Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Leao

Som em Corsa Hatch

Recommended Posts

Seguinte, estou trocando de carro e com isso quero aproveitar para dar um upgrade no som. Desmontei tudo da Montana e vou instalar num Corsa Hatch modelo novo.

 

Os equipamentos que tenho no momento:

 

DSC03888.jpg

 

- Player Sony 707DX (estou querendo trocar)

- Amp 4.6x

- Mid Selenium 6mb3

- Tweeter 3/4tw

- Cross Hurricane 5Khz 12db/8ª

- Sub Pioneer TS-W254F

 

 

Gostaria de dicas, gastando o mínimo possível, de upgrade que realemente faça diferença na qualidade do som.

 

O que estou pensando em fazer:

- Trocar o Kit ou somente os Tweeters por 1TW da Selenium (gosto desses mid, mas queria abaixar o corte para uns 3,5Khz);

- Colocar um amplificador somente para o Sub, pois quero um pouco mais de potência;

- Instalar uma caixa de fibra na lateral do porta malas, dutada (caixa já pronto com 33L brutos). Não posso perder o porta malas pois utilizo o carro para trabalho, nada de racks e firulas;

- Tratar as portas com manta;

- comprar bons cabos RCA (sempre usei cabos ching-ling e quero melhorar dessa vez);

- Penso em comprar tudo usado, aqui mesmo no fórum;

 

Qualquer dica ou sugestão é bem vinda.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem dois grupos de compra de tweeter importado em andamento, depois da uma olhada nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leão, o que vc pode fazer como upgrade são mil coisas.

 

Bom... o que vc NÃO PODE fazer é pegar o 1tw1 e cortar baixo. O resultado é uma tragédia.

 

Que eu me lembre o Douglas Tomé é um que já tem experiência na questão.

 

[ ]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leão, o que vc pode fazer como upgrade são mil coisas.

 

Bom... o que vc NÃO PODE fazer é pegar o 1tw1 e cortar baixo. O resultado é uma tragédia.

 

Que eu me lembre o Douglas Tomé é um que já tem experiência na questão.

 

[ ]´s

 

 

Eu sei que existem milhares opções de upgrades que podem ser feitos.

 

Minha dúvida é com relação sobre o que é melhor fazer ?

- Trocar o amplificador que eu já tenho ?

- Mudar o crossover e deixar esses mesmos falantes ?

- Mudar o posicionamento dos tweeter ?

- Mudar a litragem da caixa ou mesmo trocar o sub por um melhor para SQ ?

 

Sacou minha dúvida.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu sei que existem milhares opções de upgrades que podem ser feitos.

 

Minha dúvida é com relação sobre o que é melhor fazer ?

- Trocar o amplificador que eu já tenho ?

- Mudar o crossover e deixar esses mesmos falantes ?

- Mudar o posicionamento dos tweeter ?

- Mudar a litragem da caixa ou mesmo trocar o sub por um melhor para SQ ?

 

Sacou minha dúvida.

 

Abs.

 

Cara, quanto pretende gastar neste up?

 

Porque se eu fosse vc...tentaria vender esse tw,mid e cross e partiria para um kit melhor....Exemplo: Morel Tempo

 

Você consegue achá-lo na casa dos R$650.

Quanto ao ampli e o player eu manteria.

Invista em um bom RCA...pode comprar mosnter que já é uma boa, mais lembra-se...nesse módulo vc precisará de dois pares de 2ch...pois os rca's são um pouco distantes!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

do teu set o mais fraco aí é o kit. Eu trocaria ele.

 

Eu usava esse tw, o 3/4 da selenium antes e o cross original achei bem ruin viu. Eu troquei por um capacitor de polipropileno e fiz um zobel, melhorou muito o som, aí deu pra usar eles direcionados, pois antes tava muito estridente, taí um upgrade bacana e barato. Você pode fazer o rca diy que tem bem explicado aqui no fórum como se faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, quanto pretende gastar neste up?

 

Porque se eu fosse vc...tentaria vender esse tw,mid e cross e partiria para um kit melhor....Exemplo: Morel Tempo

 

Você consegue achá-lo na casa dos R$650.

Quanto ao ampli e o player eu manteria.

Invista em um bom RCA...pode comprar mosnter que já é uma boa, mais lembra-se...nesse módulo vc precisará de dois pares de 2ch...pois os rca's são um pouco distantes!

 

Abraços

 

Então, anunciei o kit junto com o player nos classificados.

Vou procurar um kit melhorzinho para compor o sistema.

