Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Miranda

Stetsom 19k2 24volts

Recommended Posts

Hoje mesmo eu tava re lendo o tópico do SD 25k 24v.. e o pessoal falando que tinha patentiado, que a tecnologia era da Soundigital.

O Kleber bateu na tecla que era impossível isso, que deviam estar rindo sobre essa patente.. algo por ae.

Como fica agora? patentiou? nao patentiou?

Enfim, a Stetsom lançou sua 24v tbm..

Vulcan 19k2 24volts

CARACTERÍSTICAS 19K2 E - 24 Volts

Número de Canais: 1

Potência WRMS (1 OHM) à 24V: 19.200 Watts

Potência WRMS (2 OHMS) à 24V: 11.200 Watts

Potência WRMS (4 OHMS) à 24V: 6.200 Watts

Tensão de Alimentação: 16 a 28V

Resposta de Freqüência: 20Hz a 8KHz

Crossover Low Pass: 50Hz a 8KHz

Relação Sinal Ruído: > 90 dB

Distorção Harmônica Total: <0.9%

Sensibilidade de Entrada: 0.2 V

Impedância de Entrada: 20K ohms

Impedância Mínima de Saída: 1 OHM

Consumo com Sinal Musical: 5 a 405A

Consumo com Sinal BASS: 5 a 810A

Filtro Subsônico: 20 a 80Hz

Dimensões (A x L x C) mm: 70 x 280 x 790

Peso Kg: 12,5 Kg

AChei bem interessante essa potencia em 4ohms, com 2 baterias de 200a em série , eu consigo 6200w rms(teoricamente falando). Isso pra tocar 4 de 18" eu fico BEM satisfeito.

Com 400a de bateria eu nao conseguiria tocar direito nem um Digital 5000w rms @ 12v.

Só falta os fabricantes de falantes começarem a evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a stetsom ja aprendeu a fazer fonte

Compartilhar este post

Link para o post

acho que a tendencia é essa...aumento de voltagem e consequentimente amps menores e mais potentes e por sua vez mais eficientes...

mas fica aki a dica...

nao cobrem somente das marcas de amps algo melhor e mais potente....eu acho que seria mais vantagem fazer subs mais eficientes pq a tecnologia existente hj nao mudou muito des do inicio dos prismeiros speakers!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/06/2010 at 18:46, Miranda disse:

Hoje mesmo eu tava re lendo o tópico do SD 25k 24v.. e o pessoal falando que tinha patentiado, que a tecnologia era da Soundigital.

O Kleber bateu na tecla que era impossível isso, que deviam estar rindo sobre essa patente.. algo por ae.

Enfim, a Stetsom lançou sua 24v tbm..

Vulcan 19k2 24volts

CARACTERÍSTICAS 19K2 E - 24 Volts

Número de Canais: 1

Potência WRMS (1 OHM) à 24V: 19.200 Watts

Potência WRMS (2 OHMS) à 24V: 11.200 Watts

Potência WRMS (4 OHMS) à 24V: 6.200 Watts

Resposta de Freqüência: 20Hz a 8KHz

Crossover Low Pass: 50Hz a 8KHz

Relação Sinal Ruído: > 90 dB

Distorção Harmônica Total: <0.9%

Sensibilidade de Entrada: 0.2 V

Impedância de Entrada: 20K ohms

Impedância Mínima de Saída: 1 OHM

Consumo com Sinal Musical: 5 a 405A

Consumo com Sinal BASS: 5 a 810A

Filtro Subsônico: 20 a 80Hz

Dimensões (A x L x C) mm: 70 x 280 x 790

Peso Kg: 12,5 Kg

AChei bem interessante essa potencia em 4ohms, com 2 baterias de 200a em série , eu consigo 6200w rms(teoricamente falando). Isso pra tocar 4 de 18" eu fico BEM satisfeito.

Com 400a de bateria eu nao conseguiria tocar direito nem um Digital 5000w rms @ 12v.

Só falta os fabricantes de falantes começarem a evoluir.

Só pra citar: BATERIAS EM SÉRIE NÃO SOMAM AMPERAGEM E SIM SÓ A VOLTAGEM

Portanto, duas baterias de 180Ah e 12V em série, continuam com os mesmos 180Ah, só que com 24V. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/06/2010 at 23:57, Sandro Café disse:

Portanto, duas baterias de 180Ah e 12V em série, continuam com os mesmos 180Ah, só que com 24V. [¨]

porem se consegue a mesma potencia ( 12V x 400A ou 24V c/ 200A) dá na mesma, más em 24V terá menor consumo de corrente oque demanda tb cabos mais finos, e maior duração de carga das baterias, alem de segurarem os picos bem melhor trabalhando com 24 Vdc. esse negocio de patentear não ecsiste, eles podem patentear a tecnologia da fonte interna e circuito amplificador bem como tb o design do amp, más não proibir ninguem de fabricar amps alimentados a 24 V...

