Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Apreveitando a coincidência, apareceu um cliente aqui querendo colocar dois de 18" na caçamba de uma Saveiro, e disse que quer graves extendidos pra escutar um sertanejão e funk. Pelo fato da Saveiro não ter espaço suficiente ali entre a caixa de rodas e ele não querer tirar o estepe de cima da caçamba, fiz um bem bolado em cima desse desenho aqui:

Manifold.jpg

Amanhã já tenho a informação de como essa caixa vai tocar, hehehe... Logo posto mais fotos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

IMORRIVEL,

Eu acho que nas caixas paraibanas, eles inclinaram os subs para os mesmos caber dentro do veiculo, os 4. Não conseguir ver uma lógica de projeto e tals... talvez algo puxado para uma "turbo bass piorada"

Na verdade essa caixa aí não passa de uma dutada com os dutos pra fora... Pra ser considerada Manifóda tem que haver acoplamento entre os falantes na cavidade frontal... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Até pode tocar bonito, mas o coisinha feia né, parece o carro do transformer, se fosse pra dar nome do carro esse certamente seria o Uninho Megazord viu...

Eu já não gosto acho muito escandaloso, se é pra enxer de coisa assim melhor caçamba, claro minha opinião, mas não tiro o mérito de quem tem coragem pra fazer isso.. E realmente deve ta tocando forte mesmo..

Abraços

visualmente falando são feios d+++++

mais os que eu citei pelo menos não tem uma penca de cornetas pendurada pasmafaute

mais o som deve ta bem equilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, esta é a lógica de qualquer caixa de alto desempenho...

Até as dutadas são assim. Você perde banda passante pra ganhar um pico. Cornetas, ídem... quanto maior o rendimento, menor a banda passante.

bem... isso que você disse resume em que as manifolds só tem sentido em sistemas 4 vias? isso?

Resposta prática:

A caixa dutada de antes foi mal projetada, hehehe...

Na maioria das vezes uma manifold vai parecer tocar mais forte devido ao pico criado pela sintonia alta, câmara pequena ou ganho ocasionado pela câmara frontal, mas a curva dessa caixa é uma verdadeira "montanha russa", em detrimento da musicalidade e da durabilidade do alto falante, que sempre irá trabalhar além do seu limite mecânico.

Outra coisa: O fato do falante trabalhar em ângulo com relação às demais vias causa rotação de fase, sendo nescessário o uso de monstruosos processadores, capazes de corrigir esse giro de fase, o atrazo (Delay), atenuar os picos na resposta e corrigir os vales. Em geral, o preço de um processador desses custa mais caro que o PA inteiro, hehehehe...

Pra quem já viu um PA com manifold tocando forte, antes de prestar atenção nas caixas, dá uma olhada lá no rack de periféricos e veja certinho onde tá o "pulo do gato" na parada, hehehe... ;)

ké dizer que nós, que possuímos trios comuns, que vai ter só o crossover rs-6dx pra "tentar" dá uma manejada na parada, não compensaria o uso das mesmas?

Se vc soubesse disso, poderiamos fechar esse topico !!!!! kkkk

O que eu queria descobrir aqui, trocando experiencias... Seria de onde e como partir para construir uma manifold sem erros grotescos... deixando o afino da sintonia pelo duto...

Com uns 4 tamanhos de dutos diferentes acho que consegueriamos acertar a caixa para o que iriamos tocar...

e isso quer dizer que não tem nada hj disponivel para saber qual a sintonia exata de uma manifold como se faz em uma dutada comum?

Caraca... ta complicando o trem!

esse tópico já alcançou dados que meu simples conhecimento em som não alcança!

só resta eu fazer a minha última pergunta e seguir acompanhando pra ver se eu aprendo algo também né...

vou ter 4 wpu 1507 em maõs...

curto principalmete:

Sertanejo (dos mais variados);

pancadão (não o toc toc pra raxa, aqueles remixes de funks que geralmente tem);

Axé (carnaval sempre).

e algo eletronico (não bem psy, electro house e etc, mais puxado pro pop).

pretendo no futuro colocar os 4 412mg e assim formar meu sistema 4 vias.

pelo que eu vi, o estilos musicais postos exigem mais na via de graves entre 60 a 80hz. Pretendo seguir o restante (a partir dos 80hz) com os 412mg (que vai ajudar muito no pancadão também), formando a outra via. Fenólicos e titanium com o médio agudo e assim, finalizando o set.

Agora vem a pergunta msm:

Se eu colocar os 4 1507 nas manifolds, pra fazer aquela pequena banda dos 60 a 80hz, estou indo no caminho certo ou não?

Esse woofer é o melhor pra isso também?

Compartilhar este post

Link para o post

PLANA = Selada

Dutada não é plana, e sofre das mesmas perrengas que qualquer caixa com artifícios pra aumentar o SPL sofre, ou seja, pico e redução de banda passante.

Faz tempo que namoro um Jamo ativo, e adivinha qual gabinete ele usa? :rolleyes:

Se ele não custasse tão caro, já tinha comprado...

