Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

viniciusaleixo

Camara unica ou separada?

Recommended Posts

Postado em

poxa então somos 3!

mesma duvida

sobre o resultado auditivo, e sobre os calculos de litragem e dutos e tal

tipo é só duplicar as medidas ou há algum outro calculo?

Postado em

Pessoal, a divisória não serve apenas para reforçar a caixa? Se os falantes forem iguais, não tem pq usar a divisória... A menos que eles sejam EXTREMAMENTE fortes, ai a divisão ajuda dando mais consistência a caixa, do contrário eu acho totalmente dispensável pois além de consumir uma litragem maior, da mais trabalho pra fazer a tal caixa e ainda deixa mais pesada!

No meu caso como ia fazer uma caixa bem larga, mais de 1m, resolvi garantir, mas mesmo assim não usei divisórias, apenas 2 vigas internas e a caixa esta firme como rocha, não sei se pelo reforço ou por usar subs fracos mesmo como no caso dos 308 que são bem simples.

Postado em (editado)

Senhores,

Teoricamente, não teriamos maiores problemas em utilizar um volume único para 2 ou mais falantes; aumentariamos a massa e a área total, manteriamos o Fs e o Qts. Porém sabemos que a prática é bem diferente da teoria.

De fato, os falantes não são idênticos, tem-se uma certa divergência em alguns parâmetros, em função do processo de fabricação. Isso faz com que eles não trabalhem como pistão único.. idênticos..

Mas dada as circunstâncias, não teriamos tantos problemas desde que o projeto contemplasse o volume ideal para ambos e que os mesmos sempre trabalhem em conjunto, ou seja, ligação serie e/ou paralela entre falantes.

Jamais eles devem trabalhar em stereo na mesma câmara.

Resumindo: Volume único não é a caixa mais ideal, mas quando tomados os devidos cuidados, funciona muito bem e consegue-se bons resultados com volumes menores (considerando o volume ideal para 2 falantes individual ou volume único para ambos). E temos o seguinte problema numa caixa como essa; quando um dos falantes para de funcionar, este por sua vez, funciona como um duto aberto, o que altera a sintonia da caixa e por consequencia pode aumentar e muito o deslocamento do cone do que "sobreviveu".

O reforço da caixa é de extrema importância, principalmente nas de câmara única, já que na grande maioria têm-se paredes com um comprimento consideravel e a divisória entre câmaras funciona como travamento.

O acoplamento irá existir, desde que a distância entre os centros dos falantes não utrapasse um comprimento de onda (344/Fc) no ponto de crossover superior.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
Postado em
Cada um diz uma coisa...

Faça do jeito que achar melhor!

De verdade...

Eu conheço pelo menos 3 bons argumentos para cada construção.

conta ai pra nós os 3 de cada!

Postado em
conta ai pra nós os 3 de cada!

Câmara única:

Melhor acoplamento

Correção de diferenças nos parâmetros

Caixa menor

Câmara separada:

Menor vibração na caixa

Melhor acoplamento (?! Já falaram)

Sem interferência entre os subs, consequêntemente mais seguro, pois se queimar um não queima o outro.

Segundo o Guto de Almeida, um dos caras que mais confio aqui no forum, câmara única é melhor (e, para mim, faz total sentido) desde que usado no mesmo canal do amplificador. No caso de usar 2 subs em 2 bridges diferentes, uma possível diferença no sinal pode comprometer o rendimento e as câmaras separadas se tornam melhores.

Segundo o Kleber, câmara única é melhor

Segundo o praia, câmara separada é melhor... (praia é ex-engenheiro da ultravox, atual engenheiro da Eros).

Caso tenha me equivocado com nomes ou opiniões, só falar que eu edito ;)

Postado em

To para fazer uma caixa para 4 sub de baixa potencia, 75W cada (JL 8w0-8), estou indo para camara unica dutada, num ampli de baixa potencia tb 500 - 600W em 2ohms,

Alguem tem algum pitaco para dar?

Postado em

Na dúvida eu prefiro ir de câmara separada com certeza.. cada sub trabalhando na sua, fazendo seu papel sem interferencia como tem que ser.