 

Não sei ao certo o que vou fazer a respeito do amplificador, pois estou querendo mais potência e prefiro usar apenas um módulo, que facilita bastante a instalação e também porque não posso perder muito do porta-malas. Agora a dúvida seria se compensa trocar esse 4.6x por qual outro ?

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, anunciei o kit junto com o player nos classificados.

Vou procurar um kit melhorzinho para compor o sistema.

 

Não sei ao certo o que vou fazer a respeito do amplificador, pois estou querendo mais potência e prefiro usar apenas um módulo, que facilita bastante a instalação e também porque não posso perder muito do porta-malas. Agora a dúvida seria se compensa trocar esse 4.6x por qual outro ?

 

Cara, sou suspeito falar pois tive um ampli desse.

 

Pelo um teste que teve aqui no forum (não achei o link), ele declarava quase 50 watts por canal...bem diferente dos 30 do manual...a bridge chegava aos 150...no manual 120.

 

Pelo valor dele não vejo um ampli melhor que ele. E sinceramente, potência nem sempre é tudo!

 

Eu usava ele no meu kit NAR Kevlar...e posso dizer que falava bem alto...e o sub tbm descia gostoso.....se achar que tá faltando potencia, é só dar uma aumentada no ganho e vê se fica bom.

 

Eu no seu caso me preocuparia primeiramente com o kit.... tente ir no morel, ou no focal....tem tbm os DLS...nunca ouvi, mais pelos relatos estão falando mto bem deles!

 

E lembre-se...não gaste dinheiro com um kit provisório....pois perderá dinheiro...tente juntar e comprar o cara certo...pq provavelmente vc perderá menos dinheiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bom Leão?

 

Por órdem de prioridade ( para trocar ) :

 

* Kit component - Pois o mid o muito bom, voz relativamente detalhada, mas peca e MUITO nos graves, não descendo quase nada ... O tweeter ( se for o mesmo do kit two way antigo, é muito bom ( na minha opinião ) mas o do kit original é cortado em 2,5khz e era muito agradável, sugestão Morel Tempo;

 

* RCA - Os monster são uma boa pedida;

 

* Cabo de força / aterramento: parece ser de uns 6mm, até para 4.6x poderia ser, mas como no futuro voce provavelmente irá fazer um up, recomendo colocar um de 21mm;

 

* Player - Este seu player é um ótimo custo benefício, mas se quer dar um passo adiante, invista num Alpine;

 

* Sub - até poderia trocar, mas não custa dar uma testada antes...

 

* Em último caso, se estiver muito apertado( hehe ) - o fosgate 4.6x, pois é uma excelente custo benefício;

 

De repente no futuro: poderia fazer uma bi-amplificação com o fosgate e comprar outro para o sub;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As dicas estão ajudando muito agora.

 

Realmente não tenho coragem de me desfazer do fosgate. Vai ficar para o estéreo, sem dúvida.

Minha vontade era sim, ligar em bi-amplificação no kit, mas eu tenho uma relação de amor e ódio com o conector da fiação original das portas desses carros (Montana, Corsa). Não dá para passar outro fio por ali. Já pensei em fazer um novo furo na porta e colocar outro borracha de vedação somente para os cabos dos falantes, mas ainda mais agora, com um carro novo, não estou muit afim de fazer isso não.

 

 

Os RCA Monster já estão na minha lista de compras.

O cabo de força que está na foto é de 6mm sim, mas não vai servir, pois é muito curto (estava na Montana). Vou aproveitar apenas o porta-fusível.

 

Quanto ao sub, faz tempo que quero ter um JL, mas por enquanto, fica o Pioneer pois a grana está curta. Sub da NAR eu descartei por causa da litragem que ele exige, vai precisar de uma caixa muito grande e para mim está fora de cogitação.

 

Agora eu pergunto:

Para gastar pouco em kit 2 vias, será que comprar um Mid bass NAR CW65.01 (não é o kevlar) e um Tweeter Selenium 1TW1 e usar o cross que eu já tenho, com corte em 5Khz ficaria bom ? Custaria R$255,00 tudo novo.

Ou pegar nos classificados onde o "Vxice" está vendendo usados um Mid Kevlar e o TW EP-51 por R$290,00 ? (sem cross, também teria que usar o cross que eu já tenho)

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Surgiu uma oportunidade de pegar uns equipamentos semi-novos (vendi um rim, tentei o fígado, mas já está condenado).

