Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

almofala

Hi-fi Só Com Nacionais!

Recommended Posts

humilde opinião de um velho quase surdo

o-o- Seu Madruga detected!!! hahahaha

Abração André...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas é aí a chave da questão... focar um objetivo, e alcançá-lo.

Partir do zero rumo ao top, de uma vez, sempre acaba em decepção... o ideal é montar algo, ir melhorando, e a cada fase, avaliar se vale a pena investir mais, ou se seu objetivo está plenamente atingido.

Gasta-se mais, mas é melhor que gastar os fundos num tapa só, e acabar sofrendo um choque.

Eu na pratica fiz isso. Se botar na ponta do lapis o que gastei com som, quase caio pra tras. Fui de um kit duas vias ligado no player com tudo do mais simples, passei pela fase de instalar um subzinho soh pra completar o som, e fui ateh o ponto de testar pre-amplificador valvulado, falante B&W e conversor DA externo turbinado e cabos renomados.

Mas voltar para os estagios anteriores, eh algo muito dificil de aceitar. Alem de implicar em gasto para refazer a instalacao.

Por enquanto, vou ficar um tempo sem ir alem de um player com kit 2 vias ligado na amplificacao mesmo do player, e mesmo assim, player baratinho, para ouvir noticia enquanto estou no transito. Alias, o player que eu usava pra alimentar o dac nakamichi queimou e parou de funcionar, futuramente penso no assunto. Vou guardar a grana pra trocar de carro antes disso.

E quem sabe no futuro se eu ouvir um carro com audio que seja melhor que um setup de 2500 dolares residencial eu mudo de ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é aí a chave da questão... focar um objetivo, e alcançá-lo.

Partir do zero rumo ao top, de uma vez, sempre acaba em decepção... o ideal é montar algo, ir melhorando, e a cada fase, avaliar se vale a pena investir mais, ou se seu objetivo está plenamente atingido.

Gasta-se mais, mas é melhor que gastar os fundos num tapa só, e acabar sofrendo um choque.

Eu na pratica fiz isso. Se botar na ponta do lapis o que gastei com som, quase caio pra tras. Fui de um kit duas vias ligado no player com tudo do mais simples, passei pela fase de instalar um subzinho soh pra completar o som, e fui ateh o ponto de testar pre-amplificador valvulado, falante B&W e conversor DA externo turbinado e cabos renomados.

Mas voltar para os estagios anteriores, eh algo muito dificil de aceitar. Alem de implicar em gasto para refazer a instalacao.

Por enquanto, vou ficar um tempo sem ir alem de um player com kit 2 vias ligado na amplificacao mesmo do player, e mesmo assim, player baratinho, para ouvir noticia enquanto estou no transito. Alias, o player que eu usava pra alimentar o dac nakamichi queimou e parou de funcionar, futuramente penso no assunto. Vou guardar a grana pra trocar de carro antes disso.

E quem sabe no futuro se eu ouvir um carro com audio que seja melhor que um setup de 2500 dolares residencial eu mudo de ideia.

A não ser que alguém construa um carro inteiro voltado exclusivamente para o desempenho do som, e não para conforto/espaço interno/etc, vai ser bem difícil encontrar a sua motivação... :vts

Bom, dá pra comprar um chassi de fusca ou de opala baratinho... E dá pra legalizar carro DIY pra rodar no trânsito...

Compartilhar este post

Link para o post
Explicando melhor... hehehe...

A minha finalidade é não utilizar nenhum recurso de correção (TA, equalizadores, atenuadores, nem cada). Quero montar um carro assim, por exemplo:

- Player;

- 2 amps estério (1 para dir. e outro p esq.);

- Kit 5";

- Pezinhos direcionados com conceito IASCA Motorista e Passageiro e alinhamento de fase entre TW e MB.

- 1 Amp p sub;

- 1 Sub de 10" em caixa dutada ou selada

- Mais nada!

