Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

isso independe!

oq importa é ter um Vb traseiro dutado e um dianteiro "cornetado", não importa se o Vb traseiro é compartilhado ou não!

:+1 :+1 :+1 :+1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em uma manifold bem projetada, qual seria a banda passante dela ?

uns 45Hz até 150hz ?

Depende muito...

Uma banda passante dessas com apenas 1 caixa até dá... mas com pouco ganho sobre uma dutada normal. Usando um ângulo BEM aberto entre os falantes, dá pra tirar sim. Só que aí entra a boa e velha questão... vale a pena?

Muitas vezes o ganho pequeno frente à dutada não compensa o espaço extra ocupado.

Compartilhar este post

Link para o post

macete maior do que mandar simular uma BP6ª ordem pra ter idéia da resposta da manifold nao tem

Miranda, esse foi um dos mitos que caiu no decorrer do tópico... :vts

Manifolds são "quase horns", não dá pra simular como uma bandpass composta por duas câmaras sintonizadas.

Compartilhar este post

Link para o post

a MINHA visão dela é de que ela é, na verdade, uma garganta de corneta, sem a corneta na frente, uma camara de compressão, na verdade!

quem desce na manifold é a caixa dutada atras dela, a boca acoplada só dá um reforço na frequencia de sua sintonia... EU CREIO, e gostaria de ter material pra testar isso, que seria possivel prever o resultado calculando a área de boca conforme área de camara de compressão (isso determinaria a banda passante do "reforço"), e sobrepor com o ganho obtido de uma corneta de 1/8 de onda com o comprimento da profundidade da parte comum dos 2 alto falantes... e ai sim sobrepor com o gráfico da dutada no vb traseiro!

Então... o que eu imagino é mais ou menos assim:

O falante não se comporta como fonte pontual no início da garganta, ele é basicamente toda a área da garganta... então pode-se afirmar que parte dele faz parte da câmara de compressão, parte não. 50-50% talvez...

Pra mim, a resposta seria um misto da curva da corneta equivalente com fonte pontual no seu início (valendo então a área da boca), e a curva de resposta da dutada de radiação direta...

Seria basicamente a média entre as duas, com alguma ponderação, talvez.

Pra saber isto, só testando exaustivamente, com grande chance de não chegar a nada conclusivo. Assim como as TLs, ainda ficamos reféns do empirismo. Não acho que seja ruim... até gosto desse mistério... haihauhauihauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

isso independe!

oq importa é ter um Vb traseiro dutado e um dianteiro "cornetado", não importa se o Vb traseiro é compartilhado ou não!

Bem isso mesmo !

O VB trazeiro compartilhado vai tbm depender do falante à ser utilizado, tem falante que funciona bem em câmara única, tem falante que funciona bem em câmara separada, eu levo em conta assim, falante de EBP alto, coloco dois em câmara comum, falante de EBP baixo, prefiro em câmaras separadas. Mas vai do gosto, sempre tem uma mudança de timbre.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, Diógenes, teria como analizar essas manifold que vc fazem no RTA?

To com um projeto pra executar, será um mini-paredão 4 de 18, 2 de 10 2 2 TI.

projetomarcelomg.gif

Queria saber a opinião do pessoal de tirar essas divisória que existe entre as 2 mani compartilhando a corneta, beneficios de acoplamento?

Ouvi falar que as manifold descem mais a frequencia quanto se multiplicão as caixas?

Editado por marcelomg

Compartilhar este post

Link para o post

Tava aqui pensando e simulando, mas fiquei em duvida agora, sera que a minha esta certa?

caixamani.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Lembrando que são para 4 x 15" e a parte traseira do V tem 8cm de abertura.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela primeira vez vou mpoder ouvir com calma e ao vivo uma caixa dessa !!!

O dono da loja onde sempre levo meu carro pra mecher no som (Charles - Sonart) esta confeccionando uma para dois Tornados de 1100W que será colocada no porta malas de um Uno junto com dois Médio Grave de 12", quatro D405 e dois Super Tweeeter !!!

Eu até preciso mudar as caixas dos meus 04 Protech SUB1000 de 15" mas se em caixa dutada eles já pedem Médio Grave nessa caixa eles vão exigir e tenho que diminuir peso na caçamba !!!

