Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Dúvida rápida.

Recommended Posts

Postado em

"Não pode" pq inventaram uma lenda que dá ondas estacionárias, e todo mundo acreditou. Só que os mesmos que propagam essa lenda há tanto tempo, nem sabem o porquê, nem como ocorre, nem o que acarreta.

Fato: Em caixas de grave não existem ondas estacionárias. A não ser em LTs, mas falamos de pelo menos 3 metros de comprimento.

Em caixas de médios e agudos, vai depender do tamanho da caixa, e do que se faz internamente pra evitá-las. Pode-se ter ondas estacionárias? Sim... mas se tiver, ninguém vai ouvir e dizer que tem... o buraco é mais embaixo.

Postado em
"Não pode" pq inventaram uma lenda que dá ondas estacionárias, e todo mundo acreditou. Só que os mesmos que propagam essa lenda há tanto tempo, nem sabem o porquê, nem como ocorre, nem o que acarreta.

Fato: Em caixas de grave não existem ondas estacionárias. A não ser em LTs, mas falamos de pelo menos 3 metros de comprimento.

Em caixas de médios e agudos, vai depender do tamanho da caixa, e do que se faz internamente pra evitá-las. Pode-se ter ondas estacionárias? Sim... mas se tiver, ninguém vai ouvir e dizer que tem... o buraco é mais embaixo.

Acho que saquei! Então desde que tenha o volume adequado, tanto faz um cubo como um trapézio? As caixas vão tocar praticamente iguais, afinal essas "estacionárias" e esses "cancelamentos" não vão ser perceptíveis ao ovido, comparando uma com a outra?

Vlw

Postado em
Acho que saquei! Então desde que tenha o volume adequado, tanto faz um cubo como um trapézio? As caixas vão tocar praticamente iguais, afinal essas "estacionárias" e esses "cancelamentos" não vão ser perceptíveis ao ovido, comparando uma com a outra?

Vlw

Se for uma caixa para sub, ela pode ser do formato que vc quiser, que não vai mudar nada na sonoridade!

Postado em

Kleber,

Esta lenda das ondas estacionarias (que eu achava que realmente era um fato em caixas quadradas) tem alguma coisa a ver com o "cancelamento" de fase (ou de ondas|) - (se é que isso existe).

Não tem aquele fato de se vc colocar, por exemplo, um sub em uma caixa quadrada e no centro, que as ondas internas terão "sempre" o mesmo comprimento e vão ocorrer concelamentos, perdendo pressão?

Não sei se consegui expor minha dúvida, mas se quiser tentar me ajudar... :legal:

Postado em
Kleber,

Esta lenda das ondas estacionarias (que eu achava que realmente era um fato em caixas quadradas) tem alguma coisa a ver com o "cancelamento" de fase (ou de ondas|) - (se é que isso existe).

Não tem aquele fato de se vc colocar, por exemplo, um sub em uma caixa quadrada e no centro, que as ondas internas terão "sempre" o mesmo comprimento e vão ocorrer concelamentos, perdendo pressão?

Não sei se consegui expor minha dúvida, mas se quiser tentar me ajudar... :legal:

Eu já tive problemas com cancelamento, uma vez em que liguei um falante normal e outro com a polaridade invertida. Eles estavam em uma caixa separada, no momento que um ia pra frente, o outro ia pra trás. Perdi o grave todinho. Mas em caixas eu não sei se há cancelamento por causa do formato, e se houver, se chega a ser perceptível.

Postado em
Kleber,

A onda estacionária, nesse caso, vai ocorrer se vc utilizar uma faixa de freqüência pura, pois nesse caso vão se formar ondas iguais, o que dificilmente ocorrerá com faixas de música, e numa caixa quadrada se têm mais chances dessas ondas iguais se encontrarem. Fala-se de evitar a construção de caixas desse tipo principalmente para campeonato, para evitar o risco de perda de pressão, usando uma faixa de freqüência.

Me corrijam se falei alguma besteira!!! :legal:

Abraço.

Postado em
Kleber,

Rapaz, quando falamos em graves, falamos em 8,5 metros de comprimento de onda pra uma frequência de 40Hz. Não há espaço pra formar nem onda estacionária, nem pra propagar ondas.

Por isto que aquelas conversas de que caixa quadrada dá cancelamento, que usar subs diferentes dá cancelamento, que usar vários subs dá cancelamento... é tudo potoca.

Postado em
Rapaz, quando falamos em graves, falamos em 8,5 metros de comprimento de onda pra uma frequência de 40Hz. Não há espaço pra formar nem onda estacionária, nem pra propagar ondas.

Por isto que aquelas conversas de que caixa quadrada dá cancelamento, que usar subs diferentes dá cancelamento, que usar vários subs dá cancelamento... é tudo potoca.

