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Alves

I-Motion vs. Dualogic: a busca pelo conforto

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I-Motion vs. Dualogic: a busca pelo conforto

 

Entre Polo e Linea, saiba qual é o melhor sedã com câmbio automatizado

 

Abrelineapolo_640x408.jpg

Fiat Linea Dualogic vs. Volkwagen Polo Sedan I-Motion

 

César Tizo

Por mais que a Fiat não aceite ver o Linea comparado com sedãs menores que Toyota Corolla, Honda Civic e companhia – e insiste no erro de vender o câmbio automatizado como automático, como provam algumas propagandas da marca –, é inegável que o lançamento do Volkswagen Polo I-Motion gerou uma dúvida imediata: dentre os três-volumes disponíveis no mercado, qual é a melhor opção com câmbio automatizado? Com a pergunta na cabeça, vamos conhecer cada detalhe dos carros.

 

Lançado em 2008, o Fiat Linea passou por uma série de mudanças na linha 2010 que prometem aquecer as vendas do modelo. Em vez de ser identificado apenas pela motorização, o Linea 2010 passa a contar com as siglas LX (R$ 53 990) e HLX (R$ 56 550) para designar, respectivamente, as opções de entrada e intermediária. As configurações Absolute (R$ 64 850) e T-Jet (R$ 68 600) continuam em linha e tiveram seus preços reduzidos. O motor 1.9 16V também passou por uma mudança importante e, com o objetivo de atender aos clientes que se beneficiam da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a Fiat reduziu a potência original do bloco de 132 cv a 5 750 rpm para 127 cv na mesma faixa de rotações. Essa medida, entretanto, vale somente para o Linea LX.

 

Como a Fiat não tinha à disposição o Linea LX Dualogic – opção mais indicada para esta reportagem – realizamos nossas medições com uma unidade de 132 cv e, para manter a coerência, vamos tomar como base neste comparativo o Linea HLX Dualogic, que custa R$ 59 350 e sai de fábrica com airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve aro 15”, ar-condicionado, direção hidráulica, MP3 player, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, trio elétrico e volante revestido de couro com regulagem em altura e profundidade.

 

Já o Polo Sedan I-Motion parte de R$ 44 810 e nada mais é que a versão de entrada do carro acrescida dos R$ 2 450 cobrados pela VW para a transmissão ASG (Automated Shift Gearbox, ou caixa de marchas automatizada). Por esse valor, ele traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, aerofólio na cor do carro e antena no teto com amplificador de sinal. Na outra ponta da linha Polo, por R$ 53 815, o Sedan Comfortline 1.6 I-Motion agrega ar-condicionado digital Climatronic, computador de bordo I-System, rodas de liga leve aro 15”, MP3 player com Bluetooth e entradas para SD-Card e USB, alarme, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento e trio elétrico. É com essa versão mais completa que o Volkswagen enfrenta o Linea aqui.

 

Se adicionarmos a importante dupla de segurança airbag duplo/ABS – itens que serão obrigatórios a partir de 2014 –, o preço do Polo salta para R$ 56 450. Mesmo assim, ele ainda é R$ 2 900 mais barato que o Linea HLX Dualogic. Apesar disso, é bom destacar que o Fiat conta com controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), saída de ar para o banco traseiro e o sistema My Car para personalização das funções do carro.

 

No dia-a-dia, algumas diferenças

 

Se na análise do custo benefício o Linea é mais recheado por um valor condizente, no dia-a-dia o Fiat também mostra as vantagens em termos de dirigibilidade proporcionadas por um bloco 1.9 16V sobre um 1.6 8V. Não é nada muito gritante, mas quem dirige o Linea se sente mais tranquilo na hora de pensar em uma ultrapassagem ou encarar uma subida quando carregado. Mesmo que de uma maneira sutil, essa sensação subjetiva foi confirmada em nossos testes, já que o Linea precisou de 12s1 para alcançar os 100 km/h, enquanto o Polo I-Motion levou 12s5. Nas retomadas, o desempenho também foi parelho. Enquanto o VW vai de 40 a 100 km/h em 9s9, o Fiat cumpre o trecho em 9s6.

 

Porém, essa superioridade do Linea é cobrada na hora do consumo do sedã, que ainda herda a boa dirigibilidade do Punto. Com álcool, ele cravou uma média de 7,7 km/l. O Polo é capaz de rodar, em média, 9,7 quilômetros com um litro do combustível vegetal, uma sensível diferença de 2 km/l. Neste ponto, é justo destacar que o Linea é 194 kg mais pesado e 37 cm maior que o Polo.

