Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

paulomarcel

fonte --> FT120 ou spark 150

Recommended Posts

Postado em

galera to na duvida qual das fontes comprar, se a soundigital ft 120 ou a spark usina de 150 amperes.

pra mim seria melhor a que fosse regulada e principalmente parasse de carregar a bateria quando a mesma estivesse carregada.

P.S. ( durante a semana vou deixar a bateria carregando direto ) bateria de 100 amperes somente.

gostaria de saber tambem os pros e contras das duas.

Postado em

ate hj ngm flw mal de nenhuma das duas então acredito q com qualquer 1 vc estara bem servido, qnto se elas sao reguladas nao sei informar...regulada q conheço sao da gilsom

carregando no alternador vc quis dizer??

Postado em

A Spark faz isso.. pode deixar ela ligada que quando ela tiver carregada as baterias ela para de enviar carga para as mesmas...

Eu uso uma spark de 150A e não tenho do que reclamar tbm..

Abraços

Postado em

SD não faz isso não amigo. A SD até carrega as baterias, mas tem que ficar de olho na tensão.

Nesse caso acho que é melhor vc comprar a SPARK mesmo. Apesar da SD ser show de bola tb hein?!

Abraços.

Postado em

pelo q eu ja tinha visto no forum, a SD tbm faz isso...depois de carregada, ela entra em flutuação, acho q é esse o termo...

vc vai carregar 100A de baterias somente??

vai deixar carregando a semana inteira pra que? [""] [""]

OUTRA COISA o recomendado é carregar as baterias com no máximo 10%...ou seja pra 100a de bateria, 10a de carregador no máximo...quanto mais carga lenta melhor...

essas fontes servem para serem usadas pra tocar em conjunto...não são feitas pra carregarem baterias...apesar de carregá-las...

c ficar usando pra carregar a bateria...a mesma vai pro pau logo logo...

Postado em

um dia eu conversando com o distribuidor da gilsom ele me flw q se for pra carregar a bateria sem estar com sistema ligado, so a fonte mesmo, era pra deixar no maximo 5 min(ou foi 15 nao lembro direito) se nao a bateria estourava e ja era, agora com o sistema ligado podia ficar qnto tempo quisesse

Como dimensionar corretamente uma fonte para um sistema de som automotivo?

Resp.: A maneira mais correta é observar o consumo máximo dos amplificadores e dimensionar uma fonte compatível com este consumo. Outra forma de calcular é verificando a potência dos amplificadores em wrms e dividir por 12V, chegando ao consumo em âmperes. Ex.: um amplificador que tem 1200wrms de potência, possui consumo iqual a 100A (1200 / 12 = 100). Sendo assim, a fonte mais indicada seria de 100A .

Como funciona uma fonte num sistema de som automotivo? Posso ligar uma fonte juntamente com as baterias do sistema de som?

Resp.: A fonte transforma a energia elétrica (corrente alternada) em energia contínua, agindo como se fosse uma bateria. Desta forma, enquanto tiver energia para alimentar a fonte, a bateria nunca descarregará, podendo ficar por várias horas ou até dias com o sistema de som ligado, sem necessidade de dar partida em chave de ignição. As fontes podem ser ligadas em paralelo com as baterias. Elas funcionam também como carregadores de bateria, desde que sejam monitoradas no tempo de carga.

Como funciona um sistema de carregador de bateria?

Resp.: O carregador de bateria GILSOM é microcontrolado e possui proteção contra sobretensão, desligando o carregador quando a bateria estiver completamente carregada, sendo BIVOLT AUTOMÁTICO.

fonte:

Gilsom Transformadores

Postado em

pelo q eu ja tinha visto no forum, a SD tbm faz isso...depois de carregada, ela entra em flutuação, acho q é esse o termo...

vc vai carregar 100A de baterias somente??

vai deixar carregando a semana inteira pra que? [""] [""]

OUTRA COISA o recomendado é carregar as baterias com no máximo 10%...ou seja pra 100a de bateria, 10a de carregador no máximo...quanto mais carga lenta melhor...

essas fontes servem para serem usadas pra tocar em conjunto...não são feitas pra carregarem baterias...apesar de carregá-las...

c ficar usando pra carregar a bateria...a mesma vai pro pau logo logo...

Amigo,

Eu tenho uma da SD e te garanto que ela não entra em flutuação.

Tem escrito isso até nesse tópico.

E uma coisa é certo, ela promete 120A mas fornece mais que isso.

Na época que eu comprei, optei pela SD no lugar da SPARK devido ao design, peso, dimensões e pela idoneidade da Soundigital (não que a SPARK não seja boa, eu apenas não vi nenhum produto deles).

Acredito que as duas fontes cumprem muito bem o seu papel (a SD eu já comprovei medindo com multimetros minipa).

Abraços.