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/06/2010 at 23:57, Sandro Café disse:

se eu usar 2 baterias de 200a em série, eu nao vou ter 400a de bateria e 24 v??

entao eu faço como? compro uma bateria de 24v?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 00:52, Miranda disse:

se eu usar 2 baterias de 200a em série, eu nao vou ter 400a de bateria e 24 v??

entao eu faço como? compro uma bateria de 24v?

vc não terá 400A, vc precisa faser serie paralelo pra conseguir isso, 2 baterias de 12 x 200A em serie mais outras 2 baterias de 12 v tb e 200A em serie, em cada dupla de seria vc terá 24V x 200A e dái vc faz o paralelo por ultimo pra ter os mesmo 24 V só q agora sim terá os 400A, que a 24V é uma potencia absurda !!!

pra simplificar vc precisará de 2 baterias de 12V por 400Amperes, aí vc as liga em serie, e terá os 24V pelos mesmos 400A, porem terá a mesma potencia q teria com 12V por 800A, entende vai uma formulinha aí, P(potencia em W) = V(tensão 12 no caso) x I ( corrente 400A no caso) simples assim.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo eu tenho 12 V e 800 amperes, a potencia será 9600W, e em 24V tenho 400Amperes, terei os mesmos 9600W !, só que agora qual cabo de alimentação ? lógico q o cabo q demanda menor consumo de corrente será de bitola bem menor e com isso economisa muito dinheiro, em 12v x800amperes, precisa de cabos astronomicos bem reforçados e o kilo dele (ou metro é caro e como é), outra vantagem do 24V, o circuito do amp, (a fonte no caso) não precisa ter as trilhas muito largas e com barras de cobre soldadas ou estanhadas a parte inferior da placa onde passa a corrente de potencia maior. (logico tem q ser reforçadas as trilhas mas nem tanto igual seria se fosse 12V um amp desses) e com 24 V tb se consegue melhor estabilização na fonte dele, e menor sobre aquecimento dos fets, por trabalharem com menor corrente e maior tensão (ddp). :legal: tb se conseguiria do conversor DC/DC ( fonte interna") do amp, uma maior tensão simetrica na saida da fonte dele pra alimentar o circuito amplificador, em 24V só vejo vantagens, pois o amp nem seu bolso sofre tanto. imagina um amp de 24K a 12V, seria enorme somente a fonte acuparia 80% quase do espaço interno devido aos reforços na parte potencia.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 00:34, ((thytoin.)) disse:

porem se consegue a mesma potencia ( 12V x 400A ou 24V c/ 200A) dá na mesma, más em 24V terá menor consumo de corrente oque demanda tb cabos mais finos, e maior duração de carga das baterias, alem de segurarem os picos bem melhor trabalhando com 24 Vdc. esse negocio de patentear não ecsiste, eles podem patentear a tecnologia da fonte interna e circuito amplificador bem como tb o design do amp, más não proibir ninguem de fabricar amps alimentados a 24 V...

Necessidade de cabos e fusíveis de fato cai...

Mas duração de bateria, não... não existe milagre nenhum... bateria caiu 30%, já está descarregada. Em 12 ou 24v.

A maior vantagem de trabalhar a 12V, é porquê 12V é uma tensão muito baixa. Qualquer 20% de queda já se traduz em tensões abaixo de 9,6V, abaixo do limite de funcionamento dos circuitos...

A 24V, 20% de queda significam 19,2V... Ou seja, dentro de uma margem completamente utilizável. E como a fonte pode usar transformador muito menor, o fator economia porca pesa menos no preço do produto.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/06/2010 at 18:46, Miranda disse:

Se o processo de patente foi encaminhado, logo logo cai.

Não há absolutamente nenhuma inovação tecnológica em uma fonte com entrada de 24V em relação a uma de 12V. Nada mesmo.

E se o fabricante disser que tem, tá mentindo.

Eu mesmo queria ver um tendo coragem de dizer isto aqui no tópico... É claro que não vem, pra não passar vergonha.

Imagine a evolução tecnológica que existe nas fontes chaveadas de 220V ou 110V que há mais de 30 anos alimentam computadores, televisores, lâmpadas fluorescentes, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 01:23, Kleberlpa disse:

Necessidade de cabos e fusíveis de fato cai...

