Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gustavomp3

Para SQ: Classe A, Classe B, Classe AB ou Classe D

Recommended Posts

Mais uma duvida bateu!

Qual modulo seria mais refinado para um SQ?

-Classe A

-Classe B

-Classe A/B

-Classe D

Claro que tambem existe tambem um custo beneficio!

Outro fator importante, vale apena pegar um amp com muitos recursos?

Pois vemos muitas vantagens em ter os recursos, porem nao analisamos que mais estagios maior as chances de gerar ruido, portanto quanto mais simples mais purista.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer uma. Amplificador bom é amplificador bom e vice-versa, independente da classe.

Mas em termos gerais, para som automotivo, costuma-se usar os AB, tem mais chances de ser bom do que a maioria dos classes D. Eu prefiro um amp sem recursos e deixar o processamento para a HU, mas se vier a ter um amp com uma serie de ajustes também não iria reclamar.

Compartilhar este post

Link para o post

Há bons amplificadores em todas as classes, mas nenhum delas é perfeita, todas tem suas particularidades e aplicações recomendadas.

Para a parte frontal (stereo), eu não usaria outra coisa que não fosse A ou A/B. Pelo menos até que alguém me mostre um D, H ou ainda T que consiga o mesma fidelidade/linearidade de um classe A ou A/B. Até hoje nunca conheci nenhum.

Mas para sub-woofer um bom classe D supre 100% a necessidade sem o consumo exagerado do classe A ou A/B.

O ideal, seriam amplificadores 100% classe A, valvulados, trabalhando em single-end, para todo o som. Mas na pratica o consumo desta configuração torna-se inviável para automóveis.

(para paises frios seria tambem um bom aquecedor)

Um amplificador automotivo "muito inteligente" que consegue usar bem as classes A, A/B e D é o Audison 5.1k.

Para se aprofundar mais em cada uma das classes, tem um bom artigo na autosom.net...

Procure tambem no google as discussões da audiolist, são de grande valia para quem quer se aprofundar no assunto.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificadores classe A são raros e caros demais , Classe B e só radio de pilha , os mais comuns para SQ são os classe AB mesmo , o problema do classe D e que o audio sofre um tipo de processamento , já as classes G/H e um caso a parte que merece ser discutida pois e uma classe que tem um principio parecido com a classe AB , que e a comutação de classes !

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificadores classe A são raros e caros demais , Classe B e só radio de pilha , os mais comuns para SQ são os classe AB mesmo , o problema do classe D e que o audio sofre um tipo de processamento , já as classes G/H e um caso a parte que merece ser discutida pois e uma classe que tem um principio parecido com a classe AB , que e a comutação de classes !

Eu uso JVC 6500,acredito que seja classe A/B!Tem muita qualidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente é A/B para stereo/ 3 vias / 2 vias. D para Subwoofer. e as vezes o povo usa A para tweeter.

:legal:

Isso fora as explicações acima sobre cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, acredito que algum amplificador Zed Audio sane sua duvida sobre classe D. O Zanon do forum pegou um, quem sabe um dia não dá para ouvir.

Eu não sou muito encanado com valvulados. Apesar de não ter muita experiência com os mesmos, quanto mais eu aprofundo o assunto mais vejo que um estado sólido de preço X bate um valvulado de preço X, sendo que para ser melhor o valvulado precisa custar 3-4X mais, de uma maneira geral. Além do que, o rolloff, que muita gente diz ser a mágica dos valvulados, pode ser simulado num estado sólido com um pouco de eletrônica.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é pad, eu li bastante sobre os Zed Audio leviathan, comprei as cegas... afinal o amp é feito nos EUA e nao tem no brasil...

ja to com ele em casa, mas ainda nao testei...

deu um problema com o amp que alguns chips(chips IC se nao me engano) podem vir com defeito.... nao sei se meu amp tá defeituoso, mas mesmo nao estando o Steve me aconselhou a trocar os chips, ele ta me mandando os novos chips e eu vou trocar(nao sei aonde....)

bom, quando eu instalar o pessoal aqui do RS pode dar uma opinião

OU

se eu nao achar alguem qualificado aqui no RS pra trocar os chips, eu mando pra alguem de outro estado que faz as trocas dos chips e ja faz um teste/review pra galera....

o que importa é a sonoridade do amp, se ele é a, b, xz, zz, pra mim nao interessa...

