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Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

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E pra onde vai a energia deles então? Se perde? Ou ajuda a suprir o pico de consumo do amplificador?

 

Se audou a suprir o pico e a tensão não caiu, então é inútil?

 

10% de queda na tensão = 30% de potência perdidos.

 

5000W - 30% = 3500W.

 

Triste, não?

 

 

 

"encher"? A carga do capacitor acompanha a da bateria, da mesma forma como duas baterias em paralelo não se descarregam de forma desigual.

 

Além disto, a bateria também precisa ser "enchida" por alguém.

 

Bateria e capacitor, em um sistema, possuem o MESMO comportamento funcional, a não ser que seu set seja alimentado APENAS por baterias (caso dos trios). Neste caso a bateria é fonte de energia, e o capacitor entra pra evitar as quedas de tensão.

 

Apesar de iguais, são as diferenças entre eles que permitem a um set com capacitor apresentar resultados MELHORES.

 

 

 

Não? Liga um descarregado direto no sistema elétrico pra entender o que é velocidade então... Cuidado pra não soldar o fio no borne!

 

 

 

O capacitor se carrega nos momentos em que a tensão sobe (óbvio). Por acaso durante esses graves a tensão não sobe?

 

Além disto, será que a culpa é dos capacitores, ou será que estava faltando bateria pra segurar o grave, já que ela é a fonte de energia do trio?

 

Simples como? Quanto mais potência, mais fácil é alimentar então? Menores são as quedas?

 

 

 

Como eu disse, há 3 coisas em um sistema elétrico de um carro de SPL:

 

O ESSENCIAL: Alternador.

 

O AUXÍLIO: Capacitor.

 

A MULETA: Bateria.

 

Se você acha que capacitor é o essencial, está aí o erro conceitual seu.

 

O mais importante é sempre quem FORNECE energia. O AUXÍLIO é o que te permite uma mlehor desempenho do provisor de energia.

 

A MULETA só serve pra corrigir o erro no dimensionamento dos dois primeiros.

 

 

Corrigindo, com meus comentários em VERMELHO!

 

 

 

Essa parte final eu deixo pro kleber! rsrs

 

 

Capacitores são bem legais, ainda mais aqueles com neon, voltimetro, que brilham no escuro. O bom mesmo é instalar eles acima do tampao, para dar um rolé de noite.

 

Servem tambem como ótimos conectores, emendas de cabos.

 

Concordo com isso!

 

 

 

Galera, pq o pessoal não faz uma doação, compra um MC, coloca em um Set de SPL bruto, e ve o que vai acontecer?

 

se o MC vai ajudar, ou atrapalhar?

 

 

eu sou adepto ao uso de MC, alem de sem bunitinho (principalmente a noite, e aqueles luizinhas piscando) acredito sim que ajuda!

tanto que meu carro ficou um bom tempo sem piscar as luzes!

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Depende... qual a queda da tensão do alternador até a bateria?

 

Qual o prejuízo disto em watts?

 

Há formas de reduzir a queda da tensão do alternador? SIM. O nome: Capacitor.

 

Ou tô errado?

 

 

 

Depende. Se for um TRIO, onde a autonomia fala mais alto, a bateria.

 

Se for SPL, onde a capacidade de suprir energia é mais importante, iria de capacitor, desde que corretamente dimensionado e desde que o altenador consiga suprir o sistema.

 

Se a bateria é fonte de energia pro seu sistema, você já não está fazendo a coisa certo.

 

É ou não é?

 

 

 

Kleber, tens ciência de que uma bateria, com suas placas em paralelo, age tambem como um capacitor?

 

Meus argumentos partem do pressuposto de que o alternador não está corretamente dimensionado, como em, digamos assim, todas as instalações que ja vi ou fiz, no Brasil.

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Isto sem levar em conta o programa musical. Se em um sistema de graves fortes para dentro do carro o cara gosta de ouvir pancadão, aquela bateção de panela, vai que de repente o capacitor realmente ajude, mas com as musicas que se ouve hoje em dia, com passagens de grave com pelo menos 4, 5 segundos contínuos, eu instalaria a bateria extra.