Mas duração de bateria, não... não existe milagre nenhum... bateria caiu 30%, já está descarregada. Em 12 ou 24v.

A maior vantagem de trabalhar a 12V, é porquê 12V é uma tensão muito baixa. Qualquer 20% de queda já se traduz em tensões abaixo de 9,6V, abaixo do limite de funcionamento dos circuitos...

A 24V, 20% de queda significam 19,2V... Ou seja, dentro de uma margem completamente utilizável. E como a fonte pode usar transformador muito menor, o fator economia porca pesa menos no preço do produto.

a fonte interna do amp, trabalha melhor usando tensão mais alta e segurando melhor os picos entende, se a fonte passa a ter melhor rendimento e consequentemente menos aquecimento tb, as baterias passam assim a duram um pouco mais, mesmo sendo a potencia a mesma, no exemplo q mostrei dos mesmos 9600W, com baterias de 12V x 800 e 24V com 400A, tudo q gera melhor rendimento e menor aqueciemento tem melhor aproveitamento de potencia... más = vc disse não existe milagre isso não existe mesmo, oque existe é eficiencia, a saber o melhor metodo para se usar uma potencia X disponivel, como os amps clesse DD já possuem elevada eficiencia por serem digitais, agora com 24V a eficiencia sobe mais ainda, ou seja pra cada Watt gasto da bateria vc terá um pouco mais de potencia na saida do amp, do que teria com uma fonte interna com menor eficiencia um pouco. ex são os velhos porem muito bons amp classe AB se vc tem um amp de 800W rms, na fonte dele terá q fornecer 1400W no minimo ou seja um rendimento pouco eficiente, saca, em torno de 50 60% emquanto q amps digiatis conseguem mais de 80%. se tem 800W na saida basta ter 1000w na fonte dele de capacidade, isso é eficiencia. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Eficiência melhora muito pouco...

O grosso das perdas está no transformador... E o problema não é aquecimento...

Compartilhar este post

Link para o post

um amp colossal desses nem imagino ele ser alimentado a 12V, imagine tb os cabos para isso, nem seriam cabos teriam q ser barramentos de cobre, fora o circuito interno iria virar um forno oque acarretaria em uso de coolers bem maiores , trilhas muito mais grossas e reforçadas, até com chapa de cobre , os mosfets, trabalharão muito quentes, tb, oque gera perca de eficiencia e autissimo consumo de corrente, até mais doque era pra ser, fora o risco de no 1° pico de uma batida forte o power queimar a fonte, tb tem o presso seria bem mais alto devido ao material gasto no amp, pra suportar mais de 800Amperes de corrente circulando por ele, eu não vejo vantegem em 12 V pra esses amp, nunca. 24V é a saida mais racional e tb funcional, q existe, vc terá a mesma potencia com 24V por metade do consumo (400A contra 800 do 12V) e melhor rendimento, tb menor aquecimento , tb menores cabos de alimentãção, com isso, se consegue oq estou dizendo a horas hehehehe rendimento superior, consequentemente, as baterias como tb o amp, vão sofrer muito menos se comparados com um amp desses em 12V, que mais paresseria uma canoa de tão grande, hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

poutz.. agora entendi! entao é um pouco mais complicado do que imaginei.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 01:40, Kleberlpa disse:

Eficiência melhora muito pouco...

O grosso das perdas está no transformador... E o problema não é aquecimento...

bom sou tecnico em eletronica entendo um pouco de fonte chaveada, hehehehe, os nucleos dos trannsformadores são de ferrite, no formato toroidal sem gap, mais usado pelos fabricantes, as perdas seriam maiores com um consumo elevado de corrente os nucleos de ferrite iriam saturar sertamente, e perder em muito a capacidade da sua funçaõ q seria atraves do campo magneto criado e a frequencia elevada, de transferir ao secundario dele a potencia nessessaria pra tokar um amp desses.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/06/2010 at 21:03, Luiz Henrique disse:

...nao cobrem somente das marcas de amps algo melhor e mais potente....eu acho que seria mais vantagem fazer subs mais eficientes pq a tecnologia existente hj nao mudou muito des do inicio dos prismeiros speakers!

quem sabe falantes acima de 100db ao inves dos atuais com miseros 85 a 95db.

