EDIT: Dois canais venderia menos pra galera do trio, por ter a possibilidade de apenas alimentar MGs num trio grande ou subs num trio pequeno.. e pro SPL idem.. só alimentaria o sub num SPL de pequeno porte!

Já ganho é indispensável! Temos no mercado players com saídas maximas variando de .250mv (alguns dvds) até 8v (crossovers ativos)

Editado por blOom
Postado em

Sendo mais específico...

..cross naõ precisa ser nenhum "fim de mundo" pois a maioria usa externo. Mas PELO MENOS low pass variável de 50hz a 250hz e idem high pass! dessa forma serve à galera do trio, SPL, etc.. (e opção FLAT!)

Olá BlOon, crossover externo que você diz, seria filtros passivos na caixa?

Clipping se possível, apesar de saber que não é muito viável em certos casos! Mas eu garanto que EU compraria e mais umas dúzias de user aqui (pra não ser demagogo).

Sim, vai ter essa opção é um circuito simples e barato o indicador

E, pros "boost-eiros" (separei pra não ficar feio) de plantão, um bass boost selecionável em 45~60~80hz com pelo menos 6db seria útil!

Essa opção, estou em duvidas, prefiro não incluir nenhum ganho em determinadas frequências para não entrar em conflito com o do aparelho CD/DVD, outra pessoa que estou trabalhando me disse para incluir a opção de agudos para não ficar com ganho somente nos graves (caso tenha bass boost)

Coisas mais de projeto, seria.. bom rendimento! E caso não o tenha, que ao menos tenha refrigeração forçada.. afinal, amp desarmando por calor ninguém merece.

E proteções! Contra inversão de polaridade, temperatura, subtensão, sobretensão, impedancia abaixo da nominal.. etc!

O rendimento deve ficar em 75% (classe AB)

Proteção contra curto, temperatura. Sobre a proteção para baixa impedância o circuito de proteção contra curto atua se você conectar carga de baixa impedância, pode ser uma "jogada" alguns fabricantes mencionar esse tipo de proteção (salvo em casos de indicação visual por leds) no meu caso ficará por conta da proteção contra curto.

Subtensão e também sobre-corrente devo incluir (esses dois dizem respeito ao circuito da fonte). Sobretensão não vejo necessidade, alguém já teve problema?

E falando como moderador...

O lance de postar Nomes, Marca e Contato não tem problema. Fica servindo pra pesquisa. Caso queira comercializar aqui no fórum, temos a seção de Classificados! Já Propaganda, se for um produto novo no mercado, é tranquilo, pro pessoal conhecer e talz! COmplicado é quando um determinado fabricante cria um tópico por semana pra falar das "novidades" da linha lançada.

Fora isso, dá uma lidinha nas regras do fórum e seja bem vindo!

Obrigado pela informação, minha intenção é realmente discutir ideias, apenas projeto e não vendo nada, quando tiver o produto disponível vejo que correto seria abrir outro tópico

Postado em (editado)

Olá pessoal

Sou projetista de amplificadores, mas não trabalho com automotivo. Gostaria de saber a opinião nos demais que tipo de controles acham mais úteis, pois estou com outra pessoa estudando a montagem de protótipo. Está bastante confuso confuso que controles o amplificador deve ter (filtros LPF/HPF, Graves e Agudos, etc..)

O modelo deve ficar em torno de 800W RMS/ Classe AB

AOS MODERADORES Nomes, Marca, Contato e Propaganda não farão parte do tópico, isso é apenas pesquisa de opinião

Obrigado e agradeço comentários...

Pra mim oq mais falta num amplificador é QUALIDADE!

tento qualidade ja é 90% ele com um bom som.... descendo bunito e subindo legal.... ja é muito!

Editado por Luiz Henrique
Postado em

Quanto ao número de canais, o ideal seria 4 canais.. pois seria MUITO bem vendido pro pessoal do trio (pra fazer 2 bridges de 400wrms ou 1x400wrms + 2x200wrms).. pro pessoal do SPL leve também (idem) e pro pessoal do SPL com 4x200wrms!