Compartilhar este post

Link para o post

lembrei agora de um pioneer class A que tinha aqui em casa, GM-X904 era fantastico, mas esquentava muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Amp valvulado e para quem quer algo refinadissimo , não é para nòs meros mortais , eu nem sei se funcionaria bem em carro ,por causa das trepitadaçoes e poeira , mas que a vavula e superior ão transistor isso é mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

QUASE montei um classe A pro carro... aaliás, ainda tô aaqui pensando nele... 20W RMS por canal, pra tocar a frente. Tá bão até... Até os dissipadores estão guaardados.

MAS dei uma segurada, por causa do carpc... são aprox. 80W de consumo contínuo só do PC. Mais 160W de consumo contínuo do amp (25% de eficiência... na verdade, dá mais de 160W fácil fácil)...

Pra usar com o carro em movimento até que não é problema.

Ruim é dar "aquela parada estratégica" com a patroa, e ter que dar partida de 5 em 5 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

O preço dos classe A é algo que em um primeiro momento assusta. E nem todos os A disponíveis no mercado são automotivos, dos automotivos so conheço o Helix A1, A2... Devem existir muitos outros, mas o que conheço é esse.

Os AB são de longe os mais utilizados em projetos que vão desde o mais basico até um dos mais hi-end que vc verá por ai.

É bom dar uma pesquisada, dependendo do seu gosto, rola de comprar um e não outro. Por questões de "coloridos" em alguma faixa da gama de resposta deles.

Existe uma lista imensa de amps hi-end (classe ab) que vc teria pra poder escolher. O difícil é escolher sem ouvir e resistir aos apelos estéticos de uns e outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, acredito que algum amplificador Zed Audio sane sua duvida sobre classe D. O Zanon do forum pegou um, quem sabe um dia não dá para ouvir.

Eu não sou muito encanado com valvulados. Apesar de não ter muita experiência com os mesmos, quanto mais eu aprofundo o assunto mais vejo que um estado sólido de preço X bate um valvulado de preço X, sendo que para ser melhor o valvulado precisa custar 3-4X mais, de uma maneira geral. Além do que, o rolloff, que muita gente diz ser a mágica dos valvulados, pode ser simulado num estado sólido com um pouco de eletrônica.

Eu acho difícil viu PAD... A própria construção do classe D torna isso praticamente impossível. Em linguagem simples, o tipo de amplificação de "modulação por largura de pulso" ou PWM (o que torna o classe D tão eficiente), é tambem o seu grande vilão quando falamos em qualidade de audio.

Bons classe D com certeza existem, mas melhores que um bom classe A ou A/B, é, teoricamente, impossível.

Mas vou fazer o possível para escutar algum desses Zed Audio.

E quanto a os valvulados, hááááááá os valvulados =)

A pegada de um valvulado é indescritível. O som é único, e único de cada valvula. As russas, maravilhosas. As Electro-harmonics, nossa uma maravilha!

Dos poucos valvulados que escutei, todos estão bem acima dos nossos moderníssimos transistorizados. Mas infelizmente o custo é mesmo proibitivo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

QUASE montei um classe A pro carro... aaliás, ainda tô aaqui pensando nele... 20W RMS por canal, pra tocar a frente. Tá bão até... Até os dissipadores estão guaardados.

MAS dei uma segurada, por causa do carpc... são aprox. 80W de consumo contínuo só do PC. Mais 160W de consumo contínuo do amp (25% de eficiência... na verdade, dá mais de 160W fácil fácil)...

Ruim é dar "aquela parada estratégica" com a patroa, e ter que dar partida de 5 em 5 minutos.

25% de eficiencia MÁXIMA teórica, Kleber!

Na pratica sabemos que os classe A puros (single-end) costumam variar de 10 a 15% de eficiência.

Então poderás ter um consumo de por volta de 380w, para apenas 2 canais de 20w RMS.

Mas pense no lado bom: No inverno, os 340w perdidos em calor pelo classe A servem muito bem como aquecedor!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificador Classe AB é o melhor custo benefício para estereo, pois não consome tanto e fornece relativa qualidade.

