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GutoHiLL

'Potência' da bateria Optima.

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Comprei um carregador de baterias aqui no fórum e fui testar ontem....

 

O carro estava parado desde 2ª feira na garagem. Bem, fui lá e liguei o bichinho, conectei as garras e... a OPTIMA estava totalmente carregada!

 

Não entendi nada... rsrs

 

Lembrando que ela é a bat auxiliar e o alternador é de apenas 90amp...

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Alguem acima (não lembro quem - o topico tá ficando gigante)falou que para quem tem pouco espaço e quer spl interno a Optima é uma boa opção.

Discordo

Fiz um teste 1 Heliar Racing 75 a versus 01 optima 75a tocando hiphop com graves EXTENDIDOS a Optima perdeu... Tanto auditivamente senti mais pressao no ouvido como em relação ao carro tremendo a Heliar foi superior.

Em relação a altura, acho que posso descrever como volume o volume dos medios e tweeters com a Optima parece ser mais alto.

Acho que isso deve-se a esse "crank peak", algo como a Heliar tem um pico de liberação de energia estendido e mantém enquanto que a optima manteria sempre uma liberação mais constante, mas não capaz de fornecer durante muito tempo pico , os que entendem da parte tecnica podem explicar melhor

 

Ou seja a Optima não é boa para quem quer SPL em subgrave, HipHop mas sim otima para quem ouve outros estilos como Forró, Axé, Pagode, Rock que usam mais medio.

 

<_<

Editado por nodistortion

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Comprei um carregador de baterias aqui no fórum e fui testar ontem....

 

O carro estava parado desde 2ª feira na garagem. Bem, fui lá e liguei o bichinho, conectei as garras e... a OPTIMA estava totalmente carregada!

 

Não entendi nada... rsrs

 

Lembrando que ela é a bat auxiliar e o alternador é de apenas 90amp...

 

A não ser que vc tivesse tocado com o carro desligado, era pra ter dado totalmente carregada mesmo...

 

Se tivesse descarregada, aí vc poderia dar um pulo no auto-elétrico.

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Pessoas, estou mudando meu set para o seguinte:

 

1 sub DD3512 (1500rms)

Alimentado por um SD2000 (tava pensando em SD2500, mas to tentando dimensionar tb a questão do consumo e acho que 2k vai empurrar legal)

 

pra stereo

hurricane ha4.120 (classe AB)

empurrando 2x cornetas, 2x st, 2x 6x9 e 2x 6"

 

Bom o carro é um gol 1.0, alternador de 45ah se não me engano... Bateria no cofre 56ah

 

Tô estudando qual bateria auxiliar colocar... Pensei bastante sobre a Optima ou sobre as moura de 150ah... E segui todo esse tópico tb... Tenho algumas questões a levantar...

 

 

A optima de 75ah recarrega 3 a 4x mais rapido certo?

Enquanto a moura ou similar tem 150ah...

 

Basicamente a metade da capacidade (falando de forma redundante..), a questão dos amperes hora vai render o dobro com uma moura, porém vamos a um exemplo... sábado retrasado passei o dia inteiro num evento com o som ligado... Esgotei a bateria... Se eu tivesse usando uma optima em 15 minutos com o carro ligado estaria com ela quase cheia novamente, enquanto uma moura estaria com um "fundinho"...

 

Então na teoria, a moura vai aguentar um tempo X e te deixar feliz aquele tempo, e depois fodeu! Enquanto com a optima vc vai ligar o carro uns 15 min a cada sei lá... 45 minutos?

 

Por quanto tempo uma 150ah aguenta um sd2000? Podemos fazer uma regra de 3 pra descobrir qto duraria com 75ah... Aí entra tb nas vantagens o peso e o tamanho e a questão dela aguentar tocar 100% até zerar pelo que entendi, enquanto as normais de acido vão arreiando e consequentemente perdendo eficiencia! ...

 

Ainda estou indeciso em qual investir... Não sou rico, então preciso analisar todos os pontos e ver qual vai me dar mais vantagens hehe!

 

 

Abs!

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UP!

 

A Optima tem baixa resistência interna, mas não deve carregar tão rápido quanto você imagina.

 

Pra um sistema como o seu, com trio e necessidade de deixar o som tocando com carro desligado, nada melhor que uma bateria de caminhão ... eu tinha uma no meu carro e já deixei 8 horas ligado o som no talo, e não baixou de 11.5V.