Capitei..... :legal:

Postado em

eu me lembro de manuais de subs da Hinor , onde os caras passavam as medidas pra fazer caixas retangulares

inclusive ainda tenho alguns aqui no meu micro

Já cheguei a fazer umas quadradinhas e não lembro delas serem inferiores em nada comparadas com as trapezoidais

Postado em

Kleber nao se precisa de uma outra onda a 8,5 metros para dar cancelamento.....se a 20cm!! uma das ondas esta em um sentido, e outra oposta a esta, com fase invertida, ja vao se encontrar e deformar a onda "final", cancelando..

e pra quem nao percebeu cancelamento, coloque uma faixa senoidal de 1000hz por exemplo.....e coloque as duas caixinhas de som viradas pra vc...uma distantcia de + ou - 17cm.....e depois mude a distancia, vai ver que a 17cm o som eh muito menor, bem legfal essa experiencia...

Postado em

jah fiz uma caixa retangular ...

e ficou a msma coisa de uma trapezoidal ...

:pirou:

oq' muda é que é bem mais facil de montar ... hehehe

tava com preguiça e montei ela retangular msmo ...

tava um up-grade de 12 nela ... toco bem pra caramba e nem tava na litragem certa pro sub ...

ah e era selada ...

tava bem legal e num tava fraco de batidas não ...

:legal:

isso ai eh Lenda urbana do som automotivo ...

o-o-o-o-

aehuahe

abraçoo

[]-[][]-[]

Postado em

klebão lendo isso me lebrei do topico do meu set quando tive a ideia de colocar 4 tornado e 4 eros me disseram que daria cancelamentos?? e aí sera que vira então, da pra colocar eros com tornado e fazer uma lambança ficar forte e combina graves mais seco com parrudao do tornado?

abss

Postado em
Kleber nao se precisa de uma outra onda a 8,5 metros para dar cancelamento.....se a 20cm!! uma das ondas esta em um sentido, e outra oposta a esta, com fase invertida, ja vao se encontrar e deformar a onda "final", cancelando..

e pra quem nao percebeu cancelamento, coloque uma faixa senoidal de 1000hz por exemplo.....e coloque as duas caixinhas de som viradas pra vc...uma distantcia de + ou - 17cm.....e depois mude a distancia, vai ver que a 17cm o som eh muito menor, bem legfal essa experiencia...

Tomasello, é claro que se um deles estiver com fase invertida, teremos cancelamentos.

Quanto ao cancelamento com as caixinhas, é tudo com base nos comprimentos de onda. Agora, vai fazer isto com grave? Precisa de muitos metros pra se ter cancelamentos.

Postado em
klebão lendo isso me lebrei do topico do meu set quando tive a ideia de colocar 4 tornado e 4 eros me disseram que daria cancelamentos?? e aí sera que vira então, da pra colocar eros com tornado e fazer uma lambança ficar forte e combina graves mais seco com parrudao do tornado?

abss

Ixe, claro que pode!

Cancelamento só se vc ligasse errado.

Postado em

trapezoidal, retangular, quadrada, bazooca, uma vez disse que era tudo a mesma coisa e me corrigiram com o papo de ondas estacionarias...

pelo visto eu tava certo.

Postado em
trapezoidal, retangular, quadrada, bazooca, uma vez disse que era tudo a mesma coisa e me corrigiram com o papo de ondas estacionarias...

:+1

passei pela mesma coisa...

Postado em

E tava certo mesmo. Estacionárias só serão prejudiciais quando as paredes da caixa (ou seja, os planos de reflexão das ondas sonoras) estiverem a uma distância de 1/2 comprimento de onda... nessa situação a onda que retorna freia o cone do falante, o que reduz o rendimento nesta frequência.

Postado em
Cara, basta ver nos manuais da JL as caixas que eles recomendam...

TODAS são retangulares!

KKK, já montei a minha aqui, tá com uns 27 litros brutos. Uma vez li aqui mesmo no Autosom que dava cancelamento e tal, e sempre fiquei com essa ideia na cabeça, de que não prestava. Olhando melhor, existe uma penca de caixas quadradas e retangulares, e que tocam muito bem!!! Acredito que a trapezoidal só serve mesmo para um melhor encaixe no banco, com isso economizando espaço. E já que todo mundo diz que é a mesma coisa, então a partir de hoje mudei o que eu tinha em mente, kkk. E realmente, tocar uma faixa de frequencia, só em campeonatos de spl mesmo, nunca vi isso no dia-a-dia.

Vlw pela ajuda aí... :legal:

Postado em
E tava certo mesmo. Estacionárias só serão prejudiciais quando as paredes da caixa (ou seja, os planos de reflexão das ondas sonoras) estiverem a uma distância de 1/2 comprimento de onda... nessa situação a onda que retorna freia o cone do falante, o que reduz o rendimento nesta frequência.

Kleber, deixa ver se eu entendi....

No caso que vc citou acima (40 hz) eu só precisaria me preocupar com as ondas estacionarias se, por exemplo, a largura (ou comprimento) da minha caixa tivesse por volta de 4,25 metros?

É isso?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...