 

Mas um detalhe fundamental neste comparativo é o comportamento do câmbio em cada sedã. Tanto o Dualogic da Fiat como o ASG da Volkswagen são fornecidos pela Magneti Marelli, sendo que a diferença entre ambos reside na adaptação que cada fabricante realizou para seus modelos. O próprio gerente-executivo de engenharia da VW, José Luiz Loureiro, nos revela que “é na calibração onde está todo o segredo, e isso mantemos a sete chaves”.

 

Fato é que as caixas automatizadas são bem semelhantes em comportamento, já que o Dualogic aplicado no Linea é bem mais eficiente – e quem já dirigiu sentirá a diferença – do que as primeiras unidades que equipavam o Stilo. Apesar disso, o ASG, que levou mais tempo para ser desenvolvido e conta com o know-how da empresa alemã usado na transmissão de dupla embreagem (DSG), é mais rápido e ligeiramente suave em relação ao Dualogic nas trocas de marcha. As alavancas também contam com diferenças importantes. Enquanto no Linea as marchas avançam para trás e o curso é longo, no Polo as velocidades crescem para frente e basta um leve toque para isso.

 

Voltando nossa análise para o mercado, o Fiat conta com cesta de peças apurada pelo Carro Online mais cara, R$ 2 538 ante R$ 2 443 do VW. O Linea, porém, desconta essa diferença no valor médio da apólice de seguro, na casa dos R$ 2 300 contra R$ 2 600 do Polo. A vantagem continua ao lado do Fiat no prazo de garantia: três anos, dois a mais do que o VW. A desvalorização, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), é praticamente a mesma, ficando em 9,6% para o Polo e 9,9% para o Linea.

 

Mais confortável para os ocupantes, o Linea é 8 cm mais largo que o Polo e possui entre-eixos 14 cm maior. Apenas como exemplo, quem vai no banco traseiro conta com 4 cm a mais para os joelhos a bordo do Linea, segundo nossas medições. No quesito porta-malas, o Fiat esbanja espaço para 500 litros de bagagem, enquanto o Polo leva 432 litros.

 

Conclusão

 

O Polo, apesar do motor menor, consegue andar quase no mesmo ritmo do desafiante com a vantagem de utilizar bem menos álcool para isso. Apesar da diferença ser pouca, o Linea entrega o melhor desempenho, é maior e mais espaçoso, o que permite oferecer conforto superior aos passageiros do que o VW. Analisando somente as transmissões, nenhum deles demonstra uma superioridade que faça um se destacar muito sobre o outro, mas o Polo oferece a vantagem de ter reações mais rápidas.

 

Apesar dessas vantagens, o Linea cobra – e caro – por isso, já que a diferença entre as versões Comfortline e HLX básicas é de R$ 5 535. O modelo da Fiat, porém, compensa esse montante com um pacote mais equipado, como descrito na reportagem. Por esses motivos, o Linea vence o duelo e se firma como a melhor escolha para quem busca o conforto de um sedã com câmbio automatizado.

 

Imagens Pedro Bicudo/agradecimentos à Prefeitura de São Caetano do Sul e ao Parque Chico Mendes

Editado por Alves

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Linea_alavanca_640x408.jpg

Alavanca para trocas de marcha no câmbio Dualogic tem curso longo

 

Linea_espdiant_640x408.jpg

Espaço dianteiro no Linea é bom, mas transmite a sensação de que ele é estreito

 

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Passageiros na traseira contam com 4 cm a mais para as pernas quando comparado com o Polo

 

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No interior destaque para a boa empunhadura do volante

 

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Porta-malas transporta 500 litros de bagagem

 

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Rodas de liga leve aro 15" são de série no Linea HLX Dualogic

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Polo_alavanca_comp_640x408.jpg

Ao contrário do Linea, alavanca do câmbio I-Motion tem engates curtos

 

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Com boa arquitetura interna, espaço na dianteira é bom para os ocupantes

 

Polo_esptras_comp_640x408.jpg

 

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Na disputa, Polo é o único que oferece a opção de trocar as marchas no volante

 

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Painel elevado do Polo é ergonômico e os instrumentos têm fácil visualização

 

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Porta-malas do Polo pode abrigar 432 litros de bagagem

 

Polo_roda_comp_640x408.jpg

Rodas de liga leve aro 15" também são de série no Polo Sedan Comfortline I-Motion

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Interessante o comparativo...