Compartilhar este post

Link para o post

negrao.jpg

NOOOOOOOOOOOOFAAAAA BENHÊ!!!!!! ALOKA!!!!!!!

hauhauahuauahauhauhaauha

:vts

(só tenha cuidado pra começa com isso e fechar o tópico, esse não pode ser fechado nem a pau! kkkk)

Compartilhar este post

Link para o post

Como tô vendo que esse assunto vai longe, aí as fotos do meu trabalho de hoje:

18062010421.jpg 18062010422.jpg 18062010423.jpg 18062010425.jpg

A diferença de algumas aberrações que se vê aqui no fórum e das VSAs da vida, é que essa tem volume suficiente pra conseguir um grave bem estendido e é sintonizada de acordo com uma dutada comum. Amanhã já tenho as impressões.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tô vendo que esse assunto vai longe, aí as fotos do meu trabalho de hoje:

A diferença de algumas aberrações que se vê aqui no fórum e das VSAs da vida, é que essa tem volume suficiente pra conseguir um grave bem estendido e é sintonizada de acordo com uma dutada comum. Amanhã já tenho as impressões.

se tem volume para gravao concerteza 4 vias né ?

Compartilhar este post

Link para o post

CERTO !

Quem quiser uma caixa de resposta melhor, va de dutada!

Quem tiver um MG forte, pode ir de manifold !

pra mg forte melhor por 4 de 12"

Compartilhar este post

Link para o post

se tem volume para gravao concerteza 4 vias né ?

Na verdade nem tanto volume assim. Livre aí dá pouco mais de 200 litros e a sintonia em 76hz. É pra colocar dois 18" apenas + uma caixa com 4 D250X e dois Sts em cima. É o que o cliente já tem em mãos...

Eu só optei por essa caixa pq não cabe uma dutada normal entre as caixas de roda da Saveiro.

Isso sim é uma MANIFOLD propriamente dita, concentrando falantes e duto, todos na mesma semi-corneta.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria saber é em qual frequencia dessa banda estreitissima 70hz à 100hz que ocorre o pico afinal pico é pico e unico,não pode ter um pico em 73 outro em 85, outro em 99hz por exemplo,estou certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Imorrívi

aquela cx ali com duto triangular é uma adaptação da planar horn da selenium, pra que caiba numa mala de carro...

aqui o projeto orginal:

sq7677.gif

mas essa cx adaptada tem camara muito pequena, +- 50L, o que gera um pico muuito grande na região que toca o bumbo do forró, ai nego diz que toca mais... por isso é a queridinha aqui no nordeste, mas essa cx é uma destruidora de falantes, muito mais que a mani em V, pois seu volume pequeno aliado aos dutos triangulares nos cantos, que tem a pior vazão em relação ao redondo/retangular, nao deixa o falante excurcionar naturalmente... é como se você colocasse as mãos no cone pra tentar impedir o deslocamento enquanto o falante toca, e isso acarreta num aquecimento excessivo da bobina, por isso que os nego instalam o falante invertido na tentativa de refrigerar mais o imã.

quanto às mani, as que fazem por aqui colocam o falante invertido pelo mesmo motivo que citei acima, pois o volume tambem é muito pouco, geralmente 60L pra cada 18", só que essa tem um pico lá nos 200hz, e cortam ela em lp 250hz... ai acontece de novo o efeito placebo de que rende mais e toca mais q tudo no mundo <_<:banghead

particularmente, prefiro a manifold no estilo da que o Guto fez, falantes paralelos e na posição tradicional, e cortada entre 80 e 100 hz lp. Ate fiz uma pra 2 de 15" com 75L cada camara, mas como os falantes nao tinham parametros só deu pra calcular a sintonia da cx mesmo, mesmo assim ficou um som bem agradavel. Agora uma coisa q faz muita diferença na mani é a sintonia, inicialmente deixei em 63hz e o grave de ataque muito forte, musica eletronica e estilo pancadão era otimo, mas no forró era uma desgraça,o que nao era pra acontecer, mas ai foi só baixar pra 52 hz que melhorou em tudo, podendo tocar varios estilos.

A forma de chegar mais proximo a uma manifold é calcular como uma bp6... nao é exato, mas ja ajuda muuito :legal:

Editado por D. Castro

Compartilhar este post

Link para o post

D. Castro,

Como citei no 1o post, nada nesse mundo se cria, tudo de copia... Todo projeto que vemos na rua eh sempre uma ADAPTACAO reduzida do original...

o maior exemplo disso, eh a corneta JARRAO ! simplismente aumentaram uma corneta plastica de 1" em aluminio ! Terrivel !

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Jesus... até que enfim terminei de ler todas as postagens! rsrs

Se fosse nos tempos do Paulo Duto, ele viria com o de sempre:

Vou Tomar Chimarrão...

kkkkkkkkk

É como eu sempre falo:

Teoria, Teoria e Teoria...

Ja cansei de ver esse filme e o final é sempre o mesmo:

Na prática a história é beeeeeem diferente!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Jesus... até que enfim terminei de ler todas as postagens! rsrs

Se fosse nos tempos do Paulo Duto, ele viria com o de sempre:

Vou Tomar Chimarrão...

kkkkkkkkk

É como eu sempre falo:

Teoria, Teoria e Teoria...

