Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rafael_Brasil_123

maior area de duto, mas mantendo a mesma sintonia..

Recommended Posts

Postado em

seguinte, eu e o JanderStyl3 estamos descutindo no xati, eu digo q quanto maior o duto, ou mais dutos, mas acertando o comprimento pra manter a mesma sintonia é melhor, ja ele diz q piora, q vai soprar, q o sub vai perder o controle de cone etc.

simulei aqui mostrando pra ele:

58952298.png

graficow.png

o grafico e o resto tudo ficou identico, menos a velocidade do ar q diminuiu bastante, isso pra mim é melhor, quanto menor a velocidade do ar mais rendimento terá, ja pra ele não.

quem ta certo e quem ta errado?

Postado em

quanto menor a velocidade do ar, menos o duto vai "soprar"... E quanto maior a area do duto, menor a velocidade do ar...

Isso eh pura fisica.

Postado em

quanto menor a velocidade do ar, menos o duto vai "soprar"... E quanto maior a area do duto, menor a velocidade do ar...

Isso eh pura fisica.

poisé, mas pra meter isso na cabeça do jander... rsrs

ele falo pra eu cria o topico pra ver como to errado... :rolleyes:

Postado em

quer uma maneira facil de comprovar que a maior area sopra menos ?

pega um tubo de caneta BIC e sopra, vc vai escutar um assobio. Agora pegue cado de pvc e 1" e sopre com a mesma força. Depois me diga qual tem velocidade menor do ar e qual nao sopra...

Postado em

quer uma maneira facil de comprovar que a maior area sopra menos ?

pega um tubo de caneta BIC e sopra, vc vai escutar um assobio. Agora pegue cado de pvc e 1" e sopre com a mesma força. Depois me diga qual tem velocidade menor do ar e qual nao sopra...

Se quiser provar mesmo, pega um duto de 8"depois da caneta e sopra.. suhsiudhsiudhsiudhsiuh

Postado em

Mas, quanto ao controle de cone, de certa forma é verdade....

Se o duto for pequeno, o sub sofre mais resistência para empurrar o ar pelo duto.....

Pegue a tampa de BIC e assopre o mais rápido possível, veja a força que você faz... E agora com um duto de 1"

Postado em

olá amigos o negocio ficou bem confuso pra min..

parte do "xati" hehe

(04:16) JanderStyl3: homen

entao

vo bota la 2 duto de 4"

no meu P2

e via tocar mais doq com 1 ?

(04:18) Rafael: sim

mas mantendo a mesma sintonia

esses 2 duto de 4"

(04:18) JanderStyl3: e se eu botar 4 duto de 4" vai tocar mais ainda entao ?

(04:18) Rafael: vai ter uns 50~60cm de comprimento

sim

entao pelo geito o negocio é socar duto ?

Postado em

Simplesmente vazão! hehehe

se for questão de vazão, é so deixar uma parte da caixa em aberto.. a vazão vai ser muito maior q do duto.. nem por isso vai tocar mais..

mesmo usando os dutos conforme citado no topico,

Com uma vazão de ar maior temos q cuidar o controle do cone do sub ?

Postado em

Receitinha de amigo...sub de 12" duto de 6" sub de 18" duto de 9" tente usar area de duto 50% menor que as " do sub... fica legal ^^

e quanto a sintonia.... se dobrou a quantidade de dutos tem que dobra o comprimento dos mesmos 1 de 4" por 10cm.... 2 de 4" por 20cm ^^

:legal:

Postado em

e quanto a sintonia.... se dobrou a quantidade de dutos tem que dobra o comprimento dos mesmos 1 de 4" por 10cm.... 2 de 4" por 20cm ^^

:legal:

Não é bem assim não colega, não vou conseguir explicar a parte teórica da coisa mas, para aumentar o número de dutos mantendo a sintonia essa regra não funciona, desse jeito estará subindo a sintonia da caixa. :legal:

Logo aparece alguém que entende da arte pra explicar melhor...

Postado em

basicamente sim... Dobra-se o duto e o comprimento...

mas so dobrando nao vai dar o correto pra manter a sintonia, teria que se acressentar uns 10% no comrpimento + -

Postado em

Quanto a manter a mesma sintonia realmente não é só dobrar o comprimente. Que eu saiba não tem nenhuma regra certa para isso, mas começar os testes com o dobro já e meio caminho andado. E uma observação ae pRa a galera que for almentar a área de duto, se vcs quiseremmanter a sintonia tem que lembrar de aumentar a litragem da caixa ou ver o quantode duto para fora para manter o volume livre para u sub igual.

Postado em

Existe Casos e Casos, nao podemos generalizar oq e melhor pra todos Casos...

