Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Krrasco

Novo Eros

Recommended Posts

Ainda bem que ainda tem pessoas no fórum que simulam, comparam especificações, etc.

O dia que virar só em: "Botei nas caxa de soum, estavão esparramandu, almentei o volume, deu uma melhorada em comparacam ao modelo antigo" e só isso, dai eu abandono o barco também...

acho que vc entendeu plenamente o que eu citei, murilo rsrs

é pagar mais caro para ter o mesmo rendimento ou ate menos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qd vc chega numa concessionaria , vc tem varias opcoes de carro , tanto do mais basico ao mais completo..... vc pode comprar um gol simples ou um gol completo , com a msm motorizacao , isso pq cada cliente quer um tipo de carro , e por isso que se tem varios modelos.....

nos tambem nao somos diferentes , temos 3 modelos de falante pra sub de 18'' , e cada um escolhe o tipo de som que quer....essa briga de parametro ai nao nos traz resultado nenhum....o falante de 800 w , continua sendo o melhor pra quem quer um rendimento alto com menas potencia....ja o falante de 1200 tem o mesmo som do que o 800 , so que necessita de mais potencia , e nao apresenta certos problemas que o 800 apresentaria qd submetido a potencias extremas por um periodo grande de tempo.....por isso fizemos o 1200 com praticamente o mesmo som do 800...... ja o 1500 segue outra construcao, fazendo com que o som dele seja totalmente diferente....ou seja e pra outro tipo de cliente....

Compartilhar este post

Link para o post

temos 3 modelos de falante pra sub de 18'' o falante de 800 w , continua sendo o melhor pra quem quer um rendimento alto com menas potencia....ja o falante de 1200 tem o mesmo som do que o 800 , so que necessita de mais potencia , e nao apresenta certos problemas que o 800 apresentaria qd submetido a potencias extremas por um periodo grande de tempo.....por isso fizemos o 1200 com praticamente o mesmo som do 800...... ja o 1500 segue outra construcao, fazendo com que o som dele seja totalmente diferente....ou seja e pra outro tipo de cliente....

Qual o perfil de cliente usaria o 1500 (target) ?

O 1200 entao é melhor q o de 800 no quesito durabilidade, porem na sonoridade sao os semelhantes ?

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vc entendeu plenamente o que eu citei, murilo rsrs

é pagar mais caro para ter o mesmo rendimento ou ate menos

na verdade, como o praia citou acima, até tem alguma vantagem sim!

Se vc pegar um target e um SDS.. socar 800wrms no SDS e 1500wrms no target, nos primeiros instantes o target vai tocar mais! Mas isso dura o tempo até a bobina começar a aquecer.. e se estivermos falando de volume máximo, não leva nem 10 minutos!

Ou seja.. se vc quiser participar de "racha" ou "burp", os target podem ser boas pedidas! "tuc tuc tuc" e pronto.. desliga o som! Aí o target leva! ;) Ou... "tummmmmmm" e desliga o som! =)

Mas, sinceramente, meu som pelo menos... não diexo tocando menos de 1 hora onde vou! Então.. o target pra mim não teria vez nunca!

Agora, praia.. querer dizer que parametros não traz resultado nenhum está assinando sua sentença de (no mínimo) "imparcial". Os parametros são detalhes do falante medidos minunciosamente, pra poder dizer as características de cada um! O novo SDS assim como o target, são mais duros, precisam de caixa menor.. mas vão inevitavelmente descer menos e aquecer mais facilmente! Isso não serve de nada?! Se sua resposta for "não serve", encerro minha participação aqui!

Uma dica: A palavra "menas" não existe! Com MENOS potencia!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade, como o praia citou acima, até tem alguma vantagem sim!

Se vc pegar um target e um SDS.. socar 800wrms no SDS e 1500wrms no target, nos primeiros instantes o target vai tocar mais! Mas isso dura o tempo até a bobina começar a aquecer.. e se estivermos falando de volume máximo, não leva nem 10 minutos!