 

Eu particularmente gostei muito do linea (nunca dirigi, to falando de ver/ ler sobre...).

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Já dirigi o linea dualogic e achei que dá bastante tranco no modo automático.

Se fosse comprar qualquer um dos dois preferiria a caixa manual.

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belo acabamento do Polo hein... apesar da idade, o painel é bem atrativo...

 

mas entre esses dois... eu pensaria num Sentra CVT... isso sim é cambio automatico... sem tranco, sem nada!

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esses comparativos sao mt imbecis

comparar um sedan pequeno premium com um sedan medio

o linea concorre com sentra, civic, corola e o t jet bate no preço ate de azera

é obvio q o linea é melhor

só me surpreendeu o polo ser tao pouco pior q um carro de maior porte como esse

 

mais ta valendo

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Eu acho que o Linea está entre a categoria do Polo e do Civic. Nem é sedan compacto nem médio, pois tem entre-eixos mais longos que o Marea, por exemplo, mas tem menos porte do que Civic e Vectra. Mas no geral o Linea é mais carro que o Polo Sedan...

 

Em relação a preço, o Polo é mais barato em geral, mas ema algumas versões a diferença fica pequena... no caso do comparativo a diferença foi de 3 mil reais.

 

Abraços

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Pena que o Linea ainda não emplacou...é impressionante como a FIAT tem dificuldade nesse segmento

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Nunca dirigi o imotion, mas posso dizer que o Dualogic não vale a pena, O cambio da Fiat esta fazendo sucesso somente para aqueles que nunca dirigiram um automático de verdade....

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Pena que o Linea ainda não emplacou...é impressionante como a FIAT tem dificuldade nesse segmento

 

Nao tem nao... o Marea vendeu pra caramba, mas ficou com péssima fama no segmento... agora vai ser dificil emplacar outro carro caro...

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Nao tem nao... o Marea vendeu pra caramba, mas ficou com péssima fama no segmento... agora vai ser dificil emplacar outro carro caro...

Eu ainda lembraria do q veio antes... ou foi só aqui q o Tempra tb ficou mal visto? (quando era novo, tudo bem, mas depois...)

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Cara, a VW é a ÚNICA no mundo que consegue inverter a lógica de um câmbio sequencial...

 

É a mesma coisa de vender um carro onde a 1-3-5 ficam pra trás, e a 2-4 pra frente.

 

Sem falar que, nas vezes que dirigi carros com opção de troca sequencial, o curso longo transmitia muito mais segurança, pois geralmente vc não tira a mão até trocar todas as marchas.

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Uhhuauhahuauha ... puta mer**! Agora que percebi na foto o que o Kleber comentou! Subir marcha empurrando a alavanca é TENSO por mais que seja curto.

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Cara, a VW é a ÚNICA no mundo que consegue inverter a lógica de um câmbio sequencial...

 

É a mesma coisa de vender um carro onde a 1-3-5 ficam pra trás, e a 2-4 pra frente.

 

Sem falar que, nas vezes que dirigi carros com opção de troca sequencial, o curso longo transmitia muito mais segurança, pois geralmente vc não tira a mão até trocar todas as marchas.

 

Pra quem dirige caminhão ou até mesmo as antigas D-20 é barbada. A sequência de marchas é justamente essa. 1-3-5 para trás e 2-4 para frente.

Editado por GIII lêndea_sc

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Pra quem dirige caminhão ou até mesmo as antigas D-20 é barbada. A sequência de marchas é justamente essa. 1-3-5 frente e 2-4 trás.

 

:huh:

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Não vejo problema em trocas ascendedes pra frente no câmbio sequencial, é o padrão mais usado.

 

Santa Fé

dscn0524i.jpg

 

Meriva

easytronic.jpg

 

307

05cambio.jpg

Editado por avukte

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belo acabamento do Polo hein... apesar da idade, o painel é bem atrativo...

 

mas entre esses dois... eu pensaria num Sentra CVT... isso sim é cambio automatico... sem tranco, sem nada!

 

Fato, sem contar que o Sentra está na mesma faixa de preço e agora é flex.

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aluguei um linea um mes atras, numa viagem

na boa, bem melhor que o vectra que costumamos alugar (mesma faixa de preco na localiza)

 

mais o painel e apertado pacas

é um punto seda, fala serio.

 

nao vale 65 mil nem a pau juvenau!

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