Agora no caso dos famosos 4x 12(tipo pioneer) no porta malas sem mexer no banco não tem muito o que fazer né...

Postado em
Senhores,

Teoricamente, não teriamos maiores problemas em utilizar um volume único para 2 ou mais falantes; aumentariamos a massa e a área total, manteriamos o Fs e o Qts. Porém sabemos que a prática é bem diferente da teoria.

De fato, os falantes não são idênticos, tem-se uma certa divergência em alguns parâmetros, em função do processo de fabricação. Isso faz com que eles não trabalhem como pistão único.. idênticos..

Mas dada as circunstâncias, não teriamos tantos problemas desde que o projeto contemplasse o volume ideal para ambos e que os mesmos sempre trabalhem em conjunto, ou seja, ligação serie e/ou paralela entre falantes.

Jamais eles devem trabalhar em stereo na mesma câmara.

Resumindo: Volume único não é a caixa mais ideal, mas quando tomados os devidos cuidados, funciona muito bem e consegue-se bons resultados com volumes menores (considerando o volume ideal para 2 falantes individual ou volume único para ambos). E temos o seguinte problema numa caixa como essa; quando um dos falantes para de funcionar, este por sua vez, funciona como um duto aberto, o que altera a sintonia da caixa e por consequencia pode aumentar e muito o deslocamento do cone do que "sobreviveu".

O reforço da caixa é de extrema importância, principalmente nas de câmara única, já que na grande maioria têm-se paredes com um comprimento consideravel e a divisória entre câmaras funciona como travamento.

O acoplamento irá existir, desde que a distância entre os centros dos falantes não utrapasse um comprimento de onda (344/Fc) no ponto de crossover superior.

Att,

RenanLopes

sempre gosto dos seus posts .....

contribui muito bem neste forum ... parabéns !

Postado em

toca igual, selada dobra-se o valor dos sub e fechô, dutada coloca-se + 1 duto ou calcule por um programa. Claro que tem que reforção a câmara única pra não vibrar, isso seria um erro primário se não o fizesse. Detalhe: camara única teria que utilizar um amp só para os subs, casando impendância e potência.

Markto

Postado em

De fato, as informacoes que constam primordialmente foi sobre o post do praia, informacoes interesantes, outros posts complementando um pouco, alguns muito floods...

Inicialmente, ja tinha conhecimetos basicos sobres tais diferencas, essas que todos nos sabemos, entretanto em uma conversa rapida com o RenanLopes, vi que o assunto era mais interessante do que pensava, e resolvi abrir a discursao em volta do tema...

O forum nao foi so feito pra tirar duvidas, acho que o tema pode ser muito expandido, pois oque mais vemos sao praticas, e teoria 0...

Acho muito bom, quando chega um user, e posta com embasamento teorico, gosto pq tento ler e aprender...

Agora, com um moderador "capando" o topico, realmente e dificil fluir...

Abraco...

Postado em (editado)

Sonseira minha...

(ia perguntar oq o RenanLopes havia dito a respeito do assunto, mas ja li oq ele disse... [^] )

Editado por hiperim
Postado em

Como citado pelos companheiros aqui do fórum cada uma tem suas vantagens.

Particularmente prefiro câmara única tanto para SPL quanto para o SQ. Sabemos que um falante nunca é exatamente igual ao outro, e com uma única câmara temos apenas um sistema ressonante, ou seja, uma frequência de ressonância para os dois subs, que tende a corrigir esta diferença. Geralmente com uma câmara sobra mais espaço para a colocação dos dutos, isso sim faz muita diferença, pois os dutos precisam de espaço interno para trabalhar com grande eficiência (duto no cantinho não vira).

Postado em
sempre gosto dos seus posts .....

contribui muito bem neste forum ... parabéns !

Joao,

Muito obrigado pela atenção.

Fique a vontade para perguntar.

Abraço!

Att,

RenanLopes

Postado em

O assunto é intereçante... falei hoje de manha sobre isso em um forum aqui da cidade...

na minha opinião, depende do tipo de uso, equipamentos, ligações e etc...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...