Ou seja.. se vc quiser participar de "racha" ou "burp", os target podem ser boas pedidas! "tuc tuc tuc" e pronto.. desliga o som! Aí o target leva! ;) Ou... "tummmmmmm" e desliga o som! =)

Mas, sinceramente, meu som pelo menos... não diexo tocando menos de 1 hora onde vou! Então.. o target pra mim não teria vez nunca!

Agora, praia.. querer dizer que parametros não traz resultado nenhum está assinando sua sentença de (no mínimo) "imparcial". Os parametros são detalhes do falante medidos minunciosamente, pra poder dizer as características de cada um! O novo SDS assim como o target, são mais duros, precisam de caixa menor.. mas vão inevitavelmente descer menos e aquecer mais facilmente! Isso não serve de nada?! Se sua resposta for "não serve", encerro minha participação aqui!

irmao nao foi nada disso que quiz dizer irmao.... eu quero dizer , que o vale mesmo e na pratica.....e ouvir um e ouvir o outro....do que adianta se basear em dados , e nao fazer o trosso render na pratica! ???

eu faço projetos de caixas na mao , conheco cada detalhes do produto , e tenho 100% de certeza que de paremetros e dados tecnicos conheco mais do que muitos aqui.... mais eu nao prendo a certo detalhes...pq isso e somente no papel!!!!!

ontem fiz 1 comentario no msn , quem esteve la viu o que escrevi... estou fazendo um estudo sobre massa acustica de alto falantes de grande potencia e grande diametro...ja vem isso a 8 meses, e ainda nao cheguei no final , estou tentando criar formas e meios pra publicar isso em livro ou revista....so existe um programa que faz esses calculos , onde se trabalha com varias areas da enganharia...sendo esse o que usamos aqui....

muitos de vc usam o bass box , onde se coloca os dados e se obtem resultados e tambem curvas , que por sinal funcina bem...mais existe detalhes , onde os programas muitas das vezes nao atuam , como por ex : no sds 800 vc tem a massa acustica menor do que no sds 1200 , como o FS de ambos sao diferentes , e outras caracteristicas no processo de contrucao, e montagem mudam um detalhe que por sinal mudara tudo o funcionamento do falante...uma simples indutancia pode alterar os parametros , e com isso tudo o que vcs veem ai , pode ir por agua abaixo...

valores como QMS onde sao derivados de QTS QES sao muito sensiveis e faceis de serem mudados... e por isso que digo que precisamos levar em consideracao, outros detalhes , e nao so parametros em si... o bloom , as portas aqui na eros estao abertas pra vc... se quiser pode vir aqui e ouvir e ver os 2 juntos... so nao posso mostrar o processo de fabricacao , mais esclarecer duvidas e falar de dados tecnicos e conosco mesmo....trabalho na parte de engenharia e desenvolvimento...e estamos a sua dispocisao

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho muita coisa sobre falantes aqui , consegui autorizacao de nossa diretoria pra explicar mais o funcionamento de um falante , e mostrar de forma mais simples uma serie de detalhes , que muitos ainda nao conhecem.... nao e simplesmente falar assim QTS E: FATOR DE QUALIDADE TOTAL !

e sim mostrar como se chega a esse fator , mais com uma linguem clara....muito mais claro do que se encotra na internet , e tambem mostrar alguns dos poucos trabalhos que ja fiz nesse ramo....

tenho vontande de dizer pq muitas cxs de som importadas tem menor volume , e tem mais rendimento , o pq isso acontece , o que precisamos mudar pra que isso mude no nosso pais , mais aqui e fo** , pq tem muita gente que nao sabe de nada , e vem bater de frente com a gente que ta careca de saber que isso nao da certo por isso, isso, e aquilo...... eu concordo que nao precisamos pensar igual , mais acho que precisamos respeitar um ao outro, e nao fazer como faziram no topico do T40K...

queria dizer tambem que litragem e a ultima coisa a ser olhada numa cx.... que isso e um resultado de um estudo, e nao o ponto de partida....mais deixa isso pra la....

