Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novo subwoofer chegando...

Recommended Posts

krébi... seguinte brother, como o sub está se comportando em relação à velocidade nos graves? grande parte do pessoal do fórum gosta de rock/heavy metal, e o que mais conta para nós adeptos é a velocidade que o sub consegue reproduzir os graves, para não embolar nos bumbos mais rápidos. Já colocou algo para rolar no sub e como ele se comportou?

No geral, muito bom. Ainda não fiz uma caixa menor pra testar, mas mesmo na caixa grande está muito bom, tendendo a embolar, mas não embolando de fato. Na caixa menor deve ficar bem melhor, esta semana eu faço outra caixa e testo. Inclusive, farei testes com ele embaixo do banco, estou pensando em passá-lo pra lá no meu set.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, não!

Semana que vem devo ter novidades!

Ah blz Kleber...

só tava te enxendo o saco..

Vc acha que um Alpine PDX 1.600 seria muito forte pro sub??

Valeu Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ah blz Kleber...

só tava te enxendo o saco..

Vc acha que um Alpine PDX 1.600 seria muito forte pro sub??

Valeu Abraços

Bom, vai sobrar bastante potência, mas nada que traga problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vai sobrar bastante potência, mas nada que traga problemas.

Entao ele aguentaria tranquilo 500wrms? Ainda tocaria legal?

Se sim, me interesso BASTANTE.

Acredito que por experiencia em som, eu nao seja o melhor "testador", mas me disponibilizo a comprar uma das primeiras "fornadas"...

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber me desculpe pelo nivel de estupidez da minha pergunta (não intendo muito sobre estes paramentros) mas qual seu intuito em criar este sub com esta tal tecnologia ainda secreta???

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber me desculpe pelo nivel de estupidez da minha pergunta (não intendo muito sobre estes paramentros) mas qual seu intuito em criar este sub com esta tal tecnologia ainda secreta???

Basicamente, fazer o que nenhum sub abaixo de U$1k/unidade é capaz.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Klebão!!! Bom saber que tudo vai caminhando bem. Até me ofereceria pra comprar um mas as finanças estão numa fase negra... O que achas da bridge do 4.6x pra tocar o sub? Tocaria o suficiente pra explorar o potencial dele? Vou ver essa semana se dá pra te ligar pra ouvir o protótipo. Ele está tocando no seu set? Dá pra ouvir indo na Asa Sul no seu trabalho?

Boa sorte e torcendo por você amigo!!! [-][-][-]

Um abraço,

Sérgio.

Edit: Esqueci de perguntar... Não vai sair um de 8" não? Faria pezinhos com eles OpO [¨]

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 acompanhando!

andei vendo os outros topicos onde vc menciona o novo sub e a galera tbm ta anciosa pelo lançamento hein Kleber! Boa sorte ai....e claro q tbm vou querer conhecer o Sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de tudo quero lhe parabenizar pela iniciativa e pela criação, não deve ser fácil criar algo assim. Com certeza você merece os créditos pela pesquisa e execução do projeto.

Parece que está ficando excelente, pelos seus comentários e pela credibilidade que você possui aqui no forum.

Mas me desculpe se minha pergunta pode parecer muito aquém do conhecimento médio sobre tal matéria, mas será que este novo projeto que você esta aplicando ao sub, pode também ser aplicado ao midbass? seria possível construir um mid com melhor sonoridade e possivel de atingir frequencias mais baixas?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, deu um trabalho da GOTA medir tudo isto "na mão", mas tirei os primeiros parâmetros... só pra perceber que vou ter que usar outra metodologia.

Fs = 18, Hz

Qms = 1,7

Vas = 53,78 liters

Xmax = 15, mm

P-Dia = 254, mm

Qes = 3,555

Le = 10, mH

Z = 2,9 ohms (valor da bobina do protótipo, o final vai sair com 4 ohms)

Pe = 200, watts

Qts = 1,15

1-W SPL = 73,45 dB

Os valores "fecham" (segundo o bassbox), mas a simulação e o VAS ficaram totalmente fora da realidade. Como a variação máxima de impedância ficou em menos de 0,4 ohms em toda a faixa útil (contra falantes que ultrapassam 20 ohms de variação), os resultados estão bem estranhos. Hoje à noite vou separar a ligação das bobinas e medí-las de forma individual.

O que achei bem interessante: a curva de impedância me mostrou que o conjunto ficou altamente especializado entre 11 e 26Hz. Porém esta curva de impedância é muito sutil, tão sutil que dá até pra desconsiderar a curva, é menos de 10% do nominal, mostrando quie o alto Qts não significa um desempenho ruim...

Bom, vamos ver a próxima medição.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de tudo quero lhe parabenizar pela iniciativa e pela criação, não deve ser fácil criar algo assim. Com certeza você merece os créditos pela pesquisa e execução do projeto.

Parece que está ficando excelente, pelos seus comentários e pela credibilidade que você possui aqui no forum.