Abraço !!!

João Otávio

Poi zé !!!

Ontem a tarde ouvi a caixa ... ela esta num Uno e são dois Tornados de 15" 1100 ... da um gravão !!!

Mas eu "pessoalmente" não gostei ... não faria uma caixa dessa pra mim mas é muito boa de Graves !!!

Madeira de 15mm não da tem que ser 20mm pra cima ... mais um ponto negativo pra quem se importa com peso como eu !!!

Já hoje estive lá na Sonart e o Charles me disse quem ontem a noite foi fazer um teste mais puchado e o amplificador pegou fogo literalmente !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Poi zé !!!

Ontem a tarde ouvi a caixa ... ela esta num Uno e são dois Tornados de 15" 1100 ... da um gravão !!!

Mas eu "pessoalmente" não gostei ... não faria uma caixa dessa pra mim mas é muito boa de Graves !!!

Madeira de 15mm não da tem que ser 20mm pra cima ... mais um ponto negativo pra quem se importa com peso como eu !!!

Já hoje estive lá na Sonart e o Charles me disse quem ontem a noite foi fazer um teste mais puchado e o amplificador pegou fogo literalmente !!!

Abraço !!!

Ta amigo, entendi que vc não gostou mas... se puder ser mais especifico nos detalhes que levaram nosso nobre amigo a reprovar a mani hehehehe seria muito interessante pra muitos como eu!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Poi zé !!!

Abraço !!!

Cara, nao tem isso de 20mm pra cima nao! Montei uma mani pro meu irmao com MDF de 15mm, com dois Alpha Khromus de 1000 rms. Te garanto q ela nao vibra, é so parafusar bem e usar madeira de qualidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, nao tem isso de 20mm pra cima nao! Montei uma mani pro meu irmao com MDF de 15mm, com dois Alpha Khromus de 1000 rms. Te garanto q ela nao vibra, é so parafusar bem e usar madeira de qualidade!

Poi Zé Cara !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ta amigo, entendi que vc não gostou mas... se puder ser mais especifico nos detalhes que levaram nosso nobre amigo a reprovar a mani hehehehe seria muito interessante pra muitos como eu!! :vts

Bom dia Marcelo !!!

Eu vejo (ouço) som pra fora de uma forma diferente !!!

Compro CDS ou baixo músicas para ouvir e ouço de tudo Dance, Hip Hop, Rock, Funk (+/- + p/-) e etc.

Se for pra ouvir somente um tipo de música onde o DJ deu um ganho nos graves e o intuito for espancar nos graves ai a caixa serve !!!

Mas se for ouvir musica em geral a coisa fica ruim pois a caixa destaca muito os graves sendo assim até com o som baixo o grave ta destacado !!!

Acho legal (e já tive) caixas elaboradas estilo Band Pass (como é a Manifould) pra som interno onde se pede uma coisa diferente e bonita mas pra fora eu ainda sou a favor das dutadas e com o Alto Falante de frente !!!

Tem até fábrica de Amplificador e Crossover que costuma dar um ganhozinho em certa frequencia pra os "Graveiros" e "Pancadeiros" eu sou contra, quem tem a função de "dar ganho" em alguma frequencia é o equalizador e ou processador !!!

Usando os Alto Falantes certos e sabendo regular e pilotar o som (entre os usuários de som pra fora isso é difícil) fica moleza ter um som tocando gostoso !!!

Essa é a minha opinião, não é regra !!!

Forte Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Marcelo !!!

Eu vejo (ouço) som pra fora de uma forma diferente !!!

Compro CDS ou baixo músicas para ouvir e ouço de tudo Dance, Hip Hop, Rock, Funk (+/- + p/-) e etc.

Se for pra ouvir somente um tipo de música onde o DJ deu um ganho nos graves e o intuito for espancar nos graves ai a caixa serve !!!

Mas se for ouvir musica em geral a coisa fica ruim pois a caixa destaca muito os graves sendo assim até com o som baixo o grave ta destacado !!!