Compartilhar este post

Link para o post

publiquei sem antes ver o seu texto, meu pc aqui ta doido!!!!

foi MAL ai, desculpa.... menas nao existe mesmo nao ! foi mal..a gente nao saber escrever e complicado...

Compartilhar este post

Link para o post

irmao nao foi nada disso que quiz dizer irmao.... eu quero dizer , que o vale mesmo e na pratica.....e ouvir um e ouvir o outro....do que adianta se basear em dados , e nao fazer o trosso render na pratica! ???

eu faço projetos de caixas na mao , conheco cada detalhes do produto , e tenho 100% de certeza que de paremetros e dados tecnicos conheco mais do que muitos aqui.... mais eu nao prendo a certo detalhes...pq isso e somente no papel!!!!!

ontem fiz 1 comentario no msn , quem esteve la viu o que escrevi... estou fazendo um estudo sobre massa acustica de alto falantes de grande potencia e grande diametro...ja vem isso a 8 meses, e ainda nao cheguei no final , estou tentando criar formas e meios pra publicar isso em livro ou revista....so existe um programa que faz esses calculos , onde se trabalha com varias areas da enganharia...sendo esse o que usamos aqui....

muitos de vc usam o bass box , onde se coloca os dados e se obtem resultados e tambem curvas , que por sinal funcina bem...mais existe detalhes , onde os programas muitas das vezes nao atuam , como por ex : no sds 800 vc tem a massa acustica menor do que no sds 1200 , como o FS de ambos sao diferentes , e outras caracteristicas no processo de contrucao, e montagem mudam um detalhe que por sinal mudara tudo o funcionamento do falante...uma simples indutancia pode alterar os parametros , e com isso tudo o que vcs veem ai , pode ir por agua abaixo...

valores como QMS onde sao derivados de QTS QES sao muito sensiveis e faceis de serem mudados... e por isso que digo que precisamos levar em consideracao, outros detalhes , e nao so parametros em si... o bloom , as portas aqui na eros estao abertas pra vc... se quiser pode vir aqui e ouvir e ver os 2 juntos... so nao posso mostrar o processo de fabricacao , mais esclarecer duvidas e falar de dados tecnicos e conosco mesmo....trabalho na parte de engenharia e desenvolvimento...e estamos a sua dispocisao

Agradeço a consideração.. mas como falei em outro tópico, pude testar os dois falantes em condições ideais... E num primeiro momento o Target se saiu ligeiramente melhor (apesar de que o SDS levava nos subgraves).. mas com o passar do tempo a bobiina do target foi aquecendo, a impendacia subiu e a eficiencia caiu bastante!

Como falei no tópico antigo, ao invés de deixar os falantes mais 'parrudos' pra suportar altas potencias, acredito que vcs deveriam tentar rever o sistema de ventilação forçada de bobinas (vide MTX) ou coisas desse tipo!

Sinceramente, NMO, eu ficaria mto mais feliz se a Eros lançasse um "novo sds" com 400wrms porém 99~100dbs sens, baixa QTS, BL e FS poderiam até ficar o mesmo, idem x-max! Seria perfeito!

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a consideração.. mas como falei em outro tópico, pude testar os dois falantes em condições ideais... E num primeiro momento o Target se saiu ligeiramente melhor (apesar de que o SDS levava nos subgraves).. mas com o passar do tempo a bobiina do target foi aquecendo, a impendacia subiu e a eficiencia caiu bastante!

Como falei no tópico antigo, ao invés de deixar os falantes mais 'parrudos' pra suportar altas potencias, acredito que vcs deveriam tentar rever o sistema de ventilação forçada de bobinas (vide MTX) ou coisas desse tipo!