Postado em

Amigo,

Eu tenho uma da SD e te garanto que ela não entra em flutuação.

Tem escrito isso até nesse tópico.

E uma coisa é certo, ela promete 120A mas fornece mais que isso.

Na época que eu comprei, optei pela SD no lugar da SPARK devido ao design, peso, dimensões e pela idoneidade da Soundigital (não que a SPARK não seja boa, eu apenas não vi nenhum produto deles).

Acredito que as duas fontes cumprem muito bem o seu papel (a SD eu já comprovei medindo com multimetros minipa).

Abraços.

Se não me engano o Próprio Juliano disse no tópico da fonte...que quando ela carrega 100% da carga da bateria, ela continua com a voltagem normal...porem com amperagem quase nula...

so c eu estiver muito enganado...mais vi isso láh

Postado em

Com as fontes da Spark acontece o seguinte:

Quanto mais carregada a bateria estiver, mais alta será sua tensão, mas a corrente enviada vai diminuindo conforme a bateria necessita, até ficar em plena carga, aí a fonte praticamente zera a corrente, mas não desliga e não ferve a bateria por regular automaticamente.

Quando usada com o som tocando, quanto mais "energia" o som necessita, mais cai a tensão e aumenta a corrente e se o consumo for baixo, ela chega a carregar a bateria enquanto toca o som.

Acredito que a Soundigital funciona da mesma forma.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Postado em

sei que a spark usina é muito boa, inclusive prova isso com videos no youtube com varios testes, ja a soundigital acho o filé dela que é super compacta porem ainda existe muitas duvidas sobre ela.

se ela funcionar no mesmo esquema da spark, acabo ficando com ela, mas se nao, vou de spark.

Postado em

Se não me engano o Próprio Juliano disse no tópico da fonte...que quando ela carrega 100% da carga da bateria, ela continua com a voltagem normal...porem com amperagem quase nula...

so c eu estiver muito enganado...mais vi isso láh

Amigo,

Releia o tópico da fonte direitinho ai. A tensão com ela carregada, e sem carga na saída, não é tão "normal" assim não hein?!

Agora uma coisa é certa. Ficar usando esse tipo de fonte pra carregar baterias não é nem um pouco aconselhável, pois diminui drásticamente a vida útil da bateria. O recomendável é utilizar um carregador com corrente nominal até 10% da corrente nominal da bateria. Por exemplo:

- Bateria de 100ah - Carregador de 10ah

- Bateria de 150ah - Carregador de 15ah

Agora, se vc tem 10 baterias de 150ah em paralelo (totalizando 1500ah), ai sim é aconselhável uma fonte de 150ah para carregá-las.

No tópico da FT-120 tem até uma discussãozinha sobre essa questão da flutuação. Dai lembro que o Juliano falou que para implementar essa flutuação, aumentaria o custo da FT-120, e a FT-120 foi concebida para vir com um preço mais acessível.

PS: esta carga a 10% da corrente nominal da bateria é chamada de carga lenta.

Abraços :legal:

Postado em

outra duvida que tenho tambem é que nao sei se a fonte da soundigital vai até 14,4 volts ou sobe mais, pq sem duvida a spark fica estabilizada no 14,4 mesmo sem bateria. ja vi gente falando que a soundigital qundo medido no multimetro tava dando 17,2 volts.

Postado em

uma característica para que uma fonte possa ficar ligada direto na bateria é que ela seja regulada, se ela estabilizar nos 14,5

É um bom valor até porque a DDP não vai ser alta o que não vai gerar um corrente alta, O que aumenta a corrente de carga de uma bateria é a diferença de tensão do carregador / fonte para a bateria (diferença de potencial); se trabalhar com tensão mais próxima de 14V melhor

Se você olhar um carregador de baterias daqueles grandes que se encontra em auto-elétricas, os mais simples vão ter somente um ajuste de tensão, que vai dizer carga rápida ou carga lenta, este ajuste simplesmente escolhe uma tensão mais alta ou baixa, a carga lenta até 14V e a rápida +ou- 16V,

Postado em

num era mais facil vcs perguntarem se o fonte SD entra ou nao em flutuação pro proprio juliano???

soundigital@soundigital.com.br

ele responde rapido

a minha gilsom slim fica estabilizada em 14,5v medi de novo essa semana :legal:

ps. ta parecendo q tou fazendo propaganda da gilsom, mas eh a que eu tenho e a unica q vejo entao so posso falar sobre ela

Postado em

enviei um e-mail a soundigital, com as seguintes perguntas:

gostaria de estar adiquirindo uma fonte soundigital, mas possuo algumas duvidas sobre elas.

1- ela é estabilizada ?

2- se eu medir ela no multimetro sem está ligada a modulo ou bateria, quanto vai ser a voltagem?

3- posso deixar uma bateria de 60 amperes sendo recarregada pela FT-120 o dia inteiro?