Para, especificamente, o sistema Hi-Fi ou Hi-end, entendo que o sistema deve reproduzir fielmente os instrumentos. Acho que com o TA essa sensação é diminuida por rodar muito a fase dos alto-falantes, tirando sua naturalidade, já quebrando o conceito principal do sistema (HI-FI / HI-END).

Já o palco sonoro, entendo que é muito difícil conseguir boa imagem, profundidade e foco, mas aí que está o legal de tudo isso, pelo menos para mim que monto o meu carro (isso é o que mais curto em som automotivo - DIY), é um desafio a ser batido e não impossível. Já ouvi carros som TA muito melhores que alguns sistemas com marcas renomadas com o TA.

Acho que todos poderia fazer um teste em seus carros! Esqueçam o palco sonoro, pensemos em "REPRODUÇÃO FIEL" dos instrumentos e seus timbres. Não querendo "ver" a posição de cada um, mas ouvi-los como se fosse ao vivo. Quem tem bom ouvido vai erceber a diferença, para alguns pode ser sutil, mas é um pouco grandinha.

Portanto, o propósito de não usar o TA não é em ter o palco perfeito melhor que sets com o recurso, mas uma reprodução mais fiel e próxima a realidade. Pode ser que eu não consiga um palco tão bom, como muitos estão falando, mas a resposta de audio será superior.

Vamos lá, quem tiver curiosidade faça o teste e poste aqui a resposta para enriquecer esse nosso tópico!

Então, IASCA tá fora?

Se for, monta o som como vc quer (visando naturalidade) e seja feliz! :legal:

Eu já fiz esse teste q vc tá se referindo e gostei muito do resultado. A diferença ñ foi sutil, viu! ;) Claro q essa diferença tb pode ser minimizada de acordo c/o player usado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem pessoas que correm atras de montar um "som pela Iasca" pelo prazer da competicao.

Agora se vc vai montar um som pra voce e nao tem intencao de competir, corra atras daquilo que vc gosta, e nao necessariamente aquilo que dah maior nota na Iasca.

Uma coisa que eh fato, tem muito som com boa pontuacao de Iasca que nao eh musical, nao eh empolgante, mas cumpre os objetivos tracados pela entidade. Como no carro vc nao consegue atingir a fidelidade, pra qual direcao vc vai seguir vira opiniao sua.

Quanto a palco sem TA, a unica maneira que vejo de ter algo proximo disso sem delay eh pezinho com tw e mid nele. Eh o unico jeito de vc aumentar a distancia dos falantes para o ouvido, e diminuir a diferenca de distancia entre os falantes e os ouvidos, e direcionar de forma igual os dois pezinhos. Brincar com direcionamento, TA ou coisas do genero vao privilegiar um lado e prejudicar outro. Nao vejo outra maneira.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse direcionamento do Corcel é, como falei antes, um projeto sem TA e com palco sonoro para motorista e passageiro, regra da IASCA de alguns bons anos atrás!

O que o pessoal usa hoje faz, eu diria que 100%, é o direcionamento apenas para o motorista, daí o TA entra em ação pois não prejudicará o palco do passageiro, pois ele não tem palco!

Só a titulo de informação, na época da construção desse carro executada pelo Lázaro e seu irmão, o direcionamento era feito somente para o motorista.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse direcionamento do Corcel é, como falei antes, um projeto sem TA e com palco sonoro para motorista e passageiro, regra da IASCA de alguns bons anos atrás!

O que o pessoal usa hoje faz, eu diria que 100%, é o direcionamento apenas para o motorista, daí o TA entra em ação pois não prejudicará o palco do passageiro, pois ele não tem palco!

Opa....100% nao...99% hehehe.

O meu vai ser cruzado motorista X passageiro e passageiro X motorista...

Pelo menos o posicionamento fiz com muito carinho...kkkkkk

O resultado nao posso debater pois nao finalizei o projetinho.

Mas so pra deixar o meu pequeno voto...Sou mais sistema purista...Nao sou fa de recursos digitais !!! O meu pe atras seria pelo fato psicologico pos acerto que esses cortes ,alinhamentos e direcionamentos fazem ,e que tiram muita coisa alem...

Minha opiniao.