Acho legal (e já tive) caixas elaboradas estilo Band Pass (como é a Manifould) pra som interno onde se pede uma coisa diferente e bonita mas pra fora eu ainda sou a favor das dutadas e com o Alto Falante de frente !!!

Tem até fábrica de Amplificador e Crossover que costuma dar um ganhozinho em certa frequencia pra os "Graveiros" e "Pancadeiros" eu sou contra, quem tem a função de "dar ganho" em alguma frequencia é o equalizador e ou processador !!!

Usando os Alto Falantes certos e sabendo regular e pilotar o som (entre os usuários de som pra fora isso é difícil) fica moleza ter um som tocando gostoso !!!

Essa é a minha opinião, não é regra !!!

Forte Abraço !!!

João Otávio

Entedi, mas em relação ao sub grave, descia bem apartir de 40 hz? essa caixa é banda estreita né? 40-140 hz? pico aonde?

Há braços.

Compartilhar este post

Link para o post

Entedi, mas em relação ao sub grave, descia bem apartir de 40 hz? essa caixa é banda estreita né? 40-140 hz? pico aonde?

Há braços.

Nó ... quantas dúvidas técnica-lógicas !!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu juro que nao ENTENDO.. como qe alguem chama uma caixa que toca de 40 a 120 de banda estreita.

Sinceramente.. se alguem colocar um alto falante de 18", subao.. pra tocar de 40 a 200~300 numa dutada.. fica um lixo... um grave estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

eu juro que nao ENTENDO.. como qe alguem chama uma caixa que toca de 40 a 120 de banda estreita.

Sinceramente.. se alguem colocar um alto falante de 18", subao.. pra tocar de 40 a 200~300 numa dutada.. fica um lixo... um grave estranho.

:+1

na minha modesta opinião

estreita seria se fosse de 50-80hz

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

A duvida que não quer calar, essa caixa toca BEM apartir de 40 hz? pq na simulação por camara ela é grave seco e picuda apartir de 150 hz, não ouvi ainda...

Mas quem tem fala que é o demonio em subgrave, eai?????? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo jeito ainda não aprenderam a fazer dutada q preste aqui no fórum mesmo, hehehe... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo jeito ainda não aprenderam a fazer dutada q preste aqui no fórum mesmo, hehehe... :rolleyes:

Bom, eu uso protech sub600 de 18". Tive 3 tipos de caixa.. e em nenhum deles eu posso deixar o corte em 400~500hz..

nao sei se a palavra certa é essa.. mas fica retumbante... estranho. E ainda perco muito subao. Mas pra vc que ouve pancadao... as vezes.. usando corte HP em 63... 80hz como vc faz, pode até ser que fique bom. Agora, pra subão, como era o caso da minha dutada.. nao servia mesmo.

Com certeza vc tem conhecimento muito maior que o meu.. mas eu sei como meu alto falnte toca e o que eu gosto de ouvir e sei que se colocar o LP em 500hz fica ruim!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu uso protech sub600 de 18". Tive 3 tipos de caixa.. e em nenhum deles eu posso deixar o corte em 400~500hz..

nao sei se a palavra certa é essa.. mas fica retumbante... estranho. E ainda perco muito subao. Mas pra vc que ouve pancadao... as vezes.. usando corte HP em 63... 80hz como vc faz, pode até ser que fique bom. Agora, pra subão, como era o caso da minha dutada.. nao servia mesmo.

Com certeza vc tem conhecimento muito maior que o meu.. mas eu sei como meu alto falnte toca e o que eu gosto de ouvir e sei que se colocar o LP em 500hz fica ruim!

Aqui tá todo mundo falando de Manifold, que dá gravão, que dá subgrave e blábláblá, mas o que ninguem parou pra pensar ainda é que aquela "boca" na frente da caixa proporciona apenas um "picão" entre 150 e 200hz e não melhora em praticamente nada os graves baixos lá por volta de 40, 50 e 60 hz. Só que esse pico gerado dá a impressão de um grave mais forte pq os harmônicos disfarçam um pouco a resposta, é o mesmo efeito que acontece nas caixas picudas pra falante de 12" em pancadão só que com o efeito gerado pela maior área de cone que dá a impressão que uma manifold desce bem mais.