Tenho a opinião de que se incluir 4 canais creio que a maioria sempre usará dois em bridge, então pensei em fazer o modelo com 3 canais (sendo um mono) o que diminui os custos, mas sim o pessoal do SPL pode optar por usar os 4 canais independentes e outro modulo para graves (talvez eles não sejam os maiores consumidores do produto) em dúvidas!!!!!

Independente dos números de canais, o modulo terá apenas duas entradas RCA stereo.

E seria interessante também informar a possibilidade de ligar um sub bobina dupla com 1 bridge por bobina (se for bem regulado e usando o mesmo sinal, existe a possibilidade!).

Somente é possível, se modulo tiver 4 ou 2 canais isso inclui crossover LPF para os dois canais e dois bridge para os 4 canais, somente bobina dupla (4+4) para o 4 canais. Bbina dupla de (2+2) para um modelo com dois canais, modelo de 3 canais não é possível ligar toda potência do modulo em apenas um SUB

PS: Modelo 3 canais- 1 saída em 1 ohm 400 Wrms, e duas em 2 ohms (bridge saída única em 4 ohms/400Wrms)

EDIT: Dois canais venderia menos pra galera do trio, por ter a possibilidade de apenas alimentar MGs num trio grande ou subs num trio pequeno.. e pro SPL idem.. só alimentaria o sub num SPL de pequeno porte!

Já ganho é indispensável! Temos no mercado players com saídas maximas variando de .250mv (alguns dvds) até 8v (crossovers ativos)

Obrigado pela informação, vou avaliar

Postado em

o novo projeto consiste em um amplificador automotivo ou não? desculpe eu não entendi a finalidade...

Sim Daniel é um amplificador automotivo, especificamente seria a opções que o amplificador de ter.

Postado em (editado)

Pra mim oq mais falta num amplificador é QUALIDADE!

tento qualidade ja é 90% ele com um bom som.... descendo bunito e subindo legal.... ja é muito!

Acredito você estar dizendo de qualidade sônica e não de recursos, sim isso terá com certeza. Infelizmente as informações que tenho de outros fabricantes baseado em catálogos é muito pouca, algumas talvez não estejam corretas, acho dificil um aplificador em classe AB responder somente até 30 Khz.

Pra você ter uma ideia um de meus amplificadores que não era pra uso automotivo e sim PA, que foi feito em conjunto com um norte-americano, o amplificador respondia até 1 Mhz e tinha uma distorção máxima de 0,03% em 20Khz (em 1KHz 0,003%) isso em potência máxima que no caso era de 600 W rms em 4 ohms por canal, fator de amortecimento de 400-1KHz.

Na minha opinião se o amplificador tem uma distorção superior há 0,05% em 20Khz em potência máxima não é bom projeto, alguns fabricantes devem rever a literatura, pois distorção limita a potência final do amplificador.

Esse tópico não vou citar nomes então não tem o porque de passar informações de marketing dizendo que meu produto tem "modernidades tecnológicas" Um amplificador bem projetado a dez anos atras pode ter bom desempenho para dias de hoje.

Editado por Rafael.luc
Postado em

Sim Daniel é um amplificador automotivo, especificamente seria a opções que o amplificador de ter.

beleza Rafael,

acho que hoje esta muito concorrido "o negocio", amplificadores digitais é o futuro, pelo baixo consumo e alta eficiencia, digitais mono já tem de monte, voce seria só mais um a entrar no mercado, digital full-range ainda não agrada a todos na resposta em todas as faixas de frequencia, um caminho seria vc aperfeiçoar estas resposta e ganahr mercado... é apenas um indicação...

porém, sei que voce disse que o modulo será AB, então indicaria um modulo com 4 canais AB de alta qualidade com os cortes já citados aqui no topico, digo isto para voce se diferenciar da maioria dos modulos hoje no mercado nacional que são modulos medianos, com alta dirtorção, baixa eficiencia, cortes imprecisos etc etc

acho que o caminho seria o mesmo da wharf audio, onde eles tem um diferencial que é a qualidade, e tem seus fiéis seguidores, não sei se vc sabe, mas os modulos da wharf possui um sistema anticlipping, onde que quando começa a ter ceifamento da onda o proprio amplificador "diminui" o ganho, não sei como funciona, mas é muito util do que uma simples luz avisando clipping a quem usa equipamentos de alta fidelidade...

creio que, se voce fizer um amplificador "comum", vai ter como concorrentes além dos amplificadores nacionais os importados do Paraguay(booster,roadstar, pyramid... etc), que acho que não tem como vc brigar no preço.