Yuzi Itagaki.

Posso falar por experiência própria que no meu antigo ASTRA o direcionamento era igual ao seu e o c entro do palco ficava bem a frente do motorista.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe pelo andar do papo , daqui a pouco os caras não vão usar mais som no carro hehehehehehehe

e os preços dos equipamentos vai despencar nos classificados do autosom

e eu tõ lá pra comprar uhauahuahuahauhauhauhauhauahuahuaha

Compartilhar este post

Link para o post
hehehe pelo andar do papo , daqui a pouco os caras não vão usar mais som no carro hehehehehehehe

e os preços dos equipamentos vai despencar nos classificados do autosom

e eu tõ lá pra comprar uhauahuahuahauhauhauhauhauahuahuaha

Tô na fila também...

Ahhhhh se aparece um passatinho com painel custom... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Só a titulo de informação, na época da construção desse carro executada pelo Lázaro e seu irmão, o direcionamento era feito somente para o motorista.

Ok amiguinho... eu falei tudo isso de bobo mesmo! Olha na verdade eu nem conheço o Lázaro... falo "de feliz" dele...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok amiguinho... eu falei tudo isso de bobo mesmo! Olha na verdade eu nem conheço o Lázaro... falo "de feliz" dele...

Beleza, sem problema, eu só postei pq conhecia aquela instalação.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do titulo do topico :vts

HI FI apenas com nacionais, seria um grande desafio.

Se valer residencial eu partiria para tweeters dinamicos de 3 polegadas e mids akron em pezinhos com cross muito bem acertado.

Sub se for necessario algum NAR mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas ...

Relato uma situação curiosa que passei.

Participei com meu Celta no evento da IASCA de Jaraguá no fim do ano passado.

Usei peitinhos e pezinhos, todos apontados para o motorista. Com delay do 7892 centralizei o palco, consegui boa largura, mas não tive boas análises em imagem, foco, ambiência ... Nunca testei o Celta com falantes no local original, embaixo do painel, sem nenhum direcionamento.

Esta semana andei em um Celta com coaxiais na posição original, sem amplificador e só com um rádio destes originais da FIC. Estava no lado do caroneiro. Grande foi minha surpresa ao perceber que o palco estava perfeitamente bem centralizado! Estava baixo, bem na posição do rádio, mas o cantor estava ali, perfeito! E o som estava preenchendo tudo, com boa largura. Pena que a altura era muito baixa ...

Valeu!

Cabral

Compartilhar este post

Link para o post

No encontro quando o Henrique ouviu meu carro, zeramos o TA e fica evidente mesmo o que ele gostaria no projeto dele, a diferença de som que era reproduzido. Porém é aquela coisa, ganhar uma competição tem que ser considerado um monte de fatores para que isso aconteça.

Abraços Henrique e boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
No encontro quando o Henrique ouviu meu carro, zeramos o TA e fica evidente mesmo o que ele gostaria no projeto dele, a diferença de som que era reproduzido. Porém é aquela coisa, ganhar uma competição tem que ser considerado um monte de fatores para que isso aconteça.

E aih meu velho ...... agora sei quem quem vc é.

Poh fiquei curioso de ouvir um monte de carro lá, mas a chuva deu uma atrapalhada nessa parte.

Rapaz, qdo quiser dar uma testada no kit Morel me dá um toque, já que tá tudo instalado aih é só trocar pra ver se gosta.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

E aih meu velho ...... agora sei quem quem vc é.

Poh fiquei curioso de ouvir um monte de carro lá, mas a chuva deu uma atrapalhada nessa parte.

Rapaz, qdo quiser dar uma testada no kit Morel me dá um toque, já que tá tudo instalado aih é só trocar pra ver se gosta.

Abraços.

Fala Glauber. Então, o Kit Morel analisando seria muito para meu bolso. Vou partir para uma troca de mid agora que acho que dará resultado. Vamos esperar.

To vendendo algumas coisas lá, se tiver interesse =P.

Bom, cade o Henrique? Desistiu do projeto? Esse topico tinha que render mais.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...