4- possue controle de carga?

5- posso liga-la diretamente a um amplificador sem uso de bateria?

6- ela passa dos 14,4 volts quando ligado a uma bateria ?

tem algumas ai que o sentido é o mesmo, mas se ele responder uma a uma, nao vai ficar duvida alguma, pelo menos pra mim.

vamos aguardar as respostas.

Postado em

enviei um e-mail a soundigital, com as seguintes perguntas:

gostaria de estar adiquirindo uma fonte soundigital, mas possuo algumas duvidas sobre elas.

1- ela é estabilizada ?

2- se eu medir ela no multimetro sem está ligada a modulo ou bateria, quanto vai ser a voltagem?

3- posso deixar uma bateria de 60 amperes sendo recarregada pela FT-120 o dia inteiro?

tem algumas ai que o sentido é o mesmo, mas se ele responder uma a uma, nao vai ficar duvida alguma, pelo menos pra mim.

vamos aguardar as respostas.

2- 0?? :pirou:

3- sem estiver usando som nao

5- sim

6- acredito que nao

Postado em

Ola

Voce já conhece as fontes dB Sound?

Sao fabricadas em 2 modelos:

Energy Power dB80A @ 14.4V

Energy Power dB160A @ 14.4V

Sao Fontes estabilizadas de altissima performance, pequenas leves e muito potentes.

Nestes projetos forao usado os componentes mais tops do mercado.

Confira os videos.

dB80A

dB160A tocando 1 SD8K

2 dB160A tocando 2 SD12K

Qualquer duvida estamos a disposiçao.

Abraçao...

Postado em

Ola

Voce já conhece as fontes dB Sound?

Sao fabricadas em 2 modelos:

Energy Power dB80A @ 14.4V

Energy Power dB160A @ 14.4V

Sao Fontes estabilizadas de altissima performance, pequenas leves e muito potentes.

Nestes projetos forao usado os componentes mais tops do mercado.

Confira os videos.

dB80A

dB160A tocando 1 SD8K

2 dB160A tocando 2 SD12K

Abraçao...

faço as mesmas perguntas que fiz no e-mail que enviei pra soundigital, ao amigo michael da dbsound,

1- ela é estabilizada ?

3- posso deixar uma bateria de 60 amperes sendo recarregada pela db sound de 80 amperes o dia inteiro?

acredito que a spark usina esta ganhando muito mercado depois dos belos videos que eles botaram no youtube, nao deixam duvidas que é uma fonte boa e de alta tecnologia.

Postado em

faço as mesmas perguntas que fiz no e-mail que enviei pra soundigital, ao amigo michael da dbsound,

1- ela é estabilizada ?

3- posso deixar uma bateria de 60 amperes sendo recarregada pela db sound de 80 amperes o dia inteiro?

acredito que a spark usina esta ganhando muito mercado depois dos belos videos que eles botaram no youtube, nao deixam duvidas que é uma fonte boa e de alta tecnologia.

Ola...

Vamos lá pessoal.

1- As fontes dB Sound Energy Power sao estabilizadas em 14.4V

2- Se voce medir, vai medir 14.4V

3- Sim, pois assim que a bateria chegar na carga maxima a fonte para de carregar, nao mandando mais carga.

4- Controle de carga automatico, assim que a bateria carregar a fonte para de mandar corrente.

5- Pode ligar as fontes Energy Power sem baterias sem problemas.

6- Ela é estabilizada em 14.4V por tanto nao passa desta tensao.

As fontes dB Sound Energy Power sao frutos de muito trabalho e desenvolvimento, forao usados no seu projeto os melhores componetes do mercado, só componentes Top.

Proteçao de curto na saida nao desligando a fonte, (vamos postar 1 video) proteçao de temperatura.

Ventilaçao interna atraves de coolers.

Garantia de 18 Meses.

Abraçao pessoal.

Postado em

Ola...

Vamos lá pessoal.

1- As fontes dB Sound Energy Power sao estabilizadas em 14.4V

2- Se voce medir, vai medir 14.4V

3- Sim, pois assim que a bateria chegar na carga maxima a fonte para de carregar, nao mandando mais carga.

4- Controle de carga automatico, assim que a bateria carregar a fonte para de mandar corrente.

5- Pode ligar as fontes Energy Power sem baterias sem problemas.

6- Ela é estabilizada em 14.4V por tanto nao passa desta tensao.

As fontes dB Sound Energy Power sao frutos de muito trabalho e desenvolvimento, forao usados no seu projeto os melhores componetes do mercado, só componentes Top.

Proteçao de curto na saida nao desligando a fonte, (vamos postar 1 video) proteçao de temperatura.

Ventilaçao interna atraves de coolers.

Garantia de 18 Meses.

Abraçao pessoal.

Onde comprar? Cadê o site da marca?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...