 

São eles:

 

- Player Clarion DXZ776USB

- Kit Nar Kevlar 6"

- Amp Wharf Flex

- Sub NAR 10" 10SW-2 180W

- Cabos RCA Uniq Linha Power

 

Não sei se vou conseguir aproveitar todos eles, mas pela qualidade, acho que vou manter apenas o meu 4.6x dos meus equipamentos antigos.

 

Será que esse Sub NAR toca bem em uma caixa selada de fibra lateral de uns 32L ? (não sei porque perguntei isso, praticamente certeza que não)

 

Estou quase fechando negócio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu mandei email pra nar pedindo sugestao de caixa selada, falaram em 30 litros, o rodizzi ja sugeriu 32, acho que vai dar um sonzinho legal sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Surgiu uma oportunidade de pegar uns equipamentos semi-novos (vendi um rim, tentei o fígado, mas já está condenado).

 

São eles:

 

- Player Clarion DXZ776USB

- Kit Nar Kevlar 6"

- Amp Wharf Flex

- Sub NAR 10" 10SW-2 180W

- Cabos RCA Uniq Linha Power

 

Não sei se vou conseguir aproveitar todos eles, mas pela qualidade, acho que vou manter apenas o meu 4.6x dos meus equipamentos antigos.

 

Será que esse Sub NAR toca bem em uma caixa selada de fibra lateral de uns 32L ? (não sei porque perguntei isso, praticamente certeza que não)

 

Estou quase fechando negócio.

 

Cara...muito bom o set...apenas continue com seu 4.6x no lugar do wharf flex e seja feliz!

 

unica opinião que eu mudaria seria nos RCA...tente ir pelo menos no monster!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara...muito bom o set...apenas continue com seu 4.6x no lugar do wharf flex e seja feliz!

 

unica opinião que eu mudaria seria nos RCA...tente ir pelo menos no monster!

 

Opa, valeu.

Então, já fechei com o vendedor, mas não vou pegar todos os itens. Fiquei apenas com a HU Clarion e o kit NAR Kevlar.

Vou continuar com o fosgate e depois vejo se consigo um 100ix ou algo do tipo para o sub, e também vou continuar com o meu sub Pioneer por enquanto. Quem sabe depois eu consiga o meu desejado 10w1v2, hehe.

Os cabos também estou vendo aqui nos classificados de pegar os Monster.

 

Mais uma coisa, como estou querendo gastar pouco, estou vendo um amplificador Gradiente HPA550. Dizem ser muito bom para SQ.

50x2@4ohms

100x1@4ohms

Olhando as suas especificações, a bridge é muito fraca para o sub, mas será que se eu colocar ele para os mid´s e o fosgate para os tw e a bridge do fosgate para o sub ficaria legal ? (ligado em 3 way)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara...muito bom o set...apenas continue com seu 4.6x no lugar do wharf flex e seja feliz!

 

unica opinião que eu mudaria seria nos RCA...tente ir pelo menos no monster!

Eu ja iria de Wharf - FLEX4/3/2 , principalmente,pq sou o fabricante! Ouça os dois tocando (bem instalados) confie nos seus ouvidos , e você mesmo poderá opinar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
AHHH, cheguei atrasado. Eu não ficaria com o kit kevlar, mas aí depende do valor, pagou quanto??

 

 

Vou ouvir para ver o resultado. Acho que melhor do que os falante que eu já tenho tem ficar, hehe.

Qual kit você ia recomendar ?

 

 

Edit: Chegaram meus novos brinquedos:

 

DSC03911.jpg

DSC03905.jpg

DSC03904.jpg

 

Liguei apenas na bancada para testes.

A primeira impressão foi estranha, nunca tinha pego um mid desse da NAR na mão, e achei bem mais leve e frágil comparado ao meu antigo Selenium 6mb3 de 35Wrms. Até o conjunto magnético do NAR é menor e a carcaça de metal mais fina e delicada, mesmo informando 50Wrms. Os tweeters são maiores e mais pesados que o 3/4tw1 e parecem ter um som mais metálico. Acho que vão ter que trabalhar atenuados.

Já o Clarion, nossa, ainda estou perdido com tantos ajustes. Fiquei mexendo nele umas 2 horas e ainda não aprendi quase nada, hehe. Depois tenho que ver no carro com os falantes instalados, já que com os mid em cima da mesa, não dá para tirar conclusão nenhuma sobre a qualidade do som.

 

Estou mesmo é querendo fazer 3way para aproveitar mais do player, mas a fiação separada está se tornando um dilema para mim. Queria instalar o tweeter no local original da porta, mas o Corsa não tem por onde passar nova fiação (não de um jeito que me agrade e fique 100% discreto). Tweeter no painel ou na coluna, sei-lá, não tava querendo não. Ainda vou pensar bem sobre isso.

