Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SubSonic

[off] Tweeter De Plasma

Recommended Posts

Nossa que complicado, só vou entender vendo um troço desses na minha frente e alguém me explicando detalhadamente. Assim por imagens tá um pouco complicado ehehe.

Mas já saquei um pouquinho da idéia! [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa que complicado, só vou entender vendo um troço desses na minha frente e alguém me explicando detalhadamente. Assim por imagens tá um pouco complicado ehehe.

Mas já saquei um pouquinho da idéia! [^]

provavelmente vc quer saber se colocar a mao ali, vai dar mer**?

creio que sim!

Compartilhar este post

Link para o post
ai tem uma explicação de um falante semelhante:

http://br.youtube.com/watch?v=2Lr8tVC-Qx0

e ele realmente toca!

jah ia postar hehehe

se usar uam dakelas bolas de plasma apenas fazendo as adaptações necessárias naum funfa naum?

Não, elas são fechadas. Por isso a tensão na saída dela pode ser menor. Não é suficiente para criar um arco voltaico constante. Além do que, ainda é fechado, você perde a ideia do tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já saquei um pouquinho da idéia!  [^]

creio que sim!

Eu quero entender aquela luzinha eheh. É ela que libera o som?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já saquei um pouquinho da idéia!  [^]

creio que sim!

Eu quero entender aquela luzinha eheh. É ela que libera o som?

É... aquilo é uma chama em altíssima temperatura (plasma).

Compartilhar este post

Link para o post
Tem MUITO tempo que esses tweeters existem. Mais de 20 anos, brincando. Comercialmente, devem exister uns 2 ou 3 modelos, apenas. Tem uns meses que eu tô fazendo planos de montar um parzinho pra mim.

Bem, específicamente: Dependem de alta tensão, logo, podem provicar ruídos, se não forem bem montados. A construção não é fácil também. SPL mediano. Não dá pra querer ouvir "no talo", embora, com corneta, ele chegue a uns 110dB máximos, o que é bastante coisa já. Isso pelo que li por aí (e olha que tem tempo que ando lendo).

A maior vantagem: Não existe massa móvel. NENHUMA praticamente, exceto ar quente. Ou seja, sobe até onde seu modulador aguentar. Dizem (e eu acredito realmente) ser a melhor coisa do mundo (depois do sexo e da cerveja, nessa ordem, é claro).

Sem a corneta ele toca ominidirecional. É bom e não é. Dá mais ambiência, o que é legal pra quem curte música clássica. Pra outros estilos dá pra sacrificar essa ambiência toda pra se ganhar SPL com a corneta.

MAS, como tudo que é bom, tem seus perigos (assim como o sexo e a cerveja). Emite ozônio no ambiente, por causa do plasma, que quebra as moléculas do ar, criando o O3. Algumas pessoas fazem muito terrorismo, pois o ozônio é tóxico (não, seus pervertidos, ozônio não faz a cabeça). Pessoas mais sensatas dizem que dá pra usar por um bom tempo, mesmo com as janelas fechadas. Se sentir cheiro de água sanitária no ar, é só abrir as janelas.

Pois bem... na minha fila de desejos a realizar, então neste momento: Aquário Marinho, Turbo, Tweeter de Plasma, comer a Juliana Paes...

Com o aquário, com o turbo e com o tweeter eu posso até ajudar, mas com a Juliana é com você Klebão.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Tem MUITO tempo que esses tweeters existem. Mais de 20 anos, brincando. Comercialmente, devem exister uns 2 ou 3 modelos, apenas. Tem uns meses que eu tô fazendo planos de montar um parzinho pra mim.

Bem, específicamente: Dependem de alta tensão, logo, podem provicar ruídos, se não forem bem montados. A construção não é fácil também. SPL mediano. Não dá pra querer ouvir "no talo", embora, com corneta, ele chegue a uns 110dB máximos, o que é bastante coisa já. Isso pelo que li por aí (e olha que tem tempo que ando lendo).

A maior vantagem: Não existe massa móvel. NENHUMA praticamente, exceto ar quente. Ou seja, sobe até onde seu modulador aguentar. Dizem (e eu acredito realmente) ser a melhor coisa do mundo (depois do sexo e da cerveja, nessa ordem, é claro).

Sem a corneta ele toca ominidirecional. É bom e não é. Dá mais ambiência, o que é legal pra quem curte música clássica. Pra outros estilos dá pra sacrificar essa ambiência toda pra se ganhar SPL com a corneta.

MAS, como tudo que é bom, tem seus perigos (assim como o sexo e a cerveja). Emite ozônio no ambiente, por causa do plasma, que quebra as moléculas do ar, criando o O3. Algumas pessoas fazem muito terrorismo, pois o ozônio é tóxico (não, seus pervertidos, ozônio não faz a cabeça). Pessoas mais sensatas dizem que dá pra usar por um bom tempo, mesmo com as janelas fechadas. Se sentir cheiro de água sanitária no ar, é só abrir as janelas.

Pois bem... na minha fila de desejos a realizar, então neste momento: Aquário Marinho, Turbo, Tweeter de Plasma, comer a Juliana Paes...

Com o aquário, com o turbo e com o tweeter eu posso até ajudar, mas com a Juliana é com você Klebão.

[]'s

Crawling Chaos

Hauhauhauhauhauhau. Pois é... um dia eu consigo! Quem sabe um dia ela vira uma estrela decadente, e começa a vender as carnes por qualquer 100 reais, né? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi a IMAGEM! :(  :(  

Alguém poderia me explicar??? :vts

Falando serio agora.

