Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

leoo

Instalador tem razão?

Recommended Posts

Postado em

Boa noite galera, queria tirar uma dúvida rapidinho com a galera experiente aki do fórum.

Comprei uns equipamentos e fui montar o sonzinho hj a tarde:

Player: Pionner DEH-2280UB

Kit 2 vias Bravox CS60B (Instalado tudo no local original na frente)

Coaxiais Bravox de 5' (Instalado na traseira, local original tb)

Sub Selenium Flex 2+2ohms 200w rms 12' (em caixa dutada certinho)

Modulo Corzus xr470i (4x70w rms)

Na hora da instalação o instalador ligou os coaxiais no player o kit em 2 dos canais no modulo,mas fiquei curioso quando ele disse q soh ia usar 1 canal pra ligar o sub, mesmo sendo bobina dupla ele disse q tinha perigo de queimar o modulo se ligasse 2 canais no sub, disse que o modulo é muito fraco, e então ficou só um canal pro sub, mas qd ele ligou me surpreendi, o som tá muito bom, vai até o 40 sem distorcer mas fui pra casa ouvindo mais ou menos soh no volume 25 e cheguei com os ouvindos pedindo arrego jah, um grave muito encorpado e forte, então nem tow pensando em mudar nada, mas keria saber se tá certo deixar um canal lah vazio, tem perigo mesmo keimar alguma coisa?

Postado em

Boa noite galera, queria tirar uma dúvida rapidinho com a galera experiente aki do fórum.

Comprei uns equipamentos e fui montar o sonzinho hj a tarde:

Player: Pionner DEH-2280UB

Kit 2 vias Bravox CS60B (Instalado tudo no local original na frente)

Coaxiais Bravox de 5' (Instalado na traseira, local original tb)

Sub Selenium Flex 2+2ohms 200w rms 12' (em caixa dutada certinho)

Modulo Corzus xr470i (4x70w rms)

Na hora da instalação o instalador ligou os coaxiais no player o kit em 2 dos canais no modulo,mas fiquei curioso quando ele disse q soh ia usar 1 canal pra ligar o sub, mesmo sendo bobina dupla ele disse q tinha perigo de queimar o modulo se ligasse 2 canais no sub, disse que o modulo é muito fraco, e então ficou só um canal pro sub, mas qd ele ligou me surpreendi, o som tá muito bom, vai até o 40 sem distorcer mas fui pra casa ouvindo mais ou menos soh no volume 25 e cheguei com os ouvindos pedindo arrego jah, um grave muito encorpado e forte, então nem tow pensando em mudar nada, mas keria saber se tá certo deixar um canal lah vazio, tem perigo mesmo keimar alguma coisa?

tudo paresse correto ele fez uma bridge em 2 canais formando um mais forte, nos outros 2 q sobraram ele ligou os kit 2 vias, os coaxiais no player, só tem um detalhe o modulo é farco mesmo..

Postado em

tudo paresse correto ele fez uma bridge em 2 canais formando um mais forte, nos outros 2 q sobraram ele ligou os kit 2 vias, os coaxiais no player, só tem um detalhe o modulo é farco mesmo..

mas eu acho q esse módulo não aceita bridge, pelo q eu vi tem um canal lá limpinho sobrando mesmo, vou olhar de novo amanhã, mas pelo q percebi só tá num canalzim lá de 70w pro sub, mas tocando q nem o capeta, acho q foi a caixa bem feita...