99db so conheco o wpu1805-x da selenium (to loco pra troca meus tornado por esses) e hpx2180 da snake, to errado... + algum

Compartilhar este post

Link para o post

outro detalhe, agente paga em casa na conta de energia ? tensão . não, e sim corrente consumida, hehehehe e aquecimento gera sim perda de eficiencia, tanto nos fet's de potencia q podem até entrar em curto como no nucleo de ferrite, q pode saturar e tb aquecer, tudo oq q gera sobre aquecimento se tem perca de rendimento, os amplificadores profissinais de shows, boates etc, q já consertei, usam alta tensão de alimentação para o circuito amplificador, alguns chegam a elevar ainda a tensão da rede seja 127V ac, ou 220V ac. para poder ter menor consumo de corrente e consequentemente maior rendimento. eu tinha um amp de 1000W rms q consumia 10Amperes ligado em 127 ainda hehehehe acho q nem chegava a tanto, aque o conversor DC/DC faz é mais ou menos isso, pega os 12V converte para 70Vdc (por ex.)simetricos, ou seja 140V sendo o terra do amp, 0 volt o meio do enrrolamento de saida do secundariao do nucleo, por isso 70+70, depois essa tensão q é proveniente do trafo e retificada com diodos fast, (comutação rapida) e depois aos capacitores da saida desse conversor, aí sim vai ao amp. que trabalha com tens~çao dc simetrica mais alta, porem oq é gasto em potencia Watts, pela ampl, é gasto a mais um pouco pela fonte DC/DC dele.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

se o amp, gastou 10 Amperes e 1000W na saida de som, na entarda de 12V dele vais consumir entorno de 100Amperes, p=vxi , isso num amp digital se for um classe AB nos 12Volt, terá consumo de muito mais de 100Amperes, pra ter os mesmos 1000w rms na saida. sobre sensibilidade depende pra qual fundamento quer o sub , ou woofer, tem sub com 85DB q toka mais q sub de 89DB, todos os parametros devem ser levados em conta, não só sensibilidade. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

oque quero dizer que 19k2 ou 24K rms, vão render muito melhor em 24V, doque em 12V, obvio que os componentes internos trabalham folgados sem exesso de corrente, e assim aproveitando melhor a potencia das baterias e a capacidade de sua fonte interna quase dobra a medida q dobra a tensão de alimentação tb. me arrisco a dizer q a eficiencia chegue proximos aos 90% num amp digital, desses. eu por mim apartir dos 7K já utilizava 24V sem problemas. quem sabe uma serie especial pra competição em torno de 7 a 10K x 24V hehehe t+

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

a stetsom já vem usando a 20k2 24 volts, essa 19 ja ja sera substituida

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 01:56, ((thytoin.)) disse:

bom sou tecnico em eletronica entendo um pouco de fonte chaveada, hehehehe, os nucleos dos trannsformadores são de ferrite, no formato toroidal sem gap, mais usado pelos fabricantes, as perdas seriam maiores com um consumo elevado de corrente os nucleos de ferrite iriam saturar sertamente, e perder em muito a capacidade da sua funçaõ q seria atraves do campo magneto criado e a frequencia elevada, de transferir ao secundario dele a potencia nessessaria pra tokar um amp desses.

Consumo maior = núcleo maior.

Consumo menor = núcleo menor. Ou seja, as perdas sempre são iguais no transformador.

São menores quando se usa nícleos mais "nobres", mas aí o custo vai multiplicando, multiplicando...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 02:05, ((thytoin.)) disse:

outro detalhe, agente paga em casa na conta de energia ? tensão . não, e sim corrente consumida, hehehehe

Não, vc paga aa potência consumida, que é fruto da tensão * corrente.

Senão, quem mora em locais de 127V pagaria quase o dobro de quem mora em locais 220V... e quase o triplo de quem usa equipamentos trifásicos (380V).

os amplificadores profissinais de shows, boates etc, q já consertei, usam alta tensão de alimentação para o circuito amplificador, alguns chegam a elevar ainda a tensão da rede seja 127V ac, ou 220V ac. para poder ter menor consumo de corrente e consequentemente maior rendimento.

Quanto maior a tensão da fonte, menor o rendimento. Tanto é assim, que a classe G (por exemplo, usado no Banda Ice) trabalha com duas tensões de alimentação... uma mais baixa, quando o amplificador não está à plena potência, e outra mais alta, quando ele está a plena potência. Assim a eficiência aumenta.

Motivos? Simples... Quanto maior for a tensão que o transistor precisa "frear" para uma mesma corrente consumida, mais ele aquece...

Além disto, um amplificador operando a 127V só permite teóricos 2822W RMS em 4 ohms, isto pra um projeto perfeito rail-to-rail. No mundo real, algo por volta de 1000W RMS em 4 ohms. Fica meio lógico o motivo dele precisar de uma tensão maior que a da rede no estágio de amplificação...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 14:33, Kleberlpa disse:

Consumo maior = núcleo maior.