Sinceramente, NMO, eu ficaria mto mais feliz se a Eros lançasse um "novo sds" com 400wrms porém 99~100dbs sens, baixa QTS, BL e FS poderiam até ficar o mesmo, idem x-max! Seria perfeito!

todo falante qd submetido com potencias extremas tende a cair .... isso por uma serie de fatores ! pode ser quem for , e pode ser refrigerado com nitrogenio liquido que mesmo assim tera perdas ! a impedancia que vc falou ai sempre estara mais alta quando esta tocando ,e a perda por eficiencia nao e tao grande assim.....mais.....se vc fez e viu isso respeito sua opniao !

o sds 800 sempre tera um som mais bonito e agradavel do que o target , o target foi feito pra outro tipo de som , que o sds nao dava conta do recado , como por exemplo um bumbo do pedal da bateria....

a construcao de ambos sao diferentes ! o som de ambos sao diferentes ! a finalidade de ambos sao diferentes ! e outras muitas caracteristicas de ambos sao diferentes !!! mais os clientes que precisam de um tipo de som e que usam o target nao trocam pelo sds de forma alguma !ou vise e versa....ou seja e cada um no seu quadrado !

sobre o projeto de um falante de 400w podemos fazer sim , com essas caracteristicas que vc falou ai....basta o mercado pedir isso...se pedir a gente faz sim.....

o que vc fala sobre a sensibilidade e preciso levar em consideracao uma serie de fatores para que vc possa ter sensibilidadE!!!! ai eu vo precisar de um publico que saiba usar um falante assim ! pq se mandar isso pra quem nao sabe em 10 min ele ja era !

Compartilhar este post

Link para o post

Alto-falante pesadão automotivo nao se compara neste caso, as bobinas longas e pesadas dos subões suportam muito mais potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

interesssante q eu sempre dizia pros "manes" daqui da minha cidade...

"não vai nessa de muito RMS... não vai nessa...não sou fã de tornado 1100 rms e demais falantes tunados....

hj ratifico que tinha razão

detalhe: ja tive varios sets, usei variaas marcas: eros, oversound, selenium, spyder, kromus, scalybur, arlen, etc,etc...

isso me lembra de uma epoca... vou ser breve..

a moda de set aqui era:

2 woofer de 15

10 driver

2 stw

tinha uns "trucentos" sets, todos iguais..

dai eu apareço com:

2 WPU de 15

2 WPU 12

4 Driver

2 STW..

....Primeiro set com medios da cidade e da região..

os caras tiravam onda de minha cara, me mostravam....um monte de revista, e que nenhuma destas revistas tinha um set igual ao meu.. foi zuação total..

eles diziam: "som é corneta véi, som é corneta"

so q ninguem sabia dizer como o meu com 4 driver cobria o deles com 10 drivers..rsrs.. (os medios ajudam demais) alem de ouvir com qualidade todas as faixas da musica..

detalhe....

o tempo passou, td mundo colcou medios.. todo mundo mesmo...

e hj.. qlq coisa sobre som os caras me perguntam (mesmo q eu naum saiba)...rsrs..

ganhei o respeito de alguns com minha osadia....

é isso ai... O NOVO SEMPRE IMPRESSIONA... MAS NEM SEMPRE VALE APENA! :huh:

abraço

Meirelles

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo praia, resumnindo seria assim?:

SDS 18 800w = todo tipo de música mais tomando cuidado com a potência aplicada

SDS 18 1200w = todo tipo de música, aplicando mais potência sem ter problemas

Target 18 1500w = músicas com grave mais seco, como forró, etc e aguentando mais potência

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Target 18 1500w = músicas com grave mais seco, como forró, etc e aguentando mais potência

Abraços

Charles Rafael

Faltou especificar, segundo informações que rolan no forum...

os target.. depois de um certo tempo com o som topado.. tendem a ficar com o rendimento inferior ao SDS 800... com mais fragilidade (queima mais facil)...

em muitos topicos aparece isso ai sobre os target...

mas eu ainda prefiro os SDS 800...

Compartilhar este post

Link para o post

Alto-falante pesadão automotivo nao se compara neste caso, as bobinas longas e pesadas dos subões suportam muito mais potência.

