Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Otreblig

Tratar a lataria do carro

Recommended Posts

Pessoal, montei ontem o som da minha assinatura, porém o som pra fora ficou meio estranho por causa do barulho da lata.

O carro é novinho não bate nada e tem a lataria bem rígida até (não sei até quando), meus amigos quando me vem passando falam que da pra ouvir a uma quadra de distância o carro chegando, porém, quando o carro chegou, quase não se ouve som, é mais a lata batendo mesmo, depois que ele passa, o som retoma o TUUUMMMM TUUUMMMM TUUUMMMMMM.

A placa até que não bate muito e a lata visivelmente nada, apertando com a mão o barulho não reduz também, seria alguma coisa mais interna? Fora a manta asfáltica, o que mais eu poderia fazer pra reduzir esse barulho de lata?

O set eu procurei caprichar no subgrave com a litragem que deu, picos de 40 a 50hz. Pra dentro não tenho o que reclamar, o problema é fora ao lado do carro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) opção mais "comum": Manta multi-uso... feita à base de betume (q faz asfalto), borracha e alumínio trançado. Custa relativamente barato e duas ou três camadas dão um bom resultado! Sendo q a depender do SPL, quanto MAIS, MELHOR! (a galera confunde essa com asfáltica)

2) opção um pouco incomum: Manta Asfáltica... feita à base de asfalto mesmo (devidamente 'filtrado', não é do jeito q vai na rua :P ) e alumínio trançado. É barato pro resultado q oferece mas relativamente chato de aplicar... tem q usar maçarico! Mas é o melhor resultaod... inclusive, os carros "top" (vectra, meriva, astra, polo, jetta, etc etc..) vem com um pedaço dessas mantas em cada porta! Isso reduz o ruído geral (motor, ar..) e ajuda no som! É a mais indicada!

3) opções bizarras pra campeonato! Pouco utilizadas porém também surtem bom efeito! ex.: Madeira (chapas de MDF cortadas em quadradinhos e coladas com resina).... fibra, massa plástica.. já vi até concreto em carroo. (na lataria dum carro de SPL) e li que o Alan Dante usou vidro derretido no seu carro!

Enfim... só escolher e correr pro abraço! Recomendo a opção 2... mas se não tiver coragem de fazer (tem q desmontar os vidros do carro pra colocar direitinho) vai de opção 1 mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, valeu as explicações ai fera! Imagino que você deva ter esse problema ainda mais acentuado do que eu com teu T9 que pra tocar pra fora é só mala fechada, minha caixa pra fora também fica ruim...

Achei que alguma opção fácil e prática poderia ser eficiente como colocar espuma ou algo assim. A opção um parece me ser a mais viável por hora. Você já testou ela? Estou pensando em fazer uma aplicação na porta traseira pra ver se resolve e nas duas da frente por causa da vibração dos midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz isso aqui

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=88147

mas o melhor mesmo eh o vidro derretido... tu manda fazer um furo de 12" no teto to carro, arruma um funil gigante e vai numa forja de vidro, e manda encher so ate a metade (nao complete), e entao tu rola o carro para os lados ate que o vidro se espalhe por todo o carro, numa camada de uns 10cm...

Compartilhar este post

Link para o post

O Murilo encontrou drogas mais fortes lá do outro lado huahuahua

Otrebliq, quanto mais massa você colocar na lataria, mais firme ela fica, mas a tendência é que o pessoal não ouça mais seu carro de tão longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma olhada com calma ali no artigo murilo, quanto a outra ideia, adorei mas vou deixar assim mesmo... uahauhaUUAHA

Noise a lataria estando firme, não deveria ser o contrário? Do grave expandir mais pra fora de perto e em consequência pra longe também?

Compartilhar este post

Link para o post
Noise a lataria estando firme, não deveria ser o contrário? Do grave expandir mais pra fora de perto e em consequência pra longe também?

Quanto mais denso a lataria ficar, menos ela vai vibrar, menos perdas e mais SPL interno .... e esse é o SPL que eu acho mais legal hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum achei que a lataria rígida fosse propiciar a expansão da onda com mais ênfase do lado externo. A um tempo atras uma uma Audi aqui na cidade modelo perua com umas band pass que tinha um grave que nunca tinha visto ir tão longe e quando o carro passava a lataria não tremia absolutamente nada, era muito bonito mesmo de se ver!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu forrei o porta malas com várias camadas de manta, deu uma boa melhorada, agora vai ser o teto e as outras partes críticas que sofrem com vibrações. Prefiro assim mesmo que não me ouçam chegando.., pq não existe coisa pior de que quando desce pros 30hz dá aquela impressão que a estrutura do carro não segura o grave, só se ouve tudo batendo e não tem pressão.

Eu não sei como explicar exatamente, mais quanto a propagação do grave fora do carro, essa não deveria ocorrer pelas janelas e não pela lataria mole ? Tipo, pela lógica um carro que se treme todo deveria render menos "pra fora" com a mala fechada do que um com a lata firme acredito eu, pois o grave é "expelido" pra fora pelas janelas e não pela lata certo ? Assim como num carro sedan onde vc ouve o porta malas se retorcendo e não ouve grave, pois a pressão não chega a sair pela lata, tão pouco passar pra dentro do veículo para criar pressão. Precisa do ganho da cabine pra ter aquela sensação de SPL forte fora, porém o ganho com uma lata mais mole é menor. Ou não é assim que funciona ?

