Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

John2012

Ajuda - Campeonato SPL

Recommended Posts

Postado em (editado)

Opa, meu som é um SQPL.... Vou participar (por insistência de amigos) de um campeonato SPL em Mauá. Só que já tenho minha caixa selada, que não vou dutar...

Bom, vamos aos dados:

Carro: Montana inteira tratada com manta asfáltica, 2 camadas no mínimo e em alguns lugares 3.

Player: Alpine 7892

Alimentação: 60 Ah de bateria, MC 10 Farad da Fosgate

Subwoofer: MTX TS5510-22

Amplificador: Tenho um P1000.1BD da fosgate. Deve mandar uns 1350Wrms limpos

Caixa: 33 litros, dutada, MDF 15mm. Posso diminuir o volume com garrafas cheia de areia, sem problema. Pretendo reforçar a caixa internamente, apesar de já ser bem rígida.

Vamos lá... NUNCA competi em SPL, NUNCA vi uma competição de SPL. Preciso de dicas e sugestões de como melhorar minhas chances.

Já que vou participar, não quero fazer feio. Qualquer dica é válida, o evento é dia 21... E não tenho acesso fácil a um RTA.

Editado por João Guilherme
Postado em

ih dificil eim.... de seladinha... mexeria na caixa?

pq se puder mexer na cx.. nao sei qnts Hz seria o ideal pra esse set!

vai no escuro mesmo!!!! Joga potencia em cima.. ja q nao tem mt oq fazer joao!

ah caixa ta com manta dentro ??? tem algum tecido revestido e talz? acho que pode dar uma ajudada! usei mt caixa assim!

Postado em

A caixa está perfeitamente selada e rígida. Sem revestimento interno nenhum!

Eu conseguiria diminuir a caixa, aumentar ou dutar não. Para meu objetivo principal ela está perfeita.... Poderia revestir também, de forma a ser reversível.

É... To achando que vou botar para tocar...

Alguém chuta a frequencia da Montana?!

Está com manta no assoalho, portas, colunas, teto, parede corta-fogo... Feltro em tudo também.

Postado em

Tenta tocar por comprimento de onda ao invez de ressonancia do carro pasmafaute

Selada eh suicidio.

Mede EXATAMENTE quanto tem de distancia do centro do sub (ai seria melhor 1 sub so [^] ). Ou a media de distancia dos 2 subs ate o sensor no parabrisa.

Ai eh so fazer o calculo da distancia e frequancia. :legal:

Postado em

Tenta tocar por comprimento de onda ao invez de ressonancia do carro pasmafaute

Selada eh suicidio.

Mede EXATAMENTE quanto tem de distancia do centro do sub (ai seria melhor 1 sub so [^] ). Ou a media de distancia dos 2 subs ate o sensor no parabrisa.

Ai eh so fazer o calculo da distancia e frequancia. :legal:

Justamente esse o mal da pick up, nao da o espassamento certo dos picos no comprimento de onda...

Pelo fato de a cabine ser estendida, pode se tentar alinha no 1 pico...

Abraco...

Postado em

É... no 1/4 de onda tento alinhar? Acho que dá einh...

em 1/4 ou 3/4, mas a ultima opçao nao vais ter espaço suficiente ai...

se tiveres uma placa de som boa ou quase boa, usa o mic ml70 da leson que ja ajuda bastante no posicionamento, e ajuste de frequencia... mas usa com pouca potencias, pois o mic so aguenta até uns 125 db sem clipar..

Postado em

heheh legal

faz o seguinte, baixa um destes CD de frequencias fixas (ou cria e grava uma por uma no audacity) e leva pro carro...

Deve ser la por uns 55Hz, sei la, mas vai tocando uma por uma em um volume que trema algo nessa montana, presta bem atencao, a frequencia que tocar mais alto (do lado de fora 'e mais f'acil de perceber) tu mete fixa.

Postado em

Tem que ver se tua alimentação vai segurar o pico do SD5000...

Se a ideia for só pra brincar e mata a curiosidade tá valendo, pois selada vai ser dureza em! Tenta conseguir uma dutada emprestada nem que seja...

Postado em

Descobri as regras do bagulho... Não fiquei muito feliz não! :vts

Vou tentar competir na categoria mais light, para ter mais chance! Então, vou mudar algumas coisas...

Vou transmitir as principais aqui...

- Frequência máxima 80 Hz

- Não podem travar as portas (sussa, minha porta pesa pra ca*****! :vts)

"Categorias Dia-a-dia (regras gerais):

Requisitos: Acabamento obrigatório e fixação do módulo e caixa no porta-malas, caracterizando um carro com som pro dia-a-dia, com apenas 1 bateria no local original. Nesta categoria, poderá ser utilizado somente 1 amplificador obrigatoriamente de linha, com potencia impressa pelo fabricante, no próprio módulo, ou então deverá ser apresentado o manual do mesmo.