Na verdade, me referi ao MTX apenas como exemplo de refrigeração de bobina! Se os eros fizesse algo +/- parecido.. ia conseguir ter menos perdas por aquecimento! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Isso na opinião de quem trabalhe na eros... pq se for medir minunciosamente, seria:

SDS 18 800w = precisa de caixa ligeiramente maior, sofre menos compressão térmica dos três.. ideal pra tocar por longas horas!

SDS 18 1200w = precisa de caixa menor, responde (em termos de musicalidade) quase igual ao SDS 800w.. suporta mais potencia mas sofre pela compressão térmica! Ideal pra quem toca por curtos períodos (ex.: "abafar" alguem)

Target 18 1500w = resposta cheia de 'punch', quase sem subgraves.. precisa de caixa bastante pequena.. à curto prazo é o que mais toca.. e alongo prazo menos toca (dos três)! Tem menor x-max (não pode abusar, querer botar subgraves) e tende a embolar mais! :legal: Ideal pra racha de som (tuc tuc tuc) e campeonatos.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo praia2009 a Eros INFELIZMENTE tem razão...

É uma empresa e, como qualquer outra, trabalha de acordo com o mercado!!!

poucas pessoas ainda tem o privilégio que nós temos aqui no forum, de analisar e discutir sobre essa "inovação" que as empresas vêm apresentando.

uma coisa puxa outra... autofalantes mais potentes pedem amplificadores mais potentes, mais baterias, etc. Um verdadeiro cartel.

Compartilhar este post

Link para o post

essa questao que o target so guenta uns minutos ai , e a 1° vez que vejo alguem falar isso....mais eu nao sei de muita coisa nao , na verdade eu nao sei e de nada !!! vcs podem se interagir ai....eu to fora do bafafa....

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, me referi ao MTX apenas como exemplo de refrigeração de bobina! Se os eros fizesse algo +/- parecido.. ia conseguir ter menos perdas por aquecimento! :legal:

o mesmo eu me referi, mas parece que ele ficou nervozinho :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

num e nervoso.... e que isso ai sao tezes , mais que na vida real nada disso acontece.....! e isso que me deixa nervosinho !

Compartilhar este post

Link para o post

essa questao que o target so guenta uns minutos ai , e a 1° vez que vejo alguem falar isso....mais eu nao sei de muita coisa nao , na verdade eu nao sei e de nada !!! vcs podem se interagir ai....eu to fora do bafafa....

Momento algum falei de "aguentar"... não duvido que ele seja parrudo.... nunca questionei sua durabilidade ou resistencia!

Eu falei de aquecimento na bobina, aumento na impedancia (eu sei q todos sofrem, mas o target sofre BEM mais!) e perda de rendimento! ;) Não mude as palavras!

Compartilhar este post

Link para o post

num e nervoso.... e que isso ai sao tezes , mais que na vida real nada disso acontece.....! e isso que me deixa nervosinho !

Tecnologia de ventilação de bobina é uma tese? Então a mtx tem que voltar pra prancheta, e jogar os projetos atuais no lixo! :P rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Momento algum falei de "aguentar"... não duvido que ele seja parrudo.... nunca questionei sua durabilidade ou resistencia!

Eu falei de aquecimento na bobina, aumento na impedancia (eu sei q todos sofrem, mas o target sofre BEM mais!) e perda de rendimento! ;) Não mude as palavras!

eu to mudando as palavras? onde vc viu isso? sua teoria consiste em apontar um suposto problema com refrigeracao , e perda da eficiencia.... tudo bem , nisso eu tenho que respeitar sua opniao , agora me mostre essa tal perda na pratica...eu quero ver ela diante dos meu olhos..... pq eu nao vejo esse problema..... eu vo ate onde vc estiver, e quero ver as condicoes de teste que isso foi realidado...e so mandar o endereco e eu to na pista ainda mais pq tenho viagens por todo pais.... pq se tem problema com meu produto , pode ter a certeza que vou resolver..... e se essa perda ai for desse tamanho mesmo , temos que ver isso IMEDIATAMENTE . vale lembrar que converso com mais de 20 pessoas por dia , escuto de tudo , mais esse tipo de reclamacao nao ! com esse produto nao !ouco reclamacoes de varias formas , mais nao essa que vc esta me dizendo ai!mais amem me liga amanha e me passa os dados e vou submeter o produto aqui na msm condicao que vc viu !se aparecer o problema faço questao de por ele aqui....