Postado em (editado)

mas eu acho q esse módulo não aceita bridge, pelo q eu vi tem um canal lá limpinho sobrando mesmo, vou olhar de novo amanhã, mas pelo q percebi só tá num canalzim lá de 70w pro sub, mas tocando q nem o capeta, acho q foi a caixa bem feita...

ué pra mim todos os modulos de 4 ch de hoje em dia fazem bridge, olha se oq tá sobrando são 2 terminais entre os fios q vai ao sub , o bridge se forma com um postivo de um canal 1 com o negativo do canal 2 por ex..... sacas ? e 70W não empurra sub a não ser q ele ligou errado mesmo e de cara na impedancia errada, tipo cada um dos 4 canais funfa em 2 ohm, o bridge junta 2 canais e forma um mais forte só que em 4 ohm se ele liga um sub de 4 ohm bobina simples ou 2+2 em serie = 4 ohm q seja em um canal só em 2 ohm nesse canal num vai render nem 40wrms entendes... por isso tem q ter um bridge se não tava fraco d+;;

EDIT:

cara o coração foi lá na boca agora shaushaushausha

por um momento achei q o PC tinha queimado ... travou , liguei a parada de novo e desligava sozinho kkkk fui ver o cooler do processador se soltor causando o aquecimento do bixo e entrou em proteção....

esperei esfriar montei o cooler de novo,, funfô blz ... puts... do jeito q ando com sorte era oque faltava..

Editado por ((thytoin.))
Postado em

ué pra mim todos os modulos de 4 ch de hoje em dia fazem bridge, olha se oq tá sobrando são 2 terminais entre os fios q vai ao sub , o bridge se forma com um postivo de um canal 1 com o negativo do canal 2 por ex..... sacas ? e 70W não empurra sub a não ser q ele ligou errado mesmo e de cara na impedancia errada, tipo cada um dos 4 canais funfa em 2 ohm, o bridge junta 2 canais e forma um mais forte só que em 4 ohm se ele liga um sub de 4 ohm bobina simples ou 2+2 em serie = 4 ohm q seja em um canal só em 2 ohm nesse canal num vai render nem 40wrms entendes... por isso tem q ter um bridge se não tava fraco d+;;

entendi sua explicação, ótima por sinal, brigado. deve ter sido isso mesmo senão não tava tocando do jeito que tá, valeu pela atenção, qq coisa vou fazer o seguinte, tirar uma foto e postar um videozinho, pra fechar o tópico msm ;)!

Postado em

... nesse canal num vai render nem 40wrms entendes...

35 pra ser exato em 4 ohms, pelo manual dele.

a nao ser q ele tenha ligado em paralelo fechando 1 ohm, mas ai ta forcando o amp e dexando um canal sobrando

Postado em

35 pra ser exato em 4 ohms, pelo manual dele.

a nao ser q ele tenha ligado em paralelo fechando 1 ohm, mas ai ta forcando o amp e dexando um canal sobrando

Exato :legal: más "né possivel q o instalador fez uma proeza dessa" :huh:

Postado em (editado)

Exato :legal: más "né possivel q o instalador fez uma proeza dessa" :huh:

hehehe fikei tão preocupado que já fui lah, e SIM ele fez essa proeza que vcs disseram então, a foto tá meio escura mas acho que dah pra ver, tem um canal sobrando, então tah a cagada lah em 1ohm, tem perigo de queimar o módulo? ou é menos perigoso do que ligar os dois canais como eu pedi, mas ele disse q não se responsabilizava então deixei do jeito dele...

link corrigido: http://img841.imageshack.us/img841/2128/imagem0157.jpg

Editado por leoo
Postado em (editado)

hehehe fikei tão preocupado que já fui lah, e SIM ele fez essa proeza que vcs disseram então, a foto tá meio escura mas acho que dah pra ver, tem um canal sobrando, então tah a cagada lah em 1ohm, tem perigo de queimar o módulo? ou é menos perigoso do que ligar os dois canais como eu pedi, mas ele disse q não se responsabilizava então deixei do jeito dele...

imagem0157.jpg

link: http://img841.imageshack.us/i/imagem0157.jpg

o link deu erro... olha se tão ligados em paralelo ou serie as bobinas do sub, põe foto da ligação "pra nóis ver" e outra ft da ligação mostrando a parte q indica a polaridade dos canais .. :legal:

posta aqui:

http://my.imageshack.us/

Editado por ((thytoin.))
Postado em

o link deu erro... olha se tão ligados em paralelo ou serie as bobinas do sub, põe foto da ligação "pra nóis ver" e outra ft da ligação mostrando a parte q indica a polaridade dos canais .. :legal:

posta aqui:

http://my.imageshack.us/

corrigi o link thytoin, amanhã eu tiro fotos mais detalhadas e melhorzinhas dessa forma q vc sugere, abraços.