Ja cansei de ver esse filme e o final é sempre o mesmo:

Na prática a história é beeeeeem diferente!

Diogenes, Mesmo sabendo sabendo que so estamos discutindo sobre teoria, teoria, teoria... O que vc tem a dizer sobre nossas afirmacoes teoricas... Quais as diferencas entre teoria e pratica que vc tem visto ai no dia a dia...

Acho que seria uma boa contribuicao a todos!

Abracao!

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa testada moçada!!!

Como eu esperava, muito subgrave com um falante de marca desconhecida e sem parâmetros... Resultado melhor que o esperado.

Assim que o acabamento estiver completo, eu posto mais fotos aqui. Quem se interessar e tiver espaço suficiente pra uma Manifold de projeto meu, é só pedir que eu passo as medidas completas. Não vou postar aqui pelo fato de alguns "entendidos" ficar insistindo em questionar o projeto, prefiro o comentário depois do resultado prático. :rolleyes: Precisando, tamo na área... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

negrao.jpg

NOOOOOOOOOOOOFAAAAA BENHÊ!!!!!! ALOKA!!!!!!!

kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro café

A sintonia dessa cx ficou em 76Hz mesmo??? meio alta pra se tirar subgrave, não? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou repetir o que alguns já falaram, e o que eu penso sobre a caixa.

Na AES esbarramos com o grande Carlos Correia da Selenium, e conversando com ele sobre essa caixa tipicamente usada aqui no nordeste (A ultima caixa que comentaram)

não lembro exatas as palavras, mas ele disse mais ou menos o seguinte: O que importa na caixa, é que ela SATISFAÇA a pessoa que ouve ela.

A caixa é "picuda"? É.

Mas aqui, esse pico é extremamente agradável, pois ele é casado bem onde tocam as musicas mais ouvidas: Forró.

E isso agrada SIM e muito aos ouvidos.

Temos que lembrar, que estamos falando de TRIO, um estilo de som que costuma tocar sempre as mesmas musicas na maioria dos casos.

Axé, Forró, Pagode, Funk. Nada de Ópera, Jazz, etc.

O importante é que a caixa toque a faixa de frequencia desejada com pressão desejada, e que tenha certa qualidade. Leia bem, qualidade, não é FIDELIDADE.

Novamente, estamos falando é de TRIO, e não de sistemas para Audiofilos.

------------

Sobre a caixa citada pelo Imorrivel,

Aqui no Ceará ela é chamada de "Caixa do Euclides", por ela ter sido amplamente estudada e testada por um cara chamado Euclides.

É outra caixa dificil de simular, mas pelo que eu tenho conversado com algumas pessoas, pelo que conversei na aes com o Carlos Correia,

ela nada mais é também do que uma caixa picuda, mas que satisfaz o gosto do cliente.

É realmente boa a caixa, para a faixa de atuação dela, e só.

Tô gostando da discursão, espero que o topico não morra logo como acontece com outros. ;/

Compartilhar este post

Link para o post

Diogenes, Mesmo sabendo sabendo que so estamos discutindo sobre teoria, teoria, teoria... O que vc tem a dizer sobre nossas afirmacoes teoricas... Quais as diferencas entre teoria e pratica que vc tem visto ai no dia a dia...

Acho que seria uma boa contribuicao a todos!

Abracao!

Marcelo, o que eu quis dizer é que de que adianta vc ter uma caixa Bass Reflex ótima, com uma resposta plana belíssima como uma SB850 se na hora H, o paredão usando as SB850 chega e leva um couro grandeeeee de um paredão com uma quantidade menor de falantes usando uma CW218???

E justamente os paredões estão tocando o mesmo estilo musical!!! Engraçado né?

Só que o cliente não quer saber se a caixa só é forte até 120hz... até pq usamos ela cortada de 40hz até 140hz mesmo... rsrsrsr

O que interessa é que na faixa espectral usada, ela é infinitamente mais forte do que numa simples dutadinha.

Não me interessa nada nada se ela é pobre acima de 120hz... afinal nessa região, os medio-graves me darão a resposta esperada.

Eu paguei contra essa caixa entes de conhecer.

Critiquei tanto quanto o Sandro.

Simulava e so encontrava contras... nada de prós.

Mas depois que fiz uma seguindos meus conhecimentos... rapaz a história mudou completamente.

Por isso que eu continuo dizendo:

Teoria é muito bom, ajuda demais. Mas só sabemos realmente se é aquilo tudo que imaginamos quando fazemos a caixa da forma correta, feita de acordo com determinado falante.

DETALHE: Não existe um projeto padrão de caixa usando o efeito "manifold" pois pra cada falante existe um projeto com sintonia, litragem e até mesmo o ângulo específico.

Compartilhar este post

Link para o post

Dio ... fala ae uma coisa pra mim então bicho ... se vc me colocar pra tocar um BOM HIP-HOP , sua caixa vai tocar ? Ou ela realmente é feita pra SUA REGIÃO ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...