Compartilhar este post

Link para o post

praia,

sei que vc tem acesso a varios fabricantes e nunca desmereci seu conhecimento, mas o que estamos relatando aqui, é que, dependendo do uso, para quem quer um som linear, que toque de tudo, não adianta comprar um woofer TUNADO de wrms, que seja manco em varios aspectos, este é o detalhe que estamos abordando.

para quem compra um SDS 800rms quer um bom falante, ai parte para um target "iludido" pelos watts e depois de um tempo percebe que o mesmo não toca alguns tipos de musica, normal, cada um tem sua finalidade, mas onde a eros fala isso?? vc está citando agora, depois parte para o 2.4, o cara compra pensando que vai "abafar" o 800rms, resultado, depois de um certo tempo, tem o mesmo ou pior rendimento do 800rms porque da compressão termica do conjunto magnetico

vamos fazer uma coisa:

NOS EXPLICA QUAIS AS INOVAÇÕES DO CONJUNTO MOTOR QUE DIFERE O SDS DE 800RMS PARA O 1200RMS??? se ambos usam o mesmo conjunto magnetico e bobina de mesmo diametro :legal:

estou aguardando vossa senhoria

Compartilhar este post

Link para o post

eu to mudando as palavras? onde vc viu isso? sua teoria consiste em apontar um suposto problema com refrigeracao , e perda da eficiencia.... tudo bem , nisso eu tenho que respeitar sua opniao , agora me mostre essa tal perda na pratica...eu quero ver ela diante dos meu olhos..... pq eu nao vejo esse problema..... eu vo ate onde vc estiver, e quero ver as condicoes de teste que isso foi realidado...e so mandar o endereco e eu to na pista ainda mais pq tenho viagens por todo pais.... pq se tem problema com meu produto , pode ter a certeza que vou resolver..... e se essa perda ai for desse tamanho mesmo , temos que ver isso IMEDIATAMENTE . vale lembrar que converso com mais de 20 pessoas por dia , escuto de tudo , mais esse tipo de reclamacao nao ! com esse produto nao !ouco reclamacoes de varias formas , mais nao essa que vc esta me dizendo ai!mais amem me liga amanha e me passa os dados e vou submeter o produto aqui na msm condicao que vc viu !se aparecer o problema faço questao de por ele aqui....

Testes de fábrica já sabemos onde vai dar! Enfim, discutir com um funcionário da empresa é complicado, pois vc sempre vai defender a marca com unhas e dentes.. e não tiro sua razão! Se eu fosse bem pago por eles, talvez fizesse o mesmo! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Testes de fábrica já sabemos onde vai dar! Enfim, discutir com um funcionário da empresa é complicado, pois vc sempre vai defender a marca com unhas e dentes.. e não tiro sua razão! Se eu fosse bem pago por eles, talvez fizesse o mesmo! =)

oooooo, eu vo fingir que nao li isso bloom ! acho que vc nao sabe quem eu so , nem o que sou aqui na empresa ! intao e melhor deixar isso pra la ! na verdade eu so aqui da producao , assim que o pessoal vai embora eu cato os papeis no chao cato as colas passo uma vassoura e ponho tudo no lugar....pra que amanha esteja tudo certinho pra mais um dia ! tudo que ja pus aqui eu copio dos outros , ou da internet ! amanha vou marcar uma hora com nosso engenheiro aqui e dizer pra ele , olha o target tem problema com a refrigeracao...arruma isso ai , pq o som cai de forma estranha... quem sabe assim sou promovido a algum cargo....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...