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mas murilo, se a bateria age como um capacitor, com carga e descarga mais lenta digamos, o capacitor nao eh util???

4 a 5 segundos de grave com capacitor vai ser algo tipo comecando com tummmm e terminando com toc.

4 a 5 segundos de grave sem capacitor vai ser algo tipo comecando com toc e terminando com toc.

 

edit

tumm = subgrave mesmo, superultramegafodastico.

toc = grava + fraco, nao toc toc de pancadao.

Editado por cjainf

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Isto sem levar em conta o programa musical. Se em um sistema de graves fortes para dentro do carro o cara gosta de ouvir pancadão, aquela bateção de panela, vai que de repente o capacitor realmente ajude, mas com as musicas que se ouve hoje em dia, com passagens de grave com pelo menos 4, 5 segundos contínuos, eu instalaria a bateria extra.

 

Murilo... mas no caso será que o capacitor não daria um alívio para a bateria?

 

pq assim, baterias tem uma corrente de pico bem mais alta que sua corrente nominal (Ah), mas ela também não sustenta essa corrente por muito tempo, e nesse caso, o capacitor não "pouparia" a bateria por 1 ou 2 segundos facilitando para que ela dê conta num gravão demorado desses?

 

agora uma pergunta para o Kleber e Elias:

 

no caso de um sistema de baterias hiperdimensionado, por exemplo, um amplificador de 2000WRMS class D, com 85% de eficiencia, e para alimentar somente esse amp, 2 baterias AGM (menor resistencia interna que as de chumbo, e corrente de pico mais alta) de 110Ah e mais a bateria original de 65Ah chumbo-ácida no cofre, com um alternador de 120A

 

tem-se BASTANTE bateria ai, uma corrente de "crank" BASTANTE alta, e um set de baterias desse sai mais barato que 10F de capacitancia REAL (comprando can capacitors de boa qualidade, não-hibridos e com capacitancia REAL)... qual seria o melhor investimento?

 

meu voto é para as baterias! E vcs? talvez um meio termo? 5F de capacitor e apenas 1 AGM de 110Ah?

 

vamos para o campo da realidade! em um sistema onde se pode superdimensionar a alimentação em BATERIA E CAPACITORES, mas sem alterar o alternador além do uso de 1 único alternador parrudo (de 120A é bem viavel)... O QUE FAZER? investir apenas em capacitores? é isso? investir em baterias E capacitores? se der pra escrotizar na quantidade de baterias, compensa a ausencia de um capacitor?

 

ah é! levando em conta que o programa usado seja musicas de BASS, musica SLOW com passagens de 18-25Hz de 3, 4 segundos, coisa TRASH mesmo, pra esfarfonhar com o amplificador, sub, etc!

Editado por SubSonic

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O tempo de descarga de um capacitor de 10F de ultra-baixa ESR em um sistema com alimentacao insuficiente é super baixo. Assim que der um tempo aqui vamos calcular rireitinho, levando em consideracao a ESR do capacitor, ok?

 

Eu tenho aqui um 1F fosgate, e um 16F feito com supercaps de 100F em série, como a grande maioria dos caps de 10 a 20F que se encontra por aí, xing ling. Cada supercap possui 10mOhm de ESR, ou seja, temos 5 destes em série, a resistência é de 50mOhm, ou seja, 0.05 ohm. Com 200A circulando, a queda de tensão no capacitor de 16F é de 10V. Com 100A é de 5V, ou seja, um lixo.

 

Temos que ver bem como são, e nao acreditar no que essas porcarias xing ling nos falam.

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Não precisa nem dizer que ambos capacitores nao deram um pingo de auxílio na minha 3500, com um SD8000, alternador original e 10x 50Ah AGM. Tanto auditivamente quando "multimetralmente".