Postado em

corrigi o link thytoin, amanhã eu tiro fotos mais detalhadas e melhorzinhas dessa forma q vc sugere, abraços.

opa blz então, nessa ft aí ficou escura depois tira umas a luz do dia e posta aqui pra gente poder ver, e manera no som enquanto isso... pra não correr riscos.. ( de possiveis estaladores ) :legal:

Postado em (editado)

Se nao me engano esse modulo nao faz bridger. a propria Crozus indica ligar uma bobina em cada canal "read".

Editado por neil
Postado em

Se nao me engano esse modulo nao faz bridger. a propria Crozus indica ligar uma bobina em cada canal "read".

Cara, se isso for verdade é o fim de tudo, a fabricante do amplificador instruindo a ligação de uma bobina em cada canal...

Só pode ser um sinal do fim do mundo... :pirou:

Postado em (editado)

Cara, se isso for verdade é o fim de tudo, a fabricante do amplificador instruindo a ligação de uma bobina em cada canal...

Só pode ser um sinal do fim do mundo... :pirou:

Pode procurar sobre esse modulo, vc vai ver!

Tem muitos projetos, ate mesmo D.I.Y usando assim. Muita gente usa e ate agora nao teve problema

Editado por neil
Postado em

Pode procurar sobre esse modulo, vc vai ver!

Tem muitos projetos, ate mesmo D.I.Y usando assim. Muita gente usa e ate agora nao teve problema

Cara, não estou duvidando do que vc disse à respeito de estar escrito lá, estou é abismado exatamente com esse fato!!!

Se tem projetos ou não no DIY fazendo isso, concordo com vc que há, já se é aconselhável é outra história...

Funciona bem, por algum tempo pelo menos, mas lhe garanto que NO MÍNIMO, vc perderá vida útil do sub...

Postado em

Cara, não estou duvidando do que vc disse à respeito de estar escrito lá, estou é abismado exatamente com esse fato!!!

Se tem projetos ou não no DIY fazendo isso, concordo com vc que há, já se é aconselhável é outra história...

Funciona bem, por algum tempo pelo menos, mas lhe garanto que NO MÍNIMO, vc perderá vida útil do sub...

Na verdade se as duas bobinas receberem O MESMO sinal não tem problema!

Se usar um canaal pra cada bobina, tem que ligar as duas entradas (dos dois canais do sub) numa mesma saída do player.. e usar o mesmo ganho pros dois canais. Qualquer diferença neles pode atrapalhar o funcionamento do sistema!

Quanto ao resto do som, ele fez certo! Coaxiais no player (pra não que não gritem muito no fundo) e kit no amp.. só que tu devia ter pego um amp estilo os falcon (HS960, HS1100).. que possuem 2/4 canais + 1 sub! Enfim, é uma boa sugestão prum próximo up! :legal:

Postado em

é verdade tudo depende como é feita a ligação na entrada só que se jogar o mesmo sinal em 2 entradas do amp, vomos supor q sejam 4 entradas, e alimenata-las com o mesmo sinal de um canal só do player, vai ficar muito estranho, pois a saida do plauer é sterio tem momentos em q acontesse um balanço na propria gravação do audio mesmo, nesse momento vai faltar grave e ficar só a voz ou vice versa... por isso os amp mono recebem sinal das duas saidas sterio do player e mixa o sinal interno no caso do player não tiver saida sub. por isso´q tá muito estranho essa ligação.. fora q há diferenças pequenas mais existentes na amplificação do sinal no amp... então um canal em cada bobina é o fim do mundo mesmo,,, tinha q ser a tecnologia smd. hitech digital hipermothafocker mesmo kkkkk

Postado em

Na verdade se as duas bobinas receberem O MESMO sinal não tem problema!

