Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Minha nova cornetona

Recommended Posts

Fazia tempo qque eu queria montar uma nova corneta, graças ao sucesso que foi o meu teste com um cornetão usando 2 triaxiaais de 5"... Animou um churrasco com 60 pessoas ao ar livre de boa, só tive que cortar todo o grave!

Dessa vez catei tudo o que tinha em casa, e me decidi a não comprar ABSOLUTAMENTE nada. Nem madeira. Talvez carpete, afinal, tem que ganhar acabamento! Hehehehehe

O que vou usar:

- Par de Selenium 8PW3

- Corneta com driver genérico vagabundo. Quem sabe, um dia, coloque uma D250.

- Tweeter... bem, não ia usar nada, mas resolvi colocar um Piezo pra tocar de 10Khz pra cima, bem atenuado. Só pra complementar.

Madeiras: O que sobrou de MDF em casa, e o que sobrou do cercadinho que fiz pro meu cachorro se recuperar da cirurgia na pata. Comprei uma chapa de OSB de 8mm (tapume mesmo... hauhauhauhau), mas o veterinário me forçou a reduzir muito o cercadinho... sobrou 2/3 da chapa, que ficaram ocupando espaço em casa.

Projeto:

corneta.jpg

No total, a caixa tem 74 de largura, 33 de altura e 40 de profundidade. São 2 câmaras dutadas de 17L brutos @ 60Hz.

Ficou gandinha, mas a idéia é ter uma caixa MUITO sensível, portátil e versátil. Será alimentada por algum amp 12V com 100W RMS (pode ser na bridge). A idéia é funcionar no carro e fora dele, usando fonte de computador.

Geral:

p1060198c.jpg

O duto (ainda será reforçado com uma travessa)

p1060196i.jpg

Gargantas da corneta.

p1060199.jpg

Tirei poucas fotos até agora... Esse FDS eu tiro mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só faltou o drive no meio pra ficar um "quase V-dosc"! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Só faltou o drive no meio pra ficar um "quase V-dosc"! rs

Sim, tem o drive, mas vai ficar numa travessa na frente da corneta... hauhauhauhauhauhau

O projeto não teve nenhuma metodologia cietífica não... apenas mantive uma boa área pra garantir bons graves e pouca distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 2 8pw3 e dão um show! hehe

estou tendo dificuldades com o imageshack :banghead

nao ta abrindo ;/

Logo venho ver se tem mais fotos ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

se ficar boa vou fazer uma pra mim hehehe

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

como ta o andamento do projeto? rsrss

muito curioso p ver o resultado.. depois posta um video p galera!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu tenho um player sobrando, um pioneer, 35 algumacoisa antiga, ficaria +-? meu som de casa é velho, com duas caixas e não toca MP3... e o player ta parado mesmo!

é facil eu levar meu som antigo (ta tudo quebrado mesmo, recusando quase todos cds) e retirar a parte do amplificador 220 dele, assim como a entrada RCA? quem sabe eu num quebro essa jossa logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, posta mais fotos e detalhes, quero copiar... não manjo nada de trio, achei muito interessante

pra poder fazer uma festinha de vez em quando.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tem ideia de qual frequencia ela vai começar a responder bem kleber ?

Compartilhar este post

Link para o post

esses projetos são os que mais impressionam! não se espera nada deles, e geralmente o resultao é bacana! surpreende!

Compartilhar este post

Link para o post

...aproveitando...

pelo meus estudos..( siim estou estudando essa cornetada)

usa se o tamanho da onda pra se saber o comprimento da corneta. correto?

quanto a largura e altura.

corresponde a dissipaçao?

Compartilhar este post

Link para o post

...aproveitando...

pelo meus estudos..( siim estou estudando essa cornetada)

usa se o tamanho da onda pra se saber o comprimento da corneta. correto?

quanto a largura e altura.

corresponde a dissipaçao?

Comprimento só em cornetas de carregamento traseiro. O comprimento é mais ou menos em relação a diretividade... a partir da largura da boca, você chega ao comprimento dependendo da sua necessidade de diretividade. No meu caso, vai ficar pouco direcional.

Já a área da boca influencia sim na resposta, e é fruto do comprimento de onda sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tem ideia de qual frequencia ela vai começar a responder bem kleber ?

Com toda a força, talvez por volta dos 100Hz.

Atenuada, espero que desça bem mais. A corneta que usei com 2 traixiais deu uns 70Hz em ambiente fechado... um grave bem cheio, aliás. Tinha 1m x 29cm, mas era bem curta.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta testar com um falante que se "mexa" um pouco mais, com menos estucada

Isso mesmo, com a utilização de subwoofers, o som dessas cornetas fica legal. Muito boa pra ser usada em som pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Elocubrando...

Seria muita viagem "cornetar" um sub de 10 em câmara selada?

Alguém sabe como fica a corneta? Qual a perspectiva de ganho (dB)? E a faixa de reforço?

Estou curtindo demais as seladas para sub: ótima em transientes, controladas, baixo atraso, baixa distorção, ataque.

Baterias rápidas e trabalhadas, vixe!

Só se perde 3 dB em relação à dutada.

Tocando para fora isso faz falta...

Compartilhar este post

Link para o post

Elocubrando...

Seria muita viagem "cornetar" um sub de 10 em câmara selada?

Alguém sabe como fica a corneta? Qual a perspectiva de ganho (dB)? E a faixa de reforço?

Estou curtindo demais as seladas para sub: ótima em transientes, controladas, baixo atraso, baixa distorção, ataque.

Baterias rápidas e trabalhadas, vixe!

Só se perde 3 dB em relação à dutada.

Tocando para fora isso faz falta...

ué... isso é "normal"!

o "pobrema" é o tamanho dessa corneta! pra se obter reforço em subgraves, ou mesmo graves (digamos, entre 60 e 80Hz) vc precisa de um cornetão, com comprimento de mais de 1 metro e meio (pelo menos, nem fiz as contas, mas 2,15m é o necessário para sintonia em 40Hz) e a área da boca tbem vai ter que ter, certamente, mais de 2m² (tbem não fiz conta, mas me lembro que pra 110Hz precisa-se de em torno de 1,5m²), ai a coisa vai ficando MONSTRA!

essa é a limitação do uso de cornetas de grave em som automotivo (e muitas vezes no residencial... poucas pessoas fazem a decoração da sala toda em função de um alto-falante de 800L totais)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...