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ai entra a conta do KLB 1F pra 200w

sd8k = 40f de cap.

quem sabe ai de uma forca.

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Kleber, tens ciência de que uma bateria, com suas placas em paralelo, age tambem como um capacitor?

 

Meus argumentos partem do pressuposto de que o alternador não está corretamente dimensionado, como em, digamos assim, todas as instalações que ja vi ou fiz, no Brasil.

 

Sim, a bateria, na realidade, é uma improvisação que dá certo.

 

Agora, um alternador mal dimensionado é coisa de quem quer muita potência sem mexer no principal.

 

E, convenhamos: Se o alternador está muito abaixo do ideal, você vai ter que andar com o som desligado após algumas horas, pra poder recarregá-la. Se você não precisa chegar a tanto, é porquê o alternador, mesmo não suprindo os PICOS, consegue suprir toda a energa demandada em um espaço maior de tempo.

 

E, se isto acontece, significa que o capacitor também poderá operar corretamente, se bem dimensionado.

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Kleber, tu sabes, qualquer amplificador adicionado, maior que digamos 300W, torna o alternador original mal dimensionado, afinal a montadora nao tem idéia nem pretensão alguma de suprir demanda de acessórios de alta potência.

 

O pessoal não costuma trocar/adicionar alternadores, e é acostumado a conviver com uma moderada queda de tensão, por volta de 12V nos bornes do amplificador. Por isto que digo: Gaste o dinheiro em uma boa bateria e coloque-a perto do amplificador.

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Tbm... 1F pra 8000w rms é tenso!

 

E esse de 16F aí...eu nao entendo NADA DE NADA, mas nao pode ter algo de errado na construção dele?

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O tempo de descarga de um capacitor de 10F de ultra-baixa ESR em um sistema com alimentacao insuficiente é super baixo. Assim que der um tempo aqui vamos calcular rireitinho, levando em consideracao a ESR do capacitor, ok?

 

Eu tenho aqui um 1F fosgate, e um 16F feito com supercaps de 100F em série, como a grande maioria dos caps de 10 a 20F que se encontra por aí, xing ling. Cada supercap possui 10mOhm de ESR, ou seja, temos 5 destes em série, a resistência é de 50mOhm, ou seja, 0.05 ohm. Com 200A circulando, a queda de tensão no capacitor de 16F é de 10V. Com 100A é de 5V, ou seja, um lixo.

 

Temos que ver bem como são, e nao acreditar no que essas porcarias xing ling nos falam.

 

por isso q eu disse q seria bem caro pra chegar num capacitor de 10F realmente eficiente!

 

eu vi datasheet de uns supercaps chineses de 1F cada, com resistencia interna bem baixa, coisa de 5mohm, ai acho q ja começa a ficar interessante!

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por isso q eu disse q seria bem caro pra chegar num capacitor de 10F realmente eficiente!

 

eu vi datasheet de uns supercaps chineses de 1F cada, com resistencia interna bem baixa, coisa de 5mohm, ai acho q ja começa a ficar interessante!

 

Ainda assim não dá Sub, 5mOhm é muita coisa.

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Ainda assim não dá Sub, 5mOhm é muita coisa.

 

Mas isto num cap de 1F, não?

 

3 caps de 1Fx5v (5mohm) em série, 3 conjuntos em paralelo = 5mOhm.

 

Agora coloque VÁRIOS em paralelo... Que tal 10F? 33 conjuntinhos em paralelo????

 

0,45mOhm lhe parece mal? [""]

 

A conexão do borne da bateria é bem capaz de ter mais que isto.

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Mas isto num cap de 1F, não?

 

3 caps de 1Fx5v (5mohm) em série, 3 conjuntos em paralelo = 5mOhm.

 

Agora coloque VÁRIOS em paralelo... Que tal 10F? 33 conjuntinhos em paralelo????

 

0,45mOhm lhe parece mal? [""]

 

A conexão do borne da bateria é bem capaz de ter mais que isto.