O cross original do kit NAR parece ser muito bom, mas eu queria mesmo era utilizar os cortes do player, muito mais personalizável.

 

 

Nova foto. O player combinou legal com o painel do carro:

DSC03915.jpg

 

Está ligado num kit de falantes original H-Buster (não vão zuar) que vieram no carro. Como ainda não estou com todos os equipamentos na mão para dar início a instalação, apenas coloquei o player no painel para não ficar sem ouvir nada por enquanto. Até que o resultado não foi tão ruim quanto eu esperava.

 

Comparando o Clarion com o Sony que estava ligado antes, parece que ouve um pequena melhora, mesmo com esses falantes e com o amplificador interno do player.

 

edit: Vou fazer mais algumas comparações aqui mesmo, para não estender muito o tópico.

Agora que puder usar e mexer um pouco mais no player posso afirmar, seu TA é bem melhor que o do Sony. Ele não corta o som durante os ajustes e é possível perceber claramente o deslocamento do som na sua frente. Se colocar uma música com o vocal fixo, você coloca o cantor em qualquer ponto do palco.

A primeira audição que fiz foi em flat. Ainda não peguei o jeito para ajustar o equalizador paramétrico, mas normalmente eu procuro evitar o uso de equalizador. Apenas dei um aumentada nos graves e agudos (+3 em ambos) e o som cresceu numa proporção surpreedente. Eu não imaginava que o kitzinho original da Buster pudesse causar tal envolvimento sonoro. Não vejo a hora de instalar meus falantes de verdade e o aplificador com sub para ver o que esse Clarion é capaz.

De resto, continuo com a opinião de que ele é meio confuso nos ajustes. Perto de um Pioneer ou Sony, sua interface não é das mais amigáveis, mas a qualidade de som e quantidade de ajustes compensam e muito.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, dá mais uma forcinha aqui pra eu !

 

Estou vendo aqui nos classificados, se a grana chegar a tempo, um Fosgate 100ix ou um P200.2. Qual seria melhor para tocar meu sub ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 100ix é um belo amp, vi dele nos classificados a uns 300 reais... Ele toca um JL10W1 com o pé nas costas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

 

belos equipamentos !!!

 

Nem sempre o peso do mid influencia na potencia/qualidade... nao leva em consideração esses detalhes !!!

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria recomendar o kit hertz que está na mesma faixa de preço e é muito superior, mas agora trabalha em cima do NAR mesmo. Sugiro bi-amplificar para poder controlar melhor a atenuação dos tweeters. Tweeter na porta nunca tentei mas analisando não é algo que me agrada muito, desloca o palco.

 

Quanto ao amp de sub, seguindo a linha dos que já testei(200ix vs 225.2) iria no 100ix mesmo porque toca melhor. Mas você vai trocar de sub??

 

Já negociamos um 4.6 sim, usei ele no meu set que tinha um kit NAR kevlar rs.

 

Quais os cabos que você vai usar no sistema??

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu iria recomendar o kit hertz que está na mesma faixa de preço e é muito superior, mas agora trabalha em cima do NAR mesmo. Sugiro bi-amplificar para poder controlar melhor a atenuação dos tweeters. Tweeter na porta nunca tentei mas analisando não é algo que me agrada muito, desloca o palco.

 

Quanto ao amp de sub, seguindo a linha dos que já testei(200ix vs 225.2) iria no 100ix mesmo porque toca melhor. Mas você vai trocar de sub??

 

Já negociamos um 4.6 sim, usei ele no meu set que tinha um kit NAR kevlar rs.

 

Quais os cabos que você vai usar no sistema??

 

Abs

 

Beleza Douglas !

 

Trocar de sub só mais adiante, senão a grana não vai dar. Por enquanto vou ficar com Pioneer 254F, depois pretendo um NAR de 10" ou mesmo um JL 10w1v2.

 

Pretendo usar cabos RCA Monster 304XLN para o kit e 201XLN para o sub.

 

Estou pensando em instalar os Tweeters nas colunas dianteiras para facilitar a fiação, que não entra fácil na porta, mas sem angulação, apenas embutidos. Gosto de um som bem definidos, mas não me preocupo muito com a posições dos instrumentos no palco, não precisa ficar perfeito.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma aposta com relação ao sub, estava com um nar de 10" e troquei por um hertz ds250. Ta na mesma faixa de preço inclusive. Mais um item a se pensar né!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...