As caixas poderão ser do tipo selada ou dutada, podendo apresentar até 2 dutos por caixa. Nesta categoria o veículo deverá OBRIGATORIAMENTE tocar os 30 segundo sem alterar o Volume.

Os bancos e encostos, deverão permanecerem no local original, sendo permitido reclinar o banco traseiro, apenas nos carros sedan.

O equipamento que queimar durante a medição, estará automaticamente desclassificado, pois um som do dia-a-dia, deve tocar muito mais que 30 segundos. Só será permitido utilizar uma bateria, desde que instalada no locar original, não podendo utilizar vazos auxiliares."

Vou competir na categoria até 1200Wrms. Meu amplificador declara 1000Wrms no manual, mas tem mais :vts

"Categoria Light: (Veículo sem modificações)

- Obrigatório acabamento, inclusive nas caixas que deverão estar alocadas no porta-malas e na fixação do módulo, não pode apresentar fiação “jogada”, o encosto do banco dianteiro poderá ser abaixado, mas nunca Retirado. Será permitido utilizar apenas 1 (uma) Bateria e deverá estar fixada no local original do veículo. (até 14 volts) e não poderá utilizar vasos. Nesta categoria poderá ser utilizado apenas um módulo e o cd player deverá estar no painel do carro, em seu local original. Fica liberada a utilização de frequencias e picos de medição, dentro dos 30 segundo."

"Categoria Pick-up: Light, todos os equipamentos devem estar alocados dentro do habitáculo do motorista e bateria no Local Original."

Esse "todos os equipamentos" me ferra, pois amplificadores eu uso na caçamba..... Acho que vou botar o ampli de graves dentro do carro só para a ocasião.

Preciso tentar arranjar uma bateria de gel tb....

Postado em

A meu ver os caras inventam umas regras que descaracteriza a competição mesmo.

Por ex no teu caso jogar SD5000 por 30s nos subs é sacanagem ainda mais com bateria original. Não tem como! kkkkkkkkk

Outra coisa bem do além, usar apenas 2 dutos por caixa... Qual a utilidade dessa regra assim como tantas outras? o_O

Isso não motiva a participar do evento, se paga caro ainda pra inscrever o carro por aqui e vem com essas regras toscas e SE por acaso vc ganhar, vai ter uma medalhinha ali de nada hehehehe Eu nunca testei assim ainda em competição, mas se por ventura participar por aqui é só pra matar a curiosidade do quanto toca o meu som no RTA mesmo.

Vou tentar dar uma ideia... Se tem limitação de potência na tua categoria até 1200w, tenta usar impedância abaixo da nominal do teu módulo, afinal vai tocar por poucos segundos mesmo! Ai apresenta o manual ou a escrita de 1000w como tu disse...

A bateria diz que deve estar fixada no local da original, mas não diz que DEVE ser A ORIGINAL, então tenta deixar uma maior ali e se puder usar uma caixa dutada emprestada com certeza vai faze a diferença na hora da medição viu!

Postado em

Ninguém tem dutada pra me emprestar.... O máximo que eu poderia fazer seria tentar botar minha caixa antiga com o mtx quadradinho.... Tenho que ver se ela ainda existe! Ela sim é dutada... Hmm... A idéia é boa!

Postado em

sim talvez teu sub antigo seja mais parrudo. A ideia nesse caso não é SQ o jeito é ser bruto, e deu! Um tetech mesmo nessas situações já faz um estrago grande...

Postado em

Sub então já tem com certeza!

A caixa só o que falta os caras inventarem que DEVE estar atrás do banco da montana, qualquer coisa deixa o banco reclinado para frente e deixa a caixa em cima ou do jeito que couber mesmo só pra medição...

No sub faz aquele macete da impedância abaixo da nominal e seja feliz no camp se pegar a dutada! =D

Postado em

Novidades...

Consegui a caixa! Ela fica no meio dos bancos, tem 33 litros internos e será usado um sub mtx ts5510-22. Não é possível ligar abaixo da impedância no ampli (vou usar um fosgate 1 ohm), mas dá para forçar uns 1350Wrms limpos ou uns 1500 distorcidos....

Agora preciso de dicas para otimizar minha caixa! Ela é lixo, vale qualquer coisa! Cortar, mecher no duto (aliás, está com duto 3"... Vou botar um maior!) entre outras.

Agora vamo que vamo =)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...