Se usar um canaal pra cada bobina, tem que ligar as duas entradas (dos dois canais do sub) numa mesma saída do player.. e usar o mesmo ganho pros dois canais. Qualquer diferença neles pode atrapalhar o funcionamento do sistema!

Mesmo que ligados os dois canais do amp com um "Y" no mesmo canal do HU ainda haverão pequenas variações de sinal, oriundas de dentro do amp mesmo (que não manda exatamente o mesmo sinal em canais diferentes), e essas pequenas variações já serão o suficiente para tirar de sincronia as bobinas...

EU prefiro não arriscar...

Postado em

é verdade tudo depende como é feita a ligação na entrada só que se jogar o mesmo sinal em 2 entradas do amp, vomos supor q sejam 4 entradas, e alimenata-las com o mesmo sinal de um canal só do player, vai ficar muito estranho, pois a saida do plauer é sterio tem momentos em q acontesse um balanço na propria gravação do audio mesmo, nesse momento vai faltar grave e ficar só a voz ou vice versa... por isso os amp mono recebem sinal das duas saidas sterio do player e mixa o sinal interno no caso do player não tiver saida sub. por isso´q tá muito estranho essa ligação.. fora q há diferenças pequenas mais existentes na amplificação do sinal no amp... então um canal em cada bobina é o fim do mundo mesmo,,, tinha q ser a tecnologia smd. hitech digital hipermothafocker mesmo kkkkk

:+1

Postado em

Se ele ligou o subwoofer com as bobinas em série fechando em 4ohms e depois ligou o subwoofer em bridge! Tudo indica que está certo!

140Wrms de amplificador para um subwoofer de 200Wrms... Vcs acham isso fraco?

:blink::blink::blink:

Postado em

Pelo que pesquisei no google este módulo pode ligar bridge... só pode ter sido isso, 140W no sub... ninguém em sã consciência liga um sub em 1 ohm na potência de 2... e sinceramente, não acredito que um corzus consiga trabalhar em sobrecarga sem entrar em proteção...

FLW!!

:legal:[]-[]

Postado em

Pelo que pesquisei no google este módulo pode ligar bridge... só pode ter sido isso, 140W no sub... ninguém em sã consciência liga um sub em 1 ohm na potência de 2... e sinceramente, não acredito que um corzus consiga trabalhar em sobrecarga sem entrar em proteção...

FLW!!

:legal:[]-[]

Bota ai o link de onde vc viu esse modulo fazendo bridger.

Postado em (editado)

se ele ligar 1 bobina em cada 1 dos 2 canais toca tranquilo.

tocar toka, porem não é correto fazer isso, ou faz bridge ou tudo em um canal só... uma bobina em cada canal eu não arriscaria , pois existe diferenças pequenas na saida amplificada , porem podem danificar com o tempo o sub, eu já fiz esse teste com varios amp, usando o mesmo sinal na entrada e medindo na saida.. com true rms, chega alguns amps, a ter mais de 2 volts de diferença paresse pouco porem não é quando as bobinas estão unidas no mesmo cone no mesmo conjunto magnetico trabalhando com potencias diferentes.. :legal:

edit;

o rapaz disse q tem um canal sobrando só q não solbe dizer se tem ligação bridge ( q sobra um terminal de cada canal usado no bridge) ou se tá literalmente um canal normal sobrando, e nem como está ligado se é em serie ou paraleo o sub... porem o cara sumiu tb hehehehehe

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Para quem quiser saber este amp. nao faz ligaçao em bridge ele possui somente 4 canais de 70Wrms por canal em 2ohms somente,enato como disse nosso colega creio eu que ele fez a ligaçao correta pois se liga-se cada bobina em um canal daria uma diferença entre os canais possivel para queimar uma bobina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...