 

A teoria é boa, Klebão, mas os fabricantes usam poucos supercaps, de 33, 50, 100F, 2.2 ou 2.7V, aumentando a ESR final.

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Kleber, tu sabes, qualquer amplificador adicionado, maior que digamos 300W, torna o alternador original mal dimensionado, afinal a montadora nao tem idéia nem pretensão alguma de suprir demanda de acessórios de alta potência.

 

O pessoal não costuma trocar/adicionar alternadores, e é acostumado a conviver com uma moderada queda de tensão, por volta de 12V nos bornes do amplificador. Por isto que digo: Gaste o dinheiro em uma boa bateria e coloque-a perto do amplificador.

Cara, tenha o meu caso como exemplo: tenho duas baterias AGM de 50ah embaixo dos bancos, Big 3 feito, cabos de 50mm (os de maior extensao) e 35mm (para ligar as duas baterias), mas tenho um alternador de somente 90ah. Minha tensao no amplificaodr, medida com um bom voltimetro, cai pra 12.4Volts. A essa voltagem, meu amplificaodor, que manda 1700w rms a 14.4volts, manda somente 1250w rms.

 

Nessa caso, a mudança de alternador não é uma opção, visto que meu carro é somente 1.0. Meu motor vai ficar um lixo pior do que já é!

 

Acho que a utilização de MC é a melhor opção, nao??

Editado por hiperim

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Hiperim,

 

tens como testar? coloca um cap emprestado junto do amp e depois uma bateria

 

seria um teste legal!

 

um capacitor e uma bateria de CUSTO SEMELHANTE! nada de por um capacitor xingling de 30 dolares e uma bateria AGM de 500 reais!

 

algo equivalente em CUSTO, pq é isso q importa aqui, qual é o melhor investimento!

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Eita!!!!!!!!

Esta conversa está tão quente quanto uma bateria fervendo...kkkk

Vou dar uma simples e prática opinião:

Bateria com consumo nominal do módulo + MC igual a 1F/100A ....

Ou seja:

Módulo= Consome 200A (bateria de 200A)(+ 2F só para ele)( e tem lugar certo para colocar...)e caminhos da corrente tb, não vale ligar o fio no módulo e depois pendurar o MC com aquele fiosinho fino,rsrsrs

Abs...

Cláudio.

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o natal tá chegando o 13° tb

vamos correr e comprar os hiper capacitores o-o-

 

o ingrassado q ninguem aqui com set forte ao menos a maioria não usa MC. hehehe

façam um teste com um set bem alimentado e forte (mais não me venham com 2 paine !)

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Hiperim,

 

tens como testar? coloca um cap emprestado junto do amp e depois uma bateria

 

E com a bateria a tensão vai ficar ACIMA de 12,4V nos picos? :rolleyes:

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E com a bateria a tensão vai ficar ACIMA de 12,4V nos picos? :rolleyes:

 

Depende da bateria Kleber! tem umas AGM aí que em plena carga segura uns 13,5 até 14V, mesmo sendo rated para 12,6 (está na margem ±10%)

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Outro problema de encher de bateria é o PESO e ESPAÇO.

 

Eu tenho um capacitor de 10 farads da fosgate e topo fazer um teste com qualquer sistema do forum. Bota o capacitor e tira uma bateria do sistema. Testa, depois inverte.

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Depende da bateria Kleber! tem umas AGM aí que em plena carga segura uns 13,5 até 14V, mesmo sendo rated para 12,6 (está na margem ±10%)

Rapaz, me fala que bateria é que tenho interesse, viu...

 

Pq ate agora nao vi nenhuma assim...

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Rapaz, me fala que bateria é que tenho interesse, viu...

 

Pq ate agora nao vi nenhuma assim...

 

a minha agm dps que termino de da carga nela segura 13.6 ate 13.8...dps eles dao um"curto" pratestar segura em 11.5v (ai começou a feder de queimado o cabo do aparelho kkk) dps estabilizou em 13.4 13.5(bateria quente) conforme vou usando vai abaixando

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