Postado em

beleza Rafael,

acho que hoje esta muito concorrido "o negocio", amplificadores digitais é o futuro, pelo baixo consumo e alta eficiencia, digitais mono já tem de monte, voce seria só mais um a entrar no mercado, digital full-range ainda não agrada a todos na resposta em todas as faixas de frequencia, um caminho seria vc aperfeiçoar estas resposta e ganahr mercado... é apenas um indicação...

A minha experiência é em amplificadores Classe AB, não faço cópia de terceiros então um modelo funcional com os problemas todos resolvidos (EMI, distorção de alto harmônicos, baixo amortecimento e resposta em frequência) devem ser resolvido isso pode levar meses, sobre copiar em geral tem que se adaptar aos componentes viáveis no Brasil, uma escolha errada pode comprometer todo o projeto, a melhor opção é partir para uma concepção própria.

porém, sei que voce disse que o modulo será AB, então indicaria um modulo com 4 canais AB de alta qualidade com os cortes já citados aqui no topico, digo isto para voce se diferenciar da maioria dos modulos hoje no mercado nacional que são modulos medianos, com alta dirtorção, baixa eficiencia, cortes imprecisos etc etc

Infelizmente ainda continuam cometendo erros básicos já vi muitos não só no áudio automotivo, algumas melhorias em circuitos não tem tanto impacto no custo final, muitas dessas melhorias já foi publicada em literatura de áudio e pode ser conseguida de GRAÇA pela internet.

Ex:

É comum encontrar transistores Tip nas saídas de amplificadores nacionais, supostamente mais baratos.

TIP 147 preço EUA U$1,45 unidade, velocidade 3Mhz

NJW1302 preço EUA U$ 1,7 unidade velocidade 30MHZ (dez vezes mais rápido) e com o dobro de ganho (mais graves) e menos distorção. Tudo é uma questão de projeto. Evidentemente mentir a potência RMS do amplificador é mais barato realmente, isso também conta especificar a potência com 10% de TDH que obviamente está clipando

acho que o caminho seria o mesmo da wharf audio, onde eles tem um diferencial que é a qualidade, e tem seus fiéis seguidores, não sei se vc sabe, mas os modulos da wharf possui um sistema anticlipping, onde que quando começa a ter ceifamento da onda o proprio amplificador "diminui" o ganho, não sei como funciona, mas é muito util do que uma simples luz avisando clipping a quem usa equipamentos de alta fidelidade...

Não sabia que tinha esse recurso anti-clipping, estava pensando em fazer (não pesquisei em outros amps) não é difícil de implementar, mas sua atuação é limitada a distorção por clipping pode-se ter distorção por corrente com cargas de baixa impedância neste caso é necessário um sensor de corrente e não de tensão(clipping), mais isso seria para um futuro no momento somente indicador de clipping, se tiver um bom ouvido não é necessário pois o som fica uma droga quando o amp está clipando.

Eu prefiro projetar amps de qualidade e vez de baratos pois os amps que tenho de uso residencial são para alta fidelidade , mas para uma Marca nova em áudio automotivo isso é dificil.

creio que, se voce fizer um amplificador "comum", vai ter como concorrentes além dos amplificadores nacionais os importados do Paraguay(booster,roadstar, pyramid... etc), que acho que não tem como vc brigar no preço.

Na verdade estou apostando no preço realmente, se eu não tiver uma surpresa no fornecedor da carcaça, o modelo tem preço mais baixo que vendido aqui no Brasil (via Paraguai) que geralmente entram com um preço de 30 a 50% em cima do valor do Paraguai.

Modelos de baixa potência estão descartados, impossível de competir, modelo viável acima de 600W RMS

Postado em

add ai irmao vc que e projetista! audioteck@audioteck.com.br ! e vamos conversar sobre isso ! vlw ai :legal:

Quando entrar te adiciono, não uso muito msn pois tempo está limitado, estou sem tempo para novos projetos no momento mas podemos trocar informações, não sou fabricante OK...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...