Por exemplo, vai ter casos onde o cone do falante, tera que trabalhar em constante compressao para um bom controle de cone, nesse caso um duto de maior area NAO seria o mais indicado...

entao nao podemos generalizar...

E nao podemos esquecer... nao podemos pensar somente em sintonia, temos que manter tb a pressao, e digo, se confiar cegamente em soft simuladores, terao grande chance de quebrar a cara !

Abraco...

Postado em

olá amigos o negocio ficou bem confuso pra min..

parte do "xati" hehe

(04:16) JanderStyl3: homen

entao

vo bota la 2 duto de 4"

no meu P2

e via tocar mais doq com 1 ?

(04:18) Rafael: sim

mas mantendo a mesma sintonia

esses 2 duto de 4"

(04:18) JanderStyl3: e se eu botar 4 duto de 4" vai tocar mais ainda entao ?

(04:18) Rafael: vai ter uns 50~60cm de comprimento

sim

entao pelo geito o negocio é socar duto ?

seguinte como eu disse lá, vai diminuir ali o VV, logo naquela frequencia onde o duto "soprava", não vai ter mais esse ruido, logo vai render mais grave doq aquele ruido chato.

e não precisa exageirar, deixando o pico do VV ali por 15~16m/s ta otimo de mais, não precisa ter area de duto maior.

se for questão de vazão, é so deixar uma parte da caixa em aberto.. a vazão vai ser muito maior q do duto.. nem por isso vai tocar mais..

mesmo usando os dutos conforme citado no topico,

Com uma vazão de ar maior temos q cuidar o controle do cone do sub ?

affffffff

estamos falando de duto, tem q ter um comprimento, não é só abrir um buraco maior possivel e pronto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

agora sobre controle de cone ja não sei tanto, mas, o ar vai ter q percorrer uma distância bem maior, assim não manteria a pressão tbm? tipo soprar uma tubo de 10cm de 1, ou 20~25cm de 2"...

Postado em

agora sobre controle de cone ja não sei tanto, mas, o ar vai ter q percorrer uma distância bem maior, assim não manteria a pressão tbm? tipo soprar uma tubo de 10cm de 1, ou 20~25cm de 2"...

Não.

Postado em (editado)

pelo q eu entendi disso tudo, primeiro tem q ver ateh qnto compensa botar dutos de maior area redondos, pois como sabemos maior nº de dutos ou sua largura maior tera q ser o comprimento entao tem q ver se cabe na caixa e no carro caso fique pra fora....entao no caso do sub p2 2 dutos de 4'' creio q seja o suficiente..tenta ver tbm um de 6'' (area um poko maior ) e talvez ele fike menos comprido pra manter a sintonia. tbm li q tem q manter uma pressao dentro da caixa por isso n pode lotar de dutos , mas isso ja nao entendi direito...abrass

Editado por victor henrique
Postado em

Não é bem assim não colega, não vou conseguir explicar a parte teórica da coisa mas, para aumentar o número de dutos mantendo a sintonia essa regra não funciona, desse jeito estará subindo a sintonia da caixa. :legal:

Logo aparece alguém que entende da arte pra explicar melhor...

tava genaralizando....pq se for explicar fisica aki no topico 5% vai entender...logo nao e o objetivo :legal:

Postado em

minha humilde contribuição (espero ser util).

1 - Não confie nas simulações. Elas vão te servir de BASE mais não são garantias!

2 - Na pratica (isso já aconteceu comigo) usando uma area grande de dutos o sub não rendeu legal, ficou com o cone mto bobo e descontrolado. Usando duto menor (mantendo a mesma sintonia) o conjunto melhorou mto.

3 - Cada caso é um caso, cada falante é um falante, cada carro é um carro, cada instalação é uma instalação...!

Ps. Pena ninguem morar aqui perto, se eu tiver um tempo eu faço um video e posto a simulação da caixa atual que estou usando nos meus 2 eros 312lc. Na simulação seria TOTALMENTE inviavel, iria soprar absurdamente e totalmente descontrolado, aonde já se viu usar um woofer 12`sintonizado proximo a 35hz ? hehe

Na pratica as coisas mudam MUITO, pessoal não se acredita no que está tocando, gravão fundo, indo longe aquele grave pesado, nada de toc toc chato e dentro do carro da um spl legal e um subgrave até "satisfatório" (comparavel a quando eu usava só 1 uxp).

Na época simulei uma band pass pra um par de uxp que ficaria mto animal, montei e foi a maior decepção, tentei acertar a sintonia no ouvido e melhorou um pouco (segundo o software, as alterações que havia feito só iria piorar). Depois disso nunca mais simulei...

lembrando que isso é uma opinião pessoal ok?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...