A única caixa realmente eficiente nos subgraves ao ar livre são as cornetas de grave, mas da mesma maneira da dutada, nescessitam de um bom acoplamento com vários falantes pra descer legal.

De uma maneira ou de outra é obrigatório um corte HP nos falantes de pelo menos 50hz, só que as frequencias acima desse corte podem ser corrigidas através de um bom equalizador. Utilizando esse método se consegue um ótimo resultado com as dutadas, basta saber quais as frequências se dá ganho e quais atenuar, além de sintonizar a caixa corretamente, o que muita gente infelizmente faz errado.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Q tenho testado aqui é q uma manifold que o pessoal tem usado digamos com a litragem menor de 60 litros isto no box onde fica o cone do falante não a parte da corneta, dificilmente irá dar Sub grave isto por melhor q seja o falante. Agora ao partirmos com uma litragem maior q o da caixa CW218 ai sim conseguiremos o tal Sub grave "Hip hop" virá ao naturalmente pela litragem da caixa q não adianta não é fórmula nem truque pra sub grave falantes de 18" tem q ter litragem. No mais é o q foi citado acima frequencias de grave muito bem aceitas pelo "Forró" e de uma maneira geral um ótimo resfriamento da bobina visto imã ficar pra fora.

Manifold pra dar Sub grave teria de partir deste tamanho

http://www.eighteensound.com/staticContent/applications/kits/18Sound_kit_dual21_%20Prel.pdf

Mesmo assim vejam q o processador teria q funcionar pra cobrir a parte alta da caixa

Como nos nossos trios dentro dos véiculos seria praticamente impossível este espaço, ai para sub grave então nos sobra a Bass reflex.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo assim vejam q o processador teria q funcionar pra cobrir a parte alta da caixa

....................

Analizando o PDF do kit18, pede uma atenuação apartir de 80-100 hz até uns 160 hz (faixa util)

Fera, um bom equalizador e um RTA resolve né?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tá todo mundo falando de Manifold, que dá gravão, que dá subgrave e blábláblá, mas o que ninguem parou pra pensar ainda é que aquela "boca" na frente da caixa proporciona apenas um "picão" entre 150 e 200hz e não melhora em praticamente nada os graves baixos lá por volta de 40, 50 e 60 hz. Só que esse pico gerado dá a impressão de um grave mais forte pq os harmônicos disfarçam um pouco a resposta, é o mesmo efeito que acontece nas caixas picudas pra falante de 12" em pancadão só que com o efeito gerado pela maior área de cone que dá a impressão que uma manifold desce bem mais.

A única caixa realmente eficiente nos subgraves ao ar livre são as cornetas de grave, mas da mesma maneira da dutada, nescessitam de um bom acoplamento com vários falantes pra descer legal.

De uma maneira ou de outra é obrigatório um corte HP nos falantes de pelo menos 50hz, só que as frequencias acima desse corte podem ser corrigidas através de um bom equalizador. Utilizando esse método se consegue um ótimo resultado com as dutadas, basta saber quais as frequências se dá ganho e quais atenuar, além de sintonizar a caixa corretamente, o que muita gente infelizmente faz errado.

Exatamente o que eu falei

Vejo as vezes gente aqui procurando gravao em carro pequeno, como o palio e o gol, e pessoal indica as manifold e postam topicos do Diogenes. Deve ser uma frustraçao meio grande.

Agora, pra quem curte eletronica, pancadao, house, forró... ae pode ir tranquilo.

Eu gostava mais da minha dutada do qeu da minha manifold ouvindo hiphop. Mas deve ser questao de sintonia. JÁ pra house, eletronicas, sertanejo, funk... a manifold se sai MUITO bem.

Agora.. vc mais do que ninguem sabe que em som nao tem milagre. A famosa regra do cobertor curto reina nesse assunto. Pra fazer um alto falante subao de 18" subir até 200~400hz em dutada, vc tem que literalmente CAPAR ele nas baixas frequencias. Como eu gostava de cortar os meus em LP no maxiiimo 125hz.. podia deixar o subsonico nos 35~40.. como usei muito tempo em dutada e nunca queimei os alto falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...