Acho que ao ser aplicada uma certa voltagem (ou algo assim) a intencidade da vibraçao do plasma sera maior. Fazendo o plasma vibrar e com ele, o ar tambem vibrar. Por isso a emiçao de som. Minha tese :legal:

Agora. Qual sera a eficiencia de um TW como esse ??

Marcelo Spalenza

Teoria boa, mas eu ainda não estou entendendo a imagem, é sério! :([^]

Dudu. Vc nunca viu akelas bolas de plasma nao ??

Acho que esse Tw funciona da mesma forma, porem em baixo dele esta todo o esquema eletrico, circuito, fonte e essas coisas.

No meio esta o "emissor", dentro da moldura de vidro que "prende" o gas.

Eu interpretei assim.

Não é bem assim não. Aquilo é uma gradezinha e não uma redoma de vidro.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Crawling Chaos

gradezinha que eu arrisco que seja uma daquelas de microfone, se não for parece DEMAIS!!!

e po! eu não tinha lido o post do Kleber! ele expõe oq eu achava a respeito! um tw q sobe infinitamente, sem massa móvel, omnidirecional!

eu vi alguns outros projetos onde não há uma corneta, mas sim um domo, ou meio cilindro atrás do tweeter, creio que pra torná-lo um pouco mais direcional!

os modelos comerciais usam, na sua maioria, cornetas de garganta beeeem estreita!

quanto ao ozônio, O3 não é bixo de 7 cabeças não! se fosse não usariam nas piscinas olímpicas mais avançadas do mundo! e olhando pelo ponto de vista ecologico, usando o tw de plasma estamos faendo um BEM pra natureza, repondo um pouco do ozonio que destruíram com o laquê na decada de 70! hahah

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Crawling Chaos

gradezinha que eu arrisco que seja uma daquelas de microfone, se não for parece DEMAIS!!!

e po! eu não tinha lido o post do Kleber! ele expõe oq eu achava a respeito! um tw q sobe infinitamente, sem massa móvel, omnidirecional!

eu vi alguns outros projetos onde não há uma corneta, mas sim um domo, ou meio cilindro atrás do tweeter, creio que pra torná-lo um pouco mais direcional!

os modelos comerciais usam, na sua maioria, cornetas de garganta beeeem estreita!

quanto ao ozônio, O3 não é bixo de 7 cabeças não! se fosse não usariam nas piscinas olímpicas mais avançadas do mundo! e olhando pelo ponto de vista ecologico, usando o tw de plasma estamos faendo um BEM pra natureza, repondo um pouco do ozonio que destruíram com o laquê na decada de 70! hahah

Por aí! hahahahha rpor ozonio é interessante! "Papel social", que se fala tanto hoje, ahahahahah.

Bom, tem projeto de pessoas colocando a "chama", no ponto de foco de uma antena parabolica (Pequena, claro), e usando isso de modo a direcionar um mouco mlehor o som.

Mas ainda assim a eficiencia é baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eficiência mais alta, só com corneta mesmo. Aí dá pra brincar mais pesado.

Alguns modelos comerciais...

MP02-klein.gif

http://www.plasmatweeter.de/magnat.htm

Ion_beide.jpg

http://www.acapella.de/english/ion.htm

Sensitivity (aktive Tweeter): 1,5Volt / 0 dB

Impedance: 600 Ohm

Sound pressure level: max. 110 dB - 1 m / 1ms

Slope Input filter: approx. 12dB/octave

Frequency response: 5kHz - >50kHz (variable crossover frequencies )

Mains voltage: 234 Volt / 50 Hz Standard

Optional 110 -, 117 -, 227 Volt / 50 - 60 Hz

Dimensions H x W x D: 150 x 300 x 260 mm

Weight: 15 kg

http://www.plasmatweeter.de/eng_corona.htm

corona.jpg

corona_schnitt_s.jpg

http://www.plasmatweeter.de/phonogen.htm

phonog_3_4x3.jpg

Realon

realon_mark2-SA.jpg

Tem até mais modelos do que eu pensava...

Compartilhar este post

Link para o post

resta alguem ter coragem de meter a mão na massa! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
resta alguem ter coragem de meter a mão na massa! rsrs

Meter a mão dá um choque tão FDP, que vc vai ficar falando com HP em 8KHz por semanas.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa! legal! foi fixado aki! vlw Kleber!

quem sabe alguem junta coragem pra montar um! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa... muito interessante!!!

Só faltou Kléber se aventurar...

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessáriamente nessa ordem né Kleber! Vai que a Juliana Paes curte som automotivo e te vê passando por perto dela antes de vc montar o Aquário! xD~

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi agora essa bagaceira ehehhe. Mas por gerar plasma ali em mais de 2000ºC, não esquenta o ambiente não?

Compartilhar este post

Link para o post
Entendi agora essa bagaceira ehehhe. Mas por gerar plasma ali em mais de 2000ºC, não esquenta o ambiente não?

O arco voltaico gerado é muito pequeno, portanto sua influência na temperatura do ambiente é mínima. No entanto o resto do tweeter pode esquentar bastante.

No caso de se usar o projeto que usa valvulas, acredito que este seja o que mais esquenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem ainda não entendeu como funciona. Tem um jeito simples de explicar.

O raio (de chuva mesmo) não faz uma zuada da cebola quando corta o ar do céu até o chão?

Então, é a mesma coisa, só que é um raio bem pequeno e controlado. Se você enfiar o dedo ali, vai se lascar! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...