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A Optima tem baixa resistência interna, mas não deve carregar tão rápido quanto você imagina.

 

Pra um sistema como o seu, com trio e necessidade de deixar o som tocando com carro desligado, nada melhor que uma bateria de caminhão ... eu tinha uma no meu carro e já deixei 8 horas ligado o som no talo, e não baixou de 11.5V.

 

CARACA!

 

Mas ai, conta pra gente! era bateria de quantos amperes!?

Qual era seu set!? Só pra ter uma média do tempo que vou ter pra ouvir!

 

Obrigado!!

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CARACA!

 

Mas ai, conta pra gente! era bateria de quantos amperes!?

Qual era seu set!? Só pra ter uma média do tempo que vou ter pra ouvir!

 

Obrigado!!

 

 

Pessoal, tô pensando em tocar o set que disse acima com 150ah... pra não usar porta malas, colocar 90ah de bateria no cofre original e mais 60 de auxiliar!

 

Vou trocar o SD por um Stetsom 2k5, da nova linha, o prata...

 

Tocando no talo qto tempo duraria em média?

 

Abs!

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CARACA!

 

Mas ai, conta pra gente! era bateria de quantos amperes!?

Qual era seu set!? Só pra ter uma média do tempo que vou ter pra ouvir!

 

Obrigado!!

 

Era uma Moura 150A/h ... meu sistema era mais pro SPL mesmo. Tinha consumo pico de 210A/h.

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Acompanho o fórum a algum tempo.

 

Chamou a atenção "Brasileiro é burro", não eu ou nenhum outro do fórum é claro, só o brasileiro.

 

E chamou a atenção também um colega dizer que ficou 8 horas com uma Optima.

 

O caso do colega (das 8 horas) exemplifica bem a qualidade das Optimas (Bluetop e Yellowtop), pois são baterias de ciclo profundo, elas suportam muito mais as descargas mais extremas do que qualquer outra bateria de som ou automotivas normais.

 

Outro colega comparou uma 150amp com uma Optima 75amp, a comparação não é coerente pois uma tem o dobro da amperagem nominal da outra, e seja para tocar funk (cada um tem seu gosto) mesmo que chame de HipHop (de lonje é o genero que curto), bom, seja para qual rítmo for, para som baterias que tenham um poder de liberar mais rapidamente a energia se darão melhor SEMPRE.

 

Mas vale lembrar que baterias automotivas e as "automotivas de som" para preservar sua longevidade podem ser descarregadas sem comprometer a vida útil da bateria somente até 40% de sua capacidade, quanto mais consumir além desta carga mais comprometerá sua bateria.

 

Já as Optimas e as de ciclo profundo de modo geral, foram desenvolvidas para serem descarregadas mas severamente, entre estas baterias temos as estacionárias, as tracionárias e as de no-breaks, mas nenhuma dessas é aconselhável para uso em veículos, pois não se dão bem com vibrações. As Optima (as blue e yellow) são baterias de ciclo profundo mas que resistem vibrações, daí as características especiais da bateria.

 

Portanto se alguém pretende ouvir durante um período menor de tempo um BOM HIP HOP, invista seu dinheiro em uma bateria beeem graaande, que ouvirá durante um tempo com seus graves de qualidade e talz, mas ouvirá durante muito menos tempo do que ouviria com um Optima. Quando digo período menor de tempo, digo que é durante menos horas e também durante menos anos, pois se descarregar muito sua automotiva ela não resistirá muito tempo.

 

As Optima (yellow e blue), são ótimas por exemplo para tocar motor elético de barco para pescarias, pois ele será consumido extremamente durante o dia todo, e não terá um consumo alto durante período curto. É EXATAMENTE O CONTRÁRIO, do uso de baterias para som que para cada TUNCHI-TUNCHI (do hip hop rss) consome muito rapidamente uma certa carga.

 

Para finalizar, baterias automotivas foram feitas para fornecer uma carga alta em um periodo curto de tempo e pode ser descarregada (para preservar) apenas até 40% de sua carga. Baterias como a Optima (blue e yellow), foram feitas "principalmente" para fornecer carga durante muito tempo, e podem ser descarregadas praticamente toda sua carga.

 

O tópico está bom ...