Compartilhar este post

Link para o post

Fanatic, eu estava justamente com esse pensamento, achei que a lata mole, ao vibrar iria provocar uma atenuação no grave por estar absorvendo parte das ondas produzidas. Minha intenção era justamente melhorar o grave a poucos metros de distância e se de longe ficar mais forte melhor ainda pois pra dentro a sensação é satisfatória.

Vamos aguardar mais opiniões pra ver os prós e contra...

Compartilhar este post

Link para o post
O Murilo encontrou drogas mais fortes lá do outro lado huahuahua

Otrebliq, quanto mais massa você colocar na lataria, mais firme ela fica, mas a tendência é que o pessoal não ouça mais seu carro de tão longe.

Cada vez mais bacana né? Será q ele deixa eu andar com ele no recreio?! =)

Ah murilo.. precisa rolar carro e talz não.. basta tirar as peças.. e levar na usina! Nada "fim de mundo", pra quem pretende tirar recorde mundial! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

concerteza a uma perda para fora no meu caso foi notoria, mas o ganho interno de spl e muito mesmo compensa, no meu caso eu utilizei manda asfaltica auto adesiva.......

apesar de ter diminuido os alarmes pela rua.....quem entra no carro e ouve se impressiona com o resultado.....

Compartilhar este post

Link para o post

Tu aplicou no carro todo?

O que eu noto dependendo do grave tem uma lata q vibra muito, imagino que seja o teto do carro, mas como ao ouvir o som eu to dentro do carro sempre, não vejo bem o resto só que a tampa de trás eu já percebi. Uma aplicação parcial da manta auto adesiva será que seria eficiente nesse caso sem atenuar o exterior?

Compartilhar este post

Link para o post
Faz isso aqui

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=88147

mas o melhor mesmo eh o vidro derretido... tu manda fazer um furo de 12" no teto to carro, arruma um funil gigante e vai numa forja de vidro, e manda encher so ate a metade (nao complete), e entao tu rola o carro para os lados ate que o vidro se espalhe por todo o carro, numa camada de uns 10cm...

RACHEI... KKK, essa foi a melhor de todas, muito simples de fazer dá trabalho nenhum...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa eu usei manta adesviva da Vedacit e achei muito boa, forte e fácil de trabalhar..

Usei tbm espuma expansiva pra preenxer lacunas e locais que não dava pra colar.. Putz outra coisa a parada molda tudo muito firme cara.. Fiquei impressionado.. Usei espuma de 40litros da Tytan:

dsc01540i.jpg

dsc01539xec.jpg

ùnica coisa ruim da espuma que depois de seca não sai de jeito nenhum da lata.. eu pelo menos não consegui tirar acho que só levando p/ polir mesmo então fica esperto quando tiver colocando pra ja tirar na hora de colocar..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O legal dessa espuma expansiva é tu largar em algum lugar estreito do carro... Tu vai ver ele inchar rapidinho! huahuahu

Ainda acho que se é pra DIY mesmo, essa manta auto adesiva que o Imorrivel postou é o mais fácil!

Compartilhar este post

Link para o post

Ai que eu me refiro! :P

Essa espuma ai pode ser uma opção bem legal pela praticidade se for eficiente também eu só afasto uma ponta ali na porta traseira do weekend e sento o dedo no aerosol! kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Ai que eu me refiro! :P

Essa espuma ai pode ser uma opção bem legal pela praticidade se for eficiente também eu só afasto uma ponta ali na porta traseira do weekend e sento o dedo no aerosol! kkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nunca mais voce desmonta a porta!

Compartilhar este post

Link para o post

Já falei num topico aqui. Quem for usar espuma expansiva é bom fazer um mini teste antes pra conhecer o produto.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... é bom saber antes que eu saia fazendo cagada assim! Afinal, olhando para uma simples latinha dessa com o nome de espuma, até lembra aquelas espuminhas de carnaval, achei que somente ia dar um apoio BEM de leve na lataria do carro hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post
Hum... é bom saber antes que eu saia fazendo cagada assim! Afinal, olhando para uma simples latinha dessa com o nome de espuma, até lembra aquelas espuminhas de carnaval, achei que somente ia dar um apoio BEM de leve na lataria do carro hehehhe

Pois é, eu tb achava isso até ver como ficou a tampa do porta-malas do Imorrivel... no Uno dele, com a tampa cheia de espuma ficou parecendo q a tampa é maciça... batendo com a mão na lata da tampa até me assustei com a rigidez que o material proporciona. Depois, batendo na tampa do meu carro, um Uno também... demos risada, quase um papel...

Up total pra espuma aê, já comprei pra fazer no meu carro tb.

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, eu tb achava isso até ver como ficou a tampa do porta-malas do Imorrivel... no Uno dele, com a tampa cheia de espuma ficou parecendo q a tampa é maciça... batendo com a mão na lata da tampa até me assustei com a rigidez que o material proporciona. Depois, batendo na tampa do meu carro, um Uno também... demos risada, quase um papel...

Up total pra espuma aê, já comprei pra fazer no meu carro tb.

abs

E como foi feita a aplicaçao no uno ?? queria saber .. fiquei realmente interessado ..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...