Mas me desculpe se minha pergunta pode parecer muito aquém do conhecimento médio sobre tal matéria, mas será que este novo projeto que você esta aplicando ao sub, pode também ser aplicado ao midbass? seria possível construir um mid com melhor sonoridade e possivel de atingir frequencias mais baixas?

Sim, será aplicado. Semana que vem chega material pra montar um protótipo de midbass e de um tweeter, todos com a mesma tecnologia.

Serjão, por hora não vai ter 8" por falta de carcaça de alumínio, pois carcaça de chapa atrapalha o campo magnético. Mas assim que conseguir, é tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, belos parâmetros. Só achei a sensibilidade muito baixa, Krébi, recomenda aplicar quantos RMS nesse protótipo?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, essa sens. não está tipo... "baxapacarai"?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, essa sens. não está tipo... "baxapacarai"?

Então, os parâmetros estão muito estranhos. Se vc colocar o Bassbox pra calcular a massa móvel, ele vai dizer que é de 430g, e que em caixa selada de 12L ele só desloca 2mm.

Na prática, é tudo BEM diferente. Até o VAS tá estranho. Por isto não dá pra confiar nessa sensibilidade aí não.

Vou tanteer levantar os parâmetros por software, mas ando pensando em reduzir a x-máxima pra ganhar em sensibilidade, já que esse sub é realmente feito para tocar em caixa selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub do klebi não bate bem :vts

É, imaginei que os parâmetros não fossem servir para muito.... Parâmetros de medição são feitos para peças que variam conforme um padrão... Se você inventa um padrão novo, precisa de unidades novas, métodos novos... Não acho que você consiga convencer alguém com parâmetros, mesmo com software :vts

Claro que, digo isso no geral, não sei se em falante seria diferente =P

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa. A indústria nacional precisa de caras como você. O pessoal ainda tem na cabeça que produto bom é produto importado e muitos fabricantes acreditam nisso e preferem concentrar seus esforços em fazer um produto mais barato em vez de um produto melhor. Não desanime, e pode acreditar que o sucesso irá vir com certeza.

Só não vou me candidatar para testar seu sub porque sou suspeito.... Vou ter que esperar sair no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

alguma novidade?

Mexi na bobina, baixei um pouco a x-máxima e medi os parâmetros com mais cuidado... ficou mais realista, ao menos.

Fs = 15, Hz

Qms = 0,91

Vas = 7,21 litros

Xmax = 10, mm

Qes = 1,9

Re = 2,9 ohms

Le = 7, mH

Z = 3, ohms

BL = 28,6 Tm

Pe = 200, watts

Qts = 0,61

BL alto, né? :vts

Ainda tá estranho (especialmente a sensibilidade), mas pelo menos parece mais próximo do real. O burro aqui esqueceu de ligar as bobinas separadas, por isto não pude medir os parâmetros por bobina.

Essa semana vou mudar as bobinas... agora ao invés de duas de 2 ohms em série (o protótipo tá com 2 de 1,5 ohms), ou usar 2 de 8 ohms em paralelo... pode não parecer nada, mas muda bastante coisa...

Se tudo der certo, logo entra no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ansioso para ler os reviews dos afortunados futuros proprietários.

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi na bobina, baixei um pouco a x-máxima e medi os parâmetros com mais cuidado... ficou mais realista, ao menos.

Fs = 15, Hz

Qms = 0,91

Vas = 7,21 litros

Xmax = 10, mm

Qes = 1,9

Re = 2,9 ohms

Le = 7, mH

Z = 3, ohms

BL = 28,6 Tm

Pe = 200, watts

Qts = 0,61

BL alto, né? :vts

Ainda tá estranho (especialmente a sensibilidade), mas pelo menos parece mais próximo do real. O burro aqui esqueceu de ligar as bobinas separadas, por isto não pude medir os parâmetros por bobina.

Essa semana vou mudar as bobinas... agora ao invés de duas de 2 ohms em série (o protótipo tá com 2 de 1,5 ohms), ou usar 2 de 8 ohms em paralelo... pode não parecer nada, mas muda bastante coisa...

Se tudo der certo, logo entra no mercado.

cara, muito boa sorte pra ti, e para o o bem de ambos, eu espero ser um cliente satisfeito! hehehe hand26[]-[]:mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa. A indústria nacional precisa de caras como você. O pessoal ainda tem na cabeça que produto bom é produto importado e muitos fabricantes acreditam nisso e preferem concentrar seus esforços em fazer um produto mais barato em vez de um produto melhor. Não desanime, e pode acreditar que o sucesso irá vir com certeza.

Só não vou me candidatar para testar seu sub porque sou suspeito.... Vou ter que esperar sair no mercado.

Valeu André... um dia eu te tiro da NAR... hauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, dependendo para fase de testes tira só algum parâmetro simples, especificação de caixa e manda pro polvo (nozes incluso), e depois você tira uma lista T/S completa. Ou dependendo você cria uma nova, tipo K-24, LPA69 :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, esses parâmetros são preliminares.

Quem animar de simular, experimente uma caixa selada de 12L com F3 em uns 23hz... eu sabia que não tava ficando doido...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...