 

Um abraço e bons sons

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acharia interessante ,

 

que no caso de um representante da marca ou responsável da parte técnica do fabricante da Optima, se identificasse ao participar do tópico

 

assim poderia sanar todas e quaisquer dúvidas dos que aqui estão participando

 

abraço :legal:

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ESTOU PARA ADQUIRIR 2 OPTIMA DEVIDO A ESPAÇO MESMO , tinha 4 baterias no carro oq me ocupava mto ,mas pelo que vejo em campeonatos todos usando xspower e optima (spl) a própria optima dizia em seus cartazes que por ser de tecnologia espiracell armazenam mais energia que as convencionais agora é colocar pra ver, Posto os resultados por aqui independentemente se for positivo ou negativo ABRAÇO galera!!!!!

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Bom topic de discussão(antigo, mas bom)....vou ler com mais calma dps.

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Bom topic de discussão(antigo, mas bom)....vou ler com mais calma dps.

 

:+1

 

E a sugestão do rick, de 2010 ainda é muito valida !

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:+1

 

E a sugestão do rick, de 2010 ainda é muito valida !

 

Com certeza, mas o povo querer insistir em comparar as duas baterias descartando o valor é dose né.

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Optima eu diria que é boa para um sistema de SQ aonde a A atenda o sistema todo (junto da bateria do cofre), assim elimina a necessidade de MC, menos fios e afins. Com uma de 65A no cofre, e uma de 75A atrás, é 140A de bateria, isso alimenta até uns 1400Wrms em classe D ou mais, então para SQ aonde não é utilizado potências exorbitantes, de fato vale pois o pico é elevado, e no subgrave irá fazer uma bela diferença pois ela vai suprir.

 

Agora pra deixar som ligado, 1, 2, 3 horas, não rola não, vai de bateria comum, estacionária caminhão que seja, mas não esse custo absurdo de uma Optima.

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Optima eu diria que é boa para um sistema de SQ aonde a A atenda o sistema todo (junto da bateria do cofre), assim elimina a necessidade de MC, menos fios e afins. Com uma de 65A no cofre, e uma de 75A atrás, é 140A de bateria, isso alimenta até uns 1400Wrms em classe D ou mais, então para SQ aonde não é utilizado potências exorbitantes, de fato vale pois o pico é elevado, e no subgrave irá fazer uma bela diferença pois ela vai suprir.

 

Agora pra deixar som ligado, 1, 2, 3 horas, não rola não, vai de bateria comum, estacionária caminhão que seja, mas não esse custo absurdo de uma Optima.

 

eu tenho uma normal chumbo acido de marca ruim no cofre de 60a, e outra de uma marca pior no banco traseiro tbm de 60a elas tocam bem uma taramps 1.6 creio que 140a de bateria sendo uma optima aguenta muito mais

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Experiencia propria..tenho a minha a 4 anos(yellow top 55Ah)

tocando durante 3anos e meio hurricane 4.120 e bravox 1000rms...

sempre no TALO...isso quando o carro não ficava de porta malas abertas e esvaziava a bateria toda....e nesses 3 anos e meio ela nunca foi colocada para carregar em lenta ou rapida..apenas alternador!...só ano passado comprei um carregador...a mesma hoje em dia se estabiliza em 12.8v e não desce mais que 12.4v tocando uns subgraves...ela é pequena...hoje em dia para som só uso optima devido sua durabilidade e tamanho....porem quando coloquei uma auxiliar alphacell 110Ah ficou melhor...oque eu acho?optima na mente...porem não achei que ela vai valer por 150ah!

a minha hoje em dia fica no cofre sozinha e ta show de bola =D.

acho que ela dura + uns 2 anos facil!

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Uso 4 moura de 90ah ja a 3 anos e meio, hoje acho eu que devido ao tempo de vida delas estabelizam pouco abaixo dos 12,6v marcam 12,3v mas seguem tocando e bem.

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Estou indo para uma Yellow D34 no cofre do motor e uma D31 no porta malas. :)

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eu tenho uma normal chumbo acido de marca ruim no cofre de 60a, e outra de uma marca pior no banco traseiro tbm de 60a elas tocam bem uma taramps 1.6 creio que 140a de bateria sendo uma optima aguenta muito mais

 

Tem vida útil mais longa, mas o tempo delas "tocando" é muito próximo.

 

Optima só tem a vantagem de ser rápida e suportar picos fortes, no mais, continua sendo uma bateria comum de 75, 55A com longa vida útil. Simples assim. Não faz mágica nem nada.

 

Quer som tocando por horas? Tem que ter A, quer som pra resposta fiel e subgraves precisos, tem que ter PICO, coisa que a Optima tem. Fora isso, é igual as outras.