Consumo menor = núcleo menor. Ou seja, as perdas sempre são iguais no transformador.

São menores quando se usa nícleos mais "nobres", mas aí o custo vai multiplicando, multiplicando...

mais vc não me disse qual vantagens ainda de um amp desses em 12V, sobre tamanho do nucleo, quantidade de componentes, e condutores, qual sai ganhando, lógico oque oferesse mesma potencia com menor consumo de corrente, oq só é possivel aumentando a tensão, como seria um amp desses jogando 20K a 12V na entrada, não tem como nem imaginar o tamanho final dele, e dos condutores internos da fonte, volto a ensistir q é = vc disse não existe milagre" más existe eficiencia, e tb menor tamanho fisico final, menor calor dissipado, nucleos trabalhando folgados, assim como todos os componentes, pois a maioria dos fets admitem em seu dreno até mais de 40V, então porq não trabalhar em 24V ? todo amp, na sua fonte de saida eleva a tensão e gerando tb o neuto (ex. 60-0-60), vc não entendeu tb quando eu disse tensão maior = a maior dendimento, se vc tem na entrada do trafo uma tensão maior, vc precisa aumentala em poucas veses, ao contrario de ter tensão menor e precisar aumentala muito em relação ao primario, em outras palavras não tem como e tb é muito inviavel um amp desses a 12Volts, se não os fabricantes fariam em 12V se fosse viavel, correto ? a st por exemplo iria fazer o dela em 12V se não tivesse problemas hehehehe , pra não dizer q copiou a SD, então tudo é questão de lógica e um simples raciocineo sobre como faser um amp nessa magnetude e que não fosse se transformar num forno industrial, o presso final para o consumidor iria ser maior, fora cabos pesadissimos para alimentação, é mais facil gastar com baterias doque com uma usina de consumo de corrente dessas em 12v, eu não sou engenheiro apenas tecnico, más nem é preciso ser tb pra imaginar um amp desses a 12V,´más fazemos o seguinte então, é só mandar um e-mail para os fabricantes ou na propria comunidade do SD do engenheiro e dono da soundigital j. anflor, e perguntar sobre as vantagens do amp em 24V e como ele se comportaria ( levando em conta todos componentes internos principalmente da fonte) se fosse em 12V. simples assim. na minha opnião eu só vejo vantagens. aquecendo menos tem sim melhor rendimento com mesma potencia na entrada, V x I.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/06/2010 at 14:47, Kleberlpa disse:

Motivos? Simples... Quanto maior for a tensão que o transistor precisa "frear" para uma mesma corrente consumida, mais ele aquece...

o amp digital não freia pois nem se usa transistor na saida, usa-se fets na saida tb, em um fet, só existe 2 niveis lógicos 0 e 1, ou ele conduz ou não conduz, é a frequencia com q ele faz isso, q se forma o sinal digitalizado do audio, q depois passa por indutores de saida, se tornando novamente sinal musical, em amps , AB com transistores ex. um 2sc5200 e 2sa 1943 um dos mais usados em amp profissional, ele é alimentado mais ou menos com 60V, quando eu disse q as veses o trafo chega a elevar a tensão de entrada, não esquecemos q esses amp, a metade dos transistores é pnp, trabalham sendo alimentados entre neutro 0V e -60, enquanto a outra metade dos transistores é NPN q é alimentado entre 0 (neutro ponto comum como queira)e +60, enquanto os pnp amplificam a metade do semiciclo do sinal a outra metade os npn amplificam a parte positiva dele. eles dividem o mesmo neutro 0 V, junta um semiciclo positivo depois outro negativo, é formado o sinal sonoro, e a medida q variam sua frequencia de comutação é q é formada o sinal musical, q nd mais é do que oscilações de frequencia, cada frequencia se tem um som diferente, tanto 60hz produz um som mais grave estridente quanto em 10000 hz se produz outro som, mais agudo por exemplo. , não quiz dizer q o transistor ira ser alimentado com 150V por exemplo, e sim metade disso, porem 150 é proveniente da saida da fonte por ex. se medindo apartir da saida negativa e da positiva, porem entre eles tem o neuto , q é o ponto comum do circuito amplificador. e tb o transistor não freia, ele obedesse a corrente de base q é o q comanda ele, mesmo q freia-se, como ele se comportaria segurando o dobro da corrente, ? ele iria logo queimar.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...