Amplificador Classe A é o que possui maior qualidade, entretanto de cada 100 Watts consumidos, 75 se transformam em calor.

Amplificador Classe D, também sou da opinião que devem ser utilizador para os SUBGRAVES, justamente pela perda nos harmônicos dada a modulação PWM.

Amplificadores Classe B nem se discute. Possui relação sinal ruido extremamente prejudicada.

Estaria de bom tamanho poder utilizar um amplificador classe A para frente + um classe D para o SUB.

Porém, alguém aqui conhece um amplificador Classe A disponível no mercado?

Compartilhar este post

Link para o post

Que 5 minutos, que patroa que nada!

Certa feita esse homi aí me mandou um mc423 de 30 wrms que sem volume, só em stand-by, já partia com os 30 wrms direto em regime contínuo.

Depois de 15 minutos virando roda na hora do rush o sujeito fica meio desesperado com a estufa ligada dentro do carro hehehe...

Bom, na época era classe A e fora os transtornos térmicos era bom, baixamos o bias e voltou para classe AB e continua bom hehehe...

Normalmente acho os módulos com sonoridade macia e de agudos cristalinos, mais confortáveis para tws e mais refinados.

Daí para baixo pede-se sonoridade o mais natural possivel, controle no midbass, não encrespar os médios e graves firmes no sub.

A classe em si não é o que voga mais, mas sim o resultado prático, ou seja, o projeto do módulo.

Em relação aos digitais:

Já ouvi bons digitais tocando sub.

Ouvindo moderadamente podem soar refinados em agudos, mas é justo a pessoa estar informada quando optar para estéreo: a baixa velocidade de chaveamento dos semicondutores atuais frente a requerida pelo conceito deste tipo de projeto, a medida que se aproxima do limite dos transistores, em geral é resolvida pela engenharia com a solução de baixar a resolução dos agudos.

Compartilhar este post

Link para o post

É galera, o topico esta ficando bom ...

Eu pensava mais ou menos na linha de vc's!

Mas jogue para ver a opiniao da galera..

Agora realmente um valvulado, não existe um timbre igual para sons de guitarra..

Mesmo que seja um 15watts...

Mas como dizem, valvula é bom para brincar em casa mesmo ..

Carro creio que não animo muito!

Mas se o Kleber topar a ideia eu dou uma força...

Compartilhar este post

Link para o post

Me ajudem a entender, os Alpine PDX e Arc Audio ( pelo menos a linha XXD que eu to olhando ), não são bons para SQ?

São classe D.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à classe D, um colega forista importou alguns amps Alto Mobile, inclusive estão à venda nos classificados, e mesmo sendo classe D é considerado um dos melhores midranges do mundo! Agudos um pouco velados, mas com um tweeter bem brilhante normalmente tem um resultado ótimo! Estou esperando ele instalar para ouvir um sistema full classe D de altíssimo nível, vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende o tipo de sistema que você quer montar.

Pelo custo x benefício são ótimos amplificadores.

Se quiser montar algo mais refinado pode montar um sistema com a linha KS ou ainda com a SE (no caso dos produtos da Arc Audio).

O SPL_LIVRE aqui do forum montou um som semana passada com a linha XXD na S9 Customs. Pode te passar um feedback.

Compartilhar este post

Link para o post

Me ajudem a entender, os Alpine PDX e Arc Audio ( pelo menos a linha XXD que eu to olhando ), não são bons para SQ?

São classe D.

Bem, para um SQ de entrada a PDX vai bem. Mas para algo mais refinado não, ela começa a deixar a desejar. Eu uso uma no Troller com o Morel Elate 3 way e tenho alguns problemas com ela (e com o kit tambem!).

Ela abre muito o tweeter, etc etc etc...

Quanto ao ARC Audio eu não conheço, mas também não acredito que seja muito melhor que o PDX.

Para mim esse tipo de amplificador só se faz necessário quando espaço e consumo é um fator determinante. Quando não, melhor investir em um bom amplificador A/B e ter mais chances de acertar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Porém, alguém aqui conhece um amplificador Classe A disponível no mercado?

MB Art, para citar um nacional.

Eu ando namorando um desses class A também. Fico pensando se seria uma boa uma bateria auxiliar, por causa do consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...