 

Tenho uma de 60A no cofre, marca genérica, mas sempre bem cuidada, tinha uma Moura de 60A que me durou 6anos, essa genérica não é livre de manutanção, paguei 66% mais barato que a Moura de 60A, e está comigo a quase 2 anos já. Embaixo do banco, tenho uma NorthStar que é AGM de 100A e tem vida útil declarada de 12+ anos.

 

A AGM tem picos elevados, tenho boa A para tocar por bastante tempo, enfim, atende a ambos os casos, e na questão bolso, me custou menos que uma simples Optima de 75A. Tem que pensar com calma e elaborar bem. Não adianta sair comprando, muitos casos ela não atende.

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Mas tem o fato de elas se recarregarem mais rapido por isso acho que as agm valem por 2

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Na verdade questão da durabilidade vai mais pelo fator das musicas, sintonias e cortes que pelos equipamentos utilizados então para comparar ambas as baterias é preciso apenas um sistema com mesmo volume e musica ai saberá qual é a melhor em longo prazo.

Pico é muito importante como sensibilidade é para os parâmetros.

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Optima eu diria que é boa para um sistema de SQ aonde a A atenda o sistema todo (junto da bateria do cofre), assim elimina a necessidade de MC, menos fios e afins. Com uma de 65A no cofre, e uma de 75A atrás, é 140A de bateria, isso alimenta até uns 1400Wrms em classe D ou mais, então para SQ aonde não é utilizado potências exorbitantes, de fato vale pois o pico é elevado, e no subgrave irá fazer uma bela diferença pois ela vai suprir.

 

Agora pra deixar som ligado, 1, 2, 3 horas, não rola não, vai de bateria comum, estacionária caminhão que seja, mas não esse custo absurdo de uma Optima.

 

Vamo fazer uma apostinha valendo cinquentinha?

 

Faço um vídeo com váárias testemunhas... dou uma carga na minha Optima.. depois, com o som topado, no limiar do clipping, deixo rolar por 2 horas.. e depoois dou a partida no carro SEM DESLIGAR O SOM, fechado??

 

É uma Optima D31 + uma heliar 60ah no cofre!

 

Já o som, um Stetsom 5k2 numa SDS 2.7k18', um boog 2k numa snake GTX 600 e um SD250.2d numa ETD7200!

 

Aposto com quem quiser, a hora que quiser! Mas só faço isso com o dinheiro "casado", pra não perder meu tempo à toa!

 

 

Uso 4 moura de 90ah ja a 3 anos e meio, hoje acho eu que devido ao tempo de vida delas estabelizam pouco abaixo dos 12,6v marcam 12,3v mas seguem tocando e bem.

 

A minha tem mais de 2 anos de uso, depois de uma carga lenta, estabiliza em quase 14v.. só baixa se rolar algo pra consumir a carga! Tipo... depois de uns 15 minutos de som topado é que começa a baixar pros 13, 12...

 

 

Tem vida útil mais longa, mas o tempo delas "tocando" é muito próximo.

 

Optima só tem a vantagem de ser rápida e suportar picos fortes, no mais, continua sendo uma bateria comum de 75, 55A com longa vida útil. Simples assim. Não faz mágica nem nada.

 

Quer som tocando por horas? Tem que ter A, quer som pra resposta fiel e subgraves precisos, tem que ter PICO, coisa que a Optima tem. Fora isso, é igual as outras.

 

Tenho uma de 60A no cofre, marca genérica, mas sempre bem cuidada, tinha uma Moura de 60A que me durou 6anos, essa genérica não é livre de manutanção, paguei 66% mais barato que a Moura de 60A, e está comigo a quase 2 anos já. Embaixo do banco, tenho uma NorthStar que é AGM de 100A e tem vida útil declarada de 12+ anos.

 

A AGM tem picos elevados, tenho boa A para tocar por bastante tempo, enfim, atende a ambos os casos, e na questão bolso, me custou menos que uma simples Optima de 75A. Tem que pensar com calma e elaborar bem. Não adianta sair comprando, muitos casos ela não atende.

 

Vc não tem uma optima? Tá explicado!

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Cara aqui na região pelo que se fala a unica vantagem de usar essas optimas é que se ela descarregar é só esperar 5 min e dar a partida que o carro liga normal, tirando isso todo mundo fala que é mesma coisa das comuns!!!!

 

 

Aqui o pessoal chama elas de bateria de "GEL"!!!!

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