Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

_TrIo_Pancadão_

Ideia louca ou faz sentido?

Recommended Posts

Postado em

Bem galera , já conheço as caixas canhão tanto dutada como selada, quem conhece sabe que essas caixas rendem muito, fácil de calcular e construir o problema então é apenas espaço, pois são grandinhas. Já as manifoid, nunca ouvi mais parece que vem conquistando seu espaço nos trios e seu resultado é muito satisfatório também.

Ai pensando aqui fazendo alguns desenhos, e vendo alguns projetos na net, vi alguns paredões usando caixas que chamam de canhão duplo, são caixas canhões convencionais só que os falantes ficam em V. Na verdade usam esses falantes em V para ganhar espaço reduzir a largura das caixas, mais nesse caso estão criando efeito manifoid sem querer, e pelo menos na pratica o resultado é muito forte.

Ai tava pensando aqui e imaginando: então uma caixa canhão, onde já se cria o pico muito forte, e consegue se mandar um grave muito forte longe, junto a manifoid no que daria? Poderíamos criar um pico e um ganho muito maior numa faixa de freqüência desejada e obter bons resultado.

Bem, sei que talvez essa mistura de caixa não seja novidade para algumas pessoas, muitos estão usando por aew, uns cientes do que estão fazendo e outros copiando projetos, fazendo na doida, mais tecnicamente o que daria isso?

Vamos discutir um pouco e compartilhar os conhecimentos que cada um tem a respeito dessas caixas?

Sds

Wandick Wagnner

Postado em

Rapaz, depende de vários fatores, para ficar bom ou ruim. Pra vc fazer uma manifold decente, e uma TB decente já é difícil, imagine então a união entre elas duas?! É difícil de dar uma certeza de medidas dela, litragens e freq. corretas para um rendimento correto, mais caso se consiga creio que ficaria um negócio fora de comum, pois uniria 2 tipos de ganhos no grave, somando as forças e mandando longe.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Bem galera , já conheço as caixas canhão tanto dutada como selada, quem conhece sabe que essas caixas rendem muito, fácil de calcular e construir o problema então é apenas espaço, pois são grandinhas. Já as manifoid, nunca ouvi mais parece que vem conquistando seu espaço nos trios e seu resultado é muito satisfatório também.

Ai pensando aqui fazendo alguns desenhos, e vendo alguns projetos na net, vi alguns paredões usando caixas que chamam de canhão duplo, são caixas canhões convencionais só que os falantes ficam em V. Na verdade usam esses falantes em V para ganhar espaço reduzir a largura das caixas, mais nesse caso estão criando efeito manifoid sem querer, e pelo menos na pratica o resultado é muito forte.

Ai tava pensando aqui e imaginando: então uma caixa canhão, onde já se cria o pico muito forte, e consegue se mandar um grave muito forte longe, junto a manifoid no que daria? Poderíamos criar um pico e um ganho muito maior numa faixa de freqüência desejada e obter bons resultado.

Bem, sei que talvez essa mistura de caixa não seja novidade para algumas pessoas, muitos estão usando por aew, uns cientes do que estão fazendo e outros copiando projetos, fazendo na doida, mais tecnicamente o que daria isso?

Vamos discutir um pouco e compartilhar os conhecimentos que cada um tem a respeito dessas caixas?

Sds

Wandick Wagnner

Amigo, a CAIXA "CANHÃO DUPLO" é um projeto da propria Selenium!

Muitoooo eficiente e com aproveitamento total de um pequeno espaço!

Postado em

Olha ... num é difícil de projetar não é mais simples do que imaginam rs !!!

E Já estudei esse tipod e caixa , mas pra mim não teria resultado , pois ficar ENORME !

Quando estudei sobre , cheguei na seguinte formula :

Projetar um "Mani" Já sabemos (e se não sabem procurem por aqui ou no google que tem) , e tioda "mani" tem Pico em certa faixa de sub grave , onde se tem o acoplamento mais forte e "lá lá lá" ...

O que a Turbo Bass é ??? Uma caixa selada (a dutada é um LIXO , fica um som Fanho da po***) onde se pega o F3 da caixa selada e se projeta uma Corneta em cima dessa Freq. do F3 usando calculo de 1/4 de onda (tb tem no fórum e no google , sobre esse calculo)

Mas claro que a MAIORIA dos sons que vejo por ae com TB , os caras fazem a corneta sintonizada no PICO da caixa selada , sendo assim fica aquele Fico absurdo !!! Mas não é o correto !

A Junção de "Mani" e "Turbo" seria fazer uma corneta na Boca da "Mani" na freq. F3 da caixa ... Ou pros que gostam de fazer barulho , na freq. de pico da caixa !!! usando o calculo de 1/4 de Onda !!!

Pq fica Inviável ??? pq com certeza o F3 da Mani fica na casa dos 40 hz ... Imagine só o TAMANHO da corneta que num ficaria ??? (certamente ficaria com uns 2 metros) ... Mesmo que se faça no pico da caixa , que é na faixa de 55 até 65hz , mesmo assim ficaria Enorme a corneta !!!

Uma solução seria fazer a corneta com 1/8 de onda ... mas ae acho que não ficaria bom uma caixa Single !!! teria que ter umas 4 !!!

OBS : Percebam que os caras que usam essas caixas Canhão duplo , usam normalmente acima de 4 unidades ! Pq será ? ;)

Postado em

Aproveitando o tópico.

Se não for pedir demais, alguém poderia me indicar um bom tópico que fale sobre as caixas cornetadas, calculos e suas vantagens e desvantagens(se é que ele existe)?

Obs: Interesse tanto pra médio quanto pra grave/subgrave.

Grato!

Postado em

manifold com corneta na frente tá prevista lá na patente que eu postei no outro tópico!

claro q é válida! gera uma caixa ALTAMENTE sensível, mas pra ficar plana complica um pouco, tem q bater cabeça uns minutos e não ter dó da calculadora!

mas que dá, dá! e pode até ser q fique boa!

como o guto disse... CAMARAS SELADAS!!!! se tentar dutar detona tudo!

distroy, comece por aki:

http://www.bd-design.nl/contents/en-us/d25...orn_Design.html

http://www.bd-design.nl/contents/en-us/d26...orn_Design.html

tbem pode ler esse aki:

http://diyaudioprojects.com/Technical/Pape...sign-Part-1.pdf

e GOOGLE! lá tem MTA coisa! =D

Postado em

Bom amigos, tow vendo que o tópico tá rendendo, vamos lá, mais uma coisa que não entendi:

No caso se fizer a manidoid ela não seria dutada? então de todo jeito quando coloca-se o tunel, se tornaria uma canhão dutada.

Então o tunel ficaria bem mais curto, no caso a metada do comprimento pra mesma sintonia se fosse usar selada.

Então o que pensei conseguir uma resposta plana na Manifoid entre 45 a 80Hz e tipo sintonizar o tunel formando um pico no meio dessa faixa de frequencia, tipo: 65Hz +ou- para atenuar a resposta da caixa, conseguindo um ganho maior, e por se tratar de uma corneta, mandar o grave bem mais longe.

Se tiver pensando errado por favor corrigir o meu pensamento e vamos continuar discutindo a respeito desse assunto!

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em
Aproveitando o tópico.

Se não for pedir demais, alguém poderia me indicar um bom tópico que fale sobre as caixas cornetadas, calculos e suas vantagens e desvantagens(se é que ele existe)?

Obs: Interesse tanto pra médio quanto pra grave/subgrave.

Grato!

Tem mta coisa boa aqui:

www.studior.com.br/semea.pdf

Guto.. tens razão! É uma horn "aberta" ...minha colocação q foi errada! Vou refazer a frase:

Pq vcs um partem logo pra horn TRADICIONAL? (dobradinha e talz...)

Postado em
QUEM DISSE????? :blink:

Edição da car stereo tuning, Mr. Trio:

Calculo para canhão selada : 343/F3x4

Calculo para canhão dutada: 343/F3x8

Então se o F3 for 50hz o canhão fica com 1,715m se usar camara selada, e se for dutada o canhão 0,875m, então q saiba isso é metade do comprimento para mesma sintonia!

Postado em
Edição da car stereo tuning, Mr. Trio:

Calculo para canhão selada : 343/F3x4

Calculo para canhão dutada: 343/F3x8

Então se o F3 for 50hz o canhão fica com 1,715m se usar camara selada, e se for dutada o canhão 0,875m, então q saiba isso é metade do comprimento para mesma sintonia!

:rolleyes:

a caixa canhão dutada é uma variação da F17PWH da Dynacord, que é uma caixa baseada em um efeito de banda passante (tenta colocar essa caixa pra tocar full com um RTA! vc vai ver q ela não "sobe" grandes coisas) e um ganho em determinada faixa de frequencias pelo uso de um guia de ondas na frente do falante! e isso é, de fato, uma caixa Karlsom, dos anos 50, que tambem pode ser "desafinada" pra dar mais "kick" nos 100-150Hz... o pancadão!

e não... você não reduz pela metade o comprimento do canhão por dutar a caixa, a diferença é que vc pode, SEMPRE, usar o reforço de 1/8 de onda para se ter ganhos semelhantes, e um pouco menores e com mais distorção, que usando 1/4 de onda!

Postado em

engraçado né?

o pessoal reclama q o forum só tem as mesmas coisas, que ninguem discute mais teoria e informação técnica e tals...

dai aparece um tópico que tinha muita abertura pra ótimas discussões... vai um tempo... dai quando se começa entrar na parte mais suculenta da coisa o tópico morre e cai pra segunda página!

ou será que isso acontece quando se demonstra que as "modinhas" tem mais de 60 anos? :rolleyes:

Postado em
engraçado né?

o pessoal reclama q o forum só tem as mesmas coisas, que ninguem discute mais teoria e informação técnica e tals...

dai aparece um tópico que tinha muita abertura pra ótimas discussões... vai um tempo... dai quando se começa entrar na parte mais suculenta da coisa o tópico morre e cai pra segunda página!

ou será que isso acontece quando se demonstra que as "modinhas" tem mais de 60 anos? :rolleyes:

é que é muita informação pra minha cabeça poxa rsrsrs eu só sei calcular caixa pelo site da Bravox poxa rs !

Postado em

rsrsrs , mas agora falando sério !

Sabe o que eu tava pensando esses dias ??? em queimar a cabeça projetando caixa pra SUB automotivo mesmo com suspensão de borracha , pra tirar rendimento acima da média !!! e umas das coisas que pensei , foi canhão dutado =) !

Postado em

Sabe o que eu tava pensando esses dias ??? em queimar a cabeça projetando caixa pra SUB automotivo mesmo com suspensão de borracha , pra tirar rendimento acima da média !!! e umas das coisas que pensei , foi canhão dutado =) !

e tem tudo pra funcionar!

calcula 1/8 de onda da fs que vc quer e tenta!

coloca o pico da dutada na mesma faixa, e tora o pau!

o problema é o pouco espaço que o carro tem, mas deve ficar legal!

Postado em
e tem tudo pra funcionar!

calcula 1/8 de onda da fs que vc quer e tenta!

coloca o pico da dutada na mesma faixa, e tora o pau!

o problema é o pouco espaço que o carro tem, mas deve ficar legal!

tb acredito que fique rsrsrs acho que vou ter um Fosgate P2 de 12 pra brincar com isso ... aqueles antigos sabe ??? Vermelho com prata !!!

Eu tendo resposta BOA em 50hz tá legal ... Pois uma coisa é 50hz de um SUB Automotivo , e 50hz de Um Woofer Profissional !!! é beeem diferente !!!

Vamos ver ... se eu pegar mesmo esse P2 vc vai me ajudar Sub !!! falar nisso passa seu msn poxa !

Postado em

Interessante...imagino as vezes uma mistura de 4 Extreme Challenger de 15" com uns 4 MB de 12" pra ver o que daria.

Postado em

4 Eros é covardia ... não teria som algum de sub grave , ou se tivesse seria coisa de -10db comparado ao som dos Eros rsrsrs !

é só comparar a simples informação : Sensibilidade !

mas 4 extreme + 2 Eros talvez ficaria legal =) ! e claro , só 2 Drives !!!

quer um ex. de como não ficaria bom ???

Normalmente em eventos profissionais com empresas profissionais , se tem 4 18" para cada 2 de 12" , ou melhor dizendo , 2 SB850 para cada 1 Caixa de Line com 2 falantes de 12"+1 Drive TI !

(isso para eventos de música eletrônica e afins ... Pois pra evento de MPB , existem casos de nem usar Sub)

Postado em

aproveitando a onda de voces sei que estou meio errado aqui, mais comecei a montar o meu primeiro trio e ganhei praticamente todos os componentes.

ate postei no forum

iniciando trio zetec.

porem surgiu uma duvida que talvez voces pudessem me ajudar..

eu ganhei 2 destroyer de 15" to colocando em uma caixa de 75 litros com dois dutos de 4" com 48 cm. alguem poderia me ajudar e verificar se esta certo

o giraia do bass me disse para eu por dois pw3 de 10.

eu to pensando em colocar eles do jeito que ele me informou, mais sou meio que leigo nesta parte qual seria a melhor caixa... para ter um rendimento melhorado.

agradeço a ajuda de quem puder me auxiliar...

Postado em (editado)

aproveitando o embalo do topico

tava eu aqui pensando com meus miolos e lembrei desse topico sobre a uniao de 2 caixas numa só, e como essa era pra caixa de graves pensei na de medios

CAIXA CORNETADA SELADA MANIFOLD

imagemom.th.jpg

imagem2n.th.jpg

imagem3wj.th.jpg

CAIXA CORNETADA DUTADA MANIFOLD

imagem4si.th.jpg

imagem5ws.th.jpg

imagem46l.th.jpg

essa "caixa" realmente funcionaria ou seria a "aberração das caixas" em questao de cancelamentos?

procurei por efeito manifold nos medios, mas o unico link que abriu a respeito é de um artigo da audiolist que pra minha sorte nao foi terminado

PS: SE VIAJEI FORTEMENTE ME AVISEM, QUE PARO DE VEGETAR DURANTE O TRABALHO

EDIT:

agora que percebi, na dutada errei o desenho do duto